Michael Campos

Entenda o que é Buzz Marketing e como utilizar no seu negócio

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    O Buzz Marketing é uma estratégia que tem sido cada vez mais aplicada por empresas dos mais diversos setores, uma vez que seu potencial de conversão é muito grande. Isso torna essa estratégia uma das principais do marketing digital na atualidade.

    Trata-se de realizar a captação de clientes e da atenção dos consumidores buscando um aumento em comentários.

    Através do uso de vários gatilhos, sejam eles mentais ou emocionais, você consegue uma estrutura de publicidade maior para, por exemplo, a sua fábrica de camisetas promocionais ou qualquer outro negócio.

    Quando você inicia uma empresa, é importante que as pessoas saibam quem você é. Assim, estar na boca do povo é um dos principais métodos de alcançar sucesso comercial para qualquer marca que está entrando no mercado, principalmente nos dias de hoje.

    Por conta dos processos de transformação digital que afetam várias áreas no mundo inteiro, uma série de avanços tecnológicos têm sido popularizados, principalmente com relação ao acesso à internet e a dispositivos móveis.

    Por conta disso, a maioria das pessoas acaba tendo muita informação o tempo todo, e se destacar nesse mercado se torna um conceito essencial. Quanto mais as pessoas falarem sobre suas ações ou sobre seu produto ou serviço, mais você estará em alta no mercado.

    Se essa técnica for explorada com atenção e qualidade, você pode atingir resultados impressionantes dentro do conceito de Buzz Marketing com sua loja de brindes personalizados para comprar ou qualquer outra.

    Entenda o que é Buzz Marketing

    O termo Buzz vem do inglês, e normalmente representa animação e agitação em cima de um assunto específico, também podendo ser utilizado como burburinho ou comentários constantes.

    Embora esses termos normalmente se apliquem de forma negativa em um contexto fora do mercado, para o marketing é uma abordagem estratégica altamente funcional.

    A ideia por trás do buzz marketing não é que as pessoas falem bem ou mal de um determinado produto ou serviço, mas que estejam dialogando sobre estes itens, gerando discussões e fazendo com que sua marca fique mais tempo na cabeça das pessoas.

    Para gerar esse tipo de engajamento, entretanto, dificilmente você conseguirá com uma ação simples de mercado, principalmente se esta ação não se destacar de maneira mais direta.

    Desse modo, independentemente do canal de comunicação que você use, é preciso atrair o interesse do consumidor em, por exemplo, locação de impressoras São Bernardo do Campo ou qualquer outro serviço.

    Por conta disso, ações de Buzz Marketing são pensadas com muito cuidado, usando inovação e criatividade para trabalhar com o tipo de ação que fará as pessoas comentarem imediatamente o que você está ofertando.

    Além disso, é importante ter em mente que você precisa saber com quem está se comunicando. É fundamental para que sua estratégia funcione corretamente que suas aplicações sejam planejadas com base em seu público-alvo.

    O público-alvo é o grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão de consumir de sua marca é muito grande. Estas pessoas costumam ter vários pontos em comum que ajudam você a estruturar sua campanha.

    Além disso, caso você esteja buscando resultados mais direcionados e menos genéricos, a criação de personas pode ser o caminho certo para conseguir suas respostas do que pode gerar o melhor buzz para suas ações de marketing de mochilas personalizadas com rodinhas, por exemplo.

    Uma persona é uma figura fictícia, criada com base no público-alvo de sua marca em conjunto com informações coletadas de transações efetuadas anteriormente. Por conta disso, uma persona possui informações relevantes e em grande quantidade.

    Além de trabalhar com dados comuns como a criação de um nome, profissão e até mesmo a renda mensal dessa figura, você também deve pensar em como trabalhar o perfil psicológico da persona, com informações como:

    • Medos;
    • Desejos;
    • Padrões de consumo;
    • Ideais.

    Dessa forma, você acaba com uma figura muito mais complexa e pautada na realidade, que pode ajudá-lo a entender como chegar em seus clientes com mais assertividade e alcançar resultados impressionantes.

    Trabalhando com o buzz marketing

    Embora seja uma estratégia altamente funcional, é preciso tomar alguns cuidados quando lidar com esse tipo de estratégia para vender displays personalizados, por exemplo,. Em um primeiro momento, é importante ter em mente que esse modelo não é planejado para atingir um grande alcance.

    Isso não significa que uma ação de buzz marketing não alcançará muitas pessoas, mas o foco estratégico não pensa sobre isso. É mais importante que a ação atinja as pessoas certas do que uma grande quantidade de pessoas.

    Se as pessoas-chave começarem a falar sobre a campanha, produto ou serviço da marca, isso significa que você estará no caminho certo para esse tipo de atividade. Além disso, é importante pensar nos efeitos colaterais que o buzz marketing pode causar.

    Normalmente, para conseguir atingir o resultado adequado, você acabará caindo em temas polêmicos para gerar o buzz corretamente. Entretanto, se não houver um estudo de impacto e um preparo para trabalhar com isso, é possível receber um resultado negativo.

    É importante que você leve em conta em primeiro lugar a responsabilidade. Ela é muito maior do que o impacto que será causado, por isso é muito importante que você consiga compreender o contexto social em que se encontra.

    Piadas podem ser muito divertidas e atrair o público, mas se forem mal colocadas podem soar ofensivas para as pessoas, o que gera um impacto muito mais negativo em sua companhia. Pensar no nome da marca é sempre importante, uma vez que ele deve ser protegido.

    Se você pretende usar a polêmica, certifique-se de que não será ofensivo. Dessa forma, você consegue resultados adequados e de forma ética, sem precisar apelar e conseguindo conquistar um buzz mais positivo para sua marca de balões para aniversário infantil.

    Gatilhos de Buzz Marketing

    Para gerar os resultados adequados para o Buzz marketing, é importante entender que tipo de assunto faz as pessoas comentarem sobre sua marca, e que tipo de resultado esse gatilho costuma gerar.

    Dessa forma, você consegue trabalhar com o diálogo muito mais aberto, usando alguns gatilhos em particular que geram um resultado muito mais satisfatório.

    É importante ter em mente, entretanto, que nem todas as empresas são iguais, e nem sempre os resultados conquistados por uma companhia com esse tipo de ação de marketing será o mesmo para as outras.

    Por isso, trabalhar com os gatilhos de buzz marketing adaptando-os à sua realidade e escolhendo aqueles que mais se conectam com sua empresa é um passo fundamental, que acaba gerando um interesse muito maior da parte dos consumidores para controle de acesso.

    Tabu

    O tabu lida com o conceito de proibição. Tudo aquilo que soa proibido aos olhos da sociedade, parece imoral ou errado para algum grupo específico de pessoas. Isso não significa lidar com assuntos que saiam do escopo da lei, mas sim temas controversos.

    Nesse tipo de interação, é comum utilizar o tabu como uma fonte de debate e diálogo, que permita que todas as partes se manifestem e apresentem seus argumentos. Entretanto, trata-se de uma esfera que requer muito cuidado.

    As chances de você ofender alguém trabalhando com o tabu são muito grandes, sobretudo em relação às minorias em geral. Por isso, todo o cuidado é pouco quando estiver trabalhando com este gatilho.

    Choque

    O gatilho de choque é um dos mais utilizados em estratégias de marketing, em grande parte por lidar com uma ação que trabalha diretamente com os conceitos e pontos de vista dos consumidores.

    Quanto mais você consegue chocar os espectadores, mais buzz isso acaba gerando, uma vez que as pessoas começarão a comentar sobre o evento que aconteceu em sua estratégia e como isso os impactou.

    Aqui, o cuidado também é importante, principalmente porque o foco deve ser chocar as pessoas de forma positiva. O choque negativo pode gerar repulsa e diminuir suas vendas consideravelmente.

    Segredo

    O gatilho dos segredos trabalha com a base da mentalidade humana. As pessoas são curiosas por natureza, e ações que trabalham de forma secreta acabam aumentando muito o interesse dos consumidores.

    A vontade de procurar pistas, criar teorias e comentar a respeito com outras pessoas, criando grupos de debate e diálogo para esse tipo de ação de uma confecção de uniformes profissionais, por exemplo, acaba gerando um interesse muito maior.

    Até mesmo o momento da revelação acaba se tornando importante, uma vez que as pessoas gostam de ver o mistério sendo desvendado e descobrir o quão perto da resposta eles estavam.

    Considerações finais

    Se utilizado de maneira correta, o buzz marketing tem um enorme potencial de retorno, uma vez que fortalece a marca no mercado e faz muito mais pessoas se interessarem no que você tem a dizer.

    Por isso, é muito importante saber como trabalhar com esse tipo de recurso, evitando problemas de comunicação e polêmicas que possam gerar um impacto negativo, conseguindo um buzz mais efetivo, aumentando o interesse em produtos de sua marca.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade