Michael Campos

Confira as tendências de marketing de conteúdo para 2022

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    O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores, que precisam ser analisados com uma certa frequência, diante das modificações recorrentes que ocorrem nos mais variados setores, sendo preciso estar atento ao marketing de conteúdo para 2022.

    Já que essa estratégia, assim como muitas outras tática de marketing, passam por um processo cada vez mais ágil de atualização, utilizando das ferramentas disponíveis no mercado para definir quais serão as melhores atitudes a serem tomadas em um negócio.

    O que leva, inclusive, ao surgimento de novas estratégias, como vem acontecendo com aquelas voltadas aos serviços digitais, passando a ter um destaque maior, diante da popularidade com que o cenário virtual passa a ter na sociedade.

    E junto dessas estratégias é importante destacar a função do marketing de conteúdo, que opera com a criação de peças que não necessariamente são responsáveis por divulgar um produto ou serviço, mas sim a marca que está por trás desses empreendimentos.

    Como um escritório de serviços contábeis, que disponibiliza em suas redes sociais, publicações com dicas sobre como cuidar das aplicações financeiras do seu negócio, criando-se dessa forma uma melhor relação com os usuários na internet.

    E é justamente a partir desse primeiro contato que um cliente em potencial pode passar a conhecer o seu trabalho, para futuramente quando estiver em necessidade sobre esse tipo de serviço para o seu negócio, ele pode recorrer ao citado escritório.

    Tudo por meio de uma estratégia comercial que opera com a criação de conteúdos diferenciados, que serão responsáveis por fortalecer a relação de negócios entre uma empresa e a sua audiência presente na internet.

    Contudo, é importante para esse escritório responsável por fazer a contabilidade para empresas reconhecer também que o marketing de conteúdo não é uma estratégia estável, ou seja, é uma tática que passa por mudanças de forma frequente.

    Acompanhando as novas demandas apresentadas pela sua audiência na internet, para que dessa forma seja possível ter acesso a todos os benefícios comerciais apresentados por essa nova tática comercial.

    Os benefícios do marketing de conteúdo

    Um dos motivos pelo qual essa estratégia de marketing tem uma presença cada vez maior no mercado está no número de vantagens que ela pode trazer para um negócio, valendo a pena arcar com as complicações por trás da sua aplicação.

    Sendo preciso estar sempre antenado às novidades que surgem no mercado, de forma a adaptar as suas estratégias aos novos conceitos que podem ser estabelecidos, diante das novas tecnologias de comunicação que podem surgir nesse mercado.

    Como no movimento de globalização crescente, fazendo com que seja necessário para uma multinacional trabalhar com diferentes perfis na rede, por meio de uma localização específica para cada região, através de idiomas diferentes.

    Fazendo nesse caso, com que os serviços de tradução de sites sejam amplamente requisitados, para o conhecedor de uma marca no Brasil e na Europa consigam acessar o site de uma empresa, e compreender as ofertas e valores dessa companhia.

    Mesmo com essas responsabilidades, o mercado continua a apostar no marketing de conteúdo, principalmente por ele ser uma porta de acesso a aplicações positivas para os mais diferentes segmentos, alcançando benefícios como:

    • Flexibilidade;
    • Visibilidade;
    • Tráfego;
    • Captação de leads.

    Tudo para que um negócio tenha uma ótima performance na internet, e dessa forma consiga ter acesso às vantagens comerciais relacionadas a cada um desse tópicos, trazendo uma maior confiança e prestígio do público em cima de uma marca.

    Com esse contato inicial na internet sendo o responsável por dar início a uma forte conexão entre os usuários que possuem algum tipo de interesse em serviços de desenvolvimento de software, e as empresas responsáveis por tais atividades.

    Mas se o marketing e conteúdo se trata de uma estratégia tão mutável, é importante então estar sempre atento às novidades relacionadas a essa tática de mercado, existindo inclusive, algumas ferramentas que podem ter destaque no ano de 2022.

    Tendência de conteúdo para 2022

    Após dois anos dentro de período forte de pandemia, é esperado que o mercado apresente grandes transformações para o ano de 2022, diante o movimento de abertura do mercado, já modificado pelas mudanças de comportamento do público que ocorreu nesse tempo.

    Modificações que já podem ser vistas no ambiente digital, e que devem continuar a se expandir nos próximos anos, estando diretamente relacionadas à estratégia de marketing de conteúdo, acompanhando tendência do mercado, como:

    Transmissões ao vivo

    As populares “lives” se tornaram comuns nos últimos anos, e assim devem continuar sendo no futuro, sendo uma forma com que artistas, produtores de conteúdo, ou até mesmo empresas melhor se conectem com os seus seguidores na internet.

    Passando a existir diversas plataformas próprias para essa atividade, como no Facebook, Youtube, Instagram, e com o crescimento popular do Twitch no momento. Sendo importante trabalhar com soluções audiovisuais para operar essas transmissões.

    Realidade aumentada

    Com a presença cada vez maior da internet no cotidiano social, não é de se espantar que essas ferramentas passem também a marcar uma presença quase que física, como acontece com a realidade aumentada.

    Uma tecnologia que trabalha com a interação do digital com o offline, estando ligada às experiências em 3D, que podem operar com a simulação de produto, levando ao usuário nas ruas a possibilidade de ter a sensação de ter essa mercadoria em suas mãos.

    Gamificação

    A tecnologia de realidade aumentada também pode ser aplicada ao universo dos jogos e aplicativos, sendo uma atividade de lazer cada vez mais procurada no mercado, podendo ser utilizada para os mais diversos objetivos, incluindo campanhas comerciais.

    Comandos de voz

    Outra ferramenta popular no mercado é a presença das assistentes virtuais, que podem ser requisitadas através de um sistema de voz, podendo estar incluída também em certos softwares, como em um sistema para controle de loja.

    Permitindo um melhor controle sobre os dados referentes ao um negócio, podendo ser exigidos por meio de uma ordem sonora. Assim como o comando de voz também pode levar um usuário até um conteúdo específico.

    Responsabilidade social

    Outra exigência ao mercado que entrou em evidência nos últimos anos é a questão dos valores sociais apresentados por uma companhia, como a sua preocupação com a causa ambiental, ou qualquer que seja a ação que possa trazer benefícios à sociedade.

    Diante dessa demanda do público, é importante para as companhias trabalharem com tais valores através dos conteúdos que são disponibilizados ao público.

    Plataformas de revenda

    Tendo uma ligação também com a questão ambiental, diante da reutilização de certos produtos, o mercado de e-commerce vem ganhando cada vez mais seguidores na internet, com a possibilidade do usuário colocar à venda mercadorias que não usa mais.

    Permitindo aos clientes disponibilizarem nessas plataformas de comércio, peças como eletrônicos, roupas, entre outros produtos, contando com os benefícios presentes nesse sistema comercial, como na gestão de entregas dessas plataformas de venda.

    Social Selling

    Acompanhando isso é possível observar também uma mudança em relação aos sistemas de comércio na internet, existindo um destaque maior em relação aos conteúdos produzidos por indivíduos que possuem um maior prestígio perante seus seguidores.

    Em uma estratégia de conteúdo que opera a partir dos Key Opinion Leaders, os líderes-chave de opinião, como um influenciador do ramo alimentício, recomendam uma marca específica de farinha de trigo a ser usada em bolos, por exemplo.

    Conteúdos autênticos

    Não basta somente produzir conteúdo na internet para ter seu perfil comercial visualizado nas redes, é preciso garantir que esse conteúdo tenha um diferencial, com características únicas que chamem a atenção dos usuários.

    Destacando-se nesse sentido os conteúdos gerados pelos próprios usuários, como a partir de sua interação com outros indivíduos presentes nessas plataformas, de forma similar a qual trabalham os influenciadores digitais.

    E essas são as tendências unicamente relacionadas ao marketing de conteúdo, já que quando o escopo é aberto para o marketing digital a variedade de possibilidades comerciais se tornam ainda maiores.

    Podendo se destacar para o ano de 2022 as mudanças em relação às análises sobre as atividades dos usuários, a partir de um monitoramento mais intenso, mesmo com o fim dos cookies, programas que eram instalados nas máquinas dos usuários.

    Sendo substituído por programas mais amplos, que analisam o comportamento de um perfil de usuário, e não de um de forma específica, dando assim um maior privacidade aos mesmos.

    Existindo assim um contingente maior de dados a serem analisados, sendo necessário para as companhias operarem junto a um otimizado serviço de backup para empresas, para não perder o controle e acesso a tais dados.

    E para ser encontrado na internet, torna-se ainda mais recomendado ter atenção à sua configuração SEO (Search Engine Optimization), responsável pelo destaque que a sua página na internet pode ter diante dos serviços de busca.

    Tudo a confirmar o prestígio do seu empreendimento no cenário digital, garantindo dessa forma uma melhor posição comercial para esse negócio, independentemente do seu setor.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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