Michael Campos

Entenda a importância de um ensaio fotográfico para sua empresa

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Um ensaio fotográfico é um trabalho cada vez mais apreciado pelo mercado como um todo, e não apenas em segmentos específicos. Áreas como o mercado publicitário e o da moda sempre enxergaram um grande valor no que uma sessão de fotos pode trazer.

    Seja para divulgar um catálogo de produtos de uma loja, ou então com a realização de fotos promocionais entre modelos e artistas, de forma a promover um conteúdo específico, como uma nova linha de roupas, ou até mesmo um produto artístico, como um filme ou série.

    Pensando especificamente no artista musical, os ensaios fotográficos trabalham com a venda da imagem desse indivíduo envolvido com o meio artístico, trazendo um tópico complementar na divulgação de um conteúdo imaterial, como um conjunto de músicas.

    E não se refere apenas às fotos promocionais de divulgação, como na distribuição de brindes que ajudem nesse processo de demonstração de um produto, por meio de pulseiras, camisas ou até mesmo um pen drive para brindes personalizados.

    O tratamento de imagens em relação a ensaios fotográficos é utilizado também no próprio conteúdo em si, como na produção da capa desse disco em específico, ou na confecção do pôster de um filme, série ou até mesmo uma nova novela que entrará em exibição na TV.

    Um conjunto de oportunidades de trabalho nas quais as atividades de um fotógrafo profissional é reconhecido há muito tempo. No entanto, o que acontece atualmente é uma ampliação dessa necessidade por imagens bem produzidas, para todos os mercados.

    Resultado da importância em que a comunicação visual para empresas passou a exercer no mercado competidor, com diferentes companhias usando de recursos visuais para destacar as suas características diferenciais, criando uma imagem para o empreendimento.

    Uma consequência direta da expansão das plataformas digitais, e sobre como isso impacta nos desejos do consumidor, cada vez mais conectado a conteúdos de base audiovisual, visto a amplitude dos mesmos que é encontrado na internet.

    E com base nessa nova realidade, na qual a imagem dita muito da importância dos assuntos a serem debatidos em sociedade, o mercado empresarial se vê na necessidade de adotar com a mesma intensidade esse tipo de veículo, por meio da produção de fotos.

    A relevância de um ensaio de fotos

    A definição mais tradicional que pode ser encontrada para uma fotografia, é a de uma técnica de reprodução de imagens, no qual um momento pode ser registrado através de uma lente, e depois ser repassado para o papel, eternizando esse instante específico.

    Com as câmeras digitais, que posteriormente passaram a ser instaladas nos aparelhos de celular, modificou um pouco dessa relação, retirando a necessidade de impressão para que uma imagem fosse compartilhada, sendo necessário apenas carregá-la em uma plataforma.

    Essa descentralização do processo de distribuição de fotos é também um dos responsáveis pela popularização dos conceitos visuais na moderna sociedade digital, na qual todos podem registrar diferentes momentos, através de um aparelho que cabe em seu bolso.

    Mas não é como se isso retirasse a importância dos trabalhos dos fotógrafos, pelo contrário, é justamente essa apreciação pela imagem que faz com que a demanda pelo trabalho desses profissionais tornem-se cada vez mais requisitados, diante dos seus conhecimentos.

    O que vai desde a composição da imagem até a escolha do melhor fornecedor papel fotografico, que irá garantir com que o seu álbum de fotos de casamento ou de uma festa de formatura, possa se destacar como um objeto de lembranças e também de decoração.

    O mesmo passou a ocorrer com o mercado profissional, com os mais diferentes mercados utilizando do trabalho desses fotógrafos para produzir fotos profissionais dos seus produtos serviços, servindo na divulgação, por exemplo, de artigos como:

    • Viagens turísticas;
    • Peças de roupa;
    • Cardápio de restaurantes;
    • Demonstrações do mercado imobiliário.

    As opções são infinitas para alguém que atua em algum tipo de mercado, inclusive para o indivíduo que busca adentrar algum desses setores, através da escolha do retrato que melhor irá destacar a si mesmo dentro de um currículo profissional.

    O mesmo acaba ocorrendo para quem já está instalado em algum desses mercados, principalmente para quem ocupa cargos de grande posição nessas empresas, como o CEO de uma companhia, que acaba por se tornar o principal rosto por trás de um projeto.

    Pois assim como uma loja necessitada de um balão de propaganda, facilitando os seus clientes a encontrar algo específico dentro da variedade de departamentos em seu estabelecimento, um profissional precisa destacar seus traços.

    De forma a garantir aos clientes que as pessoas por trás desses empreendimentos são pessoas sérias e dedicadas, que estão trabalhando para que o consumidor encontre a melhor experiência possível ao comprar um produto ou contratar um serviço.

    E se a foto usada no seu perfil é tão importante para o seu progresso como profissional, junto ao crescimento do seu negócio, é essencial se atentar a alguns detalhes durante a produção dessa imagem, incluindo o que não deve ser feito.

    O que evitar em sua foto profissional

    Assim como a foto em seu currículo irá sintetizar a sua imagem como profissional adequado para uma vaga específica, a fotografia utilizada em seu perfil profissional será responsável também por destacar a imagem carregada pelo seu empreendimento.

    Uma associação ainda maior dependendo do seu cargo em uma companhia, como o presidente de uma companhia ou chefe de um setor, passando até por cargos políticos. 

    Logo, é importante que essa sua foto tenha uma boa produção, de preferência evitando certos comportamentos, tais como:

    • Uso de fotos antigas;
    • Fotografias sensuais;
    • Excesso de informalidade nas fotos;
    • Não valorizar uma fotografia profissional.

    Se o propósito dessa fotografia é destacar o seu porte profissional, ao lado do trabalho exercido pela sua companhia, é importante sempre ter uma imagem recente, demonstrando as atualizações frequentes do seu negócio, assim como da pessoa por trás dele.

    Também é necessário adaptar-se ao mercado ao qual você se encontra, mostrando o seu profissionalismo nessa área. Sendo assim, fotos informais só são indicadas caso isso seja importante para o seu negócio, como em uma empresa de estamparia.

    O mesmo para fotos de teor sensual, que no máximo podem ser usadas por profissionais dessa indústria, como na administração de uma sex shop, e mesmo assim é importante destacar o seu perfil capacitado na gerência de um projeto comercial.

    E para todas essas situações, é importante contar com o apoio de um fotógrafo profissional, pois por maior que seja a qualidade das câmeras atuais, o apelo artístico e qualificado que você procura repassar em suas fotos só será alcançado com o auxílio de alguém da área.

    Benefícios de um ensaio fotográfico para a empresa

    Diversas são as vantagens de contar com um ensaio profissional para a divulgação do seu perfil profissional e do catálogo de produtos e serviços ofertados pela sua companhia.

    Impacto instantâneo

    Se o público está cada vez mais conectado às plataformas digitais e aos conceitos visuais ali presentes, é importante que a sua companhia aposte também nessa resposta visual, garantindo um destaque maior do seu perfil empresarial com o público.

    Qualidade das imagens

    E essa percepção da sua audiência acontece muito por causa da qualidade das próprias fotografias, afinal, se o público é exposto diariamente a uma grande frequência de imagens, somente uma de boa produção poderá se destacar e chamar a atenção deste usuário.

    Valorização da empresa

    Após identificar visualmente esse perfil profissional das pessoas envolvidas com a empresa, a probabilidade de um cliente confiar em uma companhia torna-se maior. Da mesma forma que uma decoração de natal para loja consegue destacar as compras no período festivo.

    Humanização da companhia

    Esse processo de valorização é um resultado também das características humanas destacadas na divulgação de uma empresa, a diferenciando de um simples projeto comercial. Algo de grande importância para o cliente se sentir acolhido por um negócio.

    Banco de imagens particular

    Com as fotografias sendo cada vez mais importantes para o mercado, é comum a contratação de um banco de imagens, no entanto, isso pode acarretar em diversas empresas utilizando os mesmos modelos em suas diferentes comunicações.

    Para evitar isso, é recomendado produzir as suas próprias imagens, destacando as suas particularidades no mercado, assim como um adesivo para vitrine indicando o lançamento de um produto dentro do supermercado.

    Mensagem clara da companhia

    Uma imagem bem produzida permite também que a sua empresa consiga passar uma mensagem clara, sem confundir os clientes com uma comunicação dúbia, em muitos casos sendo usada até como uma forma de demonstrar o uso de um produto.

    Fazendo um ensaio fotográfico em 5 passos

    Visto a importância desses ensaios para a sua empresa, é importante agilizar o processo de produção do mesmo para a sua companhia. 

    O que pode ser facilitado com o acompanhamento dos seguintes passos:

    • Encontre um fotógrafo profissional;
    • Faça um agendamento com antecedência;
    • Treine suas poses;
    • Selecione o melhor vestuário;
    • Não atrase.

    Com a alta requisição desses profissionais, é importante saber que um fotógrafo profissional não dispõe de muito tempo disponível, logo é essencial que você utilize bem esse tempo, preparando-se o máximo possível antes da sessão de fotos.

    Tudo de acordo com os seus objetivos, que pode uma publicação em um site, uma impressão 3d de um cartão de apresentação ou qualquer que seja o seu propósito comercial, de acordo com a relação entre a fotografia e o seu empreendimento.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade