Michael Campos

Marcas inclusivas: como atrair e fidelizar clientes através da representatividade

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    As marcas inclusivas são aquelas que valorizam a diversidade e a representatividade em suas estratégias de marketing e comunicação, reconhecendo a importância de incluir pessoas de diferentes etnias, gêneros, orientações sexuais, entre outras características.

    Continua após a publicidade..

    Atualmente, uma empresa do setor de alimentos, está veiculando uma publicidade com uma atriz que possui uma condição denominada como diastema que é um espaço entre os dentes ou uma ausência de contato que ocorre entre dois ou mais dentes.

    Este é um exemplo de característica antes considerada “fora do padrão” mas que passou a ser valorizada com o debate em torno da aceitação dos corpos. Neste artigo, abordaremos como as empresas podem fidelizar seus clientes a partir da representatividade. 

    A representatividade como estratégia de vendas

    A representatividade pode ser uma estratégia eficaz de vendas para empresas que buscam se diferenciar no mercado e atrair consumidores que valorizam a diversidade e a inclusão.

    Continua após a publicidade..

    Através da valorização e a inclusão de pessoas diferentes, esta estratégia possibilita um novo olhar para uma parcela que durante muito tempo foi negligenciada.

    Desta forma, traz reconhecimento a habilidades e outras características em diversos aspectos da sociedade, como na mídia, na política, nas empresas, nas artes e na cultura em geral.

    Faz com que a empresa saia do círculo em que vive e deixa de ser responsável pela produção de uma empilhadeira comum para a produção de empilhadeiras elétricas, ou seja, passa a se movimentar para todos os lados.

    É fundamental para a garantia de que todas as pessoas sejam vistas e ouvidas, compreendendo acima de tudo que há uma enorme diversidade de complexidade da sociedade na qual vivemos.

    Continua após a publicidade..

    Gerar o sentimento de inclusão e valorização no público é fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

    Empresas que atuam com estufa incubadora, por exemplo, devem aderir a este tipo de estratégia e podem notar uma melhoria significativa em suas vendas.

    Por exemplo, lojas de vestuário passaram a adequar seus produtos e espaços para pessoas gordas. 

    Empresas varejistas do segmento moda, adotou uma posição que foi fortemente influenciada pela movimentação de pessoas do meio body positive. Dessa forma, trouxeram a proposta de realizar uma linha voltada somente para este público com diversas melhorias.

    Sendo assim, passou a ser uma marca de destaque, por entregar itens que são pensados nos diferentes biotipos em conjunto com a aplicação de tendências que valorizem os corpos e mantenham a estética jovial e elegante.

    Continua após a publicidade..

    Neste exemplo, é possível perceber como ter algo que te ajude a se identificar é importante. Além de promover mais vendas, a representatividade trazida por estas marcas permite, auxilia na quebra de estereótipos e preconceitos.

    Além de lucrativa, a moda plus size, que é o conceito direcionado para pessoas gordas, é um nicho do mercado de moda que é pouco explorado. 

    Algumas marcas ainda estão presas a ideais antigos e não passam a olhar para essa parcela da população. Como a instalação pfsense, há diversos benefícios.

    Continua após a publicidade..

    Representatividade e a Moda Inclusiva

    Moda inclusiva é um conceito que busca democratizar o acesso à moda, valorizando a diversidade e a inclusão em suas coleções e estratégias de marketing.

    Isso significa criar roupas e acessórios que atendam às necessidades e desejos de grupos que muitas vezes são excluídos da moda tradicional.

    É um conceito que pode andar lado a lado com a representatividade, já que o intuito é promover a inclusão da diversidade no mundo fashion. Possui o objetivo da criação de elementos de vestuário que são adaptáveis a diferentes corpos.

    Também é responsável pela inclusão de modelos de diferentes idades, tamanhos e etnias em campanhas publicitárias e em desfiles de moda. Através deste movimento, muito conquistou-se em grandes redes de vestuário.

    A popularidade de ambos os conceitos gerou um olhar diferente do mercado para os consumidores. Os movimentos que abordam a temática body positive foram fundamentais para a criação da tendência da autovalorização.

    Os movimentos body positive defendem a aceitação do corpo sem a necessidade de se enquadrar em um padrão.

    A moda inclusiva também pode envolver a colaboração com designers e artistas que representam a diversidade, promovendo suas criações e valorizando suas identidades e culturas.

    Lembrando que moda não se refere somente ao vestuário, mas também a itens de decoração e ajuda no desenvolvimento de métodos que podem aumentar a vida útil de um produto, como a lavagem de carpete, por exemplo.

    Além disso, a moda inclusiva pode incentivar a inclusão social e a valorização de grupos idosos, como refugiados, pessoas em situação de rua e em situação de vulnerabilidade social, proporcionando oportunidades de trabalho e formação profissional.

    O objetivo da moda inclusiva é criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo na indústria da moda, onde todas as pessoas possam se sentir representadas e valorizadas.

    É como um exame toxicológico preço, nas pesquisas de mercado vão buscando amostras de materiais, aplicabilidade e realizam uma análise para verificar se aquela possível tendência será bem aceita.

    Ao promover a diversidade e a inclusão, a moda inclusiva pode ajudar a combater o preconceito promovendo a recepção e o respeito pela diversidade humana. 

    Além disso, pode ter um impacto positivo na autoestima e na confiança das pessoas, que podem se sentir mais confortáveis

    Conhecendo o Marketing Inclusivo

    O marketing inclusivo é uma abordagem que busca promover a diversidade e a inclusão em todas as etapas do processo de marketing, desde a criação de campanhas publicitárias até o atendimento ao cliente.

    O objetivo é representar todos os públicos, independentemente de sua raça, etnia, gênero, idade, orientação sexual, capacidade física ou status socioeconômico.

    O marketing inclusivo, assim como as outras táticas, visa inserir o desejo de compra por algo. Nesta modalidade, ferramentas que são utilizadas no dia a dia de qualquer pessoa, passam a ser divulgadas com maior segmentação.

    Então, podemos falar de automação residencial alexa direcionando para o público que tenha alguma dificuldade de mobilidade por exemplo.

    As características principais desta metodologia são:

    • Utilização de linguagem inclusiva;
    • Diversidade em campanhas publicitárias;
    • Acessibilidade;
    • Atendimento personalizado.

    Ao adotar uma abordagem de marketing inclusivo, a empresa passa a demonstrar preocupação em representar e incluir todos os públicos. 

    Dentre as maneiras possíveis de utilizar a estratégia de marketing inclusivo e a representatividade, podemos citar alguns mais importantes:

    1.    Utilizar modelos e influenciadores que representam a diversidade em suas campanhas de marketing

    Utilizar influenciadores que representam diferentes grupos sociais pode ajudar a criar uma conexão com os consumidores que se identificam com eles, como em uma campanha de chocolate fino, promover a inclusão direciona o seu produto para outros meios. 

    Além disso, isso pode ajudar a quebrar estereótipos e mostrar a diversidade de clientes que a empresa atende.

    2.    Desenvolvam produtos que atendam às necessidades de diferentes grupos

    Criar produtos que atendam às necessidades e desejos de diferentes grupos sociais pode ser uma maneira eficaz de atrair esses clientes para a empresa.

    Por exemplo, desenvolver roupas adaptáveis a diferentes tipos de corpos ou criar produtos específicos para pessoas com necessidades especiais pode ajudar a mostrar que uma empresa se preocupa em atender a todos os seus clientes.

    A prestação de serviços também pode ser personalizada, se sua empresa realiza planejamento tributário preventivo, por exemplo, você pode montar um material que explique de forma simples o que é o serviço e utilizar este material em diversos modos, como com escrita em braile.

    3.    Incluir a representatividade em sua mensagem de marca

    Usar a representatividade em sua mensagem de marca pode ajudar a mostrar aos consumidores que uma empresa se preocupa em promover a diversidade e a inclusão. 

    Isso pode trazer a inclusão de imagens e mensagens que representam diferentes grupos sociais em seu site, embalagens de produtos e redes sociais.

    4.    Parcerias com organizações que promovem a diversidade e a inclusão

    Essas parcerias podem ajudar a mostrar que a empresa está comprometida em promover esses valores. Além disso, ajudar a alcançar novos públicos e aumentar a visibilidade da empresa.

    A empresa deve comprometer a inclusão da diversidade em todos os níveis, desde a criação de produtos até a contratação de funcionários.

    Além disso, a empresa deve ser sensível às questões e necessidades dos grupos que ela representa, e não utilizar a representatividade apenas como uma estratégia de marketing superficial.

    Dicas para sua empresa adotar uma abordagem inclusiva

    Atualmente, qual o posicionamento de sua empresa em relação à inclusão? Em seu quadro de funcionários há diversidade? 

    Além de pensar na estruturação de produtos que atendam diversas camadas sociais, primeiro é necessário compreender qual o posicionamento de sua empresa.

    Conhecimento é poder, então, qual seu público-alvo? É preciso compreender quais são suas necessidades, desejos, características e particularidades. 

    Esse ponto é de extrema importância pois irá auxiliar na criação de produtos e campanhas representativas e inclusivas.

    Retire do vocabulário termos e expressões que são consideradas preconceituosas ou estereotipadas e adote uma linguagem que reconheça a diversidade dos públicos.

    A comunicação realizada através da publicidade e campanhas com seu público-alvo deverá incluir modelos com características físicas diversas, ou seja, é importante que tenha pessoas fora do padrão que foi estabelecido anos atrás.

    Ofereça produtos e serviços que sejam acessíveis a pessoas com deficiência, por exemplo. A empresa deverá se propor a oferecer produtos e serviços acessíveis e que atendam a necessidade de diferentes públicos.

    Esteja sempre aberto ao diálogo. Empresas que recebem avaliações positivas ou negativas e buscam entender como podem melhorar suas práticas são fundamentais para a conexão com o cliente, permitindo a solução de problemas ou a inclusão de novas táticas.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade