Michael Campos

Entenda o que são cookies na internet

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    Em sua forma mais básica, os cookies na internet são cadeias de texto que os sites salvam no disco rígido. Eles servem como uma ferramenta de memória e são capazes de reconhecer seu comportamento online e lembrar de suas ações. 

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    Embora isso possa parecer negativo, os cookies são, na verdade, o que faz a World Wide Web funcionar da maneira que funciona. 

    Quer esteja a fazer compras online, a iniciar sessão numa conta ou a navegar na Internet, os cookies são responsáveis ​​pela sua experiência online global e podem funcionar como um sistema de monitoramento em nuvem para as empresas.

    Saiba mais sobre o que são os cookies, quais os tipos existentes e qual sua relação com a Lei Geral de Proteção De Dados. Acompanhe!

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    O que são cookies?

    Cookies são arquivos de texto com pequenos pedaços de dados – como nome de usuário e senha – que são usados ​​para identificar seu computador quando você usa uma rede de computadores. 

    Cookies específicos, conhecidos como cookies HTTP (tipo de página da web), são usados ​​para identificar usuários específicos e melhorar sua experiência de navegação na web.

    Os dados armazenados em um cookie são criados pelo servidor em sua conexão. Esses dados são identificados com uma identificação exclusiva para você e seu computador.

    Quando o cookie é trocado entre o seu computador e o servidor de rede, o servidor lê o ID e sabe quais informações servem especificamente para você, funcionando como um tipo de brindes personalizados para feiras, por exemplo.

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    Para que são usados ​​os cookies?

    Os sites usam cookies HTTP para otimizar suas experiências na web. Sem os cookies, você teria que fazer o login novamente após sair de um site ou reconstruir seu carrinho de compras se você fechar a página acidentalmente. 

    Isso torna os cookies uma parte importante da experiência na Internet. Com base nisso, você vai querer entender por que vale a pena mantê-los e quando não é. Veja como os cookies devem ser usados.

    Gerenciamento de sessão

    Por exemplo, os cookies permitem que os sites de papel para modelagem reconheçam os usuários e lembrem suas preferências e informações de login individuais, como notícias de esportes versus política.

    Personalização

    Publicidade personalizada é a principal forma de os cookies serem usados ​​para personalizar suas sessões. Você pode visualizar certos itens ou partes de um site, e os cookies usam esses dados para ajudar a construir anúncios direcionados que você possa gostar.

    Rastreamento

    Os sites de compras usam cookies para rastrear os itens que os usuários visualizaram, permitindo que os sites enviem outros produtos de que possam gostar e mantenham os itens nos carrinhos de compras enquanto continuam comprando.

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    Embora isso seja principalmente para seu benefício, os desenvolvedores da Web também aproveitam muito essa configuração por meio de software de gestão empresarial para registro de informações.

    Os cookies são armazenados no seu dispositivo localmente para liberar espaço de armazenamento nos servidores de um site. Por sua vez, os sites podem personalizar enquanto economizam dinheiro em manutenção de servidor e custos de armazenamento.

    Tipos de cookies

    Existem três tipos de cookies de computador: sessão, persistente e de terceiros. Esses arquivos de texto virtualmente invisíveis são todos muito diferentes. 

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    Cada um com sua missão, esses cookies são feitos para rastrear, coletar e armazenar quaisquer dados que as empresas solicitem.

    Cookies de sessão

    Cookies de sessão são cookies temporários que memorizam suas atividades online. Como os sites não têm memória, sem esses cookies, o histórico de navegação do seu site estaria sempre em branco. 

    Na verdade, a cada clique que você faria, o site o trataria como um visitante totalmente novo. Um bom exemplo de como os cookies de sessão são úteis são as compras online. Ao fazer compras online, você pode finalizar a compra a qualquer momento. 

    Isso ocorre porque os cookies de sessão rastreiam seu movimento. Sem esses cookies, sempre que você fosse para o check-out, seu carrinho estaria vazio. Ou seja, funcionam como um serviço de sinalização de trânsito te direcionando para a compra.

    Em última análise, os cookies de sessão ajudam você a navegar pela Internet, lembrando-se de suas ações e expiram assim que você fecha uma página da web.

    Cookies persistentes

    Os cookies persistentes (também conhecidos como cookies primários) funcionam rastreando suas preferências online. Quando você visita um site pela primeira vez, ele está com a configuração padrão. 

    Mas se você personalizar o site para se adequar às suas preferências, os cookies persistentes irão lembrar e implementar essas preferências na próxima vez que você visitar o site. 

    É assim que os computadores lembram e armazenam suas informações de login, seleção de idioma, preferências de menu, marcadores internos e muito mais. É como um tipo de sistema de automação comercial que automaticamente faz tudo.

    Cookies persistentes, permanentes e armazenados são termos usados ​​indistintamente, pois esses cookies são armazenados em seu disco rígido por (normalmente) um longo período de tempo. 

    O cronograma do cookie irá variar dependendo da data de expiração. Mas, quando essa data for atingida, o cookie será excluído, junto com tudo o que você personalizou.

     Felizmente, os sites preferem ter uma vida útil longa para que os usuários possam aproveitar ao máximo suas preferências pessoais.

    Os cookies persistentes são usados ​​para duas finalidades principais: autenticação e rastreamento.

    Autenticação

    Esses cookies rastreiam se um usuário está logado e com que nome. Eles também simplificam as informações de login, para que os usuários não precisem se lembrar das senhas do site.

    Rastreamento

    Esses cookies rastreiam várias visitas ao mesmo site ao longo do tempo. Alguns comerciantes online, por exemplo, usam cookies para rastrear visitas de usuários específicos, incluindo as páginas e produtos visualizados. 

    As informações que obtêm permitem sugerir outros itens que podem interessar aos visitantes. Gradualmente, um perfil é construído com base no histórico de navegação do usuário naquele site.

    Cookies de terceiros

    Os cookies de terceiros, também chamados de cookies de rastreamento, coletam dados com base em seu comportamento online. Sua empresa de serviços da contabilidade, por exemplo, pode saber quem visitou o site nas últimas horas e personalizar anúncios.

    Quando você visita um site, cookies de terceiros coletam vários tipos de dados que são então repassados ​​ou vendidos aos anunciantes pelo site que criou o cookie. 

    Rastreando seus interesses, localização, idade e tendências de pesquisa, esses cookies coletam informações para que os profissionais de marketing possam fornecer a você anúncios personalizados.

    Esses são os anúncios que aparecem nos sites que você visita e exibem conteúdo relevante aos seus interesses.

    Ao rastrear seus hábitos e fornecer anúncios direcionados, os cookies de terceiros têm uma finalidade útil para os profissionais de marketing, mas podem parecer incômodos e intrusivos para os usuários da Internet. É por isso que você tem a opção de bloqueá-los.

    Cookies flash

    Os cookies Flash, também conhecidos como ‘super cookies’, são independentes do navegador da web. Eles são projetados para serem armazenados permanentemente no computador do usuário. 

    Esses tipos de cookies permanecem no dispositivo do usuário mesmo após todos os cookies terem sido excluídos do navegador da web.

    Cookies Zumbis

    Cookies zumbis são um tipo de cookie flash que são recriados automaticamente depois que um usuário os exclui. Isso significa que são difíceis de detectar ou gerenciar. 

    Eles são frequentemente usados ​​em jogos online para evitar que os usuários trapaceiam, mas também têm sido usados ​​para instalar software malicioso no dispositivo do usuário.

    Mensagens de cookie: tipos e quais sites precisam

    Qualquer site que precise da coleta de dados pessoais de alguém, deve exibir um tipo de mensagem de cookie, que seria a solicitação de consentimento em algum ponto da tela. Esse consentimento pode aparecer nos seguintes formatos:

    • No rodapé;
    • No cabeçalho;
    • Deslizante;
    • Em barra que flutua;
    • Em banner com imagem chamativa;
    • Em mensagem minimalista.

    Todos esses meios podem e devem ser usados em seu site se você precisa da coleta de algumas informações do usuário. Vale usar da comunicação visual para empresas para manter seu cookie bem chamativo.

    Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e os cookies

    No Brasil, existe a lei de número 13.709 de 14 de agosto de 2018 que estabeleceu algumas diretrizes para o uso dos dados pessoais dos internautas, o que vale inclusive para coleta e armazenamento pelos cookies.

    Essa lei estabelece alguns princípios sobre o uso dos dados e passa a exigir o consentimento de qualquer site da internet para posse das informações dos internautas.

    Dessa forma, os cookies passaram por uma maior fiscalização e regulação, reduzindo o número de fraudes.

    Contudo, se sua empresa precisa desses cookies para ajudar o cliente no processamento de dados do site, é importante que você solicite sempre o consentimento para respeitar a lei e não violar o direito de restrição de acesso às informações pessoais.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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