Michael Campos

Google Shopping: como funciona e quais são os seus benefícios para seu e-commerce

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    A internet trouxe uma série de facilidades para o mercado, principalmente na forma com que as empresas hoje podem se conectar com o seu público. Entre essas aplicações é importante citar o Google Shopping, como uma plataforma de grande destaque comercial.

    Isso por ela estar diretamente associada aos serviços de busca disponíveis por essa plataforma. Levando um usuário em busca de um produto ou serviço diretamente para um espaço comercial, no qual essas transações podem ser feitas.

    Sendo então uma ferramenta capaz de otimizar os índices de venda a serem alcançados por uma empresa, de acordo com aproximação a ser conquistada entre um negócio e o seu público, por meio das ferramentas digitais que cada vez mais são vistas com importância.

    E não necessariamente precisa se tratar de um empreendimento digital, como a venda de um curso ou aplicação similar, mas abrangendo também as atividades executadas, por exemplo, por uma fábrica com seu serviço de corte a laser de chapas metálicas.

    Com tal companhia podendo se aproveitar dessa plataforma digital para fazer a divulgação dos seus serviços, chegando então ao conhecimento de um público que necessite de tais atividades, como na busca por um novo parceiro comercial para o seu empreendimento.

    E muitas dessas propostas comerciais passaram a surgir com mais frequência por causa da própria interação do público com as plataformas digitais. Adotando o seu uso para as mais diversas ações. Seja como um espaço de entretenimento ou uma ferramenta de trabalho.

    Junto a tudo isso, existe também as possibilidades comerciais, sendo possível usar das ferramentas de busca para encontrar os mais diversos tipos de assuntos, temas ou soluções. Como o aluguel de um gerador para salão de festas, em relação a um evento.

    Cabendo a algum negócio que trabalhe com esse tipo de serviço saber como se posicionar nas redes, para que suas estratégias comerciais cheguem até os olhos do seu público e potencial, que por meio das telas pode se conectar a esse negócio em questão.

    E nesse universo de possibilidades é importante voltarmos a destacar a utilização do Google Shopping, sendo então uma plataforma de grande utilidade para o mercado, ao permitir com que uma empresa consiga ter uma atenção diferenciada do seu público.

    Do que se trata o Google Shopping?

    O Google Shopping é uma plataforma desenvolvida pelo Google no qual os empreendedores podem posicionar os seus negócios na internet, por meio de uma espécie de vitrine virtual, com a presença dos produtos comercializados por uma empresa.

    Seja uma loja de eletrodomésticos, ao posicionar diferentes linhas de produtos comercializadas por esse negócio, tais como celulares, tablets e produtos similares.

    Ou então uma empresa de produtos de EPI, como uma distribuidora de calçados de segurança, capacetes, entre outros equipamentos necessários para o trabalho em uma construtora.

    Tudo a depender apenas da pesquisa realizada pelos usuários, como na procura por esses equipamentos de segurança, sendo direcionado então aos perfis de lojas que trabalham com esse tipo de produto, por meio de uma aplicação de fácil visibilidade.

    E o mais positivo de tudo, é que o Google Shopping pode ser acessado gratuitamente pelos gestores de um negócio, sendo preciso apenas inscrever o seu estabelecimento comercial dentro dessa plataforma de vendas do Google.

    Isso em uma aplicação gratuita desde 2020, quando a empresa de tecnologia passou a desvincular essa aplicação do seu site de anúncios, o Google Ads, de forma a aumentar a presença de diferentes negócios em sua plataforma, em uma relação benéfica a ambas.

    Sendo possível então para uma fábrica de placas de sinalização divulgar seu catálogo de produtos diretamente nessa plataforma de busca, necessitando apenas inserir os dados desse empreendimento, para que um carrossel de opções seja visível ao público.

    Entre as características possíveis de se destacar nessa aplicação é possível citar:

    • Nome dos produtos;
    • Descrição dessas mercadorias;
    • Preço;
    • Imagens do catálogo;
    • Categorias definidas para esses produtos.

    Uma variedade de opções que pode ajudar um usuário a não só ter um acesso mais rápido ao tipo de produto que ele busca na internet, como também influenciá-lo a concluir a compra, optando por uma marca em específico.

    E é por causa dessas possibilidades diversas que o Google Shopping precisa ser considerado por quem pensa em destacar o seu negócio na internet, passando a ter acesso a uma série de benefícios.

    As vantagens de quem aposta no Google Shopping

    Ao posicionar o seu negócio dentro da plataforma do Google Shopping, esse empreendimento passa a trabalhar com uma série de possibilidades, que além de aproximar o negócio do público, permite também que ele tenha outras vantagens.

    Cada um podendo ser responsável pelo índice de prosperidade a ser alcançado por esse negócio, tendo como auxílio às possibilidades trazidas pelas ferramentas de comércio presentes na internet.

    Fazendo assim com que uma empresa prestadora de serviços ambientais consiga ter um maior destaque através dessas aplicações digitais, por meio de um contato aprimorado com o seu público de clientes em potencial.

    Além de muitas outras vantagens comerciais como:

    Qualificação de leads

    Os leads podem ser definidos como usuários que apresentarem algum potencial de compra, por meio do Google Shopping, levando tais indivíduos a concluírem essa compra, assim, torna-se mais fácil de se alcançar.

    Melhor tráfego

    Por se tratar de uma estratégia que permite com que o público tenha um maior contato com os produtos comercializados por uma empresa, torna-se possível então ter acesso a um melhor contato com essa audiência, o que se converte em uma maior tráfego.

    Ou seja, trata-se de uma complexa relação comercial que pode resultar em um maior reconhecimento da sua marca por parte do público presente na internet.

    Controle financeiro

    Os benefícios ligados à percepção do seu negócio na internet são mais previsíveis, justamente por se tratar de uma ferramenta Google. No entanto, a aplicação Shopping também conversa com certos benefícios de teor comercial e financeiro.

    Tornando-se possível para um profissional que possui um sistema de alarme de segurança residencial, que possui também uma loja de produtos de vigilância, divulgar tal estabelecimento nesse espaço, com a presença de relatórios servindo de auxílio.

    Aplicações do Google Shopping que permitem a um empreendedor compreender o seu número de vendas a partir dessa plataforma, levando a uma melhor previsibilidade comercial desse negócio, assim como um melhor controle financeiro sobre ele.

    Monitoramento detalhado

    E parte desse controle financeiro vem de outro benefício do Google Shopping, que é a possibilidade de ter um melhor monitoramento das ações comerciais executadas pelo seu público na internet, desde a visualização de um anúncio até a conclusão de compra.

    Maior presença nos serviços de busca

    Para que uma marca consiga se destacar no Google ela precisa seguir uma série de estratégias, como o uso de palavras-chave em seu site, a disponibilização de autoplataforma de fácil navegação e acesso, entre outras características.

    Ao contar com a modalidade Shopping é possível também amplificar esse nível de presença nas páginas de resultado. Permitindo assim com que um usuário que pesquise por “instalação de ar condicionado multi split” seja levado a diversas opções de marca.

    Pois qualquer tipo de associação de um produto com aquilo que o usuário busca pode tornar possível com que essa mercadoria surja como destaque nesse espaço de resultados do Google. Nesse caso, como modelos de ar condicionado.

    Experiência positiva ao cliente

    Quanto mais rápido o usuário achar o produto pelo qual ele procura, melhor pode ser definida a experiência desse usuário na internet, encontrando a solução que busca de maneira eficaz e positiva.

    Uma associação que não só facilita a atividade de compra por parte do usuário, como também pode fortalecer a relação desse possível cliente com uma marca, influenciando até no volume de compra a ser adquirido com uma empresa em específico.

    Amplificando como resposta a isso o número de conversões alcançadas por essa loja. Outro benefício que pode ser associado a presença de um negócio no Google Shopping.

    Todos sendo pontos vantajosos de destaque para quem decide por usar dessa plataforma de vendas do Google para otimizar a presença do seu negócio na internet. Sendo importante apenas não confundir as aplicações oferecidas pelo Google.

    Como o Google Ads, a permitir com que uma empresa específica surja como uma opção de destaque para quem busque por “automação industrial”, por exemplo, através de anúncios que podem ser disponibilizados nos sites da rede Google, assim como em sua plataforma.

    Na verdade, o uso complementar do Google Ads e do Shopping pode trazer um destaque ainda maior para sua marca, colocando-a em posição mais relevante diante dos concorrentes que podem estar presentes nesta plataforma de busca.

    Tudo a ser observado por um empreendedor que busca usar o Google como uma ferramenta capaz de otimizar a relevância do seu negócio na internet.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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