Michael Campos

Erros ao vender na internet pela primeira vez

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    Existem inúmeros fatores que levam as pessoas a buscarem alternativas e vender na internet seus produtos e serviços. Seja para conseguir uma renda extra ou até mesmo para a renda principal, o universo digital oferece muitas possibilidades.

    Porém, é preciso estar atento ao que é certo ao ingressar em um universo online, principalmente em relação às vendas. 

    Neste artigo, mostraremos quais os principais erros que são cometidos por quem está vendendo na internet pela primeira vez, visando auxiliar você a não cometê-los. Continue lendo para conferir.

    Investir em vendas online é promissor?

    O propósito de todo negócio é ter lucro, e a tecnologia pode ser uma grande aliada para esta finalidade. Vender pela internet tem sido uma alternativa que movimenta o mercado e a economia do país, proporcionando bons resultados para os empreendedores.

    Em datas sazonais, por exemplo, as vendas online têm superado o comércio tradicional, sendo um importante braço do mercado, em pleno vapor.

    Com o potencial da internet de se manter presente na vida do consumidor, o setor de e-commerce tem apresentado um enorme crescimento nos últimos anos, trazendo oportunidades em produtos, serviços e negócios digitais.

    Um negócio de abertura de empresa simples pode ter grande destaque nos meios digitais, propiciando praticidade aos consumidores. Para os consumidores, as compras online são sinônimo de praticidade e conforto, além de preços competitivos e atrativos.

    Já para os empreendedores, as vendas online se mostram como um negócio capaz de gerar um bom retorno financeiro, com baixos investimentos.

    Um e-commerce demanda menos gastos com sua operação e, desde que observada sua dinâmica e forma de funcionar, propicia lucro constante.

    Pensar que a dinâmica de uma loja virtual será a mesma dinâmica de uma física é o primeiro erro que você pode cometer. Cada uma apresenta suas particularidades e demanda estratégias próprias.

    9 erros ao vender na internet pela primeira vez

    Investir em estratégias para alcançar seu público-alvo é só o começo para conseguir posicionar sua loja virtual nos mecanismos de pesquisa. É preciso ir além e evitar uma série de erros que podem ser cometidos por quem está dando os primeiros passos nesse meio.

    Desde a promoção dos produtos e serviços, como um eficiente sistema de gestão empresarial, até o relacionamento com o cliente e a logística da venda, são pontos que precisam ser conferidos com cuidado.

    Pontuamos a seguir os erros mais comuns que são cometidos por quem está começando a vender suas soluções na internet. Confira.

    • Ter um layout pouco atrativo

    O layout é um dos primeiros detalhes que são notados pelos usuários ao acessar um ambiente virtual, como um e-commerce. Se você não tiver uma página convidativa e intuitiva, pode perder potenciais clientes já nesse primeiro contato.

    Para que isso não aconteça, ofereça um ambiente funcional e bem organizado, com uma identidade visual atrativa e robusta.

    • Má apresentação dos produtos e/ou serviços 

    Uma loja virtual de acessórios para bolsas precisa oferecer fotos de alta qualidade e que mostrem o produto por diferentes ângulos, para oferecer um bom serviço ao consumidor.

    É fundamental que os usuários possam ver bem os produtos e saber maiores informações, uma vez que não podem tocá-los.

    Outro ponto importante é a descrição dos produtos, que deve ser detalhada. Esse é um fator decisivo para ajudar a posicionar sua página nos mecanismos de busca, então saiba trabalhar com as palavras-chave mais importantes para seu segmento.

    Você pode investir em um bom layout, mas se os seus usuários não conseguirem interagir com os produtos, certamente vão desistir de comprá-los.

    Portanto, utilize imagens com boa resolução, coloque vídeos, mostrando os produtos por diversos ângulos e ofereça opções de zoom.

    Descreva todas as informações importantes de cada produto, informando dimensões, materiais e funcionalidades. Você pode também divulgar produtos complementares, para aumentar o interesse pela compra.

    • Fretes caros

    Uma empresa de implantação de servidores e os mais diversos segmentos precisam estar atentos aos custos com frete para o cliente, especialmente se a concorrência oferecer os mesmos itens com valores mais acessíveis.

    Levando em consideração a qualidade dos serviços de entrega, pesquise por aqueles que ofereçam preços acessíveis ao consumidor.

    • Vender somente através das redes sociais

    As redes sociais são importantes aliadas para fazer vendas online, mas não são o único canal disponível. Nesses ambientes é exigido mais interação e atenção por parte dos empreendedores, pois é preciso rapidez para responder aos usuários.

    Monte uma estratégia de comunicação para as principais plataformas que serão mais adequadas para sua marca, tais como:

    • WhatsApp;
    • Facebook;
    • Instagram;
    • LinkedIn.

    No entanto, é importante não se limitar a estes meios, pois o mundo offline oferece diversas possibilidades para você movimentar seu e-commerce de software para restaurante.

    • Não planejar a logística

    O controle de estoque, a entrega, o frete e a política de troca são importantes pilares da logística de uma loja virtual. Com a entrega e o frete busque opções que ofereçam o máximo de assertividade com prazos, evitando atrasos.

    Faça cálculos precisos para explicar os prazos e os valores para os seus clientes, sempre tomando todo o cuidado para não errar nas estimativas. Estabeleça também uma política de troca concisa e não se desvie dela, atendendo todos os pedidos de forma uniforme.

    Por fim, tenha um bom controle de estoque e um correto armazenamento dos produtos, administrando corretamente cada um de seus itens à venda.

    • Não ter uma gestão financeira eficiente

    Um curso de aeromoça online ou qualquer que seja seu produto comercializado pelas vias online precisa de um meio de pagamento digital.

    Por isso, evite o erro de se concentrar em transferências bancárias para os pagamentos, o que é antiprofissional e não oferece a segurança que você e o cliente precisam.

    Tenha uma eficiente gestão financeira, tomando muito cuidado para não misturar fluxos de caixa pessoal e do seu e-commerce. Esse é um erro comum cometido por principiantes, mas que deve ser evitado para propiciar uma boa gestão financeira.

    Com um fluxo de caixa saudável e sob controle, você pode tomar boas decisões de compra, negociação e investimentos.

    • Não se dedicar ao atendimento ao cliente 

    Quando um negócio não está indo bem é preciso centralizar o foco no cliente, e não apenas no produto. Pensar no produto antes do cliente é um erro muito mais comum do que você pode imaginar, e esta inversão pode fazer toda a diferença.

    Para que um produto tenha sucesso no mercado, é essencial que ele ofereça aquilo que o consumidor procura. Dessa forma, para ter sucesso nas vendas de sua loja online é preciso buscar respostas diretamente no cliente antes do produto.

    Ouça, observe, procure e converse com o seu público. Entenda qual é sua demanda central e elabore sua segmentação de mercado. Sua marca de fornecedor de software estabelece uma relação com o consumidor e essa relação precisa ser valorizada.

    O atendimento é um ponto-chave para garantir bons relacionamentos, por isso esteja sempre pronto para responder a dúvidas e reclamações, mostrando o quanto você se importa com a satisfação do cliente.

    • Não fazer a divulgação offline

    Não caia no erro de esquecer de atuar offline, mesmo que seu negócio seja online, pois esse é um grande erro na hora de divulgá-lo. Tanto no mundo virtual quanto no físico, as pessoas precisam conhecer seu negócio, ou seja, é preciso estar presente.

    Para conseguir boas vendas, será preciso ir além dos canais digitais e investir em estratégias offline, pois é preciso fazer sucesso com o público real.

    • Não diversificar as formas de pagamentos

    Esse é um erro que pode acontecer tanto nas vendas pela internet quanto em uma loja física. Diante disso, é essencial oferecer diferentes alternativas para o cliente pagar, facilitando a compra ao máximo possível.

    Esse é um importante fator que diferencia um negócio, como uma assessoria contábil, que é competitiva no mercado, sendo um importante fator para tal.

    Ofereça opções como cartão de débito e de crédito, boletos, e até outras alternativas, como Paypal, Bcash ou PagSeguro.

    Considerações Finais

    Além destes 9 erros que pontuamos neste artigo, existem dois pontos que também precisam de atenção. Não tenha pressa para obter resultados e busque realmente entender o mercado, principalmente o seu público-alvo.

    Tenha foco e persistência, seja proativo e desenvolva uma boa estratégia comercial para seu e-commerce. Pesquise sobre seu nicho e sobre seu público para descobrir se realmente existe uma boa demanda sobre seu produto ou serviço.

    Conheça seu cliente e saiba para quem você está vendendo, criando um diálogo direto e próximo. Estabeleça uma boa estratégia de marketing, ampliando as possibilidades nos diferentes canais de comunicação.

    E principalmente, jamais desista de seus objetivos e metas, que devem ser bem traçados, a curto, médio e longo prazo.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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