Os instrumentos digitais trouxeram grandes benefícios para o processo de administração de um empreendimento, ainda mais com a necessidade de adequar o mesmo a um ambiente cada vez mais virtual. As ferramentas essenciais do Google são ótimas nesse sentido.
Visando essa procura do público pelas melhores soluções digitais as empresas de tecnologia, principalmente aquelas que lidam com o mercado de conteúdo e informação, passaram a trabalhar com a oferta de ferramentas de auxílio para essas funções.
Contudo, diante o amplo catálogo de instrumentos digitais disponíveis, que acabam por se multiplicar junto ao número de empresas de tecnologias presentes no mercado, é comum os usuários não conhecerem todas as praticidades que a ele podem ser oferecidas.
Instrumentos esses que auxiliam a um empreendimento, principalmente aqueles de origem digital, como uma instituição de ensino que oferece curso de capacitação online, a conquistarem melhores resultados na internet, tanto em venda como em publicidade.
Isso sem contar com as ferramentas voltadas à organização interna desse negócio, já que a administração bem estruturada de uma companhia é o primeiro passo para que os seus serviços e produtos sejam bem recebidos pelo seu público consumidor almejado.
No entanto, para que isso seja possível, essas empresas devem sempre estar atentas às novas soluções em tecnologias apresentadas pelo mercado, de forma a otimizar o seu sistema de trabalho, assim como apresentar melhores oportunidades aos seus clientes.
Para exemplificar isso, só é necessário pensar em todo o processo que envolve marcar uma simples consulta médica, sendo necessário falar com o atendente, esperar na linha enquanto ele resolve essa questão, além de todo o procedimento de passar seus dados.
Ao adotar um software de gestão empresarial, que unifique diversos sistemas internos de uma empresa, essa companhia pode oferecer esse serviço através de um aplicativo, que não só agiliza o processo como o otimiza, ao coletar dados para futuras requisições.
Nesse conjunto de possibilidades, existem também as ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google, de fácil acesso a todo tipo de usuário.
Programas Google mais comuns no mercado comercial
Diversas são as aplicações apresentadas pelo Google, indo além do seu serviço de buscas, de troca de emails ou de armazenamento e compartilhamento de vídeos, como ocorre no Gmail e no Youtube.
Existe também uma série de ferramentas voltadas ao ambiente de negócios.E entre esses programas, existem os mais populares.
Google Drive
Um conceito cada vez mais aceito na sociedade é a concepção da nuvem, ou seja, uma rede de computadores que permite ao usuário acessar informações, arquivos e documentos em qualquer lugar ao qual ele esteja, através de um aparelho que acesse à internet.
Uma ideia presente nos serviços de rastreamento de um entrega, por meio de um sistema de monitoramento em nuvem, mas que também se mostra como os serviços de armazenamento. O Drive permite esse acesso a conteúdos em qualquer localização.
Google Agenda
Uma empresa necessita de organização para administrar as suas atividades, contudo, simples anotações em uma agenda não são suficientes quando se pensa em uma empresa de grande porte, que opera com centenas de colaboradores.
O Google Agenda fornece auxílio nesse sentido, lembrando aos seus usuários sobre encontros, prazos, reuniões ou qualquer evento a ser marcado nesse sistema, por meio de lembretes via e-mail, SMS ou notificações no seu celular.
Se por um lado essas ferramentas também são muito úteis para o seu cotidiano pessoal, existem alguns programas do Google que são específicos para a administração de um negócio, como os dois próximos a seguir.
Google Analytics
O serviço de Analytics permite que o administrador de um site consiga verificar a performance do seu endereço comercial na internet, indicado para uma empresa de terceirização de limpeza que busca saber sobre o seu desempenho na internet.
Para isso, o Google Analytics permite ao seu usuário encontrar as mais variadas observações, como:
- Taxa de conversão online;
- Número de visitantes;
- Tempo de permanência em seu site;
- Hábitos de navegação do seu público.
Para se ter acesso a todas essas informações e análises, só é necessário cadastrar o seu site dentro da plataforma de Analytics e obter então um conjunto variados de testes de performance de público em relação ao seu endereço virtual, de sites à aplicativos.
Google Ads
O Adwords, atualmente nomeado como Google Ads simplesmente, é o sistema de anúncios do Google, que permite ao administrador de um site desenvolver e veicular peças comerciais nos sistemas de busca do Google, facilitando ser encontrado na internet.
O Google Ads permite que empresas de serviços de portaria tenham seus nomes destacados para usuários que busquem por tal ofício, seja diretamente na barra de pesquisa ou em blogs e sites que lidam com conteúdos relacionados.
Por mais que esses sejam os programas mais comuns, existe um universo muito maior de aplicações oferecidas pelo Google, sendo de grande importância para um administrador de um negócio conhecê-los, ainda mais quando se trata de um empreendimento digital.
Ferramentas do Google para o marketing digital
O marketing digital trabalha com o desenvolvimento de estratégias especializadas, para garantir o melhor resultado possível para as empresas que atuam na internet. Respondendo a isso o Google oferece diversas ferramentas importantes para se alcançar tais objetivos.
Entre eles, é importante destacar algumas.
Google Keyword Planner
O conceito de SEO é de grande importância para que o seu site seja encontrado pelas ferramentas de busca, a partir do uso de palavras-chave específicas. O Keyword Planner ajuda nesse sentido, recomendado termos que melhor se adequem aos seus produtos.
Google Trends
E a procura pelas palavras-chave ideais muitas vezes passa pelo tipo de assunto em evidência, tendo um maior índice de consumo pelos usuários. O Google Trends atua justamente com a identificação dos assuntos mais pesquisados no momento.
Um sistema que permite a uma companhia que oferece um sistema de automação comercial a abordar conteúdos que mais chamem a atenção do público, relacionando-os aos seus produtos, por meio de publicações ou até mesmo anúncios personalizados.
Google AdSense
O AdSense lida com o outro lado dessa negociação, ou seja, com os sites que veiculam anúncios e buscam uma oportunidade de serem financeiramente recompensados por isso, como a monetização dos seus domínios virtuais.
Google Meu Negócio
O Meu Negócio é um sistema do Google que permite às empresas otimizarem a forma com a qual as suas companhias são encontradas dentro das páginas de resultado no sistema de busca, destacando o nome do negócio, telefones, endereço e horário de funcionamento.
Google Search Console
O Google atua também com ferramentas específicas para programadores e conhecedores aprofundados sobre o sistema de administração de um site. O Google Search Console, por exemplo, verifica a performance do seu site, de acordo com a sua adequação ao Google.
Planilhas Google
Ainda voltado ao mercado administrador, destaca-se a função das Planilhas do Google, com um sistema similar ao programa Excel da Microsoft, tão adotado em empresas.
Sem a necessidade de instalar o programa, podendo ser utilizado de forma completamente virtual, tais planilhas são recomendáveis para uma empresa que administra um sistema de gestão para franquias, tendo que lidar com um grande conjunto de dados e valores.
Google Shopping
O Google Shopping trabalha diretamente com os serviços de busca, integrando o catálogo de produtos do seu site aos resultados oferecidos em sua plataforma de pesquisa, como um agregador de lojas, informando sobre preço, promoções e disponibilidade dos produtos.
Google Meet
O serviço de videoconferências do Google permite aos usuários realizar reuniões dos mais diversos tamanhos, passando por uma conferência de negócios até uma simples reunião entre amigos.
Serviço que esse se torna cada vez mais popular com o sistema home office de trabalho, reunindo assim funcionários que se encontram em espaços distantes.
Google Sites
O Google Sites também tem a sua importância na realização de reuniões e movimentos afins, sendo uma plataforma na qual é possível organizar informações e conteúdos em uma interface otimizada do Google.
Tal programa também pode ser usado para a construção de um site, como uma rede fabril de montagens industriais, que busca ter um endereço de fácil acesso e desenvolvimento, para divulgar os seus contatos aos colaboradores e possíveis clientes.
Ao utilizar essas ferramentas em seu empreendimento, principalmente quando ele trabalha com conceitos relacionados ao mercado digital, ele terá acesso a um conjunto amplo de possibilidades comerciais, facilitando a adoção de certas estratégias.
Afinal, o marketing digital atua não apenas com técnicas desenvolvidas ao mercado, mas também com um composto de dispositivos e ferramentas que são capazes de otimizar as suas atividades, ou em alguns casos serem responsáveis por sua total execução.
Uma adaptação natural, levando em conta que o público está cada vez mais dependente das plataformas digitais, logo o mesmo acontece com o outro lado dessa relação, com as empresas encontrando nas ferramentas digitais uma forma de aprimorar suas ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.