Michael Campos

Conheça as profissões que podem surgir com o metaverso

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    Sabemos que a era digital sempre nos surpreendeu e continua surpreendendo, mas desde que o conceito do metaverso chegou ao nosso mundo, ele promete uma completa revolução de como entendemos a internet e a tecnologia.

    A possibilidade de integração entre diversos dispositivos, móveis e até mesmo como desktops, através da internet e com recursos tecnológicos, chama a atenção desde as pessoas mais comuns até mesmo grandes empresas que visam um grande mercado.

    A internet e diversas palestras foram palco para diversas discussões e debates sobre o assunto, assim como especulações, levando em consideração desde a aceitação do público a como isso poderia reverberar em uma empresa de pinturas, por exemplo.

    Com esse pensamento, o texto de hoje irá abordar as possíveis profissões que podem surgir com o metaverso, como elas podem impactar no dia a dia das pessoas, além de habilidades que os profissionais dessas áreas precisarão desenvolver.

    As fronteiras da internet são muito vastas e a cada novo dia se encontram novas maneiras de se utilizar a tecnologia e aprimorar novos métodos, seja de marketing, de produção ou até mesmo na otimização de abertura de empresa MEI.

    É um fator histórico, conforme a tecnologia avança, empregos antigos são extintos por se tornarem ultrapassados e novos surgem. 

    Mas, de uma forma ou de outra, é necessário o desenvolvimento de novas habilidades que façam com que as novas tecnologias possam ser utilizadas.

    De forma simples e direta, o conceito de metaverso é um mundo alternativo ao nosso completamente digital. Desde o anúncio do Facebook sobre essa possibilidade até 2026, a internet foi a loucura e só se fala nisso e como pode impactar no mercado.

    Quando pensamos em mercado, isso influencia tudo, desde uma empresa de consultoria ambiental até mesmo a forma como os funcionários interagem com os negócios, como os clientes irão consumir os produtos, como será desenvolvido a relação entre concorrentes.

    Em outras palavras, o metaverso irá mudar tanto o meio digital, como o meio físico também, pois o interesse das pessoas irá mudar e ser moldado, fazendo com que lojas físicas tenham que investir em bastante tecnologia para não perderem a sua relevância.

    Com isso em mente, os tópicos a seguir irão abordar algumas das mudanças e profissões que podem surgir com o metaverso, assim como as possibilidades que o mesmo abre, ajudando todo tipo de profissional, desde os mais simples até os que trabalham com sistemas de automação industrial.

    O surgimento das profissões

    Com o mundo na realidade virtual, é completamente normal e esperado que diversas prioridades mudem. Isso é, pode ser que mais do que nunca as redes sociais explodam novamente e consigam ainda mais espaço na vida das pessoas.

    Isso porque, com o metaverso, as integrações dos usuários com a tecnologia, assim como as interações entre os próprios usuários subirá de nível, sendo muito mais próximas, com mais recursos e funcionalidades.

    Podemos destacar como as áreas que mais sofrerão mudanças com o metaverso, podendo envolver fábricas de acessórios para bolsas assim como startups:

    • E-commerces;
    • Empresas focadas em marketing e produção de conteúdo;
    • Organizações que buscam inovações tecnológicas;
    • Empresas que buscam excelência operacional;
    • Bancos e Segurança de Dados.

    Obviamente que áreas totalmente ligadas à tecnologia receberão mais atenção porque elas estão completamente envolvidas nisso, mas não significa que outras empresas estão desamparadas ou ficarão sem essa funcionalidade. Tudo é uma questão de tempo.

    Sendo assim, confira então algumas das profissões que possuem uma maior probabilidade de ganharem destaque ou de serem criadas a partir desse novo passo que a tecnologia vai dar, atendendo desde microempresas até empresa de armazenamento.

    • Cientistas de pesquisa do metaverso

    Essa será uma profissão que provavelmente será bastante difícil de ser executada e muito bem remunerada. O seu conceito é fazer com que o mundo todo seja acionado de forma digital, através desse mundo paralelo criado pelo metaverso.

    Através de toda essa estrutura, dessa arquitetura de dados e códigos que outros casos, outros estudos serão criados. Ou seja, primeiro se cria e estabiliza a fundação para que depois a casa seja construída sobre ela.

    Isso se aplica aos jogos criados por desenvolvedores, novas plataformas totalmente interativas e até os anúncios de diversas marcas, como os de uma empresa de desenvolvimento de software

    Primeiro se cria a base para que depois cheguem os complementos e, posteriormente, as otimizações.

    Nessa profissão, algumas das habilidades sugeridas é um vasto e amplo conhecimento de deep learning e visão computacional, assim como computação gráfica e linguagem de programação avançada.

    • Gerente de segurança de dados do metaverso

    A segurança de seus dados enquanto no meio digital até os dias de hoje é um assunto altamente conversado e discutido. 

    Muito se tem investido no assunto e, a cada dia que passa, novos avanços são encontrados e novas formas de proteger informações sigilosas são desenvolvidas.

    Isso impacta não somente os usuários, mas as empresas também e, com a chegada do metaverso, essa situação se tornará ainda mais delicada. Isso porque não se sabe ainda como, de fato, funcionará a segurança de dados através dele.

    Pode ser que se encontre formas totalmente interativas e criptografadas de proteção, assim como podem acontecer bugs e ocorrerem vazamentos de informações relevantes sobre as estratégias de negócio da sua empresa de serviço de contabilidade.

    As possibilidades são inúmeras e é preciso tanto profissionais que consigam desenvolver e melhorar essa ideia quanto outros que consigam direcioná-las de melhor forma, buscando sempre um objetivo em específico, auxiliando na evolução do metaverso.

    Para essa profissão em específico, é muito provável que a engenharia da computação e outras áreas ligadas à tecnologia prevaleçam, assim como uma boa experiência e conhecimento de segurança de dados.

    • Storyteller do metaverso

    Um dos principais objetivos do metaverso é aumentar a imersão dos usuários por meio de realidade virtual, fazendo com que tenha uma experiência muito mais forte e verdadeira nos diversos estilos que o mesmo pode proporcionar.

    Para que a experiência seja mais imersiva, é necessária toda uma narrativa, uma história, um background por trás que ajude o usuário a se sentir parte essencial daquele mundo. 

    Com isso em mente, essa profissão tem grandes possibilidades de ser uma das mais importantes de um futuro muito próximo.

    Um bom curso de história ou de literatura são habilidades fundamentais para esse tipo de profissão, portanto, comece a se especializar desde já.

    • Construtor de mundos

    Como dito no tópico anterior, o metaverso tem como objetivo aumentar e muito a imersão dos usuários e sabemos como o mundo dos games tem ganhado muito destaque nos dias atuais, sendo um dos mercados de entretenimento mais rentáveis do globo.

    Com o metaverso, a experiência poderá ser levada a outro patamar, fazendo com que o jogador consiga sentir-se na pele do protagonista, dentro do jogo. Isso sem mencionar os sentidos sensoriais que é possível se explorar.

    também é importante mencionar que será preciso construir regras e termos éticos do que os jogadores podem ou não fazer dentro desse mundo, assim como ele pode interagir com o cenário e cada elemento dentro dessa realidade alternativa.

    Para se destacar e começar a investir desde já nessa profissão, é indicado um bom conhecimento e cursos especializados em modelação 3D, ser um bom designer e entender o máximo possível sobre como a realidade virtual funciona.

    • Construtor de hardware

    Todo o conceito é muito interessante e promete revolucionar como tudo que conhecemos funciona, mas uma coisa que é preciso tomar cuidado é na construção do hardware. nada disso será possível sem um equipamento bom, funcional e potente.

    Isso envolve tanto a efetividade do equipamento do metaverso, como os serviços de manutenção que podem ser envolvidos nisso, assim como os componentes e valores necessários para a criação do mesmo, afinal, tecnologias novas em sua maioria são bastante caras.

    Nessa área, é importante se especializar com trabalhos e equipamentos eletrônicos dos mais diversos, assim como aqueles que possuem componentes múltiplos. Quanto mais se conhecer, maior será seu desempenho e as suas possibilidades.

    Considerações Finais

    Sem sombra de dúvidas, pensar que em alguns anos todos esses conceitos e ideias serão uma realidade é bastante interessante, principalmente com as diferentes maneiras que o mercado pode se adaptar a isso e quais serão as novas prioridades dos consumidores.

    O metaverso ainda irá demorar um pouco para chegar, e como toda nova tecnologia, conforme as pessoas vão utilizando e reportando suas experiências, pode-se chegar a um novo conceito, novas ideias, assim como melhorar o que já existe.

    Toda profissão possui a sua importância para se preparar e desenvolver habilidades como as mencionadas ao longo do artigo, é o pontapé inicial para se preparar para essa nova época que a tecnologia está prestes a entrar.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade