Michael Campos

Conheça as estratégias de marketing no mercado de moda

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    As estratégias de marketing se tratam de técnicas a serem consideradas por qualquer tipo de profissional que atue na administração de algum negócio. Por serem aplicações capazes de otimizar o alcance a uma série de objetivos por trás de um empreendimento.

    Como aumentar seu número de clientes, alcançar um maior reconhecimento para sua marca ou qualquer tipo de ação que possa se destacar como algo positivo para o crescimento ou manutenção de uma empresa dentro do seu mercado.

    Com aplicação dessas estratégias sendo importantes para o setor industrial, alimentício, cultural, até mesmo para a indústria da moda. Um setor que da sua maneira também lida com o objetivo de vendas. Sejam das peças de roupa ou de uma tendência cultural.

    Existe no mercado uma associação direta entre diversos setores, que podem se ajudar justamente por causa das ligações a serem desenvolvidas pelo marketing. Como uma empresa de software, cujo seu produto pode ajudar na gerência de diferentes negócios.

    Por meio de programas que possam atuar diretamente no controle das vendas feitas por uma empresa, assim como no controle dos seus ativos financeiros, seu estoque de produtos, entre outros pontos presentes na administração de um negócio.

    A mesma situação chegando no mercado da moda, que por meio de tais estratégias pode incrementar esse centro que trabalha com a venda de ideais, assim como a venda de roupas, e de como esses dois cenários podem e devem trabalhar juntos. 

    Já que até mesmo através da utilização de uma máquina para embalar, que possa ser necessária para realizar um empacotamento distinto, pode fazer com que as entregas de uma loja sejam vistas com um olhar diferenciado por parte do público.

    Como a moda trabalhando junto dos conceitos desenvolvidos para uma marca, de forma a identificar seus produtos como algo único no mercado, elevando assim o valor das peças que são comercializadas em uma feira, daquelas vendidas em uma butique.

    E dentro dessa importância do marketing para o mercado da moda, é importante citar também as aplicações digitais, que aos poucos vêm redefinindo o cenário comercial como um todo, afetando também o setor de vestuário.

    O papel das redes sociais para a moda atual

    Tradicionalmente as tendências de moda acompanham as correntes artísticas residentes em um período de tempo, dentro de um espaço social específico. Ao falar do mundo de hoje, o grande impacto dos últimos anos foi o crescimento das plataformas digitais.

    Com o acesso à internet modificando a própria maneira com que o ser humano convive, trabalha e consome. Uma tríade que conversa com o apelo artístico a dominar dentro de uma época, afetando assim a forma como a moda é empregada e distribuída.

    Pois com esse ambiente altamente conectado, auxiliando também no processo de globalização, é possível com que uma tendência de moda no hemisfério norte seja a nova febre do mundo nos países da América Latina, mesmo que com suas adaptações.

    Não se tratando de um movimento inédito no mundo da moda, mas sim de uma relação que agora passa a ocorrer em um ritmo muito mais dinâmico. Até mesmo por causa do sistema de compras internacional, onde pela internet é possível comprar de diferentes países.

    Existindo por parte do mercado da moda e do público, a necessidade cada vez maior de lidar com uma empresa de entrega de encomendas a nível mundial, que acompanhe essas entregas à longa distância.

    Sendo essa situação apenas um exemplo sobre como o mercado da moda vem se modificando, diante das aplicações digitais. Com a conquista de atenção por parte desse ambiente não ocorrendo somente nas passarelas, mas sim por meio da internet.

    Chegando então a um cenário no qual os influenciadores digitais se tornam em parceiros extremamente importantes para uma marca que trabalha dentro desse ambiente. Sendo indivíduos que servirão como ponte entre o público e as empresas de moda.

    Atualmente, muitas das tendências culturais são desenvolvidas justamente por esse tipo de profissional digital, que junto aos seus conteúdos, com a presença de fotos coloridas, chamativas e bem planejadas, é possível conquistar a atenção do público para algo.

    Tudo a fazer dos meios digitais como um dos mais importantes para a expansão do setor de moda hoje. Sendo tão importante se adaptar nesse sentido digital como contar com o auxílio de uma assessoria contábil, a cuidar dos aspectos financeiros de uma empresa.

    E de uma forma geral, existe também um conjunto de estratégias do marketing tradicional que podem também funcionar para as empresas que atuam dentro do mercado de moda.

    Técnicas de marketing para o mercado de moda

    Quando se pensa em estratégias de marketing específicas para o meio da moda, pode ser intuitivo imaginar ações voltadas sobre como vender uma ideia, ou se associar aos gostos do seu público.

    Questões que não deixam de ser verdade, mas cujas oportunidades são maiores, já que assim como em qualquer mercado, é possível reagir a uma série de práticas traçados para a melhor performance de um negócio, independentemente de sua área.

    Entre essas táticas gerais, que podem surtir efeito no setor de moda, destacam-se:

    Segmentação do público

    Para melhor desenvolver ações para um público, primeiro é preciso conhecê-lo, para que dentro de uma audiência geral seja possível encontrar uma segmentação que se associe à sua parcela de possíveis consumidores. 

    E com essa audiência separada, é possível estudá-la e assim oferecer tantos ideais como peças em si que melhor se destacam com tal público, levando em conta seus gostos e o seu perfil comercial traçado.

    Foque em diferentes mídias

    No cenário digital de hoje os clientes podem se encontrar nas mais diferentes plataformas, com destaque para a pluralidade existente de redes sociais. Sendo preciso então se colocar presente em todo tipo de espaço que o seu público frequente, destacando redes como:

    • Facebook;
    • Instagram;
    • Youtube;
    • Twitter;
    • TikTok.

    Locais nos quais uma empresa que trabalha com sistema de climatização, uma oferta mais técnica, pode encontrar o mesmo tipo de espaço de uma marca de roupas, já que para ambos os negócios seus respectivos públicos podem estar presentes junto dessas redes.

    E-mail marketing

    Junto das redes sociais, outra plataforma de importância para se conectar com um público é através do disparo de e-mails, por ser um canal de contato direto com sua audiência, permitindo a entrega de conteúdos customizados, como dicas de estilo para um certo perfil.

    Teste possibilidades de conteúdo

    Seja nas redes sociais, pelo e-mail, ou até mesmo com anúncios espalhados pela internet, é indicado trabalhar com variações desses conteúdos, para que posteriormente seja possível estudar e analisar qual versão melhor se associa aos seus objetivos conquistados.

    Algo que conversa diretamente com a produção de conteúdo em si, ou seja, de grande relevância para o mercado da moda, com a disponibilização por parte de uma empresa de produções que conquistem a atenção do usuário, levando-o a se interessar por sua marca.

    Aposte em ações promocionais

    Outra prática comum do mercado que conversa diretamente com as ações do setor de moda é a realização de promoções, como a distribuição de cupons e descontos. Sendo uma forma de conquistar a consideração por parte dos possíveis clientes de uma loja.

    Isso em uma estratégia que serve tanto para uma companhia que opera com a instalação de sistema de automação comercial, até uma loja de calçados, já que ambos os negócios lidam com as expectativas de seus clientes, e com o objetivo de fazer uma oferta tentadora.

    Atenção ao calendário

    Outra ação que faz parte do acervo de práticas comuns do mercado e que pode ser útil ao setor de moda são as datas comemorativas, que podem servir como base para uma campanha especial.

    Isso porque datas como Natal ou Dia das Mães são épocas conhecidas pela troca de presentes, com o universo de roupas podendo se destacar nesse sentido, como uma opção possível de presentear essas pessoas do seu círculo familiar ou de convívio.

    Organização visual

    A forma com que um cliente visualiza uma loja, seja ela na internet ou no cenário físico, pode ser algo de grande influência na realização de uma compra. Logo é importante apresentar uma boa organização nesse sentido.

    O que se estende até mesmo para o empacotamento de tais produtos, com uma sacola customizada sendo de grande importância para destacar o nome de uma loja, por exemplo.

    Ofereça brindes

    Outra opção para aumentar suas vendas ou aumentar a percepção do público para sua marca de roupas é com a distribuição de brindes.

    Pois assim como uma fábrica de lonas pode oferecer uma amostra do tecido, uma loja de roupas pode oferecer um cinto para quem compra um vestido, aumentando as possibilidades dessa compra ser concluída, com base nos benefícios ali ofertados.

    Por fim, é importante citar a importância do mercado digital no meio da moda atualmente, com a existência de plataformas, como o Google Shopping e o Instagram Shopping, que podem ajudar até mesmo o seu negócio físico.

    Apresente uma vitrine digital daquilo que você oferece em suas lojas, dependendo apenas do método de pesquisa do seu público.

    Todas essas são questões a serem consideradas desde o momento de abertura de empresa simples, para que o seu negócio do ramo da moda consiga alcançar os mesmos resultados que qualquer empresa que siga as chamadas estratégias de marketing.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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