Michael Campos

Descubra o que é Game Marketing e como conquistar o público dos games

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    Usando os jogos como canal de divulgação da sua marca, o Game Marketing é uma estratégia que vem trazendo resultados interessantes para quem está apostando nesta tendência.

    Da mesma forma que séries de TV e filmes são utilizados como veículos para divulgar mensagens e produtos, o universo dos jogos se mostra promissor, principalmente no Brasil, que conta com um dos principais públicos.

    Atrelado ao marketing de influência, os jogos eletrônicos se mostram como importantes ferramentas de marketing. 

    Com um público que procura interatividade e relacionamento com as marcas que consome, essa estratégia se aplica trazendo essas possibilidades para a realidade do negócio, oferecendo uma grande opção de canais para a realização da sua divulgação.

    Neste artigo a pauta é o game marketing, assim, trataremos de suas vantagens e como conquistar o público dos games. Continue lendo e confira!

    O mercado dos games

    Estamos presenciando transformações no modelo de consumo, de forma que mais de 87% das pessoas hoje possuem um smartphone, muito com acesso à conexão 5G.

    Somando ao maior tempo passado em casa, a afinidade das pessoas com o mundo digital tem aumentado, principalmente com grande procura pela interatividade dos conteúdos.

    Cada vez mais o mercado busca por mão de obra qualificada e especializada para o aprimoramento dos mecanismos do meio digital, incluindo uma abordagem multicanal e a Inteligência Artificial, visando atender as necessidades dos novos consumidores.

    Voltados para as praticidades, interessados em novidades e com papel ativo na jornada dos demais clientes, existe uma nova dinâmica de mercado demandada por esse novo perfil.

    A maior interatividade nesse sistema digital propicia às empresas muitos dados e informações que auxiliam na identificação de oportunidades, no desenvolvimento de produtos e serviços mais assertivos, levando a melhora da produtividade.

    Por isso é importante saber aproveitar ao máximo as vantagens que essa interatividade pode gerar. O consumo de jogos tem aumentado cada vez mais e as marcas estão procurando por este público, altamente engajado. 

    De acordo com a Pesquisa Game Brasil, 73,4% do público brasileiro jogam jogos online, sendo que este mercado cresceu 20% durante a pandemia, conforme dados da Consultoria Newzoo.

    A estratégia de Game Marketing deve considerar o perfil de seu público-alvo, considerando fortemente tanto a experiência quanto a jornada do consumidor.

    Com a aplicação da realidade imersiva é possível usar os jogos em aplicativos, e-commerces, na publicidade, fazendo conexões com a vida real e com alto grau de personalização.

    Os jogos podem ainda ser usados no processo didático, considerando a jornada do consumidor em um bom curso técnico à distância.

    Para atrair a atenção desse consumidor, é bem útil um mapeamento de fóruns de discussão do universo geek, traçando um perfil claro deste consumidor.

    Tem-se também o mercado de E-Sports, torneios de jogos disputados por profissionais, que cresce mais a cada ano, potencializando o papel dos games no marketing de influência e como canal de entretenimento.

    Com a divulgação através dos jogos de sua marca, integrando um produto como curso de capacitação online ao longo da história do jogo, é possível chamar atenção deste público,

    O mercado de games tem faturado mais que o mercado da música e do cinema juntos, de forma que em 2020 houve um faturamento superior a U$150 bilhões, com projeções de U$200 bilhões para 2023.

    Tanto o isolamento social imposto pela pandemia, que paralisou eventos esportivos, shows e cinemas, quanto o lançamento de novos games e consoles, tornaram os games a resposta mais óbvia para a busca de entretenimento.

    O Brasil, por exemplo, tornou-se a terceira maior audiência dos E-Sports em todo o mundo, o que é altamente significativo. A produção de conteúdo para o setor de games também aumentou muito, acompanhando este fenômeno do crescimento dos gamers, os jogadores.

    O que é Game Marketing e suas vantagens

    Da mesma forma que marcas anunciam seus produtos, como camisetas promocionais em patrocínios e eventos esportivos, e fazem a divulgação em filmes, novelas e séries de TV, o Game Marketing o faz no universo dos games.

    Na prática, essas plataformas são utilizadas para a promoção das empresas, aproveitando esse cenário, assim como seus diversos canais para isto.

    Os produtos podem ser expostos para o público no decorrer da história do jogo, ou mesmo pela associação e patrocínio dos gamers e dos eventos. Entre as principais vantagens do Game Marketing estão:

    • Versatilidade;
    • Ações mais segmentadas;
    • Diversificação;
    • Engajamento;
    • Fidelização.

    Pontuamos a seguir cada uma dessas vantagens, colocando também dicas de como atrair o público dos games.

    Versatilidade

    Um negócio voltado para abertura de empresa simples, perceberá que indo além do fato de se tratar de um público altamente segmentado, existe uma grande versatilidade quanto às opções de canais para divulgação.

    Os jogos do tipo mobile, para os smartphones e tablets, chegam a uma parcela maior desse público, ao passo que os jogos do tipo console contam com um nicho menor.

    A versatilidade também está nas estratégias que podem ser aplicadas, indo desde ações mais sutis de divulgação até ações mais chamativas, como uma ação relacionada à marca dentro do game.

    A divulgação do tipo patrocínio, em que as marcas são expostas como em jogos de futebol ou de corrida, bem similar ao ambiente real, também chamam a atenção do público.

    Ações mais segmentadas

    O mundo dos games conta com diversos públicos, havendo preferências e permitindo a segmentação por idade, sexo, dentre outros fatores de segmentação que podem interessar ao seu negócio de contabilidade para empresas.

    Neste ponto é fundamental conhecer bem o público-alvo, encontrando os jogos que despertam mais o interesse de cada grupo específico.

    Com acesso aos produtores de conteúdo e streamers, o marketing de influência é potencializado, de forma que os influenciadores tem um forte destaque nos ambientes digitais.

    Contar com estes agentes como porta-voz da sua marca, faz com que se alcance o público de maneira mais simples, aumentando o engajamento.

    Em relação ao público jovem, os games são uma das melhores formas de acessá-los, sendo esta uma grande dificuldade dos profissionais de marketing.

    Diversificação

    O Game Marketing é uma excelente opção para diversificar suas estratégias de marketing, podendo englobar diversos objetivos, como aumentar a fidelização à marca ou mesmo para potencializar vendas.

    Como são associados às demais estratégias, os games permitem esse engajamento do público com características bem específicas.

    Engajamento

    Para gerar mais engajamento com um sistema de automação comercial é preciso estar atento à qualidade do game relacionado, a história desenvolvida, a apresentação visual e o contexto do produto.

    Invista em um bom trailer de lançamento ou até mesmo um showcase, que aumentarão o interesse do público.

    Fidelização

    A fidelização dos clientes vem com o momento da venda, quando realmente se apresenta ao público os diferenciais do seu sistema para controle de loja, assim como pacotes e preços.

    Criando uma boa expectativa, engajando o público ao seu game e a sua marca, e realmente cumprindo com as expectativas, constrói-se essa relação de fidelização com ele, pela criação de uma experiência positiva com a comunidade de gamers.

    Advergames x game marketing

    Os advergames são jogos criados para uma história curta, com um começo, meio e fim, sem a intenção de criar uma comunidade. Já o Game Marketing é pautado na construção da relação com o público, fazendo parte de seu universo de consumo.

    Considerações Finais

    O mercado dos games é relativamente novo, mas tem crescido mais a cada ano, com uma alta popularização principalmente entre os jovens. Este é um mercado gigantesco, que apresenta potencial para que marcas se apresentem e criem uma relação com o público.

    Principalmente os E-Sports e o mobile gaming vem se apresentando como grandes oportunidades para atuarem como porta de entrada de marcas.

    Podendo aplicar o Game Marketing tanto de forma mais explícita, apresentando o produto ao longo do game, ou com ações que visam o patrocínio de gamers e eventos, são diversas as possibilidades de canais.

    Cada vez mais valorizado, é importante usar a criatividade para desenvolver conteúdos que criem essa relação de proximidade, procurada pelo consumidor.

    Neste artigo você viu o que é o Game Marketing e suas vantagens, como essa é uma boa estratégia para quem busca diferenciais competitivos, frente a um mercado marcado pela alta competitividade.

    Com vantagens que envolvem a versatilidade, ações mais segmentadas, diversificação, engajamento e fidelização de clientes, eleva-se a visualização da sua marca.

    Desenvolvendo boas estratégias que considerem fortemente o perfil do público, suas caraterísticas e necessidades, é possível promover com alta eficiência sua marca, trazendo resultados diretos na produtividade.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:
    Compartilhar no facebook
    Compartilhar no twitter
    Compartilhar no linkedin
    Compartilhar no pinterest
    Compartilhar no tumblr
    Compartilhar no whatsapp

    publicidade

    social

    publicidade