Michael Campos

Como integrar o Telegram com o seu site WordPress

Michael Campos
Michael Campos

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Fala galera, tudo de boa por aí? o Telegram é um dos aplicativo que tem tido um crescimento absurdo nos últimos dias, claro que as suspensões do whatsapp tem ajudado para isso, claro que não é só por isso, ele é incrivelmente rápido, poderoso e pode ser totalmente privado e conta com uma API aberta que permite que qualquer pessoa sincronize as suas próprias aplicações com Telegram. E hoje, vamos mostrar como integrar o Telegram com o seu site WordPress.

    Primeiro precisamos entender o que é o Telegram

    Telegram é um aplicativo de mensagens baseado em nuvem (mensageiro instantâneo) bem parecido com o WhatsApp, apenas mais aberto, seguro e privado, já ia esquecendo não é suspenso por ninguém.

    Assim como o WhatsApp, você se comunica com seus contatos através de mensagens criptografadas que poder ser facilmente apagadas ou auto-destrutivas, podendo enviar arquivos de até 1.5GB que são armazenadas na nuvem e o mais importante, ele é livre para sempre livre de anúncios chatos. Além de poder criar grupos que podem ser abertos ou privados ou super grupos que comportam muito mais pessoas.

    Telegram também vem com recursos que são semelhantes ao Slack, uma plataforma de colaboração popular para as equipes. Você pode criar canais onde você pode transmitir mensagens para qualquer um que se junta ao seu canal que pode ser aberto ou privado.

    Aproveite e siga o nosso canal acessando o link http://telegram.me/portalmidiacriativa e fique por dentro de todas as novidades.

    Assim como o Slack, o Telegram também tem bots e qualquer um pode criar.

    O mais importante do telegram é a sua API que permite que qualquer pessoa possa integrar seus próprios aplicativos com Telegram. Já existem centenas de integrações disponíveis que você pode usar.

    Integrando Telegram com WordPress

    Primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin Telegram for WP.

    Após a ativação, vá até TWP Settings, clicando sobre ele irá levá-lo para a página de configurações do plugin.

    Ele vai precisar de alguns tokens de acesso para se conectar com Telegram API. Dependendo de onde você deseja enviar a notificação, existem maneiras diferentes para gerar tokens de API para bate-papos individuais, grupos e canais.

    Vamos começar fazendo o download e instalando o Telegram no seu dispositivo. Ele está disponível para Android, iOS, Mac OS X, Windows e Linux. Se você ainda não instalou-lo, então simplesmente ir para a página de aplicativos do Telegram página para baixar e instalar o aplicativo para sua plataforma.

    O envio de notificações a partir do WordPress para Telegram

    Com o plugin do telegram no wordpress você pode receber seus e-mails de notificação diretamente em seu aplicativo. Agora vamos configurar.

    Primeiro você precisa iniciar um novo bate-papo com notifcaster_botno telegram. É só clicar na caixa de pesquisa no aplicativo, e em seguida, digite notifcaster_bot. o Telegram irá mostrar o perfil bot, clicando sobre ela irá abrir uma janela de bate-papo.

    Na janela de bate-papo, você precisa digitar /tokenpara gerar uma chave de API. O bot notifcaster irá gerar um para você, e ele irá exibir o símbolo na janela de chat.

    Você precisa copiar o token e colá-lo no campo API nas configurações do plugin. Depois disso, você pode enviar uma mensagem de teste clicando no botão Enviar agora.

    Agora você receberá uma mensagem de teste a partir do bot notificaster no telegram.

    Se tudo funcionou bem, então agora você pode clicar no botão Salvar alterações na parte inferior da página para armazenar as configurações.

    Agora você irá receber as notificações do WordPress diretamente no telegram.

    Agora para enviar mensagens do telegram para um grupo de usuários do WordPress. Primeiro você precisará criar um novo grupo no telegram e convidar os usuários que deseja ser incluído no grupo.

    Adicione pelo menos um outro membro do que você mesmo para o grupo. Depois de ter criado o grupo, é hora de convidar notifcaster_botpara o seu grupo.

    Clique no nome do seu grupo na parte superior. Isto irá levá-lo para as configurações de Grupo. Você precisa clicar em adicionar membro e depois adicionar notifcaster_botao seu grupo.

    O notifcaster_bot agora irá gerar uma nova chave de API em sua própria janela de chat. Esta chave de API vai começar como prefixo g:. Basta copiar e colar esta chave api em configurações do plugin e salvar as configurações.

    Agora você irá receber notificações do WordPress no grupo Telegram. Se você estiver enviando as notificações a um grupo, então você não receberá notificações na janela de conversação secreta com o bot notifcaster.

    Certifique-se que você só irá adicionar usuários com acesso de administrador ao seu site neste grupo. Porque, esses usuários vão estar vendo todas as notificações que o administrador recebe no WordPress.

    Enviando notificações para um canal

    Canais de telegram são chatrooms que podem ser privados ou públicos. Como proprietário de um site, você pode usar um canal Telegram para os visitantes do seu site onde eles podem ler suas notificações.

    Depois de criar o seu canal, você também precisará criar um bot no telegram. Não se preocupe, você não precisa escrever qualquer código, a fim de criar um bot no telegrama.

    Abra uma nova conversa secreta com o botfather.

    Na janela de bate-papo, digite /newboto botfather irá criar um novo bot para você. Ele irá pedir para escolher um nome e nome de usuário para o seu bot, e em seguida, ele irá mostrar uma chave de API.

    Mude para o seu canal Telegram, e clique no nome do canal na parte superior para acessar as configurações de canal. Na tela de configurações, você precisa clicar em Administradores.

    Isto irá mostrar a lista de administradores em seu canal. Você precisa clicar em Adicionar Administrador e digite o nome de usuário do bot que criou anteriormente. Agora você será capaz de adicionar o bot como um administrador para o seu canal.

    Alterne de volta para botfather e copie o token de acesso API. Cole este chave de acesso no TWP Settings em Bot Token.

    Adicione seu nome de usuário do canal com o sinal @. Seu nome de usuário do canal é o mesmo nome que você usou na URL curto canal.

    Clique em Enviar e o plugin irá enviar uma mensagem de teste para o seu canal. Não se esqueça de clicar no botão Salvar alterações para armazenar as configurações.

    Isso é tudo, agora você pode enviar mensagens diretamente de seu site WordPress para o seu canal Telegram. Na tela do editor de post, você encontrará as opções para escolher como você deseja enviar a mensagem para o seu canal Telegram.

    Quando você publicar ou atualizar um post, o plugin irá enviar uma mensagem para o seu canal Telegram usando essas configurações.

    Então é isso galera, espero que isso te ajude bastante, se tiver alguma dúvida na hora da instalação é só deixar ali nos comentário, um grande abraço!

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade