Michael Campos

Aprenda as 5 principais estratégias do Marketing Digital para implementar em sua empresa

Gizella Almeida
Gizella Almeida

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    Quando se trata de aumentar a conscientização na web, as estratégias do Marketing Digital estão na vanguarda como as melhores para atingir esse objetivo. 

    Desde que os computadores se tornaram acessíveis, a web se consolidou como um dos meios de comunicação mais utilizados no mundo. 

    A internet é especialmente útil para encontrar ofertas imperdíveis e produtos de resolução de problemas. 

    Por isso, cabe às marcas de todos os segmentos aprender sobre marketing digital para atingir cada vez mais seu público-alvo.

    Marcas que investem em marketing digital têm mais alcance, geram mais valor para o público, podem segmentar anúncios e conteúdos e monitorar o progresso de cada lead no funil de vendas.

    Aprenda quais são as principais estratégias dessa área no texto a seguir.

    O que é Marketing Digital?

    Este conceito identifica um conjunto de ações e estratégias utilizadas na Internet para promover produtos e serviços a um público pré-determinado.

    A web é um grande canal de comunicação. Portanto, negócios de diferentes segmentos, como uma empresa de SPDA ou revendedoras de automóveis, podem investir em várias opções de distribuição ao mesmo tempo para alcançar diferentes nichos de audiência.

    O marketing digital inclui campanhas publicitárias, gerenciamento de mídia social, marketing de conteúdo e marketing por e-mail.

    A ampla disponibilidade de ferramentas de mídia social e agendamento de anúncios pode garantir alta visibilidade para qualquer negócio. 

    No entanto, essas estratégias precisam ser acompanhadas por um plano consistente. Continue lendo para saber detalhes a respeito das estratégias.

    Quais são as principais estratégias de Marketing Digital?

    O marketing digital precisa ser implantado em várias dimensões para ter um impacto duradouro na rede.

    Os tipos de estratégias incluídas neste conceito estão listados abaixo. Siga os tópicos para saber mais.

    Estratégias de SEO

    As ações de Search Engine Optimization desempenham um papel importante na estratégia de marketing.

    Isso porque, para conseguir uma boa classificação em um buscador, algumas regras são necessárias.

    Sites que investem nessa otimização têm maior probabilidade de receber mais tráfego de internautas e converter leads.

    Basicamente, as regras de SEO enfatizam o seguinte:

    • Uso de palavras-chave;
    • Conteúdo totalmente autoral;
    • Boa navegabilidade;
    • Texto organizado em subtítulos.

    Esses e outros pontos são usados ​​pelos algoritmos de mecanismos de busca como o Google para rastrear os links mais relevantes.

    A análise organiza o número infinito de novos conteúdos publicados na internet diariamente e assegura que o usuário consuma o material mais útil, de acordo com as pesquisas dele.

    Marketing de conteúdo

    Consiste na criação e compartilhamento de conteúdo relevante e informativo sobre temas relacionados ao negócio ou que sejam de interesse do público-alvo, como automação pneumática industrial sem fazer propaganda explícita.

    Os formatos mais usados ​​para isso são blogs, postagens em redes sociais, e-books e vídeos.

    A ideia central é agregar valor aos produtos e serviços oferecidos por meio de materiais que ajudem a solucionar problemas e mantenham o público interessado e envolvido com a marca.

    Sendo assim, a publicidade pura e simples sai de cena para dar lugar a materiais realmente agregadores e informativos.

    Claro que os anúncios continuam marcando presença, mas não são a única forma de ter destaque na internet.

    Marketing de mídias sociais

    Basicamente, as redes sociais funcionam como canais de comunicação personalizados e como uma vitrine virtual.

    Com isso, uma firma de limpeza predial pode interagir com as pessoas de maneira mais direta e, em alguns casos, ainda mais informal.

    Há também o chamado marketplace, uma área dedicada à compra e venda de produtos nas próprias redes, facilitando o processo de comercialização.

    As empresas precisam usar as mídias sociais como uma ferramenta para coletar informações sobre seus clientes e acompanhar seu comportamento.

    Dessa forma, é possível conhecer melhor o público e conceber estratégias cada vez mais sofisticadas para convertê-lo.

    E-mail marketing

    Consiste em toda a comunicação entre a marca e o cliente que se dá via e-mail. Geralmente são enviados automaticamente e incluem materiais e ofertas exclusivas.

    O e-mail continua a ser usado por milhares de pessoas em todo o mundo. Por isso, é muito importante apostar neste meio de comunicação.

    Um dos formatos de e-mail marketing mais populares é a newsletter, um e-mail com informações da empresa e novidades sobre serviços e equipamentos organizadas em um layout personalizado.

    Neste caso, o cliente tem outra possibilidade de se atualizar sobre o desempenho das marcas e empresas do interesse dele.

    Por exemplo, ao se inscrever na newsletter de um canal sobre cuidados com os pets, esse usuário pode passar a receber conteúdos informativos diversos e novidades sobre raio x cachorro preço que podem ser realizadas em determinadas clínicas veterinárias.

    Além disso, promoções, boas-vindas e e-mails para clientes inativos também são comuns. Eles ajudam a manter a base de consumidores e garantem que mais conversões sejam concluídas.

    Anúncios pagos

    A publicidade paga é uma estratégia de marketing digital que incentiva as empresas a investirem no posicionamento de suas marcas e anúncios nas plataformas da internet. No geral, elas aparecem em redes sociais e em mecanismos de busca.

    Essa estratégia tornou-se uma poderosa aliada para as empresas, principalmente os pequenos negócios que não possuem recursos para a publicidade tradicional, como a empresa de manobrista e varejistas locais.

    Os anúncios pagos permitem que as empresas publiquem ofertas e aumentem os resultados nas plataformas em que estão os clientes em potencial, isso de maneira mais segmentada e com custo mais diversificado.

    São muitos os benefícios da utilização de tal estratégia, sendo o principal deles a ampliação do campo de atuação.

    Além disso, os investimentos são pequenos e fáceis de controlar, já que os empreendedores têm em mãos relatórios de estoque completos e detalhados, inclusive sobre o desempenho da estratégia, podendo pausá-la.

    Benefícios do Marketing Digital

    Para ajudar você a entender esse conceito, categorizamos os principais benefícios do marketing digital.

    Leia para entender porque ele deve ser parte integrante das táticas de divulgação da sua empresa. 

    Clientes com mais informações

    Tenha em mente que o marketing digital prioriza principalmente a qualidade dos produtos ou serviços promovidos, bem como de materiais para os potenciais consumidores.

    Assim, quando especialistas na manutenção de endoscópios investem em blogs bem atualizados para divulgar seu serviço, devem colocar conteúdos realmente relevantes para chamar a atenção do público.

    Em outras palavras, não basta lidar com publicidade explícita, cujo único objetivo é aumentar as vendas. A empresa precisa se estabelecer como uma instituição realmente benéfica para todos os seus clientes. 

    Dados disponíveis

    Todas as estratégias de marketing digital são baseadas na coleta e armazenamento de dados da base de clientes.

    Usando ferramentas como Google Analytics e Mailchimp, é possível ver os perfis, locais e comportamentos das pessoas que procuram por aluguel de sala de reunião por hora, ou qualquer outro segmento ou demanda, conforme as necessidades relacionadas que a empresa deseja avaliar para segmentar seu negócio.

    Estes são apenas alguns dos tipos de dados disponíveis. Com isso, eles trazem mais autoafirmação e eficiência para a empresa.

    Relacionamento mais próximo

    A criação de conteúdo relevante aproxima a base de clientes das partes interessadas. O uso de mídias sociais como Instagram e Twitter também é muito útil nesse contexto.

    Perfis profissionais falam muito sobre a qualidade do atendimento e a dedicação do controle de acesso corporativo aos seus clientes.

    Portanto, não negligencie as redes sociais. São ferramentas muito importantes para fortalecer relacionamentos duradouros com os consumidores. 

    Construção de reputação

    Empresas com forte presença online estão gradualmente ganhando popularidade no ambiente digital. 

    Isso impacta os clientes já transformados que são leais e atraem a atenção de outros prospects.

    Quem tem a reputação de ter um site fascinante, as mídias sociais mais atualizadas e um histórico de campanhas publicitárias bem-sucedidas sai na frente na corrida do marketing digital.

    Dicas para fazer Marketing Digital

    Este tópico fornece informações detalhadas sobre as etapas de aplicação sistemática do marketing digital.

    Para obter bons resultados, cada ação precisa ser devidamente planejada e executada com qualidade. Leia e aprenda como fazer.

    Conheça o público

    Primeiro, reúna as informações necessárias para criar um perfil detalhado do público que você está tentando alcançar.

    Você pode segmentar suas campanhas e publicações com base na localização e históricos de busca das pessoas.

    Outra opção é definir uma persona de negócios. Ou seja, criar um perfil de cliente ideal com dados mais abstratos e detalhados.

    Elementos como trabalho, interesses, hobbies e sonhos são alguns exemplos do que as personas incluem.

    Monitore os indicadores

    Você precisa acompanhar a recepção ao seu material desde o momento em que lança uma campanha publicitária ou publica um post no blog da empresa. 

    Instrua sua equipe de marketing a rastrear as taxas de abertura de e-mail, visualizações de stories e cliques em anúncios.

    Além disso, acompanhe o número e os tipos de interações que o público em geral está realizando no site da sua marca.

    Os indicadores são matérias-primas para avaliar com precisão a qualidade do marketing oferecido. Além de atuar como termômetro, apontando o que deve ser alterado ou interrompido conforme necessário.

    Trabalhe na otimização para dispositivos móveis

    Para maximizar acessos, as empresas precisam otimizar seus sites e outros formatos de marketing digital. 

    Isso inclui personalizar a interface do seu site para facilitar a visualização e a navegação em telas pequenas.

    Também é importante observar o tempo de carregamento da página. Se o seu domínio demorar muito para carregar, especialmente se estiver sendo acessado de um dispositivo móvel, os leads tendem a desistir.

    Conclusão

    Seguir esse guia de marketing digital lhe dará uma compreensão mais clara da importância dele para os negócios online.

    Com as informações do texto, você pode começar a desenvolver sua estratégia hoje mesmo.

    Organize equipes qualificadas e elabore ações inovadoras para chamar a atenção do seu público no ambiente virtual. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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