Michael Campos

Marcas inclusivas: como atrair e fidelizar clientes através da representatividade

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    As marcas inclusivas são aquelas que valorizam a diversidade e a representatividade em suas estratégias de marketing e comunicação, reconhecendo a importância de incluir pessoas de diferentes etnias, gêneros, orientações sexuais, entre outras características.

    Atualmente, uma empresa do setor de alimentos, está veiculando uma publicidade com uma atriz que possui uma condição denominada como diastema que é um espaço entre os dentes ou uma ausência de contato que ocorre entre dois ou mais dentes.

    Este é um exemplo de característica antes considerada “fora do padrão” mas que passou a ser valorizada com o debate em torno da aceitação dos corpos. Neste artigo, abordaremos como as empresas podem fidelizar seus clientes a partir da representatividade. 

    A representatividade como estratégia de vendas

    A representatividade pode ser uma estratégia eficaz de vendas para empresas que buscam se diferenciar no mercado e atrair consumidores que valorizam a diversidade e a inclusão.

    Através da valorização e a inclusão de pessoas diferentes, esta estratégia possibilita um novo olhar para uma parcela que durante muito tempo foi negligenciada.

    Desta forma, traz reconhecimento a habilidades e outras características em diversos aspectos da sociedade, como na mídia, na política, nas empresas, nas artes e na cultura em geral.

    Faz com que a empresa saia do círculo em que vive e deixa de ser responsável pela produção de uma empilhadeira comum para a produção de empilhadeiras elétricas, ou seja, passa a se movimentar para todos os lados.

    É fundamental para a garantia de que todas as pessoas sejam vistas e ouvidas, compreendendo acima de tudo que há uma enorme diversidade de complexidade da sociedade na qual vivemos.

    Gerar o sentimento de inclusão e valorização no público é fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

    Empresas que atuam com estufa incubadora, por exemplo, devem aderir a este tipo de estratégia e podem notar uma melhoria significativa em suas vendas.

    Por exemplo, lojas de vestuário passaram a adequar seus produtos e espaços para pessoas gordas. 

    Empresas varejistas do segmento moda, adotou uma posição que foi fortemente influenciada pela movimentação de pessoas do meio body positive. Dessa forma, trouxeram a proposta de realizar uma linha voltada somente para este público com diversas melhorias.

    Sendo assim, passou a ser uma marca de destaque, por entregar itens que são pensados nos diferentes biotipos em conjunto com a aplicação de tendências que valorizem os corpos e mantenham a estética jovial e elegante.

    Neste exemplo, é possível perceber como ter algo que te ajude a se identificar é importante. Além de promover mais vendas, a representatividade trazida por estas marcas permite, auxilia na quebra de estereótipos e preconceitos.

    Além de lucrativa, a moda plus size, que é o conceito direcionado para pessoas gordas, é um nicho do mercado de moda que é pouco explorado. 

    Algumas marcas ainda estão presas a ideais antigos e não passam a olhar para essa parcela da população. Como a instalação pfsense, há diversos benefícios.

    Representatividade e a Moda Inclusiva

    Moda inclusiva é um conceito que busca democratizar o acesso à moda, valorizando a diversidade e a inclusão em suas coleções e estratégias de marketing.

    Isso significa criar roupas e acessórios que atendam às necessidades e desejos de grupos que muitas vezes são excluídos da moda tradicional.

    É um conceito que pode andar lado a lado com a representatividade, já que o intuito é promover a inclusão da diversidade no mundo fashion. Possui o objetivo da criação de elementos de vestuário que são adaptáveis a diferentes corpos.

    Também é responsável pela inclusão de modelos de diferentes idades, tamanhos e etnias em campanhas publicitárias e em desfiles de moda. Através deste movimento, muito conquistou-se em grandes redes de vestuário.

    A popularidade de ambos os conceitos gerou um olhar diferente do mercado para os consumidores. Os movimentos que abordam a temática body positive foram fundamentais para a criação da tendência da autovalorização.

    Os movimentos body positive defendem a aceitação do corpo sem a necessidade de se enquadrar em um padrão.

    A moda inclusiva também pode envolver a colaboração com designers e artistas que representam a diversidade, promovendo suas criações e valorizando suas identidades e culturas.

    Lembrando que moda não se refere somente ao vestuário, mas também a itens de decoração e ajuda no desenvolvimento de métodos que podem aumentar a vida útil de um produto, como a lavagem de carpete, por exemplo.

    Além disso, a moda inclusiva pode incentivar a inclusão social e a valorização de grupos idosos, como refugiados, pessoas em situação de rua e em situação de vulnerabilidade social, proporcionando oportunidades de trabalho e formação profissional.

    O objetivo da moda inclusiva é criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo na indústria da moda, onde todas as pessoas possam se sentir representadas e valorizadas.

    É como um exame toxicológico preço, nas pesquisas de mercado vão buscando amostras de materiais, aplicabilidade e realizam uma análise para verificar se aquela possível tendência será bem aceita.

    Ao promover a diversidade e a inclusão, a moda inclusiva pode ajudar a combater o preconceito promovendo a recepção e o respeito pela diversidade humana. 

    Além disso, pode ter um impacto positivo na autoestima e na confiança das pessoas, que podem se sentir mais confortáveis

    Conhecendo o Marketing Inclusivo

    O marketing inclusivo é uma abordagem que busca promover a diversidade e a inclusão em todas as etapas do processo de marketing, desde a criação de campanhas publicitárias até o atendimento ao cliente.

    O objetivo é representar todos os públicos, independentemente de sua raça, etnia, gênero, idade, orientação sexual, capacidade física ou status socioeconômico.

    O marketing inclusivo, assim como as outras táticas, visa inserir o desejo de compra por algo. Nesta modalidade, ferramentas que são utilizadas no dia a dia de qualquer pessoa, passam a ser divulgadas com maior segmentação.

    Então, podemos falar de automação residencial alexa direcionando para o público que tenha alguma dificuldade de mobilidade por exemplo.

    As características principais desta metodologia são:

    • Utilização de linguagem inclusiva;
    • Diversidade em campanhas publicitárias;
    • Acessibilidade;
    • Atendimento personalizado.

    Ao adotar uma abordagem de marketing inclusivo, a empresa passa a demonstrar preocupação em representar e incluir todos os públicos. 

    Dentre as maneiras possíveis de utilizar a estratégia de marketing inclusivo e a representatividade, podemos citar alguns mais importantes:

    1.    Utilizar modelos e influenciadores que representam a diversidade em suas campanhas de marketing

    Utilizar influenciadores que representam diferentes grupos sociais pode ajudar a criar uma conexão com os consumidores que se identificam com eles, como em uma campanha de chocolate fino, promover a inclusão direciona o seu produto para outros meios. 

    Além disso, isso pode ajudar a quebrar estereótipos e mostrar a diversidade de clientes que a empresa atende.

    2.    Desenvolvam produtos que atendam às necessidades de diferentes grupos

    Criar produtos que atendam às necessidades e desejos de diferentes grupos sociais pode ser uma maneira eficaz de atrair esses clientes para a empresa.

    Por exemplo, desenvolver roupas adaptáveis a diferentes tipos de corpos ou criar produtos específicos para pessoas com necessidades especiais pode ajudar a mostrar que uma empresa se preocupa em atender a todos os seus clientes.

    A prestação de serviços também pode ser personalizada, se sua empresa realiza planejamento tributário preventivo, por exemplo, você pode montar um material que explique de forma simples o que é o serviço e utilizar este material em diversos modos, como com escrita em braile.

    3.    Incluir a representatividade em sua mensagem de marca

    Usar a representatividade em sua mensagem de marca pode ajudar a mostrar aos consumidores que uma empresa se preocupa em promover a diversidade e a inclusão. 

    Isso pode trazer a inclusão de imagens e mensagens que representam diferentes grupos sociais em seu site, embalagens de produtos e redes sociais.

    4.    Parcerias com organizações que promovem a diversidade e a inclusão

    Essas parcerias podem ajudar a mostrar que a empresa está comprometida em promover esses valores. Além disso, ajudar a alcançar novos públicos e aumentar a visibilidade da empresa.

    A empresa deve comprometer a inclusão da diversidade em todos os níveis, desde a criação de produtos até a contratação de funcionários.

    Além disso, a empresa deve ser sensível às questões e necessidades dos grupos que ela representa, e não utilizar a representatividade apenas como uma estratégia de marketing superficial.

    Dicas para sua empresa adotar uma abordagem inclusiva

    Atualmente, qual o posicionamento de sua empresa em relação à inclusão? Em seu quadro de funcionários há diversidade? 

    Além de pensar na estruturação de produtos que atendam diversas camadas sociais, primeiro é necessário compreender qual o posicionamento de sua empresa.

    Conhecimento é poder, então, qual seu público-alvo? É preciso compreender quais são suas necessidades, desejos, características e particularidades. 

    Esse ponto é de extrema importância pois irá auxiliar na criação de produtos e campanhas representativas e inclusivas.

    Retire do vocabulário termos e expressões que são consideradas preconceituosas ou estereotipadas e adote uma linguagem que reconheça a diversidade dos públicos.

    A comunicação realizada através da publicidade e campanhas com seu público-alvo deverá incluir modelos com características físicas diversas, ou seja, é importante que tenha pessoas fora do padrão que foi estabelecido anos atrás.

    Ofereça produtos e serviços que sejam acessíveis a pessoas com deficiência, por exemplo. A empresa deverá se propor a oferecer produtos e serviços acessíveis e que atendam a necessidade de diferentes públicos.

    Esteja sempre aberto ao diálogo. Empresas que recebem avaliações positivas ou negativas e buscam entender como podem melhorar suas práticas são fundamentais para a conexão com o cliente, permitindo a solução de problemas ou a inclusão de novas táticas.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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