Michael Campos

Entenda o motivo de trabalhar o endomarketing

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    Atualmente, sabemos que os funcionários fazem uma grande diferença competitiva para qualquer negócio. Por isso, é preciso mantê-los engajados, informados e comprometidos com os resultados da empresa e o endomarketing desempenha um papel crucial.

    Pensando nisso, criamos esse conteúdo para você. Continue lendo para entender o endomarketing, suas vantagens e como uma empresa pode aplicá-lo de forma eficiente. 

    O que é endomarketing?

    O marketing sempre foi sinônimo de atividades voltadas para o cliente final e que buscam engajar as decisões de compra e fidelização. Mas isso mudou e é cada vez mais comum ver empresas implementando o marketing com um foco interno.

    O endomarketing é o melhor exemplo disso. Em termos gerais, é um grupo de estratégias de marketing que se concentram no ambiente interno de uma empresa, especialmente seus funcionários. Seu objetivo é fazer com que as pessoas gerem resultados.

    A realidade é que a um funcionário insatisfeito e cujas necessidades não são atendidas pela empresa é impossível proporcionar ao cliente a experiência única que desejamos.

    Podemos definir o endomarketing como um processo de gestão que visa vender a empresa aos próprios colaboradores. Assim, o time de empresas que fazem camisetas personalizadas pode se tornar mais engajado na produção, por exemplo.

    Algumas pessoas chamam essa estratégia de “Marketing Interno”, porque forma a percepção dos funcionários sobre a empresa, considerando suas reivindicações e apresentando novas formas de transformá-los em evangelistas da marca.

    Isso significa que todas essas pessoas têm uma percepção diferente daquele negócio: passam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

    Principais vantagens associadas

    Uma estratégia de endomarketing bem-sucedida, como também é conhecida, beneficia a empresa de diversas maneiras, em todos os níveis e em todas as áreas. Desta forma, é possível construir um negócio sólido, próspero e atraente para os investidores. 

    Confira as suas vantagens:

    • Aumentar a lealdade dos funcionários;
    • Otimizando a motivação interna;
    • Reduzindo a rotatividade de trabalhadores;
    • Melhorar o clima organizacional;
    • Melhorar a qualidade de vida no trabalho.

    Dessa forma, o endomarketing pode ser traduzido como atividades que envolvem incentivos (prêmios) ou mesmo atividades que valorizam os colaboradores. Não custa nada para a empresa, mas faz toda a diferença.

    Por que trabalhar o endomarketing é importante

    O endomarketing traz diversos benefícios para o seu ambiente de trabalho e o torna mais leve. Confira abaixo quais as principais vantagens de investir no endomarketing.

    1. Promover eventos para o público interno

    A realização de eventos direcionados aos colaboradores é uma estratégia ganha-ganha: os colaboradores ficam felizes e satisfeitos por fazerem parte da equipe, enquanto, por sua vez, oferece treinamento e aumenta a produtividade .

    Alguns dos eventos mais interessantes para os estágios públicos são as palestras, workshops sobre processos de trabalho, café da manhã com o objetivo de integrar as equipes, entre outros encontros.

    1. Manter um canal de comunicação eficiente

    Poucas coisas deixam um colaborador tão frustrado e desmotivado quanto a sensação de não ser ouvido, ou seja, de ser ignorado por seus superiores e por todo o grupo da empresa de mochilas personalizadas para brindes, por exemplo.

    Portanto, uma das melhores práticas do endomarketing é construir um eficiente canal de comunicação interna, por meio do qual os funcionários possam falar e ser atendidos e, por outro lado, a organização se comunicar com todos.

    Sendo assim, pode-se adotar soluções como o bom e velho e-mail, grupos de WhatsApp, redes sociais internas, uma solução na intranet ou outros canais adequados ao porte e perfil de sua organização de impressão em grandes formatos.

    1. Fornecer uma política de benefícios

    Assistência médica e vale-refeição são o básico de uma política de benefícios, mas pode ir muito além ao oferecer benefícios como descontos em produtos ou serviços empresariais, incentivo à formação e prática de esportes, folgas, entre outros.

    Alguns benefícios podem estar atrelados aos resultados da equipe, mas de forma equilibrada, ou seja: sem que os funcionários sintam que o relacionamento não é vantajoso.

    Por fim, é importante consultar a legislação trabalhista com o objetivo de verificar se sua política de benefícios não apresenta entraves políticos. Assim, vender decoração de natal para cidades pode ser mais fácil com funcionários felizes.

    1. Distribuir materiais de divulgação interna

    Por meio dos materiais internos, que podem ser físicos, como panfletos e banners, ou digitais, como vídeos institucionais e e-mail marketing, é possível valorizar a imagem do próximo aos colaboradores.

    Os materiais podem conter informações sobre o plano de carreira oferecido aos colaboradores, os princípios e valores da organização, suas práticas de valorização da equipe ou ainda ações socioambientais. 

    O importante é ser honesto e, claro, usar uma linguagem que seja estratégia da empresa. Boas opções podem ser panfletos online ou físicos, adesivo impresso, vídeos, infográficos e blogs.

    1. Realizar pesquisas de clima organizacional

    Não adianta promover boas práticas de endomarketing se não se pode certificar os resultados positivos.

    Por esse motivo, é importante desenvolver e aplicar pesquisas de clima organizacional , afinal, se as pessoas se sentem bem em seu ambiente de trabalho, a tendência é que os resultados aumentem.

    Use formulários de perguntas e respostas e garanta o anonimato dos participantes para que se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões com sinceridade.

    Assim, você promoverá maior engajamento da sua equipe de serviço de digitalização de documentos, por exemplo, e permite que haja maior produtividade na execução das atividades.

    Após a pesquisa, análise os dados, identifique os pontos a serem melhorados e planeje novas estratégias para melhorar o clima organizacional.

    Neste mundo cada vez mais competitivo, anunciar apenas para o público-alvo do negócio não é mais suficiente, pois é importante que seus funcionários se sintam motivados e felizes em atender o tempo, o que melhora a produtividade e os resultados.

    Como aplicar o endomarketing na sua empresa

    Agora que você já sabe das principais vantagens do endomarketing, confira algumas dicas de como aplicar efetivamente na sua empresa.

    Estabeleça canais de comunicação interna

    O nome da comunicação diz tudo, e se você deseja se comunicar e se comunicar bem com seus funcionários, crie um canal para fazer essa interação. Essa é uma dica valiosa para criar interação entre o público e a empresa. 

    Existem várias plataformas no mercado. Além disso, é importante fornecer alternativas para ouvir os funcionários. Estabeleça canais de comunicação bidirecionais, onde cada colaborador possa dar a sua opinião e receber uma resposta.

    Definir um treinamento com foco na cultura da empresa

    Essa é uma parte essencial do endomarketing, é nesta fase que o desenvolvedor já está começando a se integrar à empresa. Os valores institucionais devem ser vistos pelo colaborador como parte dele mesmo.

    Além disso, é necessário fazer com que toda a empresa incluindo dirigentes e gestores entendam a importância desses valores que, muitas vezes, são vistos como modelos a serem seguidos por outros dirigentes.

    Programas de prêmios e reconhecimento

    Esses métodos são a melhor forma de mostrar aos funcionários o valor que eles tem para a instituição, e que seus esforços são reconhecidos e recompensados. Além disso, eles se sentem mais motivados para vender aluguel de tendas para festas.

    Existem várias formas de premiar, por exemplo, uma folga, uma viagem patrocinada pela empresa, passaportes para parques, ingressos para espetáculos, cinema, boliche e até mesmo um certificado.

    Ofereça benefícios

    Isso não precisa significar um grande gasto para a empresa, mas mostra ao desenvolvedor que ele é reconhecido e valorizado. 

    Por isso, uma dica é ir em busca de parcerias e parceiros, com proximidade ao local de trabalho, como academias, cursos de idiomas e restaurantes. 

    Outra forma é introduzir horários de trabalho flexíveis ou opções como o home office (trabalhar em casa). Além de beneficiar seus colaboradores, é uma forma de promover mais qualidade de vida, aumentar a produtividade e construir uma imagem positiva da marca.

    Promova reuniões colaborativas

    As relações pessoais têm muito a ver com os profissionais, portanto, mais momentos de descontração e integração entre os colaboradores. Dessa forma, os funcionários se sentem parte do serviço de projeto de controle de acesso e ficam satisfeitos.

    Os mais comuns são, happy hours, mas você pode ir além, como grupo de estudos, atividades físicas, campanhas sociais, entre outros eventos.

    Invista em atividades motivacionais

    São importantes para manter os funcionários satisfeitos com o trabalho e atuando em seu melhor nível de produtividade. Navegue para realizar atividades como palestras e seminários motivacionais, com foco no que seus funcionários precisam ouvir.

    Analise os resultados

    A melhor maneira é fazer pesquisas para identificar o clima institucional. É necessário avaliar se essas estratégias estão funcionando. Para isso, você pode realizar pesquisas de satisfação entre os funcionários.

    Engajar os colaboradores e mostrar que com esse processo todos vão ganhar e mostrar para cada um de sua importância no processo de implantação, parece simples, mas não é, pois tenho toda uma cultura envolvida no contexto

    A dica é dedicação e persistência. E lembre-se que as ações de endomarketing não podem ser utilizadas apenas em um momento em que a empresa passa por um momento difícil, o planejamento interno de endomarketing deve ser traçado a partir dos valores.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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