Michael Campos

Como sua empresa pode se beneficiar com o Growth Marketing

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    O Growth Marketing é uma das estratégias de mercado e formas de gerenciar uma empresa mais eficazes que existem nos dias atuais, envolvendo toda a empresa de maneira consistente e fazendo com que cresça de forma natural e espontânea.

    Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar e desenvolver como a sua empresa pode se beneficiar ao utilizar o Growth Marketing, qual a diferença dele e do Growth Hacking, além de destacar vantagens e benefícios que a organização adquire ao investir nesse tipo de estratégia.

    A internet e o avanço da tecnologia permitiram que diversas novas estratégias de negócios fossem aprimoradas e, até mesmo, compartilhadas entre as empresas, desde a que trabalha com logística até as que comercializam serviço de digitalização de documentos.

    Enquanto antigamente as indústrias e fábricas se programavam e se planejavam, mas baseadas apenas em experiências próprias e maneiras de enxergar o mercado atuante, hoje em dia, é muito mais simples de estudar e buscar conhecimento para aplicá-lo em um negócio.

    Porém, independentemente da estratégia ou forma de gerenciar o negócio, uma coisa é certa: a grande maioria das empresas busca crescer e expandir o seu negócio, atingindo novos públicos e aumentando sua relevância e autoridade no segmento.

    Às vezes é possível realizar esse crescimento de forma mais lenta ao comercializar serviços de aluguel de cabine de fotos, por exemplo, mas quando o crescimento é muito rápido, as empresas podem não saber lidar com isso e acabar se prejudicando.

    Com isso, existem o Growth marketing, que auxilia e muito o negócio a crescer e se expandir de forma natural e orgânica, conseguindo espaço, adquirindo novos leads e convertendo-os, além de conseguir parcerias e investidores para projetos futuros.

    Porém, realizar essa tarefa sem saber exatamente como começar ou como ela pode impactar o seu negócio pode ser um grande erro, portanto, o texto de hoje irá auxiliar oferecendo o máximo de informações possíveis para que sua empresa de brindes ou de outro ramo tenha a orientação correta.

    Portanto, para ficar por dentro de tudo, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido.

    O conceito de Growth Marketing

    Primeiramente, é importante entender o que é o Growth Marketing e como ele pode impactar uma empresa, para então os responsáveis pela implantação de estratégias verifiquem se ela é a melhor para a realidade da sua organização.

    De forma simples e direta, essa estratégia é responsável por utilizar do marketing tradicional e aprimorá-lo para conseguir levar a empresa do ponto A ao ponto B, ou seja, através dele é possível atrair e conquistar novos leads, ganhar mais autoridade da marca, converter os usuários e clientes, tudo isso pensando a médio e longo prazo.

    Mesmo que seja aplicado para promoção de caixa de papelão ondulado, existem algumas características do Groth Marketing que podem ser destacadas, como:

    • Crescimento consistente do negócio;
    • Aumento de receita;
    • Atingir as métricas e até mesmo ultrapassá-las;
    • Gerar maior fidelização dos clientes;
    • Melhor condução e gestão da marca;

    Ou seja, através da paciência, construção, planejamento e perseverança, o Growth Marketing é muito utilizado e vale muito a pena. Porém, normalmente, pode ser confundido com o Growth Marketing, conceito que embora possa ser aplicado em algumas etapas do primeiro, não é a mesma coisa.

    Pensemos em um empreendedor de mala de viagem personalizada para empresas. Talvez o seu estilo de negócio seja buscar resultados mais imediatos, saindo um pouco da zona do médio e longo prazo que o Growth Marketing empresa.

    Nesse caso, pode ser aplicado o Growth Hacking que é a busca por resultados mais rápidos e cumprimento de metas e objetivos. De nenhuma forma pode ser considerado como uma estratégia ruim, mas o Growth Marketing se preocupa em um reconhecimento da marca.

    Em outras palavras, cada um será diferentemente aplicado dependendo do que a empresa busca com o seu comércio de, por exemplo, camisetas personalizadas para uniformes.

    Benefícios de utilização

    Assim como qualquer decisão empresarial, nenhuma organização adotaria a utilização do Growth Marketing se ele não trouxesse algum benefício ou vantagem para o negócio, normalmente ligado a retorno de capital, otimização de tempo ou aumento do alcance e relevância da marca.

    Sendo assim, confira alguns desses benefícios que podem ser adquiridos ao se investir no Growth Marketing, independentemente se ele está diretamente relacionado à tecnologia ou se comercializa letreiro para fachada de prédio.

    01 – Conheça seu público-alvo

    Para conseguir se beneficiar de tudo que já foi mencionado como pontos positivos do Growth Marketing, é preciso saber quem é o seu público-alvo e conhecê-lo a fundo. São eles que movimentam as decisões do seu negócio e mostram qual direção deve ser tomada.

    Lembre-se que essa estratégia de negócios é feita para médio e longo prazo, portanto, os clientes da organização não devem ser um detalhe, e sim, prioridade, É através deles que seu negócio que comercializa material promocional de empresas, por exemplo permanece líder de mercado ou continua crescendo.

    A partir do momento em que se define o público-alvo, é possível criar personas e melhor direcionar as estratégias de marketing envolvendo a sua empresa e a vontade dos clientes. Em outras palavras, seja irresistível e dê motivos para que seus clientes continuem comprando e acompanhando a marca.

    02 – Utilize as redes sociais

    Uma das maiores vantagens de se utilizar o growth marketing é que ele se relaciona muito bem com as redes sociais, principalmente quando é utilizado marketing de conteúdo dentro dessa modalidade, atraindo mais clientes aos poucos, porém, de forma constante.

    As redes sociais a algum tempo deixaram de ser apenas uma fonte de entretenimento e, atualmente, também são uma grande ferramenta de negócios, sendo essenciais para o desenvolvimento de empresas e fazendo com que seu alcance e relevância no mercado cresça.

    Escolha algumas redes que melhor tem identificação com a marca e crie conteúdo através delas para atrair mais público e conseguir identificar mais leads e convertê-los em clientes, além de melhorar muito o engajamento dos usuários com a sua marca.

    Também é recomendado não utilizar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes. É totalmente válido abordar o mesmo assunto, mas cada rede possui usuários diferentes e que se interessam por diferentes coisas, portanto, adapte-se a cada uma delas.

    De qualquer forma, é necessário que a marca esteja no mínimo no Instagram e no Facebook, que são as duas maiores redes sociais do momento, aumentando incrivelmente a chance de ser encontrado por pessoas que se interessam pelo assunto abordado pela empresa.

    03 – Analise os resultados obtidos para melhorar o ROI

    ROI é uma sigla derivada do inglês que significa Return of Investment, que traduzindo seria algo como Retorno sobre investimento.

    De nada adianta investir em todas essas métricas e maneiras de lidar com o negócio se ele não trás o retorno necessário para que o investimento tenha valido a pena. Para isso, é necessário constante análise de resultados e aprimoramento de estratégias.

    Para isso, é preciso saber lidar com o retorno imediato que é próprio do marketing e consolidá-los com as estratégias recorrentes do Growth Marketing. Independentemente da forma como isso será feito, a análise de dados leva ao aprimoramento de práticas e faz com que a empresa lucre, conseguindo colocar em dia seus investimentos e planos.

    04 – Utilize a linguagem ideal

    É preciso saber lidar com o seu público, e portanto, saber falar a mesma linguagem dele é essencial para uma comunicação assertiva e eficaz. Dessa forma, fica mais fácil de conseguir fidelizá-los e mostrar como a sua empresa é diferente das demais do mercado.

    Portanto, se o produto comercializado e promovido pelas suas estratégias de marketing funcione e sua marca se beneficie disso, é preciso estudar o público e promover a ele a melhor experiência de compra possível.

    Considerações Finais

    O texto de hoje abordou e desenvolveu como sua empresa pode se beneficiar com o Growth Marketing, explicando e desenvolvendo o seu conceito, benefícios de utilização e como a estratégia pode impactar o dia a dia do negócio.

    Diferente de outros tipos de estratégias, o Growth Marketing vai além do que é esperado por uma empresa, ou seja, ele não se mantém e se contenta em vender e esquecer, mas vai muito além.

    A preocupação dessa estratégia é manter os usuários engajados e interessados na marca, fazendo com que seu nome seja valorizado e respeitado no segmento de mercado, ultrapassando e muito as práticas e estratégias que lidam apenas com o funil de vendas.

    Ou seja, ele vai além do funil e pensa a longo prazo, fazendo com que tanto a empresa quanto seus clientes sejam verdadeiros campeões no mercado de atuação.

    É um processo longo, que precisa de muita paciência e planejamento, mas que vale muito a pena quando se verifica o valor agregado tanto a empresa, quanto a sua popularidade quanto aos seus clientes. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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