A área comercial e a de comunicação costumam trabalhar de forma conjunta, existindo benefícios a serem alcançados a partir da combinação dessas duas estratégias. Entre elas há pontos de comum importância, como nas relações públicas.
Uma área específica do setor de comunicação que trabalha com a percepção do público em cima de algum produto, serviço, marca ou até mesmo uma figura pública. Logo, se tratando de algo de importância a ser considerado por quem atua no setor comercial.
Visando o alcance dos melhores resultados junto do seu empreendimento, a partir de estratégias que trabalham com a visão que o seu público pode ter sobre o seu negócio, a garantir uma maior relevância comercial, por parte dos possíveis consumidores.
Dentro de uma realidade que é válida para os mais diversificados tipos de mercados, como uma empresa de medicina do trabalho, que depende da sua reputação para ser contratada por companhias que necessitam dos serviços de acompanhamento médico.
De forma a identificar o estado de saúde dos seus funcionários, estando eles aptos a executarem alguma atividade em específico, principalmente no setor industrial ou em uma ação de alto risco, exigindo-se assim um trabalho de qualidade por parte de tais empresas.
Com a presença de uma possível crise de imagem, mesmo que seja um escândalo envolvendo apenas um nome da mesa de diretores dessa companhia do ramo da medicina, podendo impactar negativamente em suas atividades, diante da imagem de tal negócio.
A função de um profissional de relações públicas nesses casos é de trabalhar com a manutenção positiva da imagem desse negócio, a ser então considerado por clientes associados à sua área de serviços.
Como o contato com uma empresa de extintores de incêndio por um indivíduo interessado nesse tipo de produto, a ser instalado em seu estabelecimento comercial, seguindo às regras de seguranças estabelecidas pelos órgãos de fiscalização.
E a opção por fazer negócios com tal companhia depende muito da representação alcançada por tal empresa na sociedade, estando conectada ao conceito de segurança e proteção. Aumentando a consideração de um cliente sobre fazer negócio com tal empresa.
Sendo a manutenção ou a criação dessa imagem, apenas uma das diversas responsabilidades de um profissional de relações públicas.
Em que age um profissional de RP?
Por mais que a presença de um profissional de relações públicas seja constante no mercado, é difícil ver esse título sendo levantado nas conversas empresariais, sendo popularmente conhecidos apenas como especialistas de RP.
Sendo possível também ouvir a sigla PR (Public Relationship), tratando de um conjunto de práticas que se associam ao encontro das melhores oportunidades para os seus clientes, em relação à sua imagem. Independentemente do termo usado para nomear tal profissional.
Entre as funções dele, é possível citar:
- Gestão de crises;
- Estudo de público;
- Planejamento de comunicação;
- Estratégias comerciais.
Esses pontos são não só importantes para um profissional de marketing, como também se tratam de atividades a serem executadas por esses especialistas de mercado. Existindo assim a importância de que tais equipes possam trabalhar juntas em uma empresa.
Garantindo dessa forma com que uma empresa de instalações elétricas encontre as melhores soluções em relação às atividades de tal companhia, passando pela percepção do público externo e interno e chegando até o número de vendas a ser alcançado.
O que explica a importância para uma empresa em alinhar as atividades a serem executadas por sua equipe profissional, como o profissional de RP agindo também como uma espécie de ponte entre as demandas do público e aquilo que sua empresa oferece.
Tudo por meio de um complemento com as ações de marketing, a permitir um destaque também em relação às plataformas digitais, que se destacam como o principal ponto de contato entre as empresas e o seu público nos dias de hoje.
O que leva, então, à importância de uma empresa em contratar os serviços de um bom RP, para que um conjunto de vantagens comerciais possa ser acessado por tal companhia ou até mesmo figura pública.
Benefícios de investir em relações públicas
A relação que uma empresa tem com o público pode ser vista como o ponto de principal importância para se garantir a prosperidade de tal empreendimento, por se tratar da audiência que será responsável por se certificar do número de vendas de tal negócio.
Como um fabricante de painéis elétricos, cujos índices de produção estão associados ao número de painéis vendidos dentro de um período determinado, sendo possível aumentar essa produção de acordo com a demanda levantada pelo mercado.
Ao trabalhar com um profissional de relações públicas, passa a existir a possibilidade de um negócio alcançar melhores resultados dentro de sua área, por meio de vantagens associadas às ações de tais profissionais, como:
Comunicação da empresa
Os métodos de comunicação a serem adotados por uma empresa dependem principalmente dos canais que apresentam uma maior importância por parte do público. No que envolve tanto a escolha dos veículos como também do estilo de diálogo.
Um profissional de RP atua principalmente com a observação desse setor, de forma a escolher as melhores estratégias, que ajudem uma empresa a ter um melhor contato junto ao seu público. Seja a nível presente ou a longo prazo.
Relacionamento duradouro com seus clientes
Para uma empresa ter sucesso em sua área, é preciso ter atenção não somente ao seu número de vendas atuais, mas também em como esses índices podem crescer a longo prazo. Para isso, é necessário criar uma relação duradoura com seus clientes.
Como uma empresa de aquecedor a gás, cujos bons resultados frequentes dependem de uma relação constante com sua audiência, a garantir não só com que tal público retorne a fazer negócios com tal empresa, mas também que haja uma recomendação dela.
Reputação na internet
E para que esse relacionamento dure entre uma empresa e sua audiência, é preciso ter atenção com todos os canais a serem utilizados por tal companhia, existindo um destaque em especial para a internet, como uma das maiores plataformas no cenário atual.
Pois da mesma forma com que um RP age na criação de uma imagem positiva para uma empresa no mercado, a mesma coisa precisa ser feita também na internet. Permitindo dessa forma que a imagem positiva de um negócio seja compartilhada por meio das redes.
Gestão de crise
E cuidar da imagem de uma empresa não se mostra mais importante do que durante um período de crise, no qual a ocorrência de um evento negativo pode prejudicar o funcionamento dessa companhia a longo prazo.
Com tal empresa tendo que ter atenção a uma série de fatores, caso queira evitar a repetição desses possíveis problemas, trabalhando no encontro das melhores soluções junto à sua assessoria fiscal, assim como à sua equipe de relações públicas.
Existe nesse caso um número de atividades a serem executadas por tal profissional, no que explica a relevância dele para o mercado, junto às suas ações ligadas ao marketing.
Funções de um profissional de RP
Diversas são as razões pelas quais uma companhia necessitará dos serviços de um RP, ajudando a marca a conquistar uma posição de destaque no mercado, começando por sua relação com o seu público.
De forma assim a garantir com que uma instituição educacional, que oferta um curso de aeromoça online, entre outras modalidades digitais de ensino, encontre uma maior percepção por parte do público de estudantes com os quais pretende atingir.
A permitir com que essa visão positiva seja o primeiro passo para que tal companhia alcance melhores resultados, a curto, médio e a longo prazo. Dependendo da recepção do seu negócio no mercado para que seja possível alcançar tais efeitos positivos.
Com o profissional de RP agindo nesse sentido ao executar uma série de funções, a partir de suas especialidades, como:
- Assessor de imprensa;
- Pesquisador;
- Realizador de eventos;
- Agente de comunicação.
Entre outras áreas que podem ser úteis para que uma empresa de mudanças alcance uma melhor consideração por parte dos clientes que demonstre algum tipo de interesse nos serviços oferecidos. Para um indivíduo que pretende se mudar nos próximos meses.
Explicando assim a importância com que um profissional de RP tem para o mercado, principalmente quando ele trabalha em conjunto com outras áreas, como no setor de marketing, existindo pontos em comum entre esses setores.
Uma associação que não significa com que as ações de um profissional de relação pública possa ser passada para um especialista de marketing, já que a formação técnica de cada autoridade permite o alcance a melhores resultados dentro do seu setor.
E que a partir de um complemento entre as ações diferenciadas de cada especialista, torna-se possível chegar a soluções adequadas ao seu negócio e na forma com que ele se relaciona com o seu público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.