Michael Campos

Dropshipping: veja as vantagens para seu negócio

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    O Dropshipping é um modelo de negócios diferenciado que impulsiona um rápido crescimento envolvendo baixos custos. O e-commerce é um modelo de negócio que pode exigir uma equipe para gerenciar questões como:

    • Estoque;
    • Vendas;
    • Logística;
    • Marketing:
    • Entre outras.

    No entanto, muitas vezes o empreendedor não conta com essa equipe ou orçamento suficiente para compô-la. O dropshipping se diferencia principalmente nesse ponto, de forma que toda a parte logística não é realizada pelo empreendedor.

    Nesse modelo o empreendedor responsável pelo e-commerce atua de forma intermediária entre o fornecedor e o cliente, sendo responsável apenas pelo marketing e pelas vendas.

    Neste artigo explicaremos como o dropshipping funciona, destacando em tópicos as vantagens do dropshipping para o negócio. Continue lendo o artigo de hoje para conferir todos esses detalhes.

    O que é Dropshipping?

    Um empreendedor da área de serviços aduaneiros pode se beneficiar apostando no dropshipping para fazer uma renda extra. Este é um modelo de negócios em que o vendedor não conta com o estoque de seus produtos.

    Ele atua como um intermediário entre o fornecedor e o cliente, não sendo responsável por questões como estoque e logística.

    De forma prática, o empreendedor primeiro cria sua loja virtual, selecionando os melhores fornecedores para depois divulgar amplamente seu produto utilizando as ferramentas do marketing.

    Quando é realizada uma venda de embalagens de papel para alimentos, as informações a respeito do cliente e dos produtos são passadas automaticamente para o fornecedor.

    Este fornecedor é responsável por separar e enviar a mercadoria ao cliente, em nome da sua loja.

    Dropshipping, em uma boa tradução significa “livre de remessa”, ou seja, o responsável pelo e-commerce não se envolve com o pós-venda, apenas recebendo sua parte na venda, sendo um consultor do fornecedor. Podemos dizer que ele funciona em 4 etapas:

    1. A loja virtual coloca o produto a venda;
    2. O consumidor faz a compra;
    3. O fornecedor recebe as informações;
    4. O fornecedor envia o pedido para o cliente pela loja.

    O lucro de uma empresa de controle de acesso que faça dropshipping ocorre por meio da diferença do valor de venda no e-commerce e o valor cobrado pelo fornecedor.

    6 vantagens do dropshipping para o negócio

    Pois bem, pontuamos a seguir 6 vantagens que a prática de dropshipping pode trazer para qualquer negócio.

    1. Custo baixo para começar

    Uma das características mais atrativas do dropshipping é seu baixo custo, e isso se reflete em sua administração. Não envolve custos como empregados, aluguel, seguros e inventário, por exemplo, que são custos existentes em uma loja física.

    Nesses ambientes de dropshipping os fornecedores vendem seus produtos por meio de sites parceiros que são responsáveis pela intermediação com o cliente.

    Toda a operação logística e seu faturamento é responsabilidade do fornecedor, o que facilita na obtenção de informações de rastreio do balão publicitário que você comprou, por exemplo.

    1. Variedade de produtos 

    Vender com dropshipping é sinônimo de conseguir trabalhar com uma variedade de produtos bem maior. Por exemplo, sua loja pode trabalhar com eletrônicos e produtos de casa, ou pode ser um e-commerce com diversas categorias de produtos.

    Uma dica interessante é usar essa variedade a seu favor, pesquisando e analisando o que existe na concorrência em relação aos produtos que você está interessado.

    Olhe preços praticados, prazos oferecidos, layout adotado, e todos os demais detalhes para conseguir oferecer as melhores condições e se destacar.

    1. Sem custos para manter estoques 

    Algo que se soma ao custo dos negócios convencionais são os gastos com manutenção e armazenamento de estoque.

    O que traz mais um ponto positivo que também acarreta nos baixos custos, é que com o dropshipping o vendedor trabalha sem o estoque de produtos que fica por conta do fornecedor.

    Nesse caso a loja virtual de sua assessoria contábil atua como uma mediadora entre o fornecedor do produto e o cliente. Dessa forma é muito importante ser criterioso na escolha dos fornecedores para garantir os melhores negócios.

    Mas fique atento, pois apesar de você não precisar ter um local físico para armazenar seu estoque, sua empresa precisa contar com um endereço físico além de um telefone que sirva como referência para seus clientes no caso de um eventual contato.

    1. Facilidade na operação

    Uma empresa de atualização de firmware pode gerenciar facilmente uma loja virtual, uma vez que não precisa administrar o estoque físico. Isso é um dos principais aspectos que promove uma grande economia operacional para sua loja virtual.

    Etapas como a armazenagem, a separação, a embalagem, a expedição e o rastreio são todas funções do fornecedor. O fornecedor tem o benefício de capturar os dados de cada cliente, significando um amplo campo de atuação para o varejo.

    Outro grande benefício do dropshipping é a flexibilidade desse modelo de negócio, pois o lojista não precisa abrir um domicílio físico.

    Como não é necessário comprar os produtos para formar um estoque, você pode comercializar uma variedade bem maior de produtos, ampliando suas possibilidades de venda.

    1. Você pode trabalhar em casa 

    Como você viu até aqui, o dropshipping é uma atividade que não demanda altos investimentos e não precisa de uma equipe robusta, dessa forma suas atividades para um fornecedor de material de limpeza podem ser realizadas de sua casa, remotamente. 

    1. O cliente faz seus pedidos na plataforma de e-commerce 

    O dropshipping é um modelo de negócio em que ocorre a intermediação logística seguida de um faturamento. Como função do e-commerce está atrair clientes por meio de ações de marketing, além de gerenciar as vendas com uma loja intuitiva e funcional.

    Além disso, é importante que o e-commerce disponibilize canais de atendimento ao cliente, por exemplo telefone, chat ou e-mail, que sejam eficientes.

    O conhecimento da prática do dropshipping não chega até o cliente, uma vez que esse é um acordo entre os fornecedores de adesivo impresso e o e-commerce, sem alterar a experiência de compra online do usuário.

    Considerações importantes no dropshipping

    Para você encontrar uma boa solução de dropshipping é fundamental estabelecer um processo de diligência para propiciar a qualificação de bons fornecedores. Entre os principais pontos de checagem que você deve considerar, podemos listar tópicos como:

    • O tempo de processamento dos pedido;
    • Picking;
    • Packing;
    • A separação dos pedidos;
    • A qualidade das transportadoras.

    O picking, packing e a separação são variáveis da Operação Logística (OPL) e as transportadoras são o ponto final da cadeia. Recomendamos que você entre em contato com a empresa, seja ela um distribuidor ou fábrica, que adota essa modalidade.

    Falando com um representante você pode assegurar que todas as suas dúvidas sobre operação logística, detalhando os níveis de serviço aplicados em cada etapa.

    Uma dica para enriquecer a sua experiência é realizar um teste-piloto com alguns pedidos em lojas virtuais que já operam com a modalidade de produto que você quer trabalhar.

    Assim você pode acompanhar todos os passos do pedido, da aprovação do pagamento até a chegada do pedido de dropshipping. Após isso você pode construir uma análise SWOT destes e-commerces buscando alavancar oportunidades e mitigar riscos.

    Como evitar empecilhos na hora de ingressar com o dropshipping

    Em casos que algum cliente tenha necessidade de trocar ou devolver algum produto seu, o processo de estorno e/ou retorno também é responsabilidade do fornecedor.

    O cliente vai entrar em contato com a loja virtual que tem como função fazer a ponte de contato com o fornecedor para que a insatisfação seja documentada e resolvida.

    Nesse ponto temos que frisar que no processo de dropshipping o cliente final não tem contato com o fornecedor. Para ele, o que ocorre desde o momento da compra até o recebimento do produto é responsabilidade da loja virtual.

    Justamente por isso você deve sempre prezar pela qualidade da escolha dos parceiros, que devem ser comprometidos com o frete, a troca, a privacidade, a devolução, o estorno, entre todas as situações.

    Considerações finais

    Neste artigo você conferiu as vantagens do dropshipping, bem como entendeu do que se trata esse conceito. Qualquer negócio para seu sucesso demanda muito trabalho e esforço por parte do empreendedor, e o dropshipping não é um caso diferente.

    Compreender o que o dropshipping é o primeiro passo para garantir que seu negócio será bem sucedido. Para gerenciar um negócio online é preciso saber que são trazidas uma série de responsabilidades para o empreendedor.

    Esta é a forma mais barata e rápida para começar um comércio, com alta facilidade na operação. Busque boas alternativas e invista no marketing digital e offline para se destacar no mercado e conquistar ainda mais público.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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