A DA (Autoridade de Domínio) é um sistema de pontuação que classifica o mecanismo de pesquisa desenvolvido pela Moz. Sua função é prever a probabilidade de um site ser classificado nas páginas das SERPs, ou páginas de resultados dos mecanismos de busca.
As pontuações da Autoridade de Domínio variam de um a cem, sendo as pontuações mais altas, correspondentes a maior probabilidade de classificação.
Esse tipo de classificação é baseada em dados do índice da web do Link Explorer e usa dezenas de fatores em seus cálculos para demonstrar qual a pontuação de sua empresa de limpeza empresarial, por exemplo.
O próprio cálculo da Autoridade de Domínio real usa um modelo de aprendizado de máquina para encontrar de forma preditiva um algoritmo de “melhor ajuste”.
Este correlaciona de forma mais próxima os dados de link com classificações em milhares de resultados de pesquisa reais que são usados como padrões de escala.
A autoridade de domínio entre 40 e 50 é considerada média, já 50 e 60 é considerada boa, enquanto mais de 60 é considerada excelente. Funciona como um factoring para empresas, gerando classificação para concessão de linhas de crédito.
Como é determinada a autoridade de um site
No mundo dos mecanismos de pesquisa, a autoridade depende principalmente de quanta credibilidade seu site construiu online.
Essencialmente, o fator mais importante na autoridade do seu site é a qualidade e a quantidade de links que ele obtém de outros sites.
Vantagens da autoridade de domínio para seu negócio
Sua autoridade de domínio é importante porque é representativa de como você se classifica no mecanismo de pesquisa. Ajuda você a entender melhor a credibilidade do seu site aos olhos dos mecanismos de pesquisa e a comparar sua comparação com a concorrência.
Sendo capaz de ver como você se compara à sua concorrência, você pode ajustar sua estratégia.
Alguns benefícios da autoridade incluem:
- Maior confiança;
- Aumento a divulgação de produtos;
- Aumento do tráfego orgânico;
- Aumenta os leads qualificados.
Confira agora quais são todas as vantagens que a autoridade de domínio pode trazer para seu negócio.
Traz tráfego orgânico por uma boa indexação
Quando o seu site aparece nas primeiras páginas de resultados de busca, especialmente na primeira, aumenta a chance de acesso por interesse orgânico (não pago) nos seus conteúdos.
Para isso, é essencial que você tenha um conteúdo de qualidade, com posicionamento correto das palavras-chave com alto volume de busca e uso de links internos ou externos dentro do seu texto.
Aumenta os leads qualificados
Os leads qualificados são potenciais clientes que estão avançados em relação ao funil de vendas, ou seja, da jornada de compra. Dessa forma, a autoridade funciona como um sistema de entrega que conecta o site ao potencial cliente.
Quando você fica bem classificado nos resultados de busca, seu site é exibido para pessoas que tem mais chance de comprar efetivamente o seu produto pois a quantidade de acesso por leads qualificados aumenta.
Aumenta conversão de tráfego
A conversão consiste em transformação de cliques e acessos em ações como contato via chat ou compra de produtos. A contratação de um desenvolvimento de software sob medida, por exemplo, pode ser uma ação resultante do tráfego.
Quando você produz um conteúdo adequado e tem um bom site responsivo, sua classificação melhora e os acessos aumentam, bem como a interação com o site devido à sua qualidade, que repassa confiança.
Amplia a confiança do cliente
A confiança é um fator chave para quem trabalha com vendas e marketing pois é ela que contribui para o processo de compra.
Quando sua classificação é boa, devido a estratégias de marketing pertinentes, os clientes tendem a confiar mais no site, uma vez que demonstra maior profissionalismo a ponto de ser exibido na primeira página dos buscadores.
Aumenta a divulgação dos serviços e produtos
Quando seu resultado aparece dentre os primeiros na primeira página, a chance de as pessoas clicarem e acessarem seus produtos e serviços aumenta significativamente.
Dessa forma, você tem uma maior divulgação orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios, o que aumenta as chances de compra, consecutivamente. Assim, o seu software para controle de estoques torna-se mais conhecido, por exemplo.
Melhora a visibilidade na internet
Se você aparecer entre os primeiros resultados, sua visibilidade aumentará. Isso porque as pessoas tendem a acessar os primeiros resultados que aparecem após as buscas realizadas.
Assim, você tem mais acessos e seus produtos podem se tornar mais conhecidos, também aumentando as chances de fazer negócio.
Amplifica a possibilidade de aplicar estratégia de SEO
A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de ações de marketing que visam posicionar bem o seu site nos buscadores, juntamente com a autoridade de domínio.
Quando sua autoridade de domínio é alta, o SEO vai contribuir cada vez mais para que todos os seus resultados estejam nos primeiros lugares dos resultados, ampliando assim a aplicação dessa estratégia.
A influência dos links no DA
Basicamente, influenciar sua autoridade de domínio é praticar o que costuma ser chamado de técnica White Hat SEO, ou técnicas de SEO honestas, e focar em seus links. Assim, a gestão de empresas de serviços terceirizados tem resultados melhores.
Observando de fora, parece mais fácil do que realmente é, pois tudo o que você realmente precisa fazer é não utilizar os links ruins e conseguir bons links.
Backlinks
Tenha em mente que muitos links de baixa qualidade que podem prejudicar sua autoridade de domínio vêm de fontes óbvias, como sites pornográficos ou mesmo de empresas que não são relevantes para seus produtos e serviços. Livrar-se deles é o primeiro passo.
Bons links
Do outro lado da moeda está a obtenção de bons links. Uma das melhores maneiras de fazer isso é tornar seu site atraente com conteúdo novo e legível de valor agregado. Muito do que você precisa vem sob a bandeira do marketing de conteúdo.
Links Internos
Vincular uma página a outra dentro do seu site também é uma boa maneira de impulsionar o seu DA. Se você se certificar de que as páginas vinculadas internamente estão relacionadas por tópico ou tema, os usuários terão mais facilidade para navegar.
Como você melhora sua autoridade de domínio?
Aqui estão várias dicas diferentes, desde os estágios iniciais até a manutenção contínua, que você pode seguir para aumentar sua pontuação de autoridade de domínio.
Escolha um bom nome de domínio
Se você está no início, é importante escolher um bom nome de domínio que seja relevante para o seu site. Quanto mais claro, melhor. Para sua consultoria contábil, por exemplo, um bom nome seria contábil 10.
Otimize seu conteúdo na página
O SEO não é apenas para a classificação do mecanismo de pesquisa do Google, ele também afeta sua autoridade de domínio. Certifique-se de que sua página está totalmente otimizada, incluindo tags de título, meta descrições, tags de imagem e conteúdo.
Crie conteúdo vinculável
Seja aquele líder de pensamento em seu setor, crie conteúdo de alta qualidade que seja publicado regularmente, de modo que seja mais provável que receba links de outro site. Isso ajudará você a obter links de alta qualidade de vários domínios.
Melhore sua estrutura de links internos
Os links internos são tão importantes quanto os links externos. Os links internos tem a função de encaminhar os visitantes para diferentes páginas do seu site, por ter um link interno de fácil acesso, vai facilitar a jornada do usuário.
Remova links tóxicos e ruins
Você deve fazer uma auditoria em seu site de vez em quando e procurar por backlinks que sejam nocivos ou tóxicos. É importante fazer isso porque você pode remover links de fontes ruins que podem acabar prejudicando sua autoridade de domínio em vez de ajudá-la.
Certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis
Se o seu site ainda não está otimizado para celular, você não está apenas prejudicando o mecanismo de pesquisa para rankings de celular. Imagine quantos visitantes você está perdendo porque eles não querem lidar com um site que não funciona no celular.
Melhore a velocidade do seu site
Ter um que carrega as páginas lentamente pode ter um efeito terrível em sua taxa de rejeição. Por isso, busque tornar o site mais leve e responsivo para que carregue rapidamente e aumente a interação e retenção.
Torne-se uma autoridade em seu setor
Ao aumentar sua reputação como autoridade, você fortalecerá a identidade de sua marca. Isso não apenas ajudará a aumentar o tráfego, mas também ajudará a aumentar o número de links externos. Crie esse ótimo conteúdo e se envolva com seus seguidores.
Promova o seu conteúdo nas redes sociais
Os meios sociais são um dos fatores-chave para a sua pontuação de DA. Certifique-se de promover seu conteúdo nas redes sociais para obter esses sinais.
Dessa forma, seu serviço de linhas de crédito para empresas ou de vendas de móveis para residências se torna mais conhecido.
Com essas dicas, você pode melhorar significativamente o ranqueamento do seu site e ainda amplificar mais as suas vendas e a lucratividade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.