Michael Campos

Instagram Ads: saiba como anunciar e obter destaque

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    A internet apresenta um conjunto de possibilidades tanto para os usuários como para as empresas, sendo preciso apenas reconhecer tais oportunidades e saber como lidar com elas. Entre tais artifícios de valor, é importante destacar o uso do Instagram Ads.

    O sistema de anúncios do Instagram permite que uma marca estabeleça um contato comercial com o seu público de interesse através da comunicação oferecida pelo app, atualmente uma das redes sociais de maior popularidade na internet e que segue a crescer.

    Inclusive, estar de olho no Instagram, assim como em outras redes sociais, deixou de ser uma oportunidade para um negócio, atualmente tratando-se de campos que devem ser vistos como uma obrigação, caso tal empreendimento esteja em busca de bons resultados.

    Pois assim como um usuário pode usar das plataformas de busca para pesquisar sobre os serviços de uma fábrica de capachos personalizados, esse mesmo tipo de atividade pode também ser executada dentro das próprias redes sociais, concentrando um público amplo.

    Diante desse novo comportamento do público, que antes de contratar pelos serviços de uma empresa passa a pesquisar pela relação dessa marca com seus clientes anteriores, torna-se importante para um negócio manter uma boa associação com seu público.

    Por meio de um tipo de interação que somente as redes sociais podem providenciar, já que são plataformas nas quais tanto o público como as empresas podem interagir entre si dentro de um único espaço, aberto a estabelecer contato para todos ali presentes.

    Relação na qual é possível identificar cada vez mais o crescimento de perfis comerciais dentro das redes sociais como um todo, processo que não é único de marcas de perfil digital, já que mesmo uma fábrica de caixa de transporte para cães pode crescer na rede.

    Dependendo apenas da procura pelas suas mercadorias através da rede, algo que vem se intensificando para os mais diversos tipos de produtos e serviços, com o público tendo confiança nas facilidades e benefícios que são apresentados pelos canais virtuais.

    Com destaque para as redes sociais, assim como a possibilidade de veicular anúncios nesta plataforma, levando em conta a grande presença de público que é possível de se encontrar ali, sendo essa a principal oportunidade trazida pelas redes sociais.

    E quando se fala de presença de público, assim como a possibilidade de anúncios diversificados, o Instagram é a rede social principal a ser considerada.

    Instagram Ads e os anúncios nas redes sociais

    As redes sociais cada vez mais ocupam um papel de importância na internet, com muitos usuários considerando essas plataformas como a internet em si, navegando apenas pelos links e conteúdos que são disponibilizados e compartilhados nesses espaços.

    E tamanha a atenção do público, assim como a multiplicidade de redes disponíveis, tornou-se uma prática comum na gestão de comunicação de uma marca dar atenção ao conceito dos anúncios digitais, com um foco em particular para as redes sociais.

    Locais onde tanto uma marca de produtos congelados e um restaurante que trabalha de forma caseira com a produção artesanal de macarrão podem compartilhar suas informações em busca de atingirem públicos importantes para os seus negócios.

    Enquanto algumas redes possuem um perfil de público mais segmentado, tal como o LinkedIn, sendo uma plataforma voltada ao setor profissional, existem aquelas redes de conteúdo e audiência mais generalizada, posição onde o Instagram se destaca.

    Inicialmente como uma rede voltada exclusivamente ao compartilhamento de fotos, o Instagram hoje possui um sistema muito mais abrangente, por mais que mantenha o seu apelo aos conteúdos visuais, sendo algo importante para quem irá anunciar na plataforma.

    Um modelo de ação que recebe a atenção de milhões de usuários mundo afora, no Brasil tais números chegam até mesmo a uma média de 122 milhões de contas presentes, conforme o relatório levantado pelas agências We Are Social e da Hootsuite em 2022.

    Números expressivos demais para que um serviço de assessoria contábil para abertura de empresa ignore, sendo um canal otimizado para que esse tipo de escritório consiga destacar os seus serviços para usuários que pensem em abrir um negócio.

    Contando então com os diferentes perfis que são possíveis de se encontrar no Instagram. O que nos leva então a falar especificamente do Instagram Ads, o sistema de anúncios da rede, onde é possível compartilhar diversos conteúdos de perfil comercial.

    Através também de uma ampla presença de formatos, que permitem a uma marca estabelecer uma relação forte com os seus possíveis consumidores, começando pela atenção que é possível de se conquistar dentro de tal sistema de anúncios.

    É importante então saber como trabalhar com o Instagram Ads, até porque a concorrência por espaço vem se tornando cada vez maior na rede.

    Etapas para anunciar no Instagram

    O Instagram lida com um sistema intuitivo de anúncio, sendo fácil para qualquer gestor de comunicação de um projeto, incluindo um vendedor autônomo sem muita experiência com as ferramentas digitais, conseguir comprar um espaço comercial nessa rede.

    No entanto, quando se trata de se destacar no Instagram, aí já é preciso ter uma atenção diferenciada, podendo contratar uma empresa de outsourcing de TI ou algum auxílio digital do tipo para te assessorar nessa caminhada.

    Conta comercial

    Para trabalhar com anúncios no Instagram é preciso ter uma conta de perfil comercial, com tal conversão sendo fácil de se conseguir, sendo necessário apenas ir até o ícone de configuração e lá mudar de um perfil pessoal para um comercial.

    A partir dessa mudança já é possível recorrer aos anúncios que podem ser comercializados na rede, com a sua atenção tendo que ser direcionada para as estratégias que se seguem.

    Objetivos no Instagram Ads

    Antes de começar a veicular qualquer tipo de anúncio, é preciso definir quais são os seus objetivos ao recorrer a esse tipo de ferramenta comercial. Seja aumentar o seu número de clientes ou destacar o valor de algum serviço, como uma declaração de importação.

    É importante definir qual é o tópico principal por trás de cada anúncio a ser veiculado para, com base nisso, trabalhar com a estruturação desse conteúdo em si.

    Formatos e verba

    O Instagram se destaca por trabalhar com formatos diversos, com o audiovisual tornando-se a base desses modelos, tal como as postagens na linha principal ou por meio de um canal mais dinâmico, como os stories.

    Além do canal específico de exibição dos seus anúncios no Instagram, é possível também contar com diferentes formatos comerciais como:

    • Imagem;
    • Vídeo único;
    • Carrossel;
    • Coleção;
    • Apresentação multimídia.

    Formatos que precisam ser definidos junto do orçamento disponível para tal processo de comunicação, para assim garantir que os seus anúncios cheguem de forma ideal ao seu público de interesse, sendo necessário também definir qual é a sua audiência.

    Público e local de exibição

    O Instagram lida com um amplo número de usuários, tendo assim uma variedade ainda maior de perfis. Cenário que faz com que um negócio tenha que estudar bem suas possibilidades para que uma fábrica de caixa de papelão ondulado alcance seu público.

    Como, por exemplo, usuários que possuem um negócio na internet e estão em busca de material para empacotar suas mercadorias. Para se chegar até sua audiência almejada, os seguintes direcionamentos podem ser definidos:

    • Idade;
    • Gênero;
    • Localização;
    • Interesses.

    Tópicos que podem garantir com que um anúncio chegue até um perfil específico de público.

    Divulgação de campanhas

    Além dos anúncios em si, é possível combiná-los com outras possibilidades de divulgação no Instagram, tal como parcerias com influenciadores digitais, para assim garantir que algum tipo de mensagem presente em seus anúncios alcance um público ainda maior.

    Uso de hashtags

    Por último é preciso destacar uma característica comum das redes sociais que também é válida para o Instagram, que é o uso de hashtags. Termos que servem como um link do público para conteúdos de um foco específico, o que também é válido para os anúncios.

    Após ter atenção a todos esses tópicos citados, é possível garantir que o seu negócio tenha o mesmo tipo de destaque que uma empresa de placas de sinalização de trânsito busca atribuir aos seus produtos.

    Tudo isso através de um sistema de custo alinhado aos seus objetivos e renda disponível, já que o Instagram Ads exige um valor de veiculação mínimo de apenas 1 dólar, o que no cenário atual equivale a cerca de 5 ou 6 reais.

    Sendo possível investir uma média de até R$ 1.000,00 por um anúncio em um período diário, com a duração da campanha podendo ser definida entre 1 a 30 dias. Definição essa que pode garantir com que uma marca alcance uma atenção específica nessa rede.

    Tudo a fazer do Instagram Ads uma das ferramentas mais importantes para quem busca divulgar os seus negócios através da internet.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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