Michael Campos

Dicas para fazer um marketing de guerrilha eficiente

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    Para que o seu negócio consiga se destacar, principalmente no mercado competitivo de hoje, propício ao surgimento de diversos concorrentes, vide as ferramentas disponíveis, é importante contar com estratégias otimizadas, como um marketing de guerrilha eficiente.

    Isso porque não adianta apenas ter um bom produto ou serviço disponível no mercado, mesmo que isso continue sendo uma característica de grande relevância, é importante também atuar com o uso de ferramentas que irão tornar a sua marca relevante.

    A internet ajudou muito nesse sentido, permitindo uma maior aproximação entre as empresas e o público, através de uma plataforma de comum acesso a ambos, no entanto, para realmente ali se destacar, é preciso contar com algo especial.

    É o mesmo tipo de situação que faz com que o gerente de uma concessionária compre balões para decoração de eventos, de forma a decorar o estabelecimento em comemoração ao aniversário da empresa, convidando o público a essa cerimônia.

    Para que o público de fato se sinta motivado a conhecer essa empresa, é essencial trabalhar com elementos que atuem nesse processo de atração, direcionando os usuários, quando se pensa na internet, diretamente ao seu site, através dos perfis em redes sociais.

    Desde o estabelecimento do que se conhece como marketing tradicional já existiam estratégias que buscavam destacar o nome de uma companhia, através de técnicas pouco convencionais, ajudando a fomentar a marca deixada por um empreendimento.

    Hoje, com tantas ferramentas disponíveis, esse projeto foi apenas sendo remodelado, contando com um técnicas mais assertivas, identificada muitas vezes graças a programas avançados, como um software de gestão financeira.

    Dentro dessa nova realidade, o marketing de guerrilha continua a se apresentar como um dos parceiros dos negócios que pretendem modificar a sua imagem perante o público, então relembrá-los da originalidade dessa companhia, em relação aos concorrentes.

    Uma situação promissora sem dúvida, contudo, para que ela se mostre positiva é importante conhecer a fundo como funciona essa estratégia, e porque ela persiste até os dias de hoje, sempre adaptando-se ao tipo de mercado vigente.

    Nas trincheiras do marketing de guerrilha

    Diante da variedade de concorrentes, todos disputando pela atenção e consideração do público, é possível relacionar uma disputa comercial a uma espécie de guerra, com o prêmio estando conectado ao consumo dos produtos ou serviços por uma audiência.

    O termo em si teve origem como uma alusão ao campo de batalha. Desenvolvido nos anos 70 pelo renomado publicitário Jay Conrad Levinson, a expressão criada pelo americano buscava fazer uma relação com o conflito vivido pelo seu país na época.

    A Guerra do Vietnã é reconhecida como um confronto vencido por estratégias e não somente por forças, no qual o exército vietcongue conseguiu sair vitorioso na guerra, mesmo sem contar com o mesmo aparato bélico dos seus inimigos.

    Com base nisso o marketing de guerrilha foi sendo desenvolvido, como um conjunto de estratégias criativas, das quais uma empresa de mochilas personalizadas para brindes utiliza para destacar os seus produtos em relação aos conhecidos concorrentes.

    Essa estratégia de guerrilha funciona através de uma publicidade criativa, capaz de ousar tanto no diálogo utilizado em seus conteúdos, como na forma em que essas peças são distribuídas, de forma a conquistar a atenção do público de forma otimizada.

    É preciso lembrar que cada vez mais surgem novos concorrentes, todos batalhando para se mostrarem figuras interessantes para um público alvo em específico, e que com a internet acabou por se tornar um movimento muito mais ágil e eficaz.

    O único problema é que essa agilidade não é única para o seu negócio, apresentando-se de forma igualitária para todas as empresas que possuem algum tipo de espaço na internet, sendo então necessário adotar medidas que realcem o seu trabalho com o público.

    Para exemplificar o que seria de fato uma estratégia de marketing de guerrilha é possível pensar em uma campanha de uma empresa de aviação, que tradicionalmente atua com anúncios em veículos diversificados, focando em seus serviços ofertados.

    Uma forma muito mais criativa de se fazer isso é através de uma ação comercial física, com um funcionário vestido como um comissário de voo, distribuindo lanches para o público, dando instruções aos carros enquanto o sinal de trânsito está fechado.

    Ou seja, levando a experiência dos voos direto para a rua, de forma a destacar os métodos de segurança e atendimento adotados pelos seus profissionais. Sem dúvida uma maneira muito mais eficiente de fazer com que a sua agência seja lembrada pelo público.

    Sendo o marketing de guerrilha uma estratégia tão importante à primeira vista, para implementar suas ações e garantir melhores resultados com o público, é preciso definir técnicas que otimizem essa estratégia que se destaca justamente pela sua otimização.

    Adotando o marketing de guerrilha ao seu negócio

    Para que essa estratégia de guerrilha seja eficiente ao seu empreendimento, levando a uma vitória com o público, afinal, é uma guerra, mesmo que de interesses comerciais, é importante que a sua empresa adote certas práticas em relação a essa técnica de guerrilha.

    Conhecer o seu público

    Independente da estratégia adotada, é importante que todos os negócios reconheçam o seu público como o principal motivador das suas ações, sendo o elemento que irá definir o sucesso de um empreendimento, levando em conta o nível de consumo dessa audiência.

    Logo, para se conectar com o seu público almejado, é preciso usar de uma linguagem que irá surtir efeito com tal audiência, trabalhando com estratégias que irão aproximar a comunicação da marca com os interesses do público, de acordo com os seus interesses.

    Para isso é importante definir uma persona de marketing, uma espécie de perfil que representa a imagem geral desse público, para que uma ação comercial envolvendo protetor para biquíni chegue aos olhos e ouvidos de alguém que use tal peça de roupa.

    Evitar fugir do seu público

    Quando se fala em conhecer o seu público, isso não significa apenas produzir conteúdos que se adequam às necessidades dessa audiência, mas também adotar um tom de diálogo que de fato se relacione com o estilo adotado por esse público.

    Sendo assim, uma empresa tradicional de finanças, conhecida pela sua comunicação formal, deve adotar um estilo de linguagem mais sóbrio em suas peças publicitárias. Isso não significa, contudo, que essa marca não pode ousar em suas estratégias.

    Só é necessário adaptar o tom adotado pelo seu negócio, de forma a se mostrar como uma empresa criativa e revolucionária, mas sem nunca deixar de lado o estilo que fez com que o seu público fidelizado se aproximasse da sua companhia.

    Focar na sua audiência

    Pode parecer um pouco redundante falar sobre tantos aspectos relacionados ao público, mas se o marketing de guerrilha busca justamente destacar a sua conexão com a sua audiência, ela deve ser o foco principal da idealização das suas ações.

    Atividades interativas, por exemplo, só terão sucesso se o seu público almejado de fato interagir com tais ações, apresentando engajamento com uma campanha realizada por uma empresa que realiza projeto de controle de acesso, por exemplo.

    Ampliar os veículos adotados

    Quando se fala em engajamento atualmente, a principal ferramenta utilizada com esse objetivo são as redes sociais, permitindo uma maior conexão entre as empresas e o seu público, ambos presentes na mesma plataforma digital.

    No marketing de guerrilha é importante ocupar todos os espaços disponíveis, de forma a conquistar a completa atenção do público, similar a um confronto bélico de disputa de terra

    Assim, para que uma campanha criativa tenha o impacto desejado é importante trabalhar com o conjunto de diferentes veículos, tais como:

    • Televisão;
    • Rádio;
    • Internet;
    • Ações em espaços físicos.

    Uma associação entre espaços tradicionais com as novas ferramentas desenvolvidas pelos meios eletrônicos, sem nunca esquecer de apostar também em mídias pouco exploradas.

    Produzir ações diferenciadas

    Veículos diferenciados podem trazer um certo destaque para a sua comunicação, no entanto é importante também ficar de olho na comunicação realizada em si, o que só será conquistado através de uma equipe bem capacitada para esse tipo de serviço.

    Para isso é importante trabalhar com a integração entre diferentes equipes da empresa, além de desenvolver um sistema de checklist, dando auxílio ao pessoal criativo, de forma a idealizar ações com um objetivo específico.

    Considerar parcerias

    Com tantos concorrentes diretos e indiretos no mercado, às vezes se unir a eles pode ser uma boa estratégia para os seus negócios. A instalação de um letreiro para fachada de prédio pode se tornar uma oportunidade de divulgação de um filme de ação.

    Com o uso de dublês e profissionais durante a realização desse serviço, criando uma ação lúdica que chamaria a atenção do público para o filme em questão, como também para a empresa responsável por esse prédio comercial.

    No fim é importante lidar com boas estratégias, fugindo de erros clássicos que ocorrem nesse tipo de ação, como a não identificação do tipo de emoção que será causada por tais campanhas, capazes de surtirem efeitos negativos se não forem bem idealizadas.

    Para se evitar isso é essencial monitorar os resultados de suas ações anteriores, de forma com que uma campanha voltada à instalação de uma cobertura para garagem chegue de fato ao público desejado. Mais do que isso. Resulte nas suas metas de conversão almejadas.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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