Michael Campos

Como sua empresa pode se destacar com eventos híbridos

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    A pandemia de Covid-19 trouxe ao mundo novas formas de fazer encontros e confraternizações sociais, devido à necessidade de distanciamento para evitar contaminação. Esses eventos são chamados de eventos híbridos.

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    Os eventos híbridos são, simplesmente, uma mistura de eventos ao vivo e virtuais. Ou seja, você pega seu evento ao vivo, completo com público, conteúdo e muito mais, e adiciona um componente virtual a ele para que seu público participe de onde esteja.

    Esse tipo de encontro veio para ficar, devido à versatilidade e o envolvimento é o ingrediente essencial em eventos híbridos. Também é o que distingue um evento híbrido de um evento ao vivo com elementos de tecnologia.

    O seu público não vai assistir ao seu evento na televisão, mas sim no seu dispositivo móvel ou computador, o que significa que pode dar um feedback em tempo real. Um evento híbrido não é:

    • Transmitir suas sessões de seu smartphone;
    • Um vídeo sob demanda compartilhável após o evento;
    • Colocar seu público ao vivo antes do seu público online;
    • Fazer experiências distintas para o ao vivo e online.

    Um evento desse tipo envolve uma integração perfeita de tecnologia para facilitar a participação entre o público ao vivo e o virtual e uma experiência que atende a todos os públicos de uma forma amigável para o visualizador.

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    Como são os eventos híbridos?

    Os melhores eventos híbridos têm uma coisa em comum: eles colocam a jornada do público em primeiro lugar, para ambos os públicos. Isso significa tratar o seu público ao vivo e online igualmente e garantir que eles possam obter o máximo do seu evento.

    Ao escolher uma plataforma de evento virtual, lembre-se de que seus participantes não querem reproduzir a experiência literal de caminhar pelo seu evento.

    Fique com plataformas de eventos híbridos que se concentram na simplicidade e em uma experiência de usuário excepcional para garantir que seja fácil aproveitar seu evento híbrido.

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    Como fazer um evento híbrido de destaque?

    Para que seu evento tenha uma ótima visibilidade e amplie os horizontes da sua empresa, você deve selecionar algum tipo de plataforma segura e confiável para realizar o encontro.

    É importante garantir também um sistema de controle de acesso de pessoas e veículos para garantir a segurança de todos no evento presencial e dar confiabilidade e profissionalismo.

    Em seguida, deve pensar em uma empresa de streaming para uma transmissão em tempo real que não falhe e permita uma boa experiência.

    Para inovar, recomenda-se que você adote recursos de tecnologia que estão ganhando força no mercado como óculos de realidade aumentada e transmissão em 360°.

    Além disso, pense na estrutura e dê todo suporte para os participantes que estão assistindo de casa. Para isso, selecione boas agências de filmagem, iluminação e som. Você também deve buscar empresas de stand para eventos.

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    Por fim, mas não menos importante, lembre-se de convidar diversos palestrantes de renome, tanto nacional quanto internacional, para que haja uma boa imersão.

    Benefícios de eventos híbridos para destacar sua empresa

    Então, por que você deveria hospedar um evento híbrido? Eles valem a configuração extra e os recursos necessários? Agora você verá que os eventos híbridos valem bem o investimento extra, a configuração e a curva de aprendizado com esses benefícios.

    1. Maior alcance e presença

    É um equívoco pensar que seu público pode participar virtualmente ou pessoalmente – não há meio-termo. Você pode pensar que, ao hospedar um evento híbrido, você divide sua participação total.

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    Os eventos híbridos permitem que você aumente seu alcance e ganhe mais participantes, não menos. Isso ajuda a aumentar sua participação em eventos futuros, pois permite que os possíveis participantes “experimentem” seu evento.

    E sempre haverá participantes que gostariam de comparecer, mas não podem por um motivo ou outro. Você pode enviar canetas de brindes personalizadas e gravar o nome da sua empresa na mente de quem participou mesmo a distância.

    Com um evento híbrido, você reduz a barreira de entrada para ambos os grupos demográficos – aqueles que querem participar, mas não podem, e aqueles que não têm certeza se seu evento vale o seu tempo.

    2. Maior envolvimento com seu público

    Adicionar um elemento virtual ao seu evento ao vivo abre muito mais oportunidades de envolvimento do que seria possível em um evento estritamente ao vivo, tanto durante quanto após o evento.

    Isso ocorre porque seu público virtual está participando ativamente de seus dispositivos móveis ou computadores desktop, o que significa que eles podem falar, compartilhar, curtir, comentar e muito mais.

    Ao planejar o público do primeiro evento, você garante que encontrará as oportunidades de engajamento necessárias que façam mais sentido para eles.

    3. Oportunidades de patrocinador mais poderosas

    Mais participantes em seu evento significam um grupo maior de leads para eles, que é o motivo número 1 para o patrocínio. Assim, empresas que fazem locação de geradores ou de buffet podem se dispor a patrocinar seu evento.

    Eles podem se comunicar com as partes interessadas e, ao mesmo tempo, interagir com participantes virtuais online. 

    Há também o aumento das oportunidades de patrocínio. Em vez de patrocinar colaterais estritamente ao vivo, eles podem patrocinar transmissões ao vivo, aplicativos de eventos e muito mais.

    Isso também oferece mais flexibilidade em seu prospecto de patrocínio – você pode ter patrocinadores ao vivo, patrocinadores virtuais ou ambos.

    Um evento híbrido pode relatar muitas métricas relevantes, garantindo que seus patrocinadores vejam que gastaram bem o dinheiro.

    4. Melhor retorno do investimento

    O maior alcance e escalabilidade dos eventos híbridos atraem mais participantes e patrocinadores a ponto de aumentarem a rotatividade de sua empresa de letreiro, por exemplo.

    O aumento da flexibilidade também reduz o risco financeiro, pois é mais fácil reduzir as atividades presenciais e aumentar sua presença digital para atingir um número maior de participantes remotos.

    5. Flexibilidade de eventos aprimorada

    Devido à interrupção sem precedentes dos últimos tempos, muitos organizadores ainda estão em dúvida sobre como retornar aos eventos presenciais e como comprar pulseiras para eventos agora que se tem um outro modelo.

    Se tiverem que ser cancelados devido a um problema imprevisto, seja outra onda da pandemia, uma erupção vulcânica ou qualquer outra coisa, os custos serão enormes.

    Ter uma plataforma de eventos híbrida para recorrer, ajuda a garantir que você esteja pronto para essas incertezas, caso elas surjam. Por outro lado, confiar inteiramente em eventos tradicionais ao vivo é um exemplo perfeito de colocar todos os seus ovos na mesma cesta.

    6. Reduz seu impacto ambiental

    Se há algo bom para sair da pandemia, é o impacto muito reduzido das viagens no meio ambiente. Isso, por sua vez, deixou claro outro benefício de coisas como trabalho remoto, eventos virtuais e teleconferência.

    As reuniões cara a cara ainda são importantes e sempre terão um lugar. No entanto, levar seus eventos para o espaço virtual também é uma ótima maneira de acomodar os participantes ambientalmente corretos e reduzir o impacto no meio ambiente. 

    Além disso, ao reduzir o número de funcionários em pessoa, você pode reduzir a necessidade de coisas como serviço de bufê e outros materiais descartáveis.

    7. Constrói comunidades de participantes mais fortes

    Os verdadeiros eventos são, em última análise, ocasiões sociais. As pessoas não se juntam a eles apenas para ouvir alguém fazendo uma apresentação ou um discurso, mas também para conhecer outras pessoas que compartilham seus interesses. 

    Uma ótima apresentação por um orador informado e divertido dá aos participantes muito o que falar, mas você precisará fornecer a eles os canais certos para interagirem uns com os outros.

    Os eventos híbridos podem fomentar a combinação profissional e o networking em grupos de participantes virtuais e presenciais. Você pode investir em impressão 3D e tornar seu evento ainda mais marcante.

    Independentemente de como as pessoas escolhem participar do seu evento, a escolha das soluções de tecnologia certas incentiva a construção de uma comunidade a longo prazo. 

    E, o melhor de tudo, essas comunidades podem persistir e agregar valor ao seu negócio muito depois do término do evento.

    Principais nichos dos eventos híbridos

    Agora que você já sabe quais os benefícios, confira quais as modalidades de evento que podem ser fornecidas.

    Simpósios

    Esses eventos são voltados para a troca de conhecimento entre palestrantes e ouvintes por um curto período de tempo, como 1 a 3 dias. São eventos que funcionam mais como conversas do que palestras propriamente ditas.

    Congressos

    Os congressos, por sua vez, promovem uma imersão maior, tendo duração de uma semana, e permitem um conjunto de palestras e atividades extras como workshops.

    Seminários

    Os seminários são parecidos com os simpósios, mas geralmente consistem na apresentação de trabalhos que estão sendo realizados por empresas ou pessoas para inspirar os demais. Tem curta duração.

    E-sports

    Esse tipo de evento híbrido tem como foco os jogos e esportes online, são mais para o público gamer que desfruta de dicas de produtos para acelerar os desktops e transmissões de lives com jogos em tempo real.

    Cursos

    Os cursos são eventos de maior duração cujo foco é ensinar algo mais específico a um público delimitado previamente. Dão certificado de capacitação e são contados em horas.

    Festivais e shows

    Por fim, esse tipo de evento diz respeito à apresentação de algum artista, seja ele cantor, ator ou comediante e a transmissão simultânea do que está sendo feito ao vivo por live. É muito comum buscar cordão para crachá para identificação nesse tipo de evento.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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