Os conceitos do marketing estão disponibilizados em número não apenas altos, como também de constante ampliação, ao acompanhar os mais variados cenários aos quais se associa o processo de administração de um negócio dentro da realidade atual.
Contando com um número de estratégias que possam auxiliar um empreendedor a alcançar melhores resultados junto de seu negócio, como no crescimento de suas vendas, ou com a conquista de uma nova parcela do público, ampliando a relevância do seu empreendimento.
E para que isso seja possível, torna-se necessário adotar um conjunto variado de itens, que são desenvolvidos pelos especialistas de marketing justamente após observar a situação vigente de cada um dos mercados aos quais uma empresa pode se relacionar.
Tal como uma empresa de balões personalizados, que além do comportamento de compra do seu público, precisa lidar também com o cenário comercial ao qual se encontra os seus fornecedores, as empresas que prestam serviços de entrega e outros parceiros.
Sendo preciso observar essa situação com uma visão ampla, a analisar todo tipo de conceito que pode estar relacionado a manutenção e crescimento do seu negócio. Questões essas que fazem parte das ações de um bem estruturado plano de marketing.
Um planejamento que atua ao lado de uma série de conceitos que podem afetar diretamente o tipo de decisão a ser tomada à frente dos seus negócios. Permitindo um melhor controle nesse sentido, para que seja possível otimizar seu projeto comercial.
O que vale tanto para um jovem empreendedor, que acaba de entrar com o processo de abertura de empresa, para alguém com anos de mercado, na gerência de um empreendimento, assim como ocupa algum cargo no papel de funcionário.
Destacando dessa forma a importância desse tipo de conceito para as mais diferentes posições de quem se encontra dentro de uma relação comercial.
E para que resultados positivos possam ser alcançados nesse sentido, é importante conhecer a funcionalidade deste que é conhecido por marketing.
Como funciona o marketing?
O marketing se trata não apenas de um conceito em si, mas sim de um conjunto de estratégias que possam atuar na gerência de um negócio, permitindo com que ele tenha uma boa relação com o seu público, concorrentes e qualquer tipo de associação.
Com uma visão de mercado a nível amplificado, colocando o seu empreendimento como o centro de uma série de relações que precisam ser administradas com a atenção, para que seja possível garantir assim o crescimento de tal organização comercial.
Existindo um número variado de estratégias que possam ajudar um negócio a conquistar uma posição de destaque, sendo esse um dos principais desafios de quem se encontra no papel de administrador de algum tipo de estabelecimento comercial.
Seja algo de nível industrial, como uma empresa de logistica internacional, como um negócio de pequeno porte, como um vendedor de bolo de pote. Com ambos esses profissionais dependendo de uma boa relação com seu público de clientes a ser conquistado.
Com o marketing se destacando justamente por causa da sua variedade de estratégias, existindo uma técnica em particular para cada tipo de negócio, ajudando com que tais empreendimentos encontrem sucesso dentro de suas respectivas áreas.
E para garantir com que as melhores estratégias possam ser adotadas em relação à gestão de um projeto comercial, é preciso conhecer a fundo a maior quantidade possível de conceitos que podem estar associados a esse tipo de concepção.
Conceitos primordiais do marketing
Os ideais de marketing funcionam por meio de um conjunto de diferentes ações, que estão associadas aos mais diferentes tópicos que podem ser levantados quando se fala na gestão de um negócio, como seus produtos, serviços e o necessário para produzi-los.
Levando assim a existência de diferentes práticas que podem ajudar um escritório que atua com um serviço de consultoria de importação e exportação a se destacar dentro do seu setor, por meio de conceitos desenvolvidos justamente para uma área em específico.
E junto a essas concepções de mercado, algumas devem ser vistas com certa importância, tais como:
O marketing e seus 4Ps
Independentemente do setor de atuação de um negócio, existem alguns conceitos gerais que se destacam como possíveis auxiliares no processo de gestão de um empreendimento. Sendo essa a posição dos chamados 4Ps, termos do mercado que se dividem entre:
- Produto;
- Praça;
- Preço;
- Promoção.
Tópicos que lidam com diferentes pontos em relação a comercialização de um produto ou divulgação de um serviço, levando em conta o local de venda dessas mercadorias, as características, as práticas de venda e a comunicação a ser adotada.
Tratando-se de pontos que devem ser vistos com atenção pelos profissionais de marketing de uma empresa de embalagens de papel para alimentos. Pois ao responder a cada uma dessas vertentes, torna-se possível para essa companhia crescer o seu negócio.
Ciclo de vida de um produto
Assim como as pessoas possuem um tempo específico em suas jornadas na Terra, a mesma coisa pode ser dita sobre o tempo de vida de um produto ou serviço no mercado. Passando pela oferta inicial dele, indo até a sua possível queda.
Para que uma empresa consiga evitar esse tipo de situação, ela precisa a todo momento observar a relevância do seu produto no mercado, sendo possível às vezes trabalhar com a renovação desse tipo de serviço, para garantir a demanda dele no mercado.
Market share
Outro conceito importante quando se fala da posição de uma empresa no mercado, é justamente sobre o espaço conquistado por ela, dentro de uma concepção conhecida como market share, ou seja, a cota de mercado conquistada por tal empreendimento.
Ao se tratar da relevância que um curso de aviação civil pode ter em relação às possibilidades de ensino presentes dentro do setor educacional. Com essa presença no mercado se tratando também da relevância de tal empresa para o seu público.
Share of Mind
Diretamente associado a isso está o conceito de share of mind, com a participação de uma empresa não só no mercado, mas sim na mente do próprio consumidor. A fazer com que sempre que alguém pense em um refrigerante, uma marca específica seja destacada.
Pirâmide de Maslow
Também ligado a isso está o conceito da Pirâmide de Maslow, um sistema de hierarquia de necessidades desenvolvido pelo psicólogo americano Abraham Maslow, que atua com separação das seguintes etapas em relação a uma compra:
- Fisiologia;
- Segurança;
- Social;
- Autoestima;
- Autorrealização.
Com uma compra só sendo considerada após a conclusão de outras atividades referente à uma etapa anterior da pirâmide. Com a procura por uma empresa de entregas para receber uma encomenda só é possível após a compra dos seus mantimentos mensais.
Sistema AIDA
Outro sistema importante dentro do setor de marketing é o AIDA. Um conjunto de estratégias que tem como base as etapas de visualização do público em cima de um produto ou serviço, até concluir essa aquisição. Com esses níveis sendo:
- Atenção;
- Interesse;
- Desejo;
- Ação.
Etapas que devem ser consideradas por quem se encontra na posição de vendedor, para que seja possível definir ações que fortaleçam a possibilidade de venda junto aos seus clientes. Com níveis a serem identificados junto da aplicação de um funil de vendas.
Inbound marketing
Outro conceito importante do mercado está associado às práticas a serem adotadas para conseguir atrair uma audiência aos seus negócios. O que leva à relevância do chamado marketing de atração, formalmente conhecido como inbound marketing.
Em uma estratégia que opera com a disposição de conteúdos que possam fazer com que um usuário se aproxime dos serviços oferecidos por uma empresa de desenvolvimento de software, por exemplo.
Existindo nesse caso uma relevância maior dos conceitos de marketing associados ao cenário digital, tratando-se da principal mudança do mercado nos últimos anos.
Conceitos do marketing digital
Dentro do ambiente virtual algumas práticas se mostram de grande importância para garantir tanto a atenção dos usuários, como também uma consideração de compra por parte deles.
Destacando nesse sentido o marketing de conteúdo, que trabalha com a produção de peças que possam atrair a atenção do público para o que uma empresa oferece no mercado. E para garantir que esse conteúdo seja visualizado, outro conceito deve ser considerado.
Nesse caso a configuração SEO. Um sistema que trabalha com a posição que uma companhia pode ter na internet, diante das ferramentas de busca presentes na internet. Garantindo que os seus conteúdos alcancem tamanha visibilidade.
E nesse mesmo meio existem também as métricas a serem observadas, que podem ajudar um negócio a ter um maior controle sobre suas atividades, como o custo de aquisição de clientes (CAC), o retorno em cima de um investimento (ROI), entre outros pontos.
Questões essas que podem ajudar com que um negócio consiga ter um melhor gerenciamento, permitindo assim não só a manutenção do mesmo no mercado, mas também o seu crescimento, independentemente do seu setor ou do cenário, físico ou digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.