Muito se fala sobre a importância de uma empresa saber como comunicar-se com o seu público, no entanto é pouco abordada a composição dessa audiência, que deve ser composta não só pelos clientes, sendo relevante trabalhar a sua comunicação interna.
Até porque além dos seus clientes e concorrentes, ou seja, a parcela externa de público, para o sucesso de uma companhia ela deve ter atenção também ao seu público interno, que abrange todos os que encontram-se nas dependências do negócio.
Passando então pelos mais diferentes setores que podem ser encontrados dentro de uma empresa, como o setor de vendas, de marketing, até mesmo o time de limpeza, já que todos são de grande importância para a execução dos serviços gerais de uma empresa.
Envolvendo tanto os funcionários diretamente contratados, como aqueles que exercem suas funções por meio de uma empresa terceirizada, tal como uma companhia que recorre aos serviços de outsourcing de TI para assim ter acesso a profissionais especializados.
Um público variado, cujos perfis distintos se expandem na mesma medida que o tamanho de uma empresa, já que uma multinacional, por exemplo, lida normalmente com um número de funcionários extensivamente maior em relação a um pequeno negócio de bairro.
É importante garantir com que toda essa audiência interna esteja alinhada às expectativas e necessidades da empresa a qual trabalham, existindo nesse caso a demanda por tal empresa em saber sobre como se comunicar com seu público interno.
Para assim garantir que essa equipe consiga executar da melhor forma possível as suas atividades dentro de tal negócio. Todos atuando com algum tipo de linha de união, como estar munido de uma mesma vestimenta junto de uma fábrica de uniforme profissional.
Contudo, essa união interna dentro de uma empresa deve ser trabalhada por muitos outros tópicos, de forma assim a se certificar de que os melhores resultados possam ser alcançados por todos que atuem em uma empresa, independentemente de cargos.
Isso porque, de uma maneira geral, todos esses serviços são importantes de alguma maneira para que essa companhia consiga atingir os seus objetivos no mercado, confeccionando produtos e serviços de qualidade e assim sendo recompensada pelo seu público almejado.
Um trabalho em conjunto que deve ser mantido por uma companhia através de algumas ações, sendo importante focar em um campo específico, que é a comunicação interna mantida por esse projeto.
O valor da comunicação interna
Para que um projeto possa funcionar de maneira adequada, diversas posições devem ser ocupadas, com um destaque em especial para o papel do líder, uma figura responsável por não só passar ordens, mas também servir de inspiração para todos ali presentes.
Não à toa, sendo uma das características mais procuradas pelas empresas durante seus processos de seleção, buscando por um profissional que demonstre empenho e oportunidades de crescer junto da empresa, portando-se então como um bom líder.
Entre as responsabilidades de quem se encontra em um cargo de liderança está a sua capacidade de se comunicar bem com a sua equipe, tanto para direcioná-las a tarefas que precisam ser cumpridas, até mesmo para conhecer os pontos fortes e fracos de cada um.
Ajudando-os a alcançarem o seu total potencial, sendo uma atitude que pode ser de grande valor para que uma companhia alcance os melhores resultados possíveis dentro do mercado, tudo a partir da conexão a ser formada entre os participantes de uma equipe.
O mesmo tipo de comunicação que pode ajudar uma empresa de reforma de fachada a executar bem o seu trabalho, tendo que dividir tarefas entre seus funcionários, da compra e escolha de tinta, até a retirada de resíduos da parede, para garantir o melhor serviço.
Este sendo apenas um entre vários exemplos que podem ser citados sobre o valor da comunicação interna para uma companhia, uma ação que pode abrir acesso para diversas vantagens, como o compartilhamento de uma mensagem de forma ampla e sem ruídos.
Um tipo de serviços que dentro das empresas costuma ser direcionado à equipe de Recursos Humanos, popularmente conhecida como a área de RH. Profissionais que, entre as suas funções, acabam sendo responsáveis por tópicos de comunicação, como:
- Repasse de informações;
- Processos seletivos;
- Demissões;
- Avaliação de desempenho.
Ou seja, ações de grande valor para uma companhia e que dependem da forma como uma linha de comunicação foi estabelecida entre os setores de gerência e o todos os funcionários que atuam dentro de uma companhia.
Mas da mesma forma em que o mercado vem evoluindo, com o desenvolvimento de ferramentas que podem ser usadas para melhorar a qualidade dos seus produtos, assim como agilizar o tempo de produção, o mesmo avanço cabe na área de comunicação.
Diante disso, da mesma forma que uma construtora deve dar valor ao uso de um serviço de gerenciamento de obras, alguns instrumentos e estratégias devem ser considerados, de forma a otimizar os métodos de comunicação adotados por uma empresa.
Ferramentas que podem ser úteis não só para a maneira em que tal companhia se comunica com os seus clientes, mas também com a sua audiência interna, existindo, para esse grupo, algumas opções válidas de serem destacadas diante do seu alto valor.
Itens positivos para a sua comunicação interna
Diante do já citado valor que um negócio deve dar à sua comunicação interna, é importante agora citar algumas ferramentas que podem ser de grande utilidade nesse sentido. Todas atuam para estabelecer um contato de excelência com os seus funcionários.
Entre essas ferramentas, deve se ter atenção as opções a seguir:
Intranet
A internet trata-se de um campo de grande importância para que uma companhia consiga interagir e se conectar a uma grande audiência. Algo quando a situação se inverte e o objetivo de uma empresa é falar com o seu público interno, outra rede deve ser valorizada.
Nesse caso trata-se da intranet, uma rede interna que pode ser acessada somente por aqueles que possuem algum tipo de código de acesso, em uma rede que pode ser navegada somente dentro dos computadores da empresa, por exemplo.
Um conceito operado por um sistema de vigilância para obter controle sobre suas câmeras de segurança para empresas.
Redes corporativas
Assim como é possível adaptar o acesso à internet para dentro da realidade de uma companhia, é plausível também a adaptação do conceito das redes sociais a partir do seu modelo corporativo, ser gerenciado apenas pelo público interno de uma empresa.
Por se tratar de um conceito de grande semelhança com redes mais amplas, como Facebook e o Instagram, as redes corporativas acabam tendo bastante sucesso com o público de uma companhia, diante da sua proximidade com tal tipo de plataforma.
Aplicativos
Ainda próximo das ferramentas digitais conhecidas, o uso de aplicativos pode ser um canal rápido para manter a sua audiência interna informada por um meio de fácil acesso, a ser instalado nos dispositivos desses funcionários.
O mesmo tipo de conceito a ser operado por um aplicativo para bar e restaurante, porém com o intuito de se comunicar não só com os clientes deste estabelecimento, mas também com a sua equipe profissional.
Caixa de sugestões
Após tantas opções de vertentes digitais, é importante citar que a comunicação interna de uma empresa também pode ser operada por meio de canais simples e tradicionais, tais como o uso de uma caixa de sugestões.
Um recipiente onde, de forma anônima, é possível depositar elogios, reclamações e sugestões sobre o que ocorre dentro dessa companhia.
Vídeo corporativo
No mundo atual, o formato audiovisual é um dos modelos de maior sucesso quando se fala sobre conquistar a atenção do público, existindo um valor então em trabalhar com esse tipo de conteúdo para estabelecer algum tipo de contato com sua equipe.
Sendo também uma maneira de fornecer vídeos focados em treinamento, auxiliando uma empresa especializada em laudo técnico de condições ambientais do trabalho a obter resultados de qualidades ao lado de profissionais bem instruídos.
Reuniões
Para se obter uma boa relação com a sua equipe, não basta somente enviar notas e recados, por mais otimizados que esses canais sejam, conforme acima citados, é preciso ter algum tipo de acompanhamento com essa audiência.
Destacando-se assim o valor de se realizar reuniões frequentes, sejam de forma presencial ou com o apoio da tecnologia por meio de videoconferências.
Softwares otimizados
Por fim, destaca-se o valor de algumas ferramentas digitais, tais como sistemas que uma companhia pode desenvolver para ter um melhor controle de suas atividades, assim como se comunicar melhor com sua equipe.
Ajudando, por exemplo, um restaurante de comida japonesa a ter controle sobre a quantidade de alga marinha para sushi que se encontra no estoque deste estabelecimento, contando com o auxílio dos funcionários para acompanhar tais números.
Qualquer que seja os canais adotados, é importante contar com um bom sistema de gestão desses canais internos, para dessa forma ter um contato otimizado com o seu público interno, ao ponto disso servir como um ponto de partida para a capacitação desse grupo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.