Michael Campos

Entenda como funciona o algoritmo do Google e como alavancar seus negócios

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    Para conseguir um bom posicionamento da sua página nas SERP (Search Engine Results Page) do Google, as páginas de resposta deste mecanismo de busca, é preciso conhecer o algoritmo do Google, seu funcionamento, atualizações e novidades.

    Este buscador já não é mais uma ferramenta apenas para pesquisas, mas sim uma poderosa ferramenta de vendas, e saber utilizar o mesmo de forma correta é importante para obter destaque nos negócios.

    Com a popularização da internet nos últimos 20 anos, o comportamento do consumidor vem se diferenciando, e hoje, dificilmente um processo de compra começa sem uma pesquisa nos ambientes digitais.

    E 91% de todas as pesquisas feitas na internet são realizadas no Google, segundo a StatCounter. Por isso ele é nosso foco.

    Se você quer saber mais sobre como colocar o site da sua empresa de venda de balões metalizados nos primeiros resultados do buscador, este artigo é para você.

    Trataremos sobre o funcionamento do algoritmo do Google, além de estratégias para um melhor rankeamento voltado para a ferramenta. Leia até o fim e confira.

    O SEO e seu grande desafio

    Entender o funcionamento do algoritmo do Google é um dos grandes desafios do SEO, sigla para Search Engine Optimization.

    Essa expressão, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca, é a área que compreende as estratégias voltadas para o melhor rankeamento das páginas.

    Algumas dicas são dadas pelo Google, mas os segredos para as primeiras posições são muito bem guardados pela empresa. O SEO está intimamente ligado ao tráfego orgânico, ou seja, aquele que não depende dos anúncios e investimentos.

    A política da empresa é buscar e oferecer a melhor experiência para seus usuários, e entender esse ponto-chave, é o que mudará sua perspectiva. 

    É muito importante perguntar como será a melhor resposta quando alguém procurar por “locação de impressora São Paulo”, por exemplo.

    Responder essa pergunta é o grande desafio do SEO, e o caminho para sua marca trace a melhor estratégia de otimização, de forma a ganhar mais visibilidade, autoridade e tráfego orgânico, estando entre os primeiros resultados.

    O algoritmo do Google e como ele funciona

    Um algoritmo é o conjunto de operações lógicas que definem o funcionamento de um software. Neste caso, trata-se do conjunto de operações que definem como as buscas são realizadas e apresentadas ao usuário.

    Nos primórdios da história do buscador, era muito simples “enganar” o algoritmo com algumas más práticas, conhecido como black hat, como a repetição de palavras-chave.

    Atualmente, o Google conta com diversas atualizações que compreendem questões como a lógica do texto, a informatividade do conteúdo e sua originalidade.

    O funcionamento deste algoritmo se divide, basicamente, em quatro partes: o rastreamento, a indexação, o rankeamento e o encontro de respostas úteis. 

    Pegue o seu bloco de anotações com caneta personalizado e vamos entender melhor sobre estas etapas.

    Rastreamento (Crawling)

    O rastreamento é o processo de varredura em toda a rede, mapeando todo o conteúdo criado e disponibilizado, e que ocorre a todo momento, independentemente de haver uma busca.

    O Googlebot, o programa do Google desenvolvido especificamente para o rastreamento de novas páginas, busca continuamente por novas URLs por meio dos links das páginas já indexadas em seu gigantesco banco de dados.

    Dessa forma, a estratégia mais básica de SEO é criar um site para sua empresa de serviço de digitalização de documentos, que possa ser encontrado e lido pelo Googlebot.

    Opte por site em HTML, uma vez que site em flash não podem ser lidos pelo robô. Organize sua página e disponibilize seu sitemap, um arquivo que mostra a estrutura de seu site “falando” diretamente com o algoritmo.

    Indexação (Indexing)

    O segundo passo é a indexação de todas as URLs rastreadas ao banco de dados do buscador, o chamado Índice da Pesquisa. Sendo uma grande biblioteca que compreende todas as páginas e arquivos já indexados, está em constante atualização, a todo momento. 

    Neste índice, ficam organizadas informações referentes a cada página, como o tempo de carregamento, a data de criação e o conteúdo em si, os textos.

    Também se registra todas as palavras-chave, e a Inteligência Artificial do buscador, permite a identificação de quais são as mais importantes, conforme seu contexto, locais que aparecem e frequência, em um sistema tão moderno quanto um controle de acesso digital. 

    Rankeamento (Ranking)

    Aqui está o grande segredo do Google, onde os algoritmos de rankeamento definem quais serão as melhores respostas para cada tipo de entrada no mecanismo de busca.

    A palavra aqui é relevância. Estes algoritmos vasculham o índice buscando a melhor página, que seja mais relevante para cada busca, analisando uma série de fatores de rankeamento.

    Estima-se que existam mais de 200 fatores, mas, como colocamos, eles estão entre os grandes segredos do Google. 

    Segundo estudos, alguns deles são:

    • Velocidade do site;
    • Usabilidade;
    • Design responsivo;
    • Taxa de cliques na SERP;
    • Qualidade dos backlinks;
    • Tempo de permanência na página.

    Além disso, fatores como o histórico de busca de um usuário e sua localização também interferem no rankeamento. As SERPs são personalizadas para cada usuário, com base em suas configurações pessoais e histórico.

    É assim que o Google entende as intenções de busca, dando a melhor resposta para diferentes buscas, uma vez que um usuário pode pesquisar por “etiqueta para balança” com diferentes complementos de intenções.

    E por fim, a qualidades das SERPs também é avaliada por pessoas em todo mundo, que dão feedbacks sobre sua experiência. São diversos os estudos e as pesquisas de SEO para entender melhor os fatores de rankeamento

    No YouTube, os canais do Google e Google Webmasters, podem trazer muito insights, pois estão recheados de dicas pelos próprios desenvolvedores da plataforma.

    Outra fonte de conhecimento importante para profissionais de SEO é o documento Search Quality Rater Guidelines. Ele informa as diretrizes do Google em relação à avaliação de qualidade e indexação dos resultados pelos avaliadores externos.

    Respostas úteis

    A partir de 2012, o Google alterou um pouco a forma de exibir seus resultados, de forma que o processo agora não para no rankeamento.

    Com o Knowledge Graph, ou Mapa de Conhecimento, um grande banco de dados com as informações mais categóricas, permitiu-se então que o próprio Google entregue respostas prontas, como para fatos históricos, sessões de cinema, entre outros.

    Isso, assim como todas as atualizações, reforçamos aqui, são voltadas para a melhor experiência do usuário.

    Como melhorar o rankeamento e montar uma estratégia?

    Separamos a seguir algumas dicas para você melhorar o rankeamento de seu site de mochilas executivas para notebook, assim como dicas para desenvolver suas estratégias com base no algoritmo do Google. Confira:

    1. Otimize o conteúdo para featured snippets

    Com respostas direcionadas às perguntas dos clientes, facilitará para que o Google lhe considere a melhor resposta.

    1. Inclua palavras-chave long tail

    As palavras-chave de cauda longa são mais específicas, por isso elas têm um volume menor de busca, mas são muito mais direcionadas, como “bolsa de brindes personalizados em São Paulo”, por exemplo.

    1. Atualize regularmente o conteúdo 

    Preze por um conteúdo sempre atualizado, com estatísticas mais recentes. As atualizações são uma importante estratégia de SEO.

    1. Mantenha uma boa navegação no site 

    Tanto requisitos técnicos como tempo de carregamento, quanto o design e layout da página devem ser criteriosamente analisados.

    1. Adapte o conteúdo para dispositivos móveis

    Atualmente, a maior parte das pesquisas e acessos aos buscadores vêm de dispositivos móveis, como tablets e celulares, então é importante que seu site seja responsivo e se adapte a eles.

    1. Use o Search Engine Console 

    Esta é uma ferramenta gratuita do próprio Google feita para quem busca formas de aprimorar o rankeamento e o desempenho de sua página, fornecendo métricas como clique na posição na SERP.

    1. Faça análises de dados 

    Contar com uma cultura de análises de dados, ou data-driven, auxilia para que os profissionais se mantenham sempre atualizados, identificando problemas e oportunidades mais rapidamente.

    1. Implementar técnicas de Growth 

    Busque sempre por técnicas que focam naquilo que realmente importa para o seu negócio, sempre em busca de melhorias. Este é o tipo de mentalidade esperada de quem pretende se destacar no Google e no mercado.

    1. Monitore resultados

    Por último, mas não menos importante, monitore seus resultados. É o acompanhamento frequente que permitirá a identificação de erros e permite o desenvolvimento de novas estratégias.

    Considerações Finais

    Neste artigo, você pode conferir como funciona o algoritmo do Google, e viu que, na verdade, ele é um conjunto de algoritmos e softwares, delineados para o rastreamento, a indexação, o rankeamento e o fornecimento de respostas úteis.

    Aqui, você também viu 9 dicas para alavancar seu negócio utilizando o Google ao seu favor, e de como pode montar uma estratégia com base nesses conhecimentos.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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