Michael Campos

Como usar dados para maximizar o ROAS em campanhas de marketing

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    A gestão de um negócio é algo que deve olhar com atenção para uma série de atividades a serem praticadas, para que então seja possível obter uma boa performance, como aumentar o seu número de vendas. Algo que se conecta a ação de maximizar o ROAS.

    De um modo geral é comum olharmos apenas apenas para os resultados finais, como as vendas alcançadas ou a quantidade de clientes de um empreendimento, mas na verdade, para se obter tais objetivos é preciso olhar também para pontos mais específicos.

    Por exemplo, para que um cliente retorne a uma loja, aumentando assim a sua quantidade de compras a cada visita, é importante para esse empreendimento oferecer a melhor experiência possível a essa audiência, com isso se conectando ao seu desempenho.

    Esse tipo de estratégia se mostra válida então para qualquer tipo de empreendimento no mercado, indo desde empresas de elevadores até pizzarias de bairro, sendo preciso olhar com atenção para sua realidade para saber como melhor gerenciar suas atividades.

    Não estamos falando de algo inédito no mercado, no entanto, é válido conhecer um pouco mais sobre as novidades que vão surgindo nesse sentido, como é o caso das aplicações de mercado que se mostram disponíveis dentro de uma realidade virtual, por exemplo.

    Ter atenção é isso é válido também por causa do crescimento cada vez maior dessas aplicações, como um resultados do desenvolvimento de novas tecnologias assim como a atenção que o público pode dar às plataformas digitais, sendo importante se destacar ali.

    Todo esse preparo para se destacar no meio digital se mostra por causa da própria atenção apresentada pelo público de maneira geral, sendo comum a um usuário pesquisar nas redes por onde comprar climatizador caso tenha interesse nesse tipo de produto.

    E na medida em que se cresce o número de usuários, aumenta também o índice de informações a serem analisadas dentro das plataformas digitais, cabendo a uma empresa saber como analisar tudo isso para obter uma melhor performance dentro do seu meio.

    Junto a isso existem outras aplicações que o uso de dados pode trazer para um negócio, tratando-se de algo de valor para os mais variados segmentos comerciais, com isso chegando até as empresas que atuam fora do meio virtual, mas buscam se destacar ali.

    O uso de dados no mercado moderno

    Estudar o seu público sempre foi algo de importância no mercado, estando clara a relevância de pesquisas de público e formulários que ajudam uma companhia a identificar a percepção do público em cima de seus produtos, serviços ou até mesmo anúncios.

    O que mudou recentemente é a facilidade em que tais tipos de informações podem ser acessadas, bastante para uma marca visitar seu perfil nas redes sociais para encontrar diferentes dados de sua audiência, como um possível número de elogios e de críticas.

    O que mais se destaca nesse sentido é também o alto volume de dados a serem oferecidos de forma voluntário, com muitas informações de valor para uma empresa partindo das reações do público sobre um produto em seus comentários na internet.

    Tudo isso faz também com que o volume de dados acabe sendo cada vez maior, sendo de valor para um negócio não só analisar tais informações, mas saber também como armazenar tudo isso, trazendo valor a serviços de backup em nuvem para empresas.

    Ao analisar todos esses dados com atenção é possível adotar as melhores decisões estratégicas dentro de um mercado, tudo para se chegar então a resultados comerciais da maior qualidade, trazendo uma boa experiência tanto ao público como às empresas.

    Em geral, essa análise complexa de informações pode ser útil junto da aplicação das mais diversas estratégias e serviços disponíveis no mercado, o que inclui fomento mercantil factoring ou os anúncios digitais, eles que podem ser otimizados pelo uso de dados.

    Otimização do ROAS

    Ao otimizar o índice ROAS de um negócio é possível ver o seu arrecadamento crescer. Isso sem dúvida chama a atenção de quem atua no mercado, agora, para que isso seja possível, primeiro é importante de fato entender o que significa esse termo em questão.

    O ROAS é uma sigla para Return on Advertising Spend, o que em português pode ser traduzido como Retorno sobre o Investimento em Publicidade, um índice que aponta para os lucros obtidos em cima da performance de qualquer tipo de anúncio publicitário.

    Para quem possui um certo tempo de mercado é possível ver uma semelhança entre esse índice e o ROI, Return of Investiment, ou seja o Retorno de Investimento. A diferença é que  ROI olha para todos os gastos de uma empresa, já o ROAS olha para custos com anúncios.

    Ou seja, enquanto o ROI olha para gastos como transporte, produção e tudo mais, o ROAS possui um foco especializado na produção do anúncio, custos de veiculação e outros pontos que façamos anúncios de uma empresa de Automação Comercial destacar-se.

    E assim como a tecnologia vem avançando, o mesmo pode ser dito sobre suas aplicações na veiculação de uma publicidade, e isso dá uma atenção cada vez maior aos canais virtuais, sendo parte de uma estratégia de marketing digital a ser adotada por uma empresa.

    Diante disso o ROAS acaba tendo uma aplicação mais focada hoje no campo virtual, olhando com atenção para as possibilidades trazidos por certas plataformas, como aqueles oferecidos pelo Google, olhando então para ferramentas como:

    • Rede de pesquisa;
    • Rede de Display;
    • Google Shopping;
    • Campanhas em aplicativos.

    Ou seja, todos os gastos de uma distribuidora de sorvetes para revenda em cima dessas plataformas deve ser analisado frente aos resultados positivos que podem ser alcançados, como clientes obtidos a partir da visualização de um anúncio nesses espaços, por exemplo.

    Mas para que seja possível conquistar o melhor desempenho nesse sentido, algumas ações específicas devem ser consideradas, de modo a aumentar o seu ROAS e com isso os números comerciais de uma companhia.

    Otimizando o ROAS em sua estratégia de marketing

    O marketing digital possui uma grande relevância hoje diante das várias oportunidades que uma empresa pode encontrar nesse meio, com tal atenção sendo dividida tanto pelo público como por negócios concorrentes, o que faz com que anúncios na rede se destaquem.

    Para se ter uma melhor performance é importante adotar práticas que tenham um foco específico no uso de dados, acompanhando o grande volume de informações nesse sentido, como já foi apontado anteriormente. Entre essas ações se destacam:

    Coleta de dados relevantes

    Ao conhecer bem o seu público uma empresa pode criar um anúncio de melhor qualidade, sendo importante nesse sentido a coleta então de dados relevantes sobre essa audiência, passando desde o seu perfil até o tipo de pesquisa que tal público faz nas redes.

    A coleta desses dados permite a criação de anúncios melhor direcionados, conquistando tanto uma melhor visualização nas redes como levando também a um índice maior de conversões.

    Definição de metas

    Para se alcançar uma meta, primeiro é preciso defini-la, com tais objetivos podendo ir muito além do número de vendas, chegando até índices como a visualização de um conteúdo, o reconhecimento de uma marca nas redes entre muitos outros pontos a serem definidos.

    Uso de ferramentas de análise

    Para que seja possível analisar de forma mais profunda os seus dados, de modo a otimizar suas campanhas digitais e posteriormente o seu ROAS, é importante para uma consultoria de alimentos estar atento às melhores ferramentas disponíveis no mercado.

    Por meio de certos programas é possível até mesmo analisar pontos específicos de suas campanhas, permitindo a adoção de novas estratégias que levem à otimização de suas táticas, como os testes A /B, que comparam a performance de duas versões de um anúncio.

    Redução de custos de publicidade

    O desempenho do ROAS pode ser trabalhado não apenas pelos valores obtidos, mas também pela redução de seus gastos em relação aos números conquistados. Para que isso seja possível é necessário acima de tudo otimizar a própria qualidade dos anúncios.

    Um exemplo é a aplicação de palavras-chave em cima de tais conteúdos, de modo a garantir com que sempre que um usuário pesquise por alugar computador seja a  sua companhia, responsável por tal serviço, junto a seus anúncios aquela a se destacar.

    Realização frequente de testes

    Por fim, além da aplicação de testes A/B, é necessário também trabalhar com a realização dos mais diversos tipos de análises em relação às suas campanhas, indo de acordo com o seu tempo de veiculação, seja algo diário, semanal ou até mesmo mensal.

    Através de um estudo frequente é possível identificar qualquer tipo de erro, corrigindo-os para que um melhor desempenho venha a ser conquistado. Uma performance que começa pelo anúncio e que por meio do ROAS se expande à empresa como um todo.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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