Michael Campos

Conheça as métricas de SEO que realmente importam

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    Ao administrar um site, uma série variada de tópicos precisam ser levados em conta, como as métricas de SEO, o posicionamento do seu site na internet, a estrutura digital do mesmo, contar com uma boa navegação por parte dos usuários, entre outros pontos.

    Esses são pontos necessários a serem vistos com atenção por parte de quem administrar algum endereço digital, para que seja possível conquistar um reconhecimento positivo dentro dessa plataforma junto ao seu público e ao cenário virtual em que ele se encontra.

    Sendo também as práticas de maior atenção para quem trabalha com o conceito de marketing digital onde o mercado adota diferentes ações para que seja possível para um negócio melhor se relacionar com o seu público através da internet.

    Como uma fábrica de uniformes personalizados, por exemplo, que além de se posicionar na internet em busca de ter um melhor contato com o seu público de antes, tal negócio também pode usar dessa plataforma para estudar melhor o comportamento dos clientes.

    Uma relação que tem início a partir do reconhecimento digital desse endereço comercial, ou seja, na quantidade de pessoas que acessam o site da sua loja virtual, e a partir daí podem se tornar novos consumidores do seu negócio presente em uma realidade digital.

    Nesse sentido, torna-se importante analisar a configuração SEO do seu site, junto das suas métricas associadas. Trata-se tanto do sistema interno a ser analisado pelos programas de busca, para que as tuas páginas consigam estar em posição de destaque na internet.

    A fazer, por exemplo, que assim que um usuário pesquise no seu navegador sobre onde encontrar toner para impressora, ele seja direcionado diretamente ao site da sua loja de equipamentos para computador, incluindo a presença desses toners em seu catálogo.

    A questão é que a internet se trata de uma plataforma que se expande cada vez mais, diante do número crescente de usuários e negócios que passam a agir juntos a essa realidade digital, tornando-se um desafio ser reconhecido nesse cenário.

    Em relação a esse acabam por existir também um número variado de métricas que podem ser observadas diante do comportamento do público associado ao seu endereço digital.

    Dessa forma, é preciso que as pessoas que trabalham com marketing digital não só conheçam e tenham acesso aos mais variados tipos de métricas que podem ter algum vínculo com o seu negócio virtual, mas também quais são as métricas que de fato são úteis.

    Métricas de vaidade

    Na mesma medida que existe uma amplificação das empresas e negócios presentes nas plataformas digitais, torna-se possível analisar também um crescimento entre as estratégias e ferramentas que podem ter algum tipo de função em relação ao trabalho na internet.

    Por meio de programas cada vez mais específicos, capazes de analisar um número crescente de informações que podem ter algum tipo de função para o seu negócio, levando então a um melhor aproveitamento do seu público presente na internet.

    Com o apoio de um sistema de monitoramento em nuvem, que permite uma empresa ter um melhor controle sobre o seu sistema de entregas, é possível repassar esse rastreamento aos clientes, que na internet podem verificar suas encomendas em rota.

    Para cada ação desse público, na internet é possível trabalhar com uma métrica diferente, referente a uma atividade específica, como o número de disparos que entram em um site, a taxa de visualização de um anúncio, entre outros tópicos de origem digital.

    A questão que com tantos dados a serem examinados por parte de quem cuida de algum tipo de programa digital, acaba por existir também métricas que não são necessariamente importantes para o seu negócio, a depender da especificidade do seu projeto.

    Esses números são popularmente conhecidos como métricas de vaidade, ou seja, números que não possuem uma importância essencial ao seu negócio, sendo visto apenas como métodos de aferição associados a aumentar uma possível pretensão deste projeto.

    Métricas essas que não valem o esforço por parte dos administradores de um site, apesar delas constarem na lista de possibilidades que o gestor de um site consegue encontrar ao acessar programas de verificação de performance sobre o seu site na internet.

    Entre elas, é possível citar algumas como:

    • Taxa de rejeição;
    • Taxa de saída;
    • Páginas visitadas por sessão;
    • Duração média de tempo do usuário em uma página.

    Métricas que até podem ter algum tipo de importância, mas isso dependerá muito da especificidade da situação que você busca aferir dentro do seu site, já que de modo geral,  tratam-se de índices que levam a resoluções muito abrangentes.

    Como uma loja virtual de produtos promocionais para brinde, que pode ter uma alta taxa de rejeição, por causa dos valores de seus produtos, mas continuam a atingir bons resultados comerciais, pois o seu público-alvo interage bem com o site.

    Ou seja, esse alto número de visitantes pode não ter uma função específica para esse site além de aumentar a vaidade de quem administra esse projeto. Existem outras métricas que podem ser mais importante de serem analisadas para o sucesso de seu negócio.

    Métricas de SEO importantes para o seu negócio

    O sistema SEO (Search Engine Optimization) trata-se de práticas de otimização do seu mecanismo de busca, a permitir que o seu endereço virtual seja reconhecido pelos usuários presentes na internet, alcançando uma posição de destaque a esse endereço eletrônico.

    Junto a essa configuração existe um conjunto de métricas que podem ajudar no processo de gestão de um site, levando a profundas análises sobre a performance do seu site na internet, assim como às melhores estratégias a serem adotadas junto ao seu site.

    Tráfego orgânico

    Na internet existem duas formas do seu site ser encontrado nos serviços de busca, através do tráfego pago e do orgânico. Ou seja, a relação que leva a um usuário interessado em rótulos personalizados encontrar uma empresa específica dedicada a essa produção.

    Enquanto o tráfego pago lida com a compra de anúncios, o modelo orgânico está mais ligado ao reconhecimento natural das suas páginas, a fazer com que o público busque pela sua marca em particular, sem necessidade de comprar um espaço na internet.

    Tal métrica, associada ao número de conversões orgânicas pode indicar o nível de performance do seu negócio, caso ele esteja baixo, apontar a necessidade de não só contar com o tráfego pago, mas também de investir melhor no marketing da empresa.

    Valor do tráfego

    Falando do tráfego pago, uma métrica importante está relacionada aos custos necessários para que a sua página na internet seja visualizada por parte dos usuários, diante da concorrência existente por empresas de locação de impressoras, por exemplo.

    Esse índice pode iniciar o valor de investimento necessário e anúncios para que o seu negócio conseguisse uma posição superior ao trabalho dos seus concorrentes dentro desse cenário digital.

    Número de páginas indexadas

    Para que o sistema de buscas consiga encontrar o seu endereço virtual ele trabalha com um programa que vasculha a internet através de um processo de indexação, por meio de algoritmos que registram essas páginas, de acordo com a relevância delas aos usuários.

    Quanto mais páginas indexadas tiver o seu site, maiores são as chances dele ser encontrado, assim como uma métrica que aponta uma possível falha de cobertura nesse sentido, pode apontar a ações que devem ser tomadas para a otimização do seu site.

    Classificação de palavras-chave

    Quando se fala a performance de um site entre os serviços de busca, o uso de palavras-chave é um ação que ganha bastante destaque. Isso por se tratar de pontos de referência para que o seu endereço virtual esteja em relevância na internet.

    Para que dessa forma possa se garantir que quando alguém digite no seu navegador por “software de gestão financeira”, o seu site surja como uma das primeiras opções, a ter essa construção específica de palavras presente no seu conteúdo digital.

    Web Vitais

    Chamadas de Core Web Vitais, essas métricas criadas pelo Google trabalham mensurando a experiência do usuário em um site. Algo a ser levado em conta no sistema de ranqueamento de páginas nos serviços de busca.

    Estando associado a outras métricas que permitem essa posição de destaque, como a valorização do seu domínio digital e visibilidade da pesquisa, a lidar com a forma com que o seu conteúdo pode se destacar junto aos buscadores da internet.

    Junto das métricas de SEO citadas, existem também outros índices importantes para quem busca destacar o seu produto na internet, como material para campanha eleitoral

    Entre as métricas relacionadas é importante destacar algumas como Lifetime Value (LTV), o valor alcançado enquanto um cliente encontra-se associado a uma empresa, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o número de leads, taxa de possíveis clientes ao negócio.

    A partir de uma análise prática de todas as métricas citadas, é possível contar com a melhor performance possível do seu negócio digital, garantindo com que o mesmo se destaque na internet, e como consequência disso, encontre os melhores resultados comerciais.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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