Michael Campos

Descubra como sua empresa pode construir credibilidade e confiança

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    Construir credibilidade e confiança não é uma tarefa simples no mercado e com os seus colaboradores, pois por muitas vezes leva tempo para isso, mas é um obstáculo que pode ser passável com algumas dicas que poderão ser usadas nessa jornada. 

    O importante é que você precisa saber que todos os tipos de empresa devem ter esses dois itens, seja uma empresa do ramo alimentício ou uma grafica impressao de cardapio, todas devem construir credibilidade e confiança.

    Por qual motivo é tão importante ter credibilidade e confiança?

    A verdade é que, mesmo nos dias atuais, ainda existem muitas empresas que não passam credibilidade e confiança, e mesmo assim estão há muito tempo no mercado.

    Porém, mesmo com essas empresas com reputação ruim é extremamente importante passar credibilidade, por mais que algumas áreas sejam mais “engessadas” e não façam o acompanhamento de padrões mais modernos.

    Entretanto, existem dois fatos que mostram que ter credibilidade é algo fundamental para seu cliente, vamos falar de cada uma delas.

    Confiança e a credibilidade trazem relações duradouras

    Quando falamos de relacionamento duradouro, não importa se é amizade ou amoroso, sabemos que a principal chave para ele durar tanto tempo é a confiança, certo?

    Então isso se aplica perfeitamente ao relacionamento comercial, afinal, é exatamente isso que as empresas estão buscando, a fidelização do cliente que só será feita com uma condição: a credibilidade e a confiança que o cliente possui naquela empresa.

    Assim, quanto mais o cliente confiar naquela empresa, mais chances de ele retornar para fazer uma nova compra. Ademais, se não há confiança por parte dos clientes, com certeza, eles vão querer mudar de empresa na primeira oportunidade que tiverem.

    Então, se você tem uma empresa que faz camisetas personalizadas para uniformes, faça boas camisetas que não sejam frágeis, tenha um bom atendimento e um bom serviço, assim, é muito provável que o seu cliente volte a encomendar mais itens.

    Lembre-se, se você não faz um bom serviço, apresenta camisas frágeis e um atendimento que não seja adequado, é muito provável que ele vá no seu concorrente da próxima vez que tiver que pedir serviços deste ramo.

    Ter um bom propósito para a empresa e não só pensar no lucro

    Falamos um pouco sobre a convivência na relação com os clientes, isso é muito importante, principalmente levando em consideração que os meios de comunicação ajudam a difundir a informação.

    Porém, é necessário lembrar que existe algo que também é ainda mais fundamental que a convivência, o propósito da empresa.

    Ou seja, na sociedade atual as pessoas não estão interessadas apenas em produtos e serviços finais, mas sim como você encara todo tipo de situação e como lida com o seu propósito e missão.

    Falando resumidamente, o cliente sabe quando a empresa só está preocupada com o seu lucro e em quanto ela vai ganhar no fim do mês, e quando a empresa está preocupada em gerar algum valor novo para a sociedade.

    Caso sua empresa esteja listada como uma que apenas se preocupa com o lucro, você pode até mesmo fidelizar por um tempo alguns clientes, porém quando vier uma empresa que tenha as mesmas competências que a sua, a chance de você perder aquele cliente será alta.

    Deixar claro que seu propósito é uma boa maneira de passar credibilidade e confiança, para que seja feita não apenas a fidelização de seus clientes, como também que se tornem grandes defensores da marca.

    Ao longo do texto passaremos dicas úteis que serão de grande ajuda para que você construa credibilidade e confiança de seus clientes em relação a marca de sua empresa, pode ser uma indústria de embalagens de papelão, uma empresa farmacêutica ou que faz doces.

    Dicas para que sua empresa construa credibilidade e confiança

    Primeiramente é bom falar um pouco sobre confiança. Pois bem, como vimos, é de suma importância que você conquiste a confiança e credibilidade do cliente do que propriamente seu dinheiro.

    Então, vamos agora dar algumas dicas para que você faça a conquista de confiança de seus clientes. Siga a leitura e confira:

    Faça uma lista de suas qualidades

    Para já passar a confiança logo de cara para o cliente, você pode citar seus pontos fortes e uma comprovação de sua credibilidade. Você pode falar, por exemplo, todos os cases de sucesso, o número de atendimentos realizados e quanto tempo está no mercado.

    Se você faz brindes personalizados para empresas, por exemplo, você pode mostrar os brindes que mais fizeram sucesso em termos de beleza para o cliente, prendendo a atenção de seu consumidor.

    Seja autoridade no mercado

    Quando se faz uma compra, a opinião de pessoas próximas é levada em conta, depois delas estão os influencers, empresas ou pessoas públicas que são autoridade no assunto, inclusive essa lista pode acabar se invertendo em muitas ocasiões. 

    Os influenciadores podem acabar sendo uma fonte muito boa para esses compradores que estão em dúvida, pois são essas fontes que podem fazer a cabeça do consumidor que ainda não possui o foco de realizar a compra.

    Então quando você faz a conversão e esse influenciador faz um elogio ao seu produto pelas suas mídias involuntariamente, muitas pessoas podem acabar sendo convertidas, ganhando confiança em sua marca.

    Por exemplo, se você faz um projeto de comunicação visual para empresas e algum diretor ou ator famoso faz um elogio a sua empresa por serviços prestados, esse elogio chegará a muitas pessoas, conquistando mais clientes. 

    Mostre disposição 

    Não interessa se o cliente está pedindo ajuda em um grande projeto ou está perguntando uma dúvida comum, sempre mostre disponibilidade, pois isso mostra que você está interessado em ajudar, passando a todos uma confiança.

    Então, se caso você ofereça serviço de digitalização de documentos e um cliente pedir uma informação do preço, dê a informação. Se caso ele pedir para saber o funcionamento ou pedir ajuda para saber a melhor maneira de fazer a digitalização, atenda.

    Use canais digitais

    A utilização de canais digitais, especialmente as redes sociais, é algo muito importante para passar credibilidade.

    Desse modo, não use apenas para falar de condições de pagamentos, de um pagamento específico ou de algum serviço, ofereça nesses canais digitais um conteúdo que seja relevante para o navegante, como foi dito anteriormente, algo com mais propósito.

    Faça um bom atendimento

    Nada melhor para o cliente do que ser atendido do jeito que ele merece. Por isso, não faça um atendimento meia-boca, sempre esteja de ouvidos abertos e pronto para resolver qualquer questão.

    Se você vende bloco de anotações com caneta personalizado e faz um bom trabalho, mas em algum momento não atendeu direito seu cliente em alguma dúvida na parte da personalização da caneta, é bem provável que ele tenha preferência por outra empresa.

    Tendo isso em vista, faça com que todas as pontas da sua empresa sejam alinhadas e bem montadas, principalmente para evitar problemas futuros.

    Oriente antes de vende

    Imagine que você tenha um negócio de display customizado, então, um cliente pede um que seja feito de aço porque precisa de mais resistência, mas você só tem de PVC. Se você vender para ele e quebrar, é provável que você perca um cliente fiel.

    Entretanto, se você abrir o jogo com ele e for verdadeiro, é bem possível que ele possa esperar vir um de aço ou não faça a compra, mas se alguém precisar de um display de PVC ou de algum amigo que precise de um de PVC, ele poderá te indicar.

    Cumpra o prometido

    Jamais faça propaganda enganosa apenas por dinheiro, tudo o que você prometer cumpra, ninguém gosta de ser enganado.

    Se você descumprir algum ponto que você prometeu para um cliente, a chance desse cliente voltar é muito pequena, e talvez o projeto fique prejudicado, fazendo que você perca mais um cliente em potencial, então tudo o que você prometer, cumpra direito.

    Ouça feedbacks

    Se importe com todas as opiniões de seus clientes, isso não é fraqueza, pelo contrário, isso é ajudar a melhorar algum ponto que possa estar sendo defeituoso por parte de sua empresa.

    Então sempre esteja aberto para ouvir os feedbacks, pois você pode acabar descobrindo um problema e corrigindo rapidamente, melhorando muito a credibilidade de sua empresa antes que esse problema acabe caindo na boca das pessoas.

    Utilize provas sociais 

    Em todo caso, você precisa sempre convencer os outros quando se tem uma empresa, então use as provas sociais, que são talvez o argumento mais convincentes para as pessoas usarem seus produtos.

    Algumas das provas sociais são:

    • Relatos de clientes satisfeitos;
    • A quantidade de pessoas que fizeram ações;
    • Clientes importantes de sua empresa;
    • Prêmios que sua empresa recebeu;
    • Aparições na mídia;
    • Alguns estudos de caso.

    Construir credibilidade e confiança é algo que leva tempo, com um longo trabalho pela frente, por isso use todas as dicas como uma ação que tenha que ser feita e continuada, isso te ajudará a ter uma boa gestão de marca.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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