Michael Campos

Dicas de como alavancar as vendas no online

Gizella Almeida
Gizella Almeida

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Em tempos de crise, os empreendedores inteligentes buscam por soluções e oportunidades que possam destacar no mercado, e como alavancar as vendas seja qual for o produto ou serviço oferecido para os consumidores. 

    O comércio online passa por uma nova reformulação, desde a criação, no fim dos anos 1990, e em época de pós-pandemia, já na segunda década do século XXI, se estabelece como algo necessário e viável. 

    Isso vale tanto para os empreendedores quanto para quem busca por produtos e serviços acessíveis, somado a toda a praticidade que esse tipo de comercialização oferece. 

    A tecnologia como aliada comercial 

    Por muito tempo os equipamentos voltados para a Internet das Coisas vem se consolidando na sociedade, se fazendo presente em diferentes ambientes e situações. 

    A modernização de residências e estabelecimentos comerciais ocorre em um momento primordial para quem quer investir em um empreendimento, e para aqueles que buscam as facilidades que a tecnologia oferece.

    Nesse ponto, muitas empresas enxergaram uma oportunidade de expandir os negócios para o mundo virtual, alcançando um público ainda maior para consumir produtos e serviços oferecidos nos mais diferentes segmentos. 

    O crescimento do e-commerce é visível, com lojas virtuais voltadas para todos os tipos de público, como:

    • Lanchonetes e restaurantes;
    • Mercado pet;
    • Produtos farmacológicos;
    • Roupas e calçados;
    • Streamings de áudio e vídeo.

    São muitas as empresas que estão inseridas em um mercado que tende a crescer cada vez mais, e que tem gerado uma competitividade muito grande. 

    No cerne de tudo isso, cada empreendimento precisa se estabelecer como um serviço de qualidade, buscando diferenciais que possam atender de maneira imediata e satisfatória o maior número de clientes. 

    A própria mudança de comportamento dos consumidores levou a esse novo cenário, e isso deve ser aproveitado ao máximo por todos os envolvidos. Basta entender qual o papel de cada um nesse processo que se expande cada vez mais. 

    Entenda a diferença entre e-commerce e marketplace

    Os termos técnicos dizem respeito a dois formatos de lojas virtuais e é necessário compreender as diferenças, mesmo que sutis, entre eles, para se adequar da melhor forma possível ao mercado online.

    Sendo assim, é preciso estabelecer as nuances que separam o e-commerce e o marketplace 

    1. E-commerce é a representação de uma loja

    Uma empresa que possui um site de vendas na internet na verdade tem um e-commerce. 

    Essa vitrine virtual pode ser feita por um micro-empresário que está começando no mundo dos negócios, ou então por uma grande corporação, há muito tempo no mercado. 

    Toda a comercialização pode acontecer dentro do e-commerce, desde a pesquisa sobre determinado produto ou serviço, até a efetivação da compra, aguardando apenas a entrega no endereço disponibilizado pelo cliente. 

    Uma plataforma de e-commerce deve atender ao público que se destina, mas não precisa se render, por exemplo, apenas à venda e instalação de aquecedor a gás. 

    O desenvolvimento de projetos para residências e comércios pode ser uma estratégia para angariar mais clientes e, assim, aumentar a renda do empreendimento. No entanto, toda a negociação pode ser feita de modo online.

    A regionalização também não precisa ser um problema. Com serviços de entrega cada vez mais práticos e eficientes, muitas empresas formalizam parcerias comerciais que ajudam na logística. Isso garante maior segurança tanto para quem vende quanto para quem compra 

    1. Marketplace é um shopping virtual

    A ideia de um marketplace é realmente reunir diversos e-commerces em uma única plataforma. Isso pode ser feito dentro de um site dedicado para esse modelo de negócio, ou então com o desenvolvimento de aplicativos, para facilitar ainda mais a vida do consumidor. 

    Ou seja, se um marketplace oferece a venda de veículos de todos os tipos e modelos, ele também pode reunir na mesma plataforma um escritório de Construtora de hotéis, com todos os serviços que envolvem esse tipo de negociação. 

    O marketplace é um “shopping center” virtual, em que os clientes tem à disposição os mais diversos produtos e serviços, podendo fazer comparativos de forma fácil e rápida. 

    Além disso, evita que o consumidor tenha de navegar por diferentes sites, tomando mais tempo e podendo causar muitas dúvidas, otimizando os processos para a empresa responsável pelo marketplace, fornecedores e clientes.

    Aplicação do marketing digital para e-commerce

    Essa centralização exige dos e-commerces um empenho maior para conquistar os clientes, pois a concorrência está presente de forma significativa. Por isso é muito importante manter um planejamento de marketing digital coerente. 

    Dessa forma, é preciso identificar estratégias pontuais que são voltadas tanto para o e-commerce quanto para os marketplaces. 

    1. Inbound marketing ajuda a atrair os leads

    O inbound marketing, ou marketing de atração, é uma das principais estratégias voltadas para o marketing digital, pois ela está inserida na jornada de compra quando o lead, ou potencial cliente, passa pelo funil de vendas. 

    Isso ocorre tanto nas práticas comerciais B2B (Business To Business) quanto no modelo B2C (Business To Consumer). As Empresa de alpinismo industrial rj utilizam essa estratégia para garantir todos os pontos do inbound marketing, sendo eles:

    • Atrair;
    • Converter;
    • Vender;
    • Encantar.

    Cada empresa determina como a jornada do lead será realizada, desde que passe por todo o funil de venda e alcance o fundo como um cliente fidelizado. 

    1. Marketing de conteúdo aumenta tráfego de site

    A construção de um blog comercial ajuda a manter os leads devidamente informados. Isso pode ser essencial para as empresas que fazem a Pisante de concreto para jardim preço, com explicações técnicas voltadas para o público consumidor. 

    O marketing de conteúdo é essencial para garantir o tráfego de um site, ou mesmo um e-commerce, se aproveitando de link buildings que servem para o direcionamento ao produto ou serviço pretendido. 

    Isso pode ser feito por meio de textos e artigos, assim como em postagens em redes sociais, podcasts e vídeos institucionais em plataformas dedicadas a esse tipo de material de divulgação.

    1. Aplicação de SEO serve para ranqueamento

    Como consequência do marketing de conteúdo, é preciso utilizar o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, para garantir o ranqueamento em sites de busca, como o Google ou o Bing.

    Quando uma pessoa procura por uma Mba consultoria empresarial, ela utiliza determinadas palavras-chave que são reconhecidas pelos algoritmos das plataformas. 

    As redes sociais utilizam as hashtags (#) para destacar um assunto. As empresas podem utilizar essa ferramenta para destacar um produto ou serviço.

    1. Envio de e-mail marketing de ser constante

    Mesmo tendo chegado quase de forma imediata junto à internet nos idos dos anos 1990, o e-mail ainda é uma ferramenta poderosa para a divulgação de uma empresa. 

    Bem formatado, é possível oferecer Locação de impressoras preço e varejo, atendendo os mais diversos clientes, reforçando a estratégia de inbound marketing. 

    O e-mail marketing pode ser em forma de newsletter, ou com estrutura personalizada para cada cliente. Para isso é preciso utilizar ferramentas digitais de CRM (Customer Relationship Management), agilizando o aumento das vendas. 

    Estratégias para aumentar as vendas

    Há estratégias voltadas exatamente para essa tarefa, que é aumentar o número de clientes e, consequentemente, o faturamento de uma empresa. 

    1. Distribuição de cupom promocional

    A internet é uma forma segura de criar cupons promocionais que podem ser distribuídos utilizando as ferramentas de marketing digital expostas acima. 

    As Empresas de infraestrutura de ti podem utilizar uma newsletter e enviar em massa cupons promocionais para os leads e, assim, aumentar a carteira de clientes conforme o funil de vendas. 

    Essa estratégia tem custo baixo, além de possibilitar o reforço do banco de dados de leads que demonstram interesse em um primeiro momento, mas deixaram passar a oportunidade. 

    1. Campanhas solidárias voltadas para sociedade

    O ser humano visa boas ações e se identificar com as causas defendidas por uma marca, e se um escritório de Impressão de livros sob demanda sp auxilia a demanda de busca aos clientes enxergam isso com bons olhos. 

    Dessa forma, as campanhas solidárias sempre podem ser utilizadas como estratégia para chamar a atenção do público, além de fazer o bem para a sociedade em que a empresa está inserida.

    1. Programa de fidelização e clube de vantagens

    Os programas de fidelização e a inserção dos clientes em um clube de vantagens ajuda a alavancar as vendas de forma contínua.

    As empresas Construtora casas alto padrão também podem oferecer vantagens para consumidores que compram os produtos e solicitam os serviços para as residências. 

    Essa é uma forma de garantir que não se tenha clientes inativos, pois sempre estarão recebendo ofertas e promoções direcionadas para os produtos e serviços oferecidos. 

    Conclusão

    Uma última dica que deve ser encarada a todo instante trata da usabilidade do aplicativo ou site disponível para as compras em um e-commerce. 

    Ainda há gerações de pessoas que não possuem toda a habilidade para fazer uma aquisição de produto ou serviço online. 

    Por isso, é preciso manter toda a clareza sobre os produtos e serviços disponíveis em estoque, bem como todo o processo de compra deve ser intuitivo para que diversos perfis de consumidores consigam navegar no site.

    Isso significa que o e-commerce precisa ter:

    • Fotos de alta qualidade;
    • Navegação intuitiva;
    • Preços disponíveis;
    • Vendas facilitadas.

    Outras ferramentas que ajudam os consumidores se dão na disponibilidade de número de telefone ou chat online para contato, caso seja necessário sanar alguma dúvida ou o cliente precise de algum tipo de esclarecimento.

    A praticidade na hora da compra e a simplicidade na finalização e confiabilidade na entrega ajudam a alavancar as vendas de empreendimentos que estão presentes no mercado online.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade