Michael Campos

Marketing de Guerrilha, como trabalhar com ele?

Gizella Almeida
Gizella Almeida

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    Com o surgimento de novas empresas, os empreendedores precisam se preparar para se destacar perante os concorrentes. O Marketing de Guerrilha é uma ótima solução para isso, visto que possibilita criar estratégias diferenciadas e criativas, com baixo custo, e assim mostrar aos clientes o que há de melhor na sua empresa.

    Antes de desenvolver um planejamento focado neste conceito de marketing, contudo, é necessário entender o que é, quais os benefícios, como implementá-lo no seu negócio e outros detalhes relevantes que ajudam no crescimento e sucesso. 

    Por isso, confira a seguir mais informações sobre o marketing  de guerrilha.

    O que é Marketing de Guerrilha?

    Basicamente, o Marketing de Guerrilha é um jeito criativo e inovador de trabalhar com marketing possibilitando ações mais dinâmicas e atrativas, por um custo menor.

    Assim, a técnica se destaca justamente por ser diferente da publicidade convencional, atuando com mais “agressividade” e em ambientes mais diversos.

    A necessidade de encontrar novas maneiras de se destacar é algo muito comum na sociedade e o universo do marketing não difere. Seja para divulgar lançamentos de produtos, novas linhas, serviços e até ideias que promovem o crescimento dos negócios.

    O marketing de guerrilha tem o foco em aumentar o impacto das ações sobre o público com investimentos de custo baixo, seja essa ação para um programa de gerenciamento de riscos que possui orçamento limitado, ou uma loja de roupas que pretende fazer um saldão.

    Assim, essa técnica – apesar de seus diferentes atrativos – não se afasta muito de outros mecanismos quando o assunto é atrair clientes para conhecer o seu negócio, neste caso de forma estratégica, criativa e com potencial para divulgação orgânica por meio da base de clientes.

    Por que investir no Marketing de Guerrilha para sua empresa?

    Considerando que os empreendedores desejam fazer muito mais gastando menos, as técnicas de marketing de guerrilha passam a se destacar, trazendo resultados interessantes na atração do público e por custos reduzidos.

    Para que as ações se mantenham em qualidade, entender o porquê dos resultados serem tão expressivos é a chave para conseguir desenvolver campanhas de sucesso e criar propagandas ainda mais eficientes dentro dessa técnica.

    Tanto o marketing tradicional como o de guerrilha visam chamar atenção das pessoas para uma ideia, produto ou serviço. O grande diferencial está na abordagem e na maneira como esta ação é construída.

    Considerando o grande volume de informações, prazos urgentes e muitas tarefas no dia a dia, é natural que as pessoas sejam mais seletivas com relação à atenção e ao tempo que dedicam, bem como podendo ter a atenção “roubada” pelo fluxo constante de informações.

    Com isso, os anúncios tradicionais acabam se perdendo em meio aos outros, podendo ser vistos como “distração” ou mesmo inconvenientes no uso de aplicativos e redes sociais, por exemplo.

    Ou seja, cada vez mais as publicidades com foco puro nas vendas são facilmente descartáveis. Além disso, há o fato de que algumas pessoas não gostam de ser incomodadas/interrompidas com uma grande quantidade de anúncios, evitando-os e até criando antipatia pelas marcas.

    Nesse contexto, o marketing de guerrilha é pensado para ser tão impactante que é quase impossível passar despercebido, conseguindo criar uma boa impressão no imaginário dos futuros clientes. 

    Sendo assim, empresa de caixa expositor de acrílico para doces podem utilizar estratégias focadas neste conceito de marketing para atrair mais clientes e, assim, aumentar as vendas.

    Ou seja, o grande foco no marketing de guerrilha está em provocar uma reação nas pessoas, fazendo-as repensar seus hábitos pessoais e prioridades, métodos de trabalho e até provocar um concorrente, estimulando vendas ou o engajamento nas campanhas.

    Tipos de Marketing de Guerrilha

    O marketing de guerrilha pode ser desenvolvido de diferentes formas, e utilizando diversos meios.

    Usar a criatividade é fundamental para saber onde e como utilizar as técnicas deste conceito de marketing. Apesar disso, as principais possibilidades de marketing de guerrilha consiste em:

    • Ações ao ar livre;
    • Grandes eventos;
    • Espaços Interativos;
    • Marketing de rua;
    • Campanhas em lugares fechados;
    • Marketing viral ou Buzz marketing.

    Essas são as estratégias mais comuns e conceituadas dentro no marketing de guerrilha que podem ser exploradas por empresas de piso industrial de concreto polido e outros diferentes segmentos, pois ajudam na divulgação das mercadorias, serviços e torna o trabalho das empresas mais popular. Apesar disso, muitas outras campanhas podem ser criadas.

    Como implementar um Marketing de Guerrilha eficiente no negócio?

    Antes de iniciar a criação das estratégias focadas no marketing de guerrilha, é importante se atentar a um detalhe: as ações podem ser importantes, tanto para o positivo como para o negativo, se não forem bem planejadas e executadas. Assim, é preciso ter atenção.

    Isto posto, é fundamental ter alguns cuidados para que as estratégias e ações pensadas para divulgação de hambúrguer artesanal na churrasqueira tenham um efeito positivo e as campanhas com as técnicas de marketing de guerrilha sejam um sucesso.

    As principais dicas para te ajudar no processo criativo das ações são:

    1. Conheça bem os seus clientes

    Para acertar nas ações de guerrilha é essencial conhecer quem são as pessoas que serão impactadas por elas.

    Deste modo, é importante conhecer quem são os seus clientes e os leads (potenciais clientes) para criar campanhas de excelência e realmente efetivas para essa audiência.

    Lembre-se que a persona do negócio deve ser considerada em todas as fases, e ter um cuidado especial com este detalhe é o modo de obter excelentes resultados, encaixando as ações conforme os interesses e necessidades do público.

    1. Mantenha-se fiel às origens e identidade da marca, reforçando-as

    A técnica de marketing de guerrilha não segue apenas uma única fórmula. Se o seu segmento permite utilizar uma linguagem mais descontraída, por exemplo, aproveite para explorá-la nas campanhas.

    Caso precise implementar uma linguagem mais formal, faça as adaptações necessárias, sempre pensando em apresentar o melhor aos clientes de Correção de astigmatismo.

    1. Considere possibilidades de parcerias

    As empresas podem se unir para realizar uma excelente divulgação. A união do co-marketing (união de duas empresas) e o marketing de guerrilha permitem excelentes resultados em conjunto, potencializando o alcance e a força da estratégia.

    As parcerias no marketing de guerrilha não precisam ser complexas para dar certo, ou seja, pensar nesta possibilidade é uma maneira de ambas as companhias terem resultados interessantes, fazendo a divulgação dos seus produtos e serviços e chamando atenção dos clientes de forma prática e com atividades simplificadas para evidenciar a parceria e seu benefício.

    1. Capriche na execução

    O segredo de bons resultados com as campanhas de marketing é ter um bom planejamento que ajude no momento da execução.

    Após definir a melhor maneira de atrair clientes e gerar impacto no público com originalidade, os profissionais precisam ter ideias a respeito dos detalhes da campanha, pois pensar em tudo é o caminho para o sucesso.

    Uma excelente maneira de conseguir organizar todos os detalhes é criando um checklist e segui-lo ao máximo. 

    Isto vale para campanhas de diversos produtos, desde uma manutenção de geradores até equipamentos industriais. Assim, seja fiel ao planejamento e invista na realização adequada.

    1. Seja autêntico

    Um elemento importante para o marketing de guerrilha é a originalidade, ou seja, ter um diferencial que seja percebido na ação e representa a identidade da marca. 

    Lembre-se que se a ação já tiver sido realizada anteriormente, ao invés de impactar positivamente, a campanha pode ser rejeitada ou reforçar a empresa que a fez anteriormente.

    Ser autêntico, apostar em ideias criativas e evitar copiar as campanhas dos concorrentes é o modo de construir uma imagem de excelência, além de consolidar a marca no imaginário dos clientes.

    1. Tenha cuidado com as emoções que serão provocadas

    O principal objetivo do marketing de guerrilha é provocar emoções, mas os profissionais precisam pensar bastante a respeito deste assunto e definir – com cautela e estratégia – quais emoções serão despertadas.

    Há várias possibilidades para criar campanhas sérias, divertidas e que chocam, mas estas emoções precisam estar alinhadas com a proposta.

    A empresa que deseja promover, por exemplo, cuidadora de idosos preço, deve pensar em ideias criativas, leves e descontraídas para evidenciar os benefícios desse produto e para não causar sensações de raiva, choque ou outras emoções que podem prejudicar a estratégia e imagem da marca.

    Pensar em quais emoções a sua campanha irá causar é muito importante, pois as pessoas podem facilmente associar os sentimentos a sua marca, algo que pode ajudar a atrair o público a longo prazo e criar uma identidade para campanhas sazonais, por exemplo.

    1. Mensure os resultados

    As ações baseadas no marketing de guerrilha são muito espontâneas, o que pode fazer com que os profissionais achem difícil avaliar os resultados e o que fazer com eles. Contudo, mensurar é possível e crucial para manter ações de qualidade.

    É muito importante dedicar tempo para avaliar os resultados, pois estes ajudam a entender o que está dando certo ou não, o que precisa ser modificado, entre outros detalhes.

    Algumas ferramentas de monitoramento podem ajudar a verificar a repercussão das campanhas nas redes sociais, conforme os objetivos traçados previamente para a ação e empresa – como aumentar o reconhecimento da marca ou o número de vendas.

    Criar campanhas para serem veiculadas nas redes é muito importante, pois este ambiente tem um papel relevante para deslanchar as ações de guerrilha, graças ao poder de engajamento, interação e compartilhamento – sendo mais acessível e um dos principais ambientes para alcançar clientes nos novos modelos de consumo.

    Isto posto, ter uma atenção especial com as métricas é o modo acompanhar as estratégias e assim fortalecer a marca.

    Vantagens do Marketing de Guerrilha

    Utilizar as técnicas de marketing de guerrilha pode render muitos benefícios interessantes para as empresas, como:

    • Permite exercitar a criatividade e autenticidade;
    • Tem ótimo custo-benefício;
    • Traz abordagens diferentes;
    • Amplia a oportunidade de fixar a marca na mente dos consumidores;
    • Permite clientes mais conectados e engajados;
    • Possibilita a viralização;
    • Provoca reações nos consumidores;
    • Estimula que as pessoas repensem o consumo, necessidades ou ações conforme esperado);
    • Possibilita a exposição de mídia de forma gratuita e adequada.

    Com diversos benefícios, apostar no marketing de guerrilha é o modo criar campanhas e materiais diferenciados para a divulgação dos produtos e serviços da sua empresa, fortalecendo a imagem no mercado.

    Deste modo, os investimentos para a criação de estratégias de marketing de conteúdo em conjunto com as demais ações de marketing, como a guerrilha, é o modo de fazer boas divulgações e instigar as emoções nas pessoas, algo que pode influenciar na maneira de pensar, agir e até comprar ocupacional medicina do trabalho e diversas mercadorias relevantes no dia a dia.

    Para as empresas, o marketing de guerrilha permite fortalecer a imagem do negócio, ter uma aproximação e fidelização dos clientes, excelente lucratividade, além de proporcionar ganhos interessantes para o crescimento no segmento de atuação, impactando e sendo lembrado a longo prazo pelos consumidores.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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