Uma das preocupações mais urgentes de qualquer empresário que atua na internet é conseguir reduzir a taxa de rejeição em seu site.
Esta é uma métrica importante para identificar o quanto o público está interessado em seu conteúdo sobre brindes personalizados para comprar, por exemplo.
O mundo tem passado por um processo de transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e tomado parte do dia a dia dos usuários comuns. Por conta disso, muitas mudanças acabaram acontecendo.
O mercado foi um dos pontos mais impactados por estas mudanças, uma vez que a maioria das interações com o público tornaram-se digitais, fazendo com que as empresas tivessem que se adaptar para conseguir esse tipo de ação.
Entender esse novo mercado, entretanto, demanda tempo e uma série de detalhes que são próprios do novo formato, como a própria taxa de rejeição.
O termo, que em inglês é bounce rate, representa a quantidade de pessoas que viu seu conteúdo e fechou a página logo em seguida.
Estes consumidores de mochilas personalizadas ou de outros tipos de produto normalmente não fazem nenhum tipo de conversão, e nem mesmo se tornam leads, se forem visitantes.
O termo em português, entretanto, é depreciativo e em alguns casos errôneos, uma vez que algumas páginas na web trabalham diretamente com esse tipo de visitante de uma única página.
Os blogs e sites que trabalham com compartilhamento das redes sociais normalmente não levam em conta essa métrica, e a questão do nome acaba prejudicando para apresentar em um mídia kit.
A tradução mais adequada seria taxa de “pulos”, representando os visitantes que passam e vão embora sem clicar em nada.
Para a maioria das empresas essa é uma taxa que deve ser mantida baixa, garantindo que os consumidores estão procurando mais material.
A taxa de rejeição em um perfil profissional ou em um e-commerce pode ser um indicativo de que o consumidor não encontrou o que gostaria, ou mesmo que a interface trabalhada na plataforma de sua empresa de comunicação visual não é atrativa o suficiente para mais compras.
No geral, ter uma taxa mais alta de rejeição pode significar menos interesse do público em seus produtos ou serviços, o que deve ser trabalhado com cuidado para que você possa conseguir ações mais expressivas.
Isso também representa uma falha em suas estratégias de engajamento, como call to action ou chamados à ação. Esse tipo de atividade tem como principal objetivo o engajamento com os consumidores, e uma taxa de rejeição alta pode significar uma falha nesse aspecto.
Por isso, é muito importante entender esse tipo de negociação e como trabalhar corretamente com ela para garantir uma estrutura de qualidade para suas ações, aumentando as chances de conquistar uma estrutura adequada de atendimento.
Reduzindo sua taxa de rejeição
Conseguir reduzir a taxa de rejeição é um dos principais meios de se manter relevante no mercado, estruturando sua companhia para conseguir trabalhar com qualidade nesse tipo de ação com displays personalizados.
Entretanto, é preciso ter em mente que cada companhia é única no mercado, e que nem sempre duas empresas dentro de um mesmo segmento terão os mesmos resultados com relação a essa taxa.
Dessa forma, adaptar esse tipo de conteúdo a sua realidade é uma importante maneira de conseguir se destacar com mais efetividade, garantindo uma ação complexa para esse tipo de ação.
Saiba apresentar sua história
Toda empresa tem uma história para contar. Se você apresenta sua companhia de forma mais desleixada ou mesmo formal em excesso, isso pode confundir e afastar os consumidores, uma vez que eles podem não se comunicar corretamente com você.
O conceito de storytelling é aplicado constantemente na empresa, aproveitando todos os elementos desse tipo de ação para conseguir encantar as pessoas que chegam até sua empresa de material promocional de empresas.
Um site pode ter uma linguagem mais jovem e viva, uma vez que é o tipo de comunicação mais próximo do jovem. A aproximação de seu público-alvo através de experiências tem sido muito benéfica a longo prazo.
Equipamentos atualizados
É preciso ter uma preocupação especial com seu site em questão de segurança. As atualizações de equipamentos tecnológicos devem ser realizadas constantemente para garantir uma produção muito maior.
Além disso, o conteúdo deve ser trabalhado da mesma maneira. As publicações antigas e datadas podem ser reorganizadas, atualizadas e colocadas em um catálogo histórico, garantindo uma estrutura de qualidade em suas ações.
Assim, você consegue trabalhar com muito mais efetividade nesse tipo de atividade, identificando as necessidades dos consumidores para manter-se sempre em ação com sua empresa de balões para aniversário infantil.
Processo de leitura
Para acompanhar suas publicações e gerar interesse no leitor para continuar consumindo e evitar a taxa de rejeição, é importante que você tenha um cuidado especial com a leiturabilidade de seu conteúdo.
O primeiro ponto é ter atenção a gramática e ortografia para conseguir aprimorar esse tipo de uso sem nenhum problema. Erros gramaticais podem acontecer, mas se são muito comuns, acabam passando uma sensação de amadorismo mais frequente.
Por outro lado, existem outras atividades de formatação que podem ser muito importantes para você conseguir trabalhar adequadamente, como por exemplo:
- Tamanho da fonte;
- Cores;
- Títulos e subtítulos chamativos;
- Links internos.
Pensar nesse tipo de atividade é essencial para garantir uma navegação mais efetiva e que atraia o consumidor. Para isso, é fundamental saber quando e como aplicar links e outras atividades que apresentem oportunidades de manter o consumidor navegando.
Porém, é importante não exagerar com relação aos links. Grandes quantidades desse tipo de ação acabam afastando os consumidores, que não sentem confiança em clicar em um ambiente que não se preocupa com esse tipo de ação.
Design do site
A questão visual é de impacto imediato em qualquer pessoa que esteja avaliando seu conteúdo. Ela é a primeira impressão de sua página, e é importante criar esse design pensando nisso para empresas de alimentação.
Quanto mais você trabalhar com um design de qualidade, mais aconchegante será navegar por suas páginas, identificando diversas ações e atividades para manter o consumidor entretido e navegando pela página.
O conceito minimalista se aplica perfeitamente à produção e criação de sites. Menos é mais, e isso deve estar em sua mente quando optar por fazer alguma intervenção em uma atividade em particular.
A responsividade é outra ação importante para você conseguir trabalhar com a questão de design. Um design responsivo se adapta a tela que está tentando acessar a página, gerando assim uma forma de leitura mais adequada.
Com o avanço na telefonia móvel e a popularização de smartphones, é importante ter em mente que você pode trabalhar com muito mais efetividade ao usar suas ações de engajamento para manter os consumidores em seu site.
Isso porque o design responsivo permite que o usuário consiga acessar com tranquilidade todo o acervo de maneira digital, otimizando assim estas ações.
Chamados à Ação
Um chamado à ação bem definido é uma excelente maneira de atrair a atenção do cliente para uma landing page ou alguma matéria de destaque, fazendo com que ele clique para conhecer mais sobre a Como reduzir a taxa de rejeição do seu site e sobre esse formato de ação.
Um Chamado à Ação, ou Call To Action, é uma importante ferramenta de marketing, usada para direcionar efetivamente suas ações e garantir uma estrutura de acesso mais afirmativa, mostrando interesse pela necessidade dos consumidores.
Para conseguir esse tipo de ação em uma assessoria contábil, por exemplo, o primeiro passo é saber seus objetivos junto a estas plataformas. Em seguida, é preciso estruturar suas ações para alcançar o melhor resultado com relação a estas atividades como um todo.
Redes sociais
As redes sociais são uma excelente maneira de conquistar resultados mais efetivos para suas ações. Estas plataformas de engajamento são muito importantes para você conseguir novos cliques, principalmente com uma boa criação de conteúdo.
O material para as redes sociais pode ser diverso, e é interessante estar em pelo menos algumas das principais redes para identificar o tipo de cliente que cada uma delas atrai.
Além disso, é preciso pensar em formatos de mídia, uma vez que cada tipo de veículo tem alguns pontos especiais.
Considerações finais
A redução da taxa de rejeição é uma atividade fundamental para garantir mais sucesso em suas atividades. Portanto, é importante pensar em maneiras de se reestruturar e garantir uma atividade mais assertiva.
Esse tipo de trabalho ajuda a garantir um período maior de ação do consumidor dentro de seu site, possibilitando uma série de ações que podem ajudar a tornar esse tipo de processo ainda mais comum.
Empresas que tomam esse cuidado tendem a ganhar a dianteira na competitividade cada vez maior que o mercado oferece, independente de seu nicho de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.