Michael Campos

Indicadores de e-mail marketing: conheça as métricas essenciais

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    Quando pensamos em como administrar um negócio, é importante entender quais são as métricas a serem respeitadas e seguidas, assim como a utilização correta de dados e, no segmento de utilização de e-mail, a boa utilização dos indicadores de e-mail marketing.

    E essa é uma estratégia de negócios que nem todos são adeptos ou ao menos sabem ao certo como funciona, desperdiçando um incrível potencial que poderia ser utilizado na aquisição de novos leads e conversão de um maior número de clientes.

    Com esse pensamento em mente, o texto de hoje abordará os indicadores do marketing de e-mail, explicando como funcionam as suas métricas, quais abordagens tomar e quais são fundamentais para que a sua empresa desfrute o máximo possível da prática.

    A importância do e-mail marketing

    Seja um serviço de adestramento de cães ou uma grande empresa logística, todos precisam utilizar do marketing digital em algum nível para atrair um maior número de clientes e aumentar a taxa de conversão, gerando mais lucro para a marca.

    Porém, diferentemente do que muitos pensam, obter sucesso em suas estratégias de marketing pode ser mais difícil do que se imagina, principalmente quando trabalha com e-mail marketing e não conhece sobre as métricas e objetivos da aplicação dele.

    Pensemos, por exemplo, em uma empresa de paletização, se é a primeira vez que ela está trabalhando com essa estratégia, pode tomar decisões erradas ou utilizar de forma não tão eficaz as ferramentas que o método nos entrega. 

    Por isso, é necessário entender o máximo possível sobre os indicadores dessa estratégia de negócios, assim como as suas métricas, para que a utilização dele seja eficaz e que realmente faça a diferença dentro da sua organização.

    Muitos acreditam que apenas enviar e-mails de forma consistente pode fazer com que seu curso de comissário de bordo seja mais acessível e ganhe destaque, mas de nada adianta enviar toneladas de e-mail se a organização não acompanha a efetividade deles.

    De forma simples e direta, os indicadores são métricas que ajudam a orientar a sua campanha ou estratégia de negócios. Eles mostram resultados e guiam decisões da empresa e, esse é o principal motivo pelo qual são tão essenciais.

    É através de bons resultados e de números comprovando o avanço das estratégias que uma empresa sabe se os investimentos, os produtos ou o atendimento estão trazendo resultados, fazendo com que se torne uma gigante no mercado quando o assunto é, por exemplo, lençol hospitalar.

    Os tópicos a seguir abordarão algumas práticas e dicas mais comuns de quais indicadores são mais utilizados no e-mail marketing e quais métricas devem ser levadas em consideração, auxiliando que a sua marca consiga encontrar seu caminho. Confira!

    Conheça as métricas mais utilizadas

    Agora que ficou um pouco mais claro como os indicadores são essenciais para que a organização consiga ir em frente, chegou o momento de compreender quais as métricas mais essenciais e que realmente causam uma grande diferença no negócio.

    Sabemos que, independentemente se a empresa realiza projeto elétrico predial ou se é uma clínica veterinária, quando pensamos em e-mail marketing, o foco é criar todo um sistema envolto de alimentar e nutrir o lead através do seu e-mail.

    E, alguns dos benefícios que podem ser destacados dessa prática são:

    • Maior intimidade com o cliente;
    • Maior probabilidade de conversão;
    • Constante nutrição do lead;
    • Maior estímulo de engajamento;
    • Utilização em qualquer porte empresarial.

    Com isso, podemos dizer então que, principalmente nos dias de hoje onde o marketing digital é tão forte, a utilização do e-mail marketing pode ser utilizada tanto de forma solitária quanto junto de outras estratégias de negócios.

    Portanto, confira agora algumas dicas que podem ajudar a sua empresa focada em serviços de laudo de ruído ambiental a tomar decisões mais assertivas e saber exatamente quais as melhores métricas dos indicadores de e-mail marketing.

    01 – Taxa de cliques (CTR)

    A taxa de cliques nada mais é do que uma métrica que calcula a quantidade de pessoas que clicaram em um ou mais links presentes dentro do corpo do e-mail. O nome é uma tradução direta do termo original em inglês Click Through Rate.

    Essa é a métrica mais comum de ser avaliada por profissionais da área de marketing, sendo calculada através da quantidade de cliques dividida pela quantidade de e-mails enviados. Então, se você enviou 100 e-mails e 10 pessoas abriram, o CTR será igual a 10%.

    Sua principal vantagem é calcular de forma individual cada envio de e-mail, ajudando muito a calcular o desempenho de campanhas de avental cozinha personalizado. É sempre bom continuar acompanhando pois essa métrica muda com bastante constância.

    02 – Taxa de conversão

    A taxa de conversão mede a quantidade de e-mails que as pessoas abriram e realizaram alguma ação que foi solicitada. Essas ações podem ser variadas como preencher um formulário, se inscrever em uma palestra ou até mesmo a compra de um produto.

    Ela é calculada ao saber a quantidade de pessoas que realizaram a ação dividido entre o total de e-mails entregues, multiplicado por cem. Ou seja, se 15 pessoas compraram o produto que foi enviado a 100 pessoas, a taxa de conversão será igual a 15%.

    Essa taxa é um pouco mais difícil de ser alcançada quando a ação é diretamente a compra e, mesmo empresas de conserto de balança encontram dificuldades de serem assertivas. Mas é uma taxa boa para saber quantas pessoas, de fato, estão comprando seus produtos.

    03 – Taxa de Rejeição

    Já a taxa de rejeição lida com a quantidade de e-mails enviados pela sua empresa que não chegaram aos destinatários. Isso reflete que ou aconteceu um problema na coleta de dados do e-mail por parte de seus colaboradores ou que o cliente passou seu e-mail errado.

    Para calcular ela é preciso apenas entender a quantidade de e-mail rejeitados e dividir pela quantidade de e-mails enviados. Portanto, se você enviou 100 e-mails e 8 deles voltaram, então a taxa de rejeição é igual a 8%.

    04 – ROI

    O ROI é a uma sigla usada para o termo em inglês de Return of Investment, que em uma tradução literal para a nossa língua, seria algo como Retorno do Investimento. Essa métrica nos conta o quão rentável é uma campanha.

    Através dela, é possível então entender se todo o dinheiro gasto em uma campanha, no caso o custo, foi retornado para a empresa, ou seja, através das compras que os clientes fazem a partir do momento em que ela é lançada ao público.

    É muito bom principalmente em conjunto com a Taxa de Cliques, ajudando a saber se tudo foi funcional ou se o investimento foi um fracasso.

    05 – E-mails marcados como spam

    Um grande obstáculo que muitas empresas enfrentam ao utilizar o e-mail marketing é as configurações do e-mail do lead marcarem suas tentativas de nutrir aquele usuário como spam, enviando o conteúdo direto para essa pasta e, outras vezes, para a lixeira.

    Normalmente é taxado também como spam quando a empresa manda uma quantidade enorme de e-mails para a mesma pessoa, fazendo com que sejam categorizados dessa forma, ou quando não se é clara na identificação do remetente.

    Portanto, essa métrica é importante para que a sua empresa não perca clientes por não saber se identificar com clareza ou pelo excesso de e-mails, que com certeza é bastante incômodo para o cliente.

    06 – Taxa de abertura por dispositivo móvel

    Existe uma métrica que se chama Taxa de abertura de e-mail, que literalmente nos mostra a quantidade de pessoas que abriram o e-mail enviado a elas, principalmente em comparação a quantidade total de e-mails enviados. Porém, essa aqui é um pouco diferente.

    Com o avanço da tecnologia e a popularização de dispositivos móveis, tornou-se bastante comum que diversas pessoas não acessem seus respectivos computadores para abrir um e-mail que foi endereçado, fazendo isso de forma rápida através de um celular ou tablet.

    Essa métrica mostra a quantidade de pessoas que abrem os e-mails através dos dispositivos acima mencionados e, a baixa taxa de abertura pode levar a empresa a duas possíveis análises que, consequentemente, levarão a alguma tomada futura de decisão relacionada ao seu negócio.

     

    Ou as pessoas que abrem o e-mail através dos dispositivos não estão tendo uma boa experiência de leitura, fazendo com que sua empresa tenha que rever todo o layout, ou eles não utilizam tanto assim os dispositivos, tendo que rever a maneira como trabalham.

    Considerações finais

    As métricas para se trabalhar com indicadores de e-mail marketing são de grande importância para essa estratégia de negócios. Busque conhecer mais a fundo cada uma e aplicá-las de forma que a sua empresa consiga se destacar dentro do seu segmento.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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