Michael Campos

Como trabalhar o endomarketing de forma eficaz

Picture of Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    Comunicar-se internamente de forma ágil, transparente e eficaz sempre foi um dos grandes desafios para as empresas. Sendo um dos fatores fundamentais do endomarketing, trazendo justamente essa diferenciação e um destaque em todo o meio.

    Continua após a publicidade..

    Assim, as empresas devem levar em consideração diversos fatores para estabelecer essa comunicação e o melhor ambiente possível para a sua equipe. Dessa forma se estabelecendo desde uma empresa de ar condicionado até uma empresa de materiais esportivos.

    A forma como os colaboradores se conectam e se comunicam torna o ambiente favorável ou desfavorável para as mudanças necessárias que acabam por fazer uma grande diferença no negócio. Nesse sentido, um bom relacionamento entre as equipes é fundamental.

    Com isso, as empresas devem sempre dar uma grande importância para os fatores e para um desenvolvimento dessa boa comunicação entre as equipes e setores que compõem a empresa.

    É importante reconhecer e valorizar as habilidades de cada membro para compensar as limitações que os colegas possam ter para que a soma de esforços e habilidades produza bons resultados.

    Continua após a publicidade..

    Dessa forma, alcançando um crescimento e trazendo esse destaque para a empresa, sendo um diferencial desde uma empresa de instalação elétrica industrial, até as mais diversas que buscam esse destaque e se tornar referência no mercado.

    Ao entender a importância de cuidar da parte interna da empresa e o quanto esses recursos são um dos fatores fundamentais, veja a seguir o que é endomarketing e quais são seus benefícios.

    Endomarketing e os seus benefícios

    Endomarketing é uma ação interna de uma empresa, uma série de ações que visam criar um bom ambiente de trabalho, levando em consideração aspectos e formas de alcançar esse ambiente positivo.

    Continua após a publicidade..

    No Brasil, o termo foi usado pela primeira vez em 1975 por Saul Bekin, especialista brasileiro e pioneiro no assunto. Bekin, então gerente da Johnson & Johnson, reconheceu a necessidade de maior integração entre seus funcionários.

    Desde então, diversas empresas que buscam se posicionar melhor no mercado vêm explorando-o e executando-o, sendo utilizado desde uma empresa de consultoria ambiental das mais diversas.

    Endomarketing não se trata apenas de estabelecer comunicação com os colaboradores, mas engajá-los em estratégias e ações voltadas para o alcance de resultados, sendo um processo de crescimento e amadurecimento mútuo.

    Uma estratégia de marketing interno bem-sucedida pode aumentar o comprometimento e a lealdade dos funcionários à empresa, trazendo benefícios e uma melhoria em diversos aspectos que compõem a empresa.

    Ouvi-los e entender suas necessidades pode ser o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de sucesso que trará muitos benefícios para toda a empresa. Acompanhe a seguir alguns deles.

    Continua após a publicidade..
    • Motivação: um dos benefícios esperados é a motivação dos funcionários;
    • Boa organização: o marketing interno fornece uma atmosfera organizacional;
    • Diminuição na rotatividade: ela tende a diminuir devido a satisfação;
    • Produtividade: observou-se um aumento na produtividade dos trabalhadores.

    Com isso, investir tempo e recursos para que o endomarketing possa ser implantado em sua empresa é um dos principais fatores para que as empresas estejam em um caminho próspero e cada vez mais ideal diante do mercado.

    Acompanhe a seguir como trabalhar o endomarketing de forma eficaz, conseguindo implantar os benefícios e os ensinamentos desse recurso em sua empresa.

    Como trabalhar o endomarketing em sua empresa  

    Para motivar seus colaboradores e promover uma melhor qualidade de vida no trabalho, existem algumas práticas que você pode seguir além de construir um relacionamento mais forte com sua empresa. Veja!

    Continua após a publicidade..

    1 – Diagnostique as necessidades e dificuldades da empresa.

    Por ser uma estratégia totalmente em equipe, é necessário que a equipe caminhe junto e sempre trabalhe em favor de uma melhora e crescimento da empresa e de cada colaborador.

    2  – Melhore a comunicação interna

    A comunicação interna é um dos pontos de grande importância e que devem ser pensados em toda a rotina e fatores das equipes, se aplicando desde uma empresa de assessoria em segurança do trabalho até uma empresa de publicidade.

    3 – Delegue de maneira adequada

    Delegar é algo que faz parte do dia a dia e os responsáveis por cada equipe terão que utilizar desse recurso, com isso a forma como as ações devem ser delegadas a sua equipe devem sempre de forma respeitosa e de uma maneira que incentive sua equipe.

    4 – Promova iniciativas de integração

    Essas iniciativas promovem cada vez mais proximidade entre diversos funcionários, assim incentivando as habilidades e o contato de cada um, estabelecendo o melhor ambiente possível para a empresa.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade