Michael Campos

Conheça as 8 estratégias mais eficientes do marketing digital

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    O mercado cada vez mais passa por um processo de transformação, aproveitando das ferramentas e estratégias que podem ser traçadas a partir da internet. Um caminho que leva também ao crescimento do marketing digital, uma série de ações específicas para a rede.

    Isso em um universo no qual tanto as empresas quanto os consumidores passam a aproveitar as possibilidades presentes nesse cenário virtual, algo que acaba por trazer mudanças tanto para o mercado como para a sociedade por meio de novas atividades.

    A principal questão por trás de tudo isso é de que esse processo não é um dos mais fáceis de se alcançar, principalmente quando se fala de um negócio de pouca experiência com o universo digital, sendo preciso, muitas vezes, modificar toda a gênese de uma companhia.

    No que pode ser o caso de uma empresa de usinagem de peças, entre outros modelos de negócios que atuam com o público industrial e que participam de um modelo comercial tradicional, mas até mesmo esse sistema pode se atualizar por meio dos canais digitais.

    Existe uma adaptação geral do mercado para as plataformas virtuais e interativas. Independente do setor de negócios ao qual um empreendimento se encontra, já que algo que une todo tipo de empresa é o seu empenho e melhor se relacionar com seu público.

    E hoje essa conexão vem sendo trabalhada principalmente por meio da internet por se tratar de um sistema de fácil acesso, como resultado da ampliação dos dispositivos eletrônicos e do barateamento desse tipo de tecnologia, disponível até em celulares.

    Levando assim a uma possibilidade comum, ao qual um usuário pode pesquisar de forma rápida por um gerador para salão de festas para garantir com que a realização da sua festa de aniversário ocorra da melhor maneira possível, sem possíveis quedas de energia.

    Tudo a ser feito diretamente do seu computador de bolso, com a presença dos smartphones passando a ser um dispositivo a ser visto quase como essencial pelos mais diferentes perfis de pessoas. Seja para o trabalho ou até mesmo para o lazer.

    E se o mercado digital vem crescendo em questão de importância, é importante saber como adotar ações capazes de otimizar os resultados a serem alcançados por sua empresa. Pontos que podem ser atingidos com o auxílio do chamado marketing digital.

    A relevância de se alinhar ao marketing digital

    As estratégias de marketing se tratam de ações desenvolvidas especialmente para o mercado, permitindo com que uma companhia consiga alcançar os melhores resultados possíveis dentro de sua área. O marketing digital surge como uma evolução disso.

    Tratando-se de práticas que visam adotar todo tipo de vantagem que uma companhia pode obter em seu mercado, principalmente em relação a como esse empreendimento consegue se conectar ao seu público, diante das oportunidades que ali estão presentes.

    Isso em um cenário que acaba por envolver tanto as atividades de uma fábrica de ventiladores industriais como também um vendedor de roupas que trabalha com a venda de suas mercadorias através de uma plataforma exclusivamente digital.

    O principal motivo para que negócios de perfis tão diferentes consigam se destacar através da rede é por causa da presença do público nesses espaços, existindo então uma responsabilidade do mercado em ir ao encontro de sua audiência para obter resultados.

    Uma relação que cresce cada vez mais na medida em que o público passa a se familiarizar com as plataformas virtuais, onde até mesmo a questão etária deixa de ser um problema, já que diversos são os perfis de usuários na rede de diferentes idades, culturas e renda.

    Todos a encontrarem melhorar oportunidades através do mercado digital, o que faz com que as empresas que buscam se associar a tais audiências também tenham que adaptar as suas atividades para o cenário virtual através de novas ações a serem aplicadas.

    Mas não basta para um negócio simplesmente se posicionar na rede, pois existe hoje um grande número de concorrentes a disputarem pela atenção dos usuários dentro deste espaço, e é justamente aí que se destacam as práticas de marketing digital.

    Ações que permitem com que um fabricante de isolantes térmicos consiga destacar os seus serviços através de uma plataforma digital, surgindo de forma fácil para quem pesquisar por esse tipo de ofício, seja para se informar ou adquirir esse tipo de produto.

    Isso em uma relação que explica o porquê do mercado industrial também encontrar boas oportunidades dentro do mercado digital. E para que esse cenário, assim como vários outros, possam se destacar, certas atividades de marketing digital devem ser adotadas.

    8 práticas digitais de destaque ao seu negócio

    Como dito antes, para que o seu empreendimento possa se destacar na internet, é preciso implementar práticas específicas, desenvolvidas justamente para que um negócio consiga se destacar através das plataformas digitais.

    E o marketing digital oferece diversas oportunidades nesse sentido, sendo válido destacar oito específicas, que de forma prática podem garantir o sucesso de um empreendimento por meio da internet.

    • Inbound marketing

    O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conceito que ganha uma força maior através do cenário digital, pois diferente de como o mercado funcionava antes, a forma de se comunicar com o público ocorre de maneira distinta.

    Ao invés de somente falar com uma audiência através de anúncios e compra de espaço em mídias de destaque, a internet permite também com que um fabricante de estação de tratamento de efluentes consiga adotar novas estratégias, em relação à sua percepção.

    Com o inbound marketing é possível disponibilizar conteúdos e outros tipos de ações que atraiam a atenção de um público, fazendo com que essa audiência de possíveis clientes vá atrás do serviço de uma empresa, e não o contrário, como acontecia antes.

    • Marketing de conteúdo

    O marketing de atração trabalha junto de outras estratégias digitais, que é o marketing de conteúdo, uma prática que trabalha com a produção de algum tipo de peça que possa ser usada para conquistar a atenção do público, além de um foco comercial.

    Entre os formatos a serem trabalhados é válido destacar opções como:

    • Vídeos;
    • Textos;
    • Imagens;
    • Podcasts.

    Modelos nos quais é possível trabalhar a percepção do público com uma marca, para posteriormente adotar ações mais diretas de venda. E o conceito de marketing de conteúdo trabalha com uma estratégia específica que também ganha destaque no meio digital.

    • Produção de vídeos

    Cada vez mais o audiovisual cresce entre as plataformas digitais. Em um movimento no qual até mesmo as redes sociais passam a trabalhar com novos formatos de conteúdos. Nesse cenário é importante destacar a relevância da produção de vídeos.

    Um formato útil para o marketing de conteúdo, como uma empresa que busca apresentar ao público como funciona o seu serviço de montagem de painel elétrico industrial, mas também para propósitos comerciais, fazendo ações de venda através de vídeos.

    • Redes sociais

    A questão é que esses conteúdos dependem de um canal adequado por onde possam ser compartilhados, e as redes sociais são as plataformas que mais se destacam nesse sentido por serem canais a serem acessados tanto pelos usuários como pelas empresas.

    Locais onde é possível trabalhar a imagem de uma companhia, assim como estabelecer suas ações comerciais, podendo aumentar assim as possibilidades de venda através da internet.

    • SEO

    Apesar de sua importância, as redes sociais são apenas um dos canais importantes na rede, sendo relevante para quem trabalha com impressão em chapa de acrílico destacar também o seu site próprio.

    Para isso é importante trabalhar com as configurações de SEO, um sistema que lida com a configuração dos sistemas de busca, levando um usuário que pesquise por esse tipo de serviço diretamente para a plataforma desse tipo de empresa.

    • Google Ads

    Fora a pesquisa espontânea do público, é possível aumentar o alcance de uma marca na internet através de um sistema de anúncios, com destaque para o Google Ads.

    Plataforma na qual é possível trabalhar com a presença de uma empresa entre o sistema de busca do Google, além de outros sites que pertencem a esse sistema.

    • Links Patrocinados

    Além desse site de buscas, é possível destacar uma marca entre diferentes tipos de sites a partir da aplicação de links patrocinados que podem surgir entre as opções de pesquisa em redes sociais e qualquer tipo de plataforma que tenha um campo de buscas.

    • Marketing de afiliados

    Outra opção referente ao marketing digital é um programa de afiliados no qual uma empresa de reforma, que lida com serviços como pintura epóxi em estrutura metálica, possa contar com o apoio de usuários contratados para expandir essa presença digital.

    Além dessas 8 práticas, existem muitas outras que podem ser úteis ao seu negócio, como o co-marketing, no qual duas empresas podem trabalhar juntas em uma ação; o remarketing, que apresenta anúncios para quem anteriormente visitou um site em particular.

    E o e-mail marketing, que usa desse canal específicos de mensagens para melhor se conectar com um público. Todas essas sendo ações a serem consideradas por quem busca destacar os seus negócios dentro da internet, com apoio do marketing digital.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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