Michael Campos

Comportamento do consumidor: saiba quais são as principais mudanças

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    Por mais clichê que pareça, uma verdade que deve ser aceita é que o comportamento do consumidor mudou e para que as empresas se destaquem e consigam atribuir características únicas em suas estratégias é essencial estar por dentro dessas mudanças.

    Por muito tempo as empresas seguiam suas ações e estratégias colocando seus produtos no centro e fazendo com que através de uma boa divulgação os resultados se tornassem vantajosos.

    Entretanto, os tempos mudaram e hoje para uma empresa se destacar e ter relevância diante do mercado, é essencial colocar o público no centro das suas ações e principalmente fazer com que eles estejam sempre satisfeitos.

    Sendo assim, para que isso aconteça, por exemplo, em sua empresa de carreto, é preciso conhecer a fundo seu público-alvo, além de características como seu padrão de comportamento e consumo.

    Para se ter ideia, desse fato em relação ao comportamento dos consumidores, de acordo com alguns dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, só em 2020 o crescimento de vendas no e-commerce foi de 68%.

    Por isso, compreender as mudanças em relação ao comportamento do consumidor é algo necessário e a base para que seu negócio evolua e consiga adaptar os seus produtos e serviços em relação a essa nova realidade.

    Afinal de contas, as empresas que não se atualizam acabam ficando para trás, perdendo e muito em questão de relevância e até mesmo em seus lucros e impacto diante do público.

    Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o comportamento dos consumidores, evidenciando a importância de entender sobre essa característica, os fatores que afetam o comportamento dos consumidores e principalmente as mudanças em relação a esse fator. 

    Importância de entender o comportamento dos consumidores

    Como está sendo dito, para que a sua empresa consiga se diferenciar e atribuir características únicas diante das suas estratégias e ações, entender o comportamento dos consumidores é uma ação totalmente necessária.

    Por exemplo, se a sua empresa de infraestrutura de servidores entender o comportamento dos consumidores, você conseguirá moldar seu negócio para fazer com que o público encontre o que deseja e tenha o atendimento necessário.

    Ou seja, as informações referente aos consumidores servirão como uma espécie de base para que as estratégias de marketing sejam implantadas e tenham resultados cada vez mais positivos.

    Por isso, para que sua empresa tenha sucesso e cada vez mais relevância diante do mercado, é necessário ir muito além dos dados básicos e de fato conhecer o comportamento dos consumidores e tudo aquilo que os compõe.

    Afinal de contas, entender o comportamento do consumidor é algo extremamente importante, pois essa noção permite com que a sua empresa saiba exatamente como conquistar o público e o que fazer para fidelizá-los.

    Sendo assim, para que a sua empresa não cometa erros que podem ser cruciais para o sua trajetória, conhecer o comportamento do público e se adaptar às suas mudanças é um passo necessário e que tende a fazer toda a diferença.

    Fatores que afetam o comportamento dos consumidores

    Que o comportamento dos consumidores se mostra em constante mudanças praticamente todas as empresas sabem, porém é essencial ter em mente os fatores que fazem com que o comportamento do público seja afetado e sofra essas alterações.

    Pensando nisso, vamos destacar três fatores que afetam o comportamento dos consumidores e que devem ser de conhecimento se você busca um sucesso, por exemplo, em sua empresa que fornece produtos de limpeza.

    1 – Psicológico

    Os fatores psicológicos são um dos principais responsáveis por afetar o público de forma diária, isso porque esses fatores incluem uma série de questões essenciais em nossa vida, sendo elas:

    • Percepção de uma necessidade;
    • Capacidade do indivíduo de aprender;
    • Capacidade do indivíduo de captar uma informação;
    • Atitudes.

    Por isso, por conta desses fatores, cada pessoa tende a responder a uma determinada mensagem de marketing segundo as suas percepções e atitudes, pois esses fatores são cruciais para que o consumo venha ser realizado.

    Por esse motivo, se a sua empresa realiza uma campanha sobre uma grelha para peixe grande, é essencial levar em conta esses fatores, pois eles tendem a ser decisivos para que suas campanhas atinjam o público de uma forma precisa e totalmente impactante.

    2 – Emocional

    Quando falamos dos fatores emocionais, eles se caracterizam como características específicas de uma pessoa que incluem nuances que geralmente são relacionadas em como cada pessoa toma suas decisões.

    Geralmente os fatores que incluem o lado emocional são a idade, gênero, antecedentes, cultura e até mesmo outras questões pessoais que podem ser extremamente decisivas.

    Um exemplo disso é que, ao analisar o comportamento dos jovens e de pessoas mais velhas diante de uma empresa de balança para hospital, os hábitos de consumo são totalmente diferentes.

    Ou seja, as decisões de compra são tomadas de formas diferentes, pois os interesses e hábitos de consumo mudam em muitos fatores de uma geração para outra.

    3 – Social

    O fator social tem um impacto significativo no comportamento dos consumidores, pois eles incluem os amigos, família, trabalho e todos os grupos em que a pessoa geralmente participa.

    Um exemplo claro do fator social é que muitas pessoas, ao buscar qual o melhor sistema de climatização, elas buscam indicações das pessoas próximas a ela antes mesmo de realizar essa busca.

    Por isso, considerar esses fatores tende a gerar ainda mais assertividade em relação às estratégias da sua empresa, pois o fator social tem uma grande influência no comportamento dos consumidores.

    Além disso, vale destacar que o fator social também pode envolver outras questões como: a classe social, renda, condições de vida e até mesmo a escolaridade de cada pessoa.

    Principais mudanças no comportamento dos consumidores

    Sem dúvidas esses últimos anos foram um dos mais agitados e complexos que cada pessoa poderia viver, pois diante da pandemia de COVID-19, eleições e uma série de acontecimentos tiveram impactos desde o mercado de trabalho, turismo e afins.

    Diante disso, com tantos acontecimentos e momentos em que cada pessoa viveu, é algo totalmente claro que o comportamento do consumidor também mudou e que uma série de questões foram aceleradas.

    A seguir, para que você em sua empresa de cartela de etiquetas adesivas entenda ainda mais o momento em que o mercado vive, confira as principais mudanças no comportamento dos consumidores.

    • Acesso à informação;
    • Adesão às compras online;
    • Compras por aplicativos;
    • Tecnologia no atendimento ao cliente.

    Logo, para que você entenda ainda mais as mudanças em relação ao comportamento dos consumidores, confira as características em relação a cada ponto e tenha ainda mais consciência sobre esse fator essencial.

    Acesso à informação

    Algo que evolui constantemente e que sempre se mostra em crescimento é justamente o acesso à informação, pois o público se atualiza em relação aos seus hábitos e a forma com que as informações são consumidas.

    Se antes era comum consumir informações sobre um certificado de licença do corpo de bombeiros SP através do rádio e dos jornais, hoje as informações no meio digital se atualizam e se mostram à disposição em questão de segundos.

    Por isso, cada vez mais as pessoas têm buscado assistir resenhas dos Youtubers, comparar preço e até mesmo checar se a marca em questão tem avaliações ruins, pois essa é uma das principais de consumir informações e produtos de boa qualidade.

    Adesão às compras online

    Certamente as compras online são um dos principais destaque em relação às mudanças no comportamento dos consumidores, pois durante e após a pandemia o hábito de comprar online se tornou algo presente em praticamente todos os meios.

    Por mais que as compras online já ocorressem antes, após a pandemia esse recurso ganhou muita força e se estabeleceu através da maioria das empresas.

    Além do mais, aumentos em relação ao faturamento e até mesmo o número de consumidores do e-commerce demonstram o quanto comprar online é uma realidade que deve ser adotada se você busca sucesso.

    Compras por aplicativos

    Outro reflexo da pandemia em relação ao comportamento dos consumidores foram as compras por aplicativos, pois ao não poder sair, o que restou às pessoas foi comprar suas comidas e pratos favoritos através dos aplicativos.

    Para se ter ideia, segundo alguns levantamentos realizados pelo App Annie, o uso de apps cresceu 45% em 2020, tomando proporções totalmente consideráveis diante de todo o mercado.

    Por isso, ao pensar e considerar as mudanças no comportamento dos consumidores, os aplicativos devem estar sempre em destaque, pois a praticidade e agilidade que esse recurso estabeleceu é algo único e totalmente decisivo.

    Tecnologia no atendimento ao cliente

    Com as mudanças no comportamento dos consumidores e principalmente com o foco das empresas em estabelecer uma satisfação através dos atendimentos, se tornou algo necessário que os negócios estejam sempre à disposição.

    Dessa forma, a tecnologia tem um papel totalmente decisivo, pois através das tecnologias e inovações as empresas têm a possibilidade dos SACs e do atendimento ao cliente a todo o instante.

    Por isso, se o seu negócio busca estabelecer estratégias cada vez mais precisas, estar atento às mudanças e se adequar a esse momento em que o mercado vive é um passo necessário e que tende a fazer toda a diferença.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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