Michael Campos

Conheça os benefícios da gestão por competência para sua empresa

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    A gestão por competência é um elemento que tem ganhado muito destaque no mercado como um todo, uma vez que trabalha diretamente com a capacidade de produção de uma empresa de tradução de documentos ou de empresas de outros segmentos.

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    Esse gerenciamento engloba uma série de atividades que ajudam a entender as qualidades e as limitações de sua equipe, bem como o potencial de desenvolvimento para um determinado tipo de negócio, sempre alinhando-se a seus objetivos com mais clareza.

    A gestão por competência identifica os pontos-chave da empresa, impedindo que ela não esteja produzindo adequadamente, ainda que esteja repleta de profissionais qualificados. Afinal de contas, é possível melhorar consideravelmente estes dados.

    Melhorar os resultados de sua empresa é um projeto do todo, mas é preciso elaborar boas atividades para cada um dos setores conseguirem otimizar suas produções, criando assim uma unidade para o crescimento da empresa de software.

    Isso porque os colaboradores são o grande trunfo de qualquer companhia. Estas pessoas devotadas fazem a diferença no trabalho, e quando são direcionadas corretamente, podem alavancar a produtividade da empresa de forma única.

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    Por conta disso, a gestão por competência permite que os profissionais gestores consigam trabalhar adequadamente com toda a equipe, identificando pontos positivos de cada colaborador e em muitos casos até os realocando.

    É considerado uma competência qualquer conjunto de conhecimentos de uma pessoa ou grupo de pessoas em comum. Ao gestor, cabe a identificação de competências em potencial para cada um dos membros de sua equipe.

    Dessa maneira, você consegue alinhar todos estes usuários aos objetivos da empresa, garantindo uma estrutura mais adequada de atendimento para esse tipo de processo como um todo em uma empresa de inspeção de qualidade.

    O primeiro passo é entender o conceito da gestão por competências e sua importância para conseguir lidar adequadamente com este tipo de ação, entendendo os benefícios de buscar otimizar os resultados de sua empresa através das competências de seus colaboradores.

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    Gerenciar estas competências é muito importante para gerenciar sua própria equipe. Esse tipo de métrica identificará aqueles usuários que estão rendendo bem e os que poderiam ser melhor aproveitados em outros elementos.

    Empresas que compreendem as qualidades de utilizar os recursos individuais dentro de um grupo acabam se tornando muito mais relevantes no mercado, entendendo que tipo de tarefa é uma prioridade dentro de um sistema comercial.

    Uma boa estrutura para a gestão de competências permite que você identifique também quais competências estão carentes dentro da empresa, buscando profissionais que se adequem a este tipo de reação.

    Dessa forma, a companhia começa a crescer como um todo, trabalhando com elementos importantes para esse tipo de ação e qualificando melhor suas atividades como um todo.

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    Aplicando a gestão por competências

    Saber como utilizar essa ferramenta em sua empresa é um importante ponto do RH (Recursos Humanos), uma vez que esse tipo de estrutura deve ser implementada com foco e atenção. Por isso, saber como implementar esse tipo de ação é fundamental.

    Existem diversos detalhes dentro da gestão de competências que são subjetivos e devem passar pelo crivo dos gestores, adaptando os benefícios desse formato de atendimento para conseguir resultados ainda melhores dentro da gestão de competências em sua assessoria em segurança do trabalho.

    Mapeamento de competências

    O primeiro passo para utilizar as competências de maneira adequada é fazendo um bom mapeamento. Assim, você consegue entender quais são as habilidades de cada colaborador e quais são as ações que a empresa demanda para suas atividades.

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    Dentre as principais competências buscadas pelas empresas, é possível citar:

    • Qualidade de serviço;
    • Atenção ao atendimento;
    • Comunicação de qualidade;
    • Soluções inovadoras.

    Cada um destes elementos tem sua importância, e identificar quais são os principais colaboradores a trabalhar com estes elementos pode permitir que você mantenha uma equipe acima da média.

    Avaliação de colaboradores

    Ao avaliar seus colaboradores, você consegue estabelecer perfis que se encaixam melhor com sua empresa. 

    Dessa maneira, você não só estimula os profissionais de um aplicativo para delivery a buscar uma evolução maior com relação ao trabalho executado, mas cria uma base para futuras contratações.

    Tenha em mente que cada funcionário tem suas próprias peculiaridades e especificidades dentro de uma empresa, e você deve avaliá-los com base nesse tipo de interação. 

    Com isso em mente,  você consegue adaptar as ferramentas para as ações necessárias e garante a execução de novas lacunas para este processo como um todo.

    Métricas de avaliação

    Determinar padrões para as competências de seus colaboradores é um passo importante para garantir uma estrutura de qualidade, trabalhando diretamente com padrões que possam ser mensurados a longo prazo.

    Além disso, você consegue estipular metas e definir objetivos para a empresa, deixando-os claros para toda a equipe. 

    Os colaboradores de serviços de informatica buscarão ativamente encontrar essas metas, enquanto a gestão consegue tomar decisões de maneira mais assertiva.

    A expectativa gerada pela empresa nos colaboradores é sempre um ponto de atenção que estes funcionários terão, principalmente aqueles que buscam desenvolvimento pessoal e almejam cargos superiores dentro da companhia.

    Por conta disso, entender o que está sendo exigido de cada um é uma boa maneira de auxiliar estes profissionais enquanto otimizam suas ações como um todo.

    Apoio a equipe

    Uma parte importante do sucesso com esse tipo de interação é oferecer o apoio adequado para que sua equipe consiga desenvolver o trabalho com qualidade. Você deve entender que uma parte importante desse tipo de ação depende de sua estrutura de negócios.

    Isso vale tanto para questões físicas, como equipamento de qualidade e uma estrutura para que o colaborador possa executar seu trabalho de forma mais assertiva, quando em questões de transparência.

    Um funcionário de sistemas de automação industrial não saberá se está fazendo um bom trabalho se você não for direto e claro com relação a suas expectativas e objetivos, ajudando-o a entender seu próprio desempenho e como a empresa pode agir nesse tipo de situação.

    Por isso, é fundamental você integrar todas as competências que deseja em sua empresa dentro de suas atividades relacionadas aos recursos humanos. O RH será responsável por avaliar estes elementos.

    Em uma questão prática, os recrutadores buscarão pessoas com as competências desejadas ao realizar novos processos seletivos e subsequentes contratações, enquanto farão um trabalho de base com treinamentos e o desenvolvimento dos colaboradores que já estão na companhia.

    Benefícios desse tipo de gestão

    Existem vantagens que podem ser exploradas tanto do ponto de vista da empresa quanto para os colaboradores dentro da gestão de competências, o que acaba se tornando uma ferramenta importante para seus objetivos e para aumentar o potencial da sua empresa.

    Para os empregadores, ele garante que a estrutura de ação da empresa será respeitada, já agindo desde os treinamentos para novos colaboradores e estipulando elementos de competência dentro dos objetivos da empresa.

    Além disso, ele reduz custos com atividades pouco efetivas, uma vez que a unidade como um todo estará programada para trabalhar em cima dos elementos principais para o sucesso comercial da unidade.

    A própria comunicação e mobilidade da empresa se torna mais funcional, aumentando a flexibilidade e a capacidade de escala que a empresa poderá utilizar caso seja necessário esse tipo de ação.

    Com os padrões de trabalho bem definidos, os caminhos para desenvolver a empresa e evoluir seus processos, buscando uma melhoria dentro de sua própria estrutura, acaba sendo uma ferramenta importante.

    Por fim, empresas que utilizam a gestão de competência podem trabalhar com feedbacks construtivos de forma mais direta, conseguindo otimizar a comunicação interna e permitindo que os desígnios da empresa sejam trabalhados com qualidade.

    Para os colaboradores, por outro lado, os benefícios envolvem diretamente seu crescimento e desenvolvimento profissional, uma vez que as expectativas são definidas, a tomada de decisões acaba sendo muito mais fácil.

    Além disso, os colaboradores podem ter uma visão mais ampla da equipe e da própria empresa, entendendo sua posição e buscando um engajamento ainda maior.

    Com a gestão de competências, um novo talento que está sendo absorvido pela empresa pode ser direcionado de maneira mais efetiva, já iniciando suas atividades sob o crivo da companhia como um todo.

    Esse tipo de ação acaba gerando uma série de mecanismos para reconhecer o bom trabalho e as habilidades de cada colaborador em particular.

    Considerações finais

    A gestão por competências pode ser um grande catalisador para sua empresa aumentar a produtividade, mudando completamente sua cultura organizacional e estabelecendo metas e regras para seus colaboradores.

    Diante disso, todos dentro da empresa conseguirão compreender melhor quais passos tomar para o sucesso comercial da companhia, aumentando suas oportunidades de negócios e criando um espaço de qualidade para você trabalhar.

    As empresas que adotam essa postura acabam garantindo um posicionamento muito melhor dentro do mercado, o que permite que elas se tornem líderes dentro de seus segmentos de atuação.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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