Michael Campos

Como trabalhar o marketing offline

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    O marketing offline se caracteriza por ser o campo de divulgação fora dos meios online ou digitais. Sua principal característica é constituir um meio de comunicação em massa, que atinge o público de forma direta.

    Antes de ocorrer a popularização da internet, o marketing offline era o único meio de divulgar seu negócio: por meio de propagandas na TV, em programas de rádio, em jornais ou revistas.

    Isso funcionou muito bem por um longo período, até que, com o advento da internet, começou a ser necessário personalizar o conteúdo para cada cliente, envolvendo o marketing online.

    A questão é que o marketing offline atinge um grande número de pessoas, podendo e devendo ser unido às estratégias digitais.

    Neste artigo abordaremos o marketing offline, bem como várias dicas para que você possa colocá-lo em prática na sua empresa de inspeção de instalação elétrica, bem como nos mais diversos segmentos e setores do mercado.

    Vantagens do marketing offline

    A existência do marketing digital não descartou nem diminui a importância do marketing offline, uma vez que ele traz as seguintes vantagens:

    Relacionamento com a audiência

    O marketing offline tem como uma de suas estratégias mais populares os eventos, que são um tipo de ação que promove um contato direto entre o público e sua empresa de máquina empacotadora.

    Assim, a organização fica mais perto do cliente, entendendo melhor suas necessidades, dores e anseios.

    Mais confiança para a marca

    As propagandas na TV e no rádio são ações que transmitem mais credibilidade para um negócio.

    Trabalhando com os principais veículos de comunicação, que já têm a confiança do público, aumenta-se muito essa credibilidade, de forma que o marketing offline é uma forma muito boa para fortalecer uma marca.

    Maior conquista de público

    Ainda que a internet seja extremamente difundida nos dias de hoje, ainda existem diversas pessoas que não possuem conexão com os meios digitais, além do público mais velho que geralmente não tem afinidade com os canais online.

    Fazer propagandas na rádio e na TV é uma das melhores formas de falar sobre novos produtos e serviços, como instalação de banheira com hidro, para o público da terceira idade, pois é por ali que eles consomem informação.

    Como trabalhar o marketing offline em um negócio?

    Agora que você já entendeu a importância e as vantagens do marketing offline, vamos falar das estratégias mais importantes para que ele funcione de fato. Confira.

    • Conhecer a persona do negócio

    O primeiro passo para a criação de uma campanha de marketing offline é conhecer muito bem quem é o público da sua empresa. A partir desse conhecimento é possível atingir os consumidores ideais para sua fábrica de piso vinílico, criando mais autoridade e otimizando os investimentos no setor.

    Com esse estudo, você consegue identificar os locais e os horários certos para se posicionar, conhecendo o comportamento de seu público-alvo.

    • Encontrar o meio de divulgação mais adequado

    Escolher bem o meio offline que sua campanha será divulgada é fundamental, uma vez que seus esforços devem ser certeiros a fim de evitar desperdícios.

    Revistas e jornais geralmente têm um custo-benefício atrativo, mas antes de tomar qualquer decisão é importante entender muito bem o público. Para isso você pode integrar os canais online, como pesquisas em redes sociais, por exemplo.

    Entenda fatores cruciais, como quais são as páginas que seu público curte, qual o nível de instrução deles, a linguagem utilizada nessas páginas e as preferências do público.

    Todos estes dados são informações relevantes que te ajudarão a definir o melhor meio de divulgação para seu negócio.

    • Patrocinar programas e eventos

    A realização e a participação em eventos no qual o seu público está presente é uma das principais táticas offline, aproximando o consumidor da sua marca e incentivando a comprar piso de borracha e consumir seus serviços.

    Tenha uma equipe treinada e preparada para atender os consumidores que estão ali e caso você esteja apenas como expectador, aproveite para fazer muito networking.

    Verifique quais eventos o seu público frequenta e analise as possibilidades de patrocínio. A mesma dica serve para o patrocínio de programas de rádio.

    Para isso, voltamos ao aspecto principal que é conhecer sua persona, garantindo que você está focando nas estratégias corretas.

    Você pode investir em um stand em eventos ou participar como visitante, levando cartões de visita, amostras dos produtos e brindes.

    Aproveite essas oportunidades presenciais para conversar com o máximo de pessoas possível, entre clientes, outros empreendedores e fornecedores, podendo até mesmo encontrar novos parceiros.

    • Ter um cartão de visita

    Contar com cartões de visita é um dos modos mais usuais do marketing offline, aumentando o número de vendas e parcerias, além de auxiliar na memória afetiva do cliente.

    Ao elaborar um cartão de visitas para sua empresa de avaliação de ruído para conforto acústico, insira itens básicos como:

    • Nome da empresa;
    • Logotipo;
    • E-mail;
    • Telefone;
    • Site.

    Todas as informações devem aparecer em harmonia, de forma que sejam facilmente localizadas. Tenha bom senso ao escolher as melhores cores e design, de acordo com a imagem que deseja passar ao cliente.

    É possível escolher materiais diferentes do tradicional papel couché 250g, buscando tornar seu cartão único e atrativo. No entanto, é importante evitar exageros, como diversas cores, verniz, glitter e papel laminado no mesmo cartão.

    • Distribuir brindes úteis

    Brindes e itens personalizados são uma boa forma de chamar a atenção da clientela, mas é importante que eles sejam úteis para sua persona.

    As pessoas gostam de ganhar presentes, e esta é uma boa oportunidade para criar um vínculo entre marca e consumidor, melhorar a consciência da marca e divulgar seu negócio.

    Distribuir brindes encanta os clientes, mas devido a alta concorrência e diversificação do mercado, é importante optar por oferecer algo realmente útil e de qualidade.

    Opte por itens para brindes que estejam dentro do seu orçamento, não precisando ter um alto valor de produção, mas que tenham durabilidade.

    Conhecendo sua persona, suas dores e dificuldades, fica fácil saber o que é útil para ela, sendo um item que tem a ver com sua marca. Canetas, canecas, agendas, pen drives e camisetas são ótimas opções para encantar e fidelizar os clientes.

    • Saber medir resultados offline com técnicas online

    Medir resultados de campanhas offline pode ser algo complicado, por isso você deve integrar práticas online, como enquetes e formulários, o que além de tudo permite que você conheça melhor seu público.

    • Disponibilizar cupom de desconto

    Crie cupons de descontos exclusivos para suas mídias offline e materiais impressos, essa é uma boa forma de mensurar a quantidade de leads que foram convertidos por seus investimentos no marketing offline.

    Importância de entender o marketing offline

    Falar em marketing offline é abordar todas as técnicas de publicidade que não utilizem os canais digitais, de forma que as ações mais comuns são:

    • Anúncios no rádio;
    • Propagandas de TV;
    • Publicidade em revistas;
    • Outdoors;
    • Panfletagem.

    Quando um fabricante de tubo de silicone investe nesse tipo de marketing, está usando formatos de mídias tradicionais para realizar a divulgação de seu produto. Com as mídias tradicionais se constrói o posicionamento da empresa, bem como trabalha o branding.

    Usando uma linguagem próxima do seu público, você permite que uma grande massa conheça seu negócio e a existência das suas soluções.

    O marketing offline pode ser aplicado a qualquer tipo de empresa, não sendo privilégio das grandes corporações. Independente do porte ou segmento, pode ser um bom investimento para negócios locais, pois ajudam a reforçar a credibilidade da companhia.

    Existem opções para pequenos orçamentos, como panfletagem, bem como para médios e grandes negócios, como outdoors ou comerciais de TV.

    Um serviço de gerenciamento de obras também pode participar de eventos, que como você já viu, é uma excelente oportunidade para o marketing offline.

    Eventos ajudam na divulgação do negócio, na formação de uma rede de networking, e ainda permitem um contato direto com o público.

    Considerações finais

    O marketing offline precisa fazer parte de seu planejamento de publicidade, bem como as ações online. Com ele sua marca consegue impactar o público certo, construir uma forte presença na vida do consumidor e gerar mais credibilidade.

    O mais indicado é uma integração entre os esforços online e offline, permitindo a expansão do negócio.

    Diversifique seu planejamento e obtenha resultados cada vez melhores, dando muita atenção às possibilidades que o marketing offline pode trazer para sua empresa.

    Neste artigo você viu diversas estratégias importantes para se empregar no marketing offline e como podem ser simples, desde a panfletagem e distribuição de cartões de visitas, até propagandas na TV.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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