Michael Campos

Conheça as tendências para o marketing de influência

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Quando se fala do processo de renovação do mercado, é preciso observar a complexidade desse sistema, trazendo não apenas novas estratégias, mas também novas particularidades a cada prática, como nas tendências para o marketing de influência.

    Existindo não apenas diversas estratégias a serem adotadas na distração de um negócio, como também uma série de fatores que podem estar associados a tais estratégias, fazendo das mesmas táticas de ainda maior precisão para a realização de suas atividades.

    Isso acontece em consequência da própria complexidade do público, que de tempos em tempos renova sua necessidade sobre um produto, correspondendo aos novos interesses que surgem em suas vidas. Questões muitas vezes apresentadas pelo próprio mercado.

    Como a necessidade de trabalhar com um sistema de monitoramento em nuvem em seu serviço de entregas, em busca de garantir uma maior segurança aos seus serviços realizados, além de uma maior transparência ao processo de entrega de uma compra.

    Pois a partir do momento que outras empresas passam a oferecer essa possibilidade de rastrear sua entrega, os clientes vão começar a busca por essa aplicação em todas as empresas com as quais faz algum tipo de compra.

    A falta dessa aplicação pode fazer com que esse indivíduo se sinta frustrado com o serviço contratado, a ponto de não retornar a fazer negócios com essa companhia, por mais que a entrega tenha sido feita de maneira correta, porém, sem clareza nessa ação.

    O mesmo vale para compras menores, como na aquisição de camisetas personalizadas para uniformes, no qual é preciso das empresas que trabalham com esse serviço observarem as tendências de moda que conquistaram um maior espaço nos últimos anos.

    De forma com que sempre que um cliente busque por um modelo específico, associado a uma tendência de roupa que esteja em alto no mercado, esse  negócio tenha capacidade de responder às demandas do seu público, com um produto adequado a tais tendências.

    Por isso, é importante estar atento às novas tendências do mercado, ainda mais na realidade digital de hoje, no qual esse processo de mudança torna-se muito mais dinâmico. Com novas estratégias sendo possíveis, como no chamado marketing de influência.

    Como funciona essa estratégia?

    O marketing de influência é um conceito realmente novo no mercado, se comparada a outras ações associadas ao cenário digital que continua a se expandir na sociedade. Essa prática tem ligação com o novo comportamento do público na internet.

    A passividade dos clientes começou a se dissipar com a adesão das plataformas digitais em suas vidas, por meio de ferramentas que irritam com que um cliente tenha voz sobre o produto consumido, através de elogios ou reclamações sobre o mesmo.

    Informando outros usuários presentes na internet sobre sua satisfação, ou a falta dela, ao comprar um conjunto de mochilas personalizadas por meio de uma loja específica, fazendo com que esse negócio conquiste novos clientes, ou então acabe por perdê-los.

    E quanto mais um usuário se porte nas redes sociais, com a produção de conteúdos próprios, enquanto informa sua opinião sobre os mais diversos assuntos, maior pode se tornar a relevância alcançada por esse indivíduo perante o público digital.

    Acompanhando esse cenário é possível compreender melhor o cenário atual, onde os chamados influenciadores digitais se tornaram uma das figuras de maior prioridade na internet, servindo como parceiros para as marcas, e inspiração para os clientes.

    Como uma das ações do marketing é justamente adaptar o mercado à nova realidade que pode surgir em um cenário específico, é compreensível a criação de estratégias que conversem diretamente com o trabalho realizados por esses influenciadores.

    E assim surge um modelo conhecido como marketing de influência, no qual as marcas usam dessa relação entre tais indivíduos e sua audiência digital para trabalhar com a  divulgação dos seus produtos e serviços.

    Já que um conteúdo apresentado por um influenciador especializado em economia, sobre a importância de trabalhar com uma agência financeira na contabilidade para abertura de empresa, pode surtir mais efeitos do que uma peça comercial tradicional.

    Por existir uma relação de confiança entre o público e os influenciadores que são acompanhados por esse indivíduo. Mas quando se fala em fazer uma parceria com os chamados influencers, é preciso ter uma maior atenção ao trabalho dos mesmos.

    Pois como tudo que está no mercado, hoje é possível encontrar uma grande variedade competitiva de influenciadores disponíveis na internet, sendo preciso escolher bem o tipo de pessoal a qual sua marca poderá se associar.

    Sendo preciso observar as novas tendências desse mercado, para que os melhores resultados possam ser alcançados por parte da sua companhia, que pretende optar por esse tipo de estratégia e comunicação.

    Tendências do marketing de influência

    Assim como a função dos influenciadores digitais passaram a ter uma maior importância para o mercado como um todo, o trabalho desse profissional também passou por uma série de modificações, com o intuito de alinhar esse serviço ao meio comercial.

    Existindo uma série de pontos que devem ser vistos com atenção por quem pretende adotar esse tipo de estreia aos seus negócios nos próximos anos. Para garantir que essa parceria seja benéfica a todos os envolvidos. 

    Clareza sobre os números de performance

    O trabalho dos influenciadores digitais cada vez mais torna-se em algo profissional, logo, esse mesmo nível de profundidade comercial é exigida a esses indivíduos, que devem atuar com números claros sobre suas taxas de engajamento e o número de seguidores.

    Relevância para influenciadores menores

    Ao mesmo tempo, não somente o tamanho do público que importa, mas também a  forma com que um inferior se relaciona com a sua audiência, existindo uma relevância cada vez maior dos chamados nano e micro influenciadores.

    Isso acontece por causa da possibilidade de encontrar um público mais segmentado, em comparação com a audiência mais ampla dos grandes influenciadores. Sendo possível trabalhar com um público que se interessa por software para loja, entre produtos similares.

    Mercado de regras claras

    Outro ponto positivo relacionado a profissionalização do mercado de influenciadores está na forma com que essas parcerias comerciais passam a ser realizadas, tendo como base as regras e valores que vão sendo estabelecidos por modelo de comparação.

    Trazendo assim regras claras para todos os envolvidos nesse tipo de ação, das empresas, aos influenciadores e ao público consumidor de tal conteúdo.

    Realidade virtual

    Os influenciadores digitais surgem dentro de um cenário digital, logo não é de se espantar que assuntos relacionados a essa realidade estejam associados ao marketing e influência, por meio de conceitos novos como o NFT e o anunciando metaverso.

    Social commerce

    Por meio da lives um com jeito do mercado vem ganhando cada vez mais detox que é o chamado social commerce. Modalidade no qual os usuários podem interagir como uma marca a partir das transmissões feitas pelas mesmas, como em shows patrocinados.

    Assim, é possível nessas lives ter acesso a promoções exclusivas, como um desconto na compra de equipamento para o controle de acesso em sua casa ou ambiente de trabalho.

    Ambiente co-participativo

    O sucesso dos influenciadores ocorre muito por causa da sua interação com o público, logo, quem pretende trabalhar com esse tipo de estratégia comercial precisa estar aberto à possibilidade de lidar com uma criação mais aberta, junto a tais profissionais.

    Até por se tratar de indivíduos que possuem um contato direto com o público pelo qual uma empresa busca atingir, podendo trabalhar com o desenvolvimento de conteúdo juntos a tal audiência. Permitindo anúncios melhores sobre stand para eventos, por exemplo.

    Destaque para os influencers esportivos

    A variedade de assuntos ao serem abordados por um influenciador digital são enormes, o que pode atrair os mais diversos nichos de mercado. Um em específico que vem crescendo nos últimos é o setor esportivo dentro desse cenário.

    Principalmente diante de época de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, a Olimpíada de Inverno em Pequim de 2022, assim como a Copa do Mundo do Qatar, no mesmo ano. Destacando assim os influencers desse nicho específico.

    No geral, é de grande relevância conhecer as tendências relacionadas ao marketing e influência, para que seja possível ao seu negócio conquistar uma série de benefícios como:

    • Maior retorno de investimento;
    • Crescimento em vendas;
    • Alcance maior em leads;
    • Prestígio sobre sua marca.

    Uma série de fatores responsáveis para que uma campanha comercial, sobre produtos usados na decoração de natal para cidades, por exemplo, esteja associada a melhores resultados para a companhia que opta por trabalhar junto a influenciadores.

    Por meio de uma estratégia que somente cresce no mercado, levando em conta a associação cada vez maior do público com esse tipo de profissional.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade