Michael Campos

Design Gráfico: como vencer o bloqueio criativo

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    O trabalho com design gráfico demanda criatividade do profissional. Por isso, ter um bloqueio criativo pode acabar sendo frustrante e deixando boa parte de suas atividades de elaboração de brindes corporativos personalizados em atraso.

    O bloqueio criativo é uma dificuldade que normalmente pessoas que trabalham criando sofrem, representado pela escassez de novas ideias ou de inspiração. 

    Normalmente, esse tipo de ação afeta profissionais como:

    • Artistas;
    • Escritores;
    • Músicos;
    • Designers.

    E outras áreas que trabalham diretamente com produção de conteúdo. Entretanto, essa tela branca na sua mente que impede de criar novos materiais e de inovar pode se tornar um problema sério com relação ao seu perfil profissional, que precisa ser criativo para criar uma decoração de natal para loja.

    Existem muitos fatores que podem levar ao bloqueio criativo, e muitas vezes eles estão relacionados a forma como você próprio enxerga seu trabalho enquanto designer, forçando-se além de seus limites para dar conta de tudo.

    Um dos pontos que mais afeta profissionais criativos e pode ser uma das causas de geração de bloqueios criativos é a busca pela perfeição. Essa cobrança excessiva em cima de seu trabalho pode ser muito prejudicial a longo prazo.

    Durante o processo criativo, muitos profissionais não aceitam a resolução de seu trabalho até ele ficar perfeito, entretanto, o conceito de perfeição por si só é bastante subjetivo, e nem sempre o que é considerado perfeito por uma pessoa será um padrão.

    A busca pela perfeição acaba se tornando apenas uma maneira infrutífera e frustrante de trabalhar, uma vez que você nunca está satisfeito com o resultado das ações com papel para modelagem. Por conta disso, você pode até deixar trabalhos inacabados e desistir de criações.

    Lidar com a perfeição é um problema constante, que muitas vezes pode tirar o fôlego de criar e faz com que você tenha um bloqueio criativo, impedindo-o de seguir em frente e buscar novas maneiras de se destacar.

    Outro ponto importante para se levar em conta com relação aos bloqueios criativos é a falta de planejamento. Normalmente, quando um profissional de design começa um trabalho, ele possui um prazo para entregar o conteúdo pronto.

    Se você não se organizar corretamente, acabará acumulando uma série de atividades e perdendo o prazo para entregar o item que foi solicitado. Claro que imprevistos podem acontecer, mas deixar os prazos passarem por desorganização é algo a se evitar.

    Quanto mais perto o prazo de entrega de um determinado trabalho chega, menos tempo você tem para organizar, desenvolver e verificar se tem algo que precisa ser adaptado ou modificado em sua produção de necessaires personalizadas.

    Se você faz seu trabalho dentro do prazo, tem oportunidade de ousar e procurar formas de deixar sua criatividade fluir, deixando para trás o bloqueio criativo.

    Outro elemento que é responsável por grande parte desse tipo de problema é o estresse. Isso porque o designer trabalha diretamente com a mente, e esgotá-la com preocupações e ansiedade pode ter um impacto extremamente negativo para seu trabalho.

    Garantir uma estrutura de qualidade para desenvolver o trabalho criativo é muito importante para evitar situações de bloqueio criativo, que acabam se acumulando aos motivos que geram o estresse e agravam ainda mais o quadro.

    Por isso, saber lidar com esse tipo de situação é muito importante para você trabalhar com qualidade e desenvolver itens criativos e inovadores, garantindo sempre um bom trabalho com sinalização de segurança no trabalho.

    Acabando com o bloqueio criativo

    Agora que você entende um pouco melhor o que é o bloqueio criativo e algumas de suas principais causas, é hora de identificar maneiras de vencer esse tipo de situação e tornar-se ainda mais capacitado dentro de seu trabalho enquanto designer gráfico.

    Diante disso, é fundamental saber lidar com o ambiente à sua volta e trabalhar com foco e precisão, garantindo uma estrutura adequada para permitir-se imaginar e aproveitar para fazer trabalhos únicos.

    Cada pessoa tem sua própria maneira de lidar com as situações, e nem sempre uma técnica para eliminar o bloqueio criativo terá o mesmo resultado em duas pessoas diferentes, uma vez que estas técnicas não são padrões.

    Por isso, é importante identificar os caminhos que mais ajudam a otimizar seu trabalho com displays personalizados e adaptar estas ferramentas a sua realidade para conseguir ainda mais qualidade no trabalho gráfico que você está desenvolvendo.

    Livre-se de distrações

    Um dos principais motivos para o bloqueio criativo é a procrastinação. Ao menor sinal de perda de foco, você acaba se distraindo com qualquer conteúdo e perde a linha de raciocínio para criar.

    A internet é uma das principais causas desse tipo de perda de atenção, uma vez que o conteúdo digital, sobretudo em redes sociais, pode ser um grave problema para quem deseja trabalhar com criação.

    Esse tipo de ação pode ser inconsciente. Você inicialmente só deseja ver se recebeu mensagens ou comentários, mas acaba ficando e avaliando sua linha do tempo, e quando vê, passaram-se horas e você estava preso nas redes sociais.

    Para criar com qualidade, é importante ter foco e consciência ao criar um material promocional de empresas

    Por isso, evite abrir abas de redes sociais ou sites quando estiver trabalhando, se precisar do computador. Caso contrário, desligue-o durante o processo de criação.

    Os smartphones também são uma constante tentação, e você deve evitá-los a todo custo para ter o controle necessário para trabalhar adequadamente e não se perder em um longo bloqueio criativo.

    Faça pausas

    O esgotamento é um dos principais motivos pelo qual os designers não conseguem efetuar seus trabalhos. Por isso, é importante saber o momento de parar e descansar para conseguir ter o controle criativo de volta em suas mãos.

    Se houver a possibilidade de um descanso longo, o ideal é você eliminar as fontes de estresse e conseguir descansar, com uma viagem ou atividades de lazer a longo prazo.

    Independente do motivo, é fundamental que você consiga evitar os danos do cansaço para trabalhar com balões para decoração de eventos.

    Caso os descansos tenham de ser curtos, é importante que você ainda assim faça pausas. Brincar com animais de estimação, assistir a um filme ou seriado ou jogar jogos de videogame podem ser excelentes maneiras de conseguir produzir.

    Isso ajuda sua mente a descansar do estresse de produção, e permite que novas ideias surjam espontaneamente, dando combustível para sua força criativa.

    O poder da cafeína

    A bebida, que é uma tradição brasileira, é ideal para ativar sua criatividade. Depois de tomar um pouco de café, ele entra em sua corrente sanguínea e deixa o corpo mais alerta, sendo muito importante para ajudar a estimular a criatividade.

    Além disso, o café é uma bebida que dá mais energia e confiança, por isso é ideal para uma série de trabalhos criativos o consumo desta bebida. É recomendado, entretanto, que isso seja feito com moderação.

    O excesso de café pode atrapalhar o ciclo do sono, e eventualmente levar ao esgotamento físico e mental e por consequência, o retorno de seu bloqueio criativo.

    O ideal é que o café seja consumido antes do meio-dia, uma vez que ele pode levar até 10 horas para sair de seu organismo e não gera nenhum impacto negativo para seu sono no dia ou em dias seguintes ao consumo.

    Dessa forma, é importante saber quanto e quando tomar o café para que a bebida possa ser um catalisador de boas ideias, e não apenas mais um problema para lidar em seu dia a dia. Garantir que seu bloqueio criativo suma é o objetivo maior desse tipo de atividade.

    Organização

    A organização é um ponto importante para estimular a criatividade. Ter um ambiente bagunçado, onde você não consegue encontrar os itens que precisa quando precisa acaba tornando sua rotina de trabalho muito mais difícil.

    Por conta disso, manter sua mesa e seu escritório organizados é muito importante para passar uma sensação de conforto e tranquilidade, permitindo que você consiga ter mais foco e atenção na produção de seu material.

    As mudanças também são sempre bem-vindas. Ao mudar a disposição dos itens em sua mesa de escritório, você faz sua mente pensar em novas possibilidades, o que pode afetar também a forma como você cria.

    Considerações finais

    Em uma profissão como o design gráfico, ter criatividade é fundamental para você conseguir aplicar suas estruturas e entender melhor como funciona esse tipo de ação. 

    Quanto mais você trava durante este processo, maiores as chances de ter um bloqueio criativo.

    Ainda que esteja com este bloqueio, entretanto, é possível trabalhar de maneiras efetivas para conseguir sair dessa rotina de procrastinação e ativar sua inovação e criatividade novamente, possibilitando uma série de ações para seu trabalho.

    Dessa maneira, você consegue criar peças muito interessantes e garante um destaque ainda maior como designer gráfico.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade