No post de hoje, falaremos um pouco sobre dicas de SEO para aprimorar o seu site sem investir muito – dinheiro ou tempo – e que tenham impacto rápido no seu site.
Vale ressaltar, que a utilização dessas dicas não descarta a necessidade de fazer um bom marketing de conteúdo ou um bom link building, mas uma vez que você os faça, existe uma oportunidade de ganhos rápido com pouco esforço.
Algumas dessas dicas trarão impacto indiretamente no seu site como a melhora do CTR, contudo são extremamente relevantes. Sem mais delongas, vamos às dicas:
Rich Snippet
Para quem não conhece, rich snippets são estruturações de dados que alteram a forma que o seu site é mostrado no Google. Possivelmente você já viu algum resultado no Google com algumas estrelas de review, correto?
Isso é um rich snippet de artigo. Além desse, existem vários que podem ser interessantes para o seu negócio. Vale a pena conferir uma lista de todas as opções que podem ser usadas – Rich snippets existentes.
É extremamente válido utilizar rich snippets em seus conteúdos. Isso pode aumentar instantaneamente o seu CTR pois existem diversos estudos mostrando que isso aumenta a probabilidade de alguém clicar na sua página. E o melhor de tudo é que você não precisa criar novos conteúdos, apenas atualizar os já existentes.
Google Business
O seu site já está conectado ao Google Business? Caso você não saiba o que é isso, essa é uma forma de indexação gratuita oferecida pelo Google que altera a forma que a sua marca é mostrada no resultado. Basicamente, ela acrescenta uma área lateral com uma descrição sobre a sua empresa.
Fazer essa integração é simples, basta fazer o registro no site Google Business. Caso você tenha um negócio local, é importantíssimo que você faça isso hoje mesmo, pois isso possui um peso enorme no posicionamento de buscas locais. Esse fator também pode melhorar o seu CTR, principalmente de branded search.
Otimização de imagens
Todo mundo está careca de saber da importância da velocidade de um site para o ranqueamento no Google. Uma forma simples e rápida de otimizar a velocidade é otimizando as imagens contidas no site.
Normalmente, elas são as maiores responsáveis por sites lentos. Existem algumas formas de compactar e otimizar imagens. Caso esteja utilizando o WordPress, recomendo utilizar o plugin WP Smush. Sua versão free é mais do que satisfatória para o serviço.
Caso esteja utilizando outra plataforma, recomendo a utilização do site TinyPng.
Melhore a sua linkagem interna
Conforme já falamos aqui no blog, a linkagem interna é importantíssima para que a relevância seja passada por todas as páginas, além de é claro, melhorar a experiência de usuário.
Durante o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo, é comum se esquecer de fazer a linkagem dos conteúdos antigos para os novos posts. Isso é uma grande oportunidade perdida. Caso você não faça, sempre é válido reservar um tempo para fazer a melhoria da sua linkagem de modo a melhorar o seu SEO.
Faça reposts!
Esse é um assunto que gera muita dúvida devido ao medo de ser punido como conteúdo duplicado. Contudo, se for bem feito, é algo que é muito bem visto pelo Google.
Imagine que você tenha uma lista sobre os 10 melhores sites de propaganda. Essa lista foi feita em 2014 e gera um bom tráfego para o seu site.
É extremamente recomendado, não só para o seu blog, como também para as suas redes sociais, que você faça um repost desse conteúdo. Contudo, repare que esse repost não deve ser simplesmente o mesmo post mas sim o conteúdo atualizado. não há problema em repetir boa parte do conteúdo nesse caso, desde que você atualize. O Google entende isso com bons olhos e possivelmente passará ainda mais relevância para essa página do que a página feita em 2014. E o melhor, o custo de tempo para produzir esse conteúdo é mínimo.
Aumente a sua presença social
Perfis em redes sociais não possuem nenhum impacto em link building pois possuem a característica de serem nofollow. Contudo, é importante notar que estar presente em diversas redes sociais, apesar de não ter impacto de link, aumenta a relevância da sua marca na web, e isso sim pode ter um impacto no seu SEO.
Além disso, conteúdos sobre a sua marca em diversas redes sociais possuem o alto potencial de ranquearem nas primeiras posições quando procurarem sobre a sua marca. Você não acha que é melhor ter controle do que vai aparecer no Google quando procurarem sobre o seu negócio?
Redirecionamento SEO
Ao longo do desenvolvimento de um site, é muito comum haver mudanças de urls por diversos motivos. Contudo, é ainda mais comum que nessas situações haja um esquecimento de redirecionar a url antiga para a nova. Isso também é muito comum quando se exclui uma página.
O problema dessas situações é que se a página antiga tiver alguma relevância, você possivelmente estará jogando essa relevância no lixo. Dessa forma é importantíssimo que você faça o redirecionamento 301 da antiga url para uma nova.
Isso garante que até 99% da relevância seja passada para a nova página. Caso queira identificar as suas urls que hoje possuem erro, basta checar essa informação no Search Console, na área de erros de rastreamento. Uma vez que tenha corrigido todos os erros, não se esqueça de os marcar como corrigidos.
Essas foram as 7 dicas de SEO que você pode utilizar hoje mesmo para turbinar o seu site. Já conhecia todas elas? Tem alguma dúvida na implementação delas?