Michael Campos

Como realizar uma estratégia de pós-venda eficiente

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    Ter uma boa estratégia de pós-venda pode ser um importante passo para sua empresa, conseguindo estruturar melhor suas ações e garantindo um retorno muito importante do consumidor sobre sua empresa.

    Muitas companhias lutam bravamente para conseguir encantar o consumidor e transformá-lo em cliente, mas para aqueles que desejam se estabelecer como uma base sólida no mercado, este é apenas o primeiro passo.

    O pós-venda é o atendimento prestado ao cliente depois que ele efetivamente compra um produto ou serviço. Essa é uma etapa fundamental de toda a estrutura de negócios, uma vez que ela lida com uma série de interações que podem alterar a experiência do usuário, como:

    • Assinatura de contrato;
    • Tempo de entrega;
    • Instalação;
    • Testes e operacionalização.

    Todos estes itens são parte integrante do processo de vendas, e o consumidor já espera que todas estas etapas sejam cumpridas conforme o cronograma estipulado enquanto o processo de vendas estava acontecendo.

    Isso significa que deixar de lado alguma destas operações ou não dar a devida atenção a ela pode desgastar o relacionamento do consumidor com a marca de kit executivo personalizado, prejudicando-a de maneira muito séria.

    Quanto mais seus clientes ficam insatisfeitos com esse tipo de operação, maiores as chances de eles vocalizarem isso em redes sociais ou outras plataformas de engajamento, o que pode estourar uma crise de marketing.

    Em alguns casos, o pós-venda é ainda mais longo, oferecendo serviços de atendimento e suporte, o que é incluso no preço combinado durante a negociação. Dessa forma, é preciso ter muito cuidado para utilizar adequadamente o pós-venda.

    Como realizar o pós-venda?

    Essa é uma pergunta que muitos empreendedores se questionam constantemente, e a verdade é que não há uma resposta certa para esse tipo de ação.

    Cada companhia é única no mercado, e por conta disso os resultados podem ser diferentes ainda que você tome a mesma linha de ação. Por conta disso, é importante lidar com cada caso de forma particular.

    Dependendo do produto ou serviço que está sendo trabalhado, você pode contar com o apoio do próprio vendedor para oferecer as ações de pós-venda em uma empresa de brindes corporativos, ou então encaminhar o consumidor para um outro tipo de atendimento, em uma estrutura própria para isso.

    Não há um caminho certo a seguir aqui, dependendo muito mais da estrutura que você está oferecendo para seus clientes. No caso de o próprio vendedor ser o responsável pelo pós-venda, ele assume a responsabilidade da comunicação.

    Manter-se em constante diálogo com seus consumidores é muito importante para você conseguir trabalhar adequadamente, e esse tipo de ação pode garantir resultados bastante positivos para suas interações.

    O vendedor então continua procurando maneiras de engajar-se com o cliente novamente, oferecendo novas oportunidades e mantendo-o nutrido para que ele não perca sua posição no funil de vendas, tornando-se mais próximo da marca de adesivo para vitrine.

    Já no segundo caso, você possui uma estrutura completa de atendimento que terá mais agilidade e eficiência para resolver qualquer questão que se apresente a longo prazo, sobretudo com relação a problemas e mal funcionamento do item.

    Estas ações permitem que você consiga estruturar suas ações e garantir que o consumidor terá todo o suporte necessário para o caso de acontecer alguma coisa, mantendo-o satisfeito e desejando continuar a consumir com sua empresa como um todo.

    Independente do modelo que você pretende adotar para o pós-venda, a verdade é que esse modelo de negócios demanda uma atenção especial para a tecnologia. O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital.

    Neste processo, uma série de avanços tecnológicos e recursos têm se tornado disponíveis, a maioria com preços mais acessíveis e que permitem que a maioria das companhias de controle de acesso se prepare para a entrada no mundo digital.

    Para facilitar o trabalho de produção, algumas empresas já têm adotado as inteligências artificiais, robôs que ajudam na produção e operacionalização do trabalho das companhias. Estas ferramentas permitem que a mão de obra humana trabalhe de forma mais qualificada.

    Um bom sistema de gestão é fundamental para você conseguir trabalhar adequadamente com estes elementos, agilizando o processo de feedback e de comunicação entre os setores, garantindo que o cliente receberá uma experiência satisfatória.

    Esse processo de gestão é muito importante para você conseguir entender seu posicionamento no mercado e como você pode otimizar esse tipo de ação, garantindo uma estrutura de atendimento melhor para a empresa de software de gestão empresarial.

    Otimizando seu pós-venda

    Para tornar o pós-venda de sua empresa eficiente, é preciso tomar alguns cuidados básicos, mas não muito diferente do que você já faz. Estas ações permitem otimizar a relação entre consumidor e marca, trabalhando com foco na experiência para evitar problemas futuros.

    Conquistar esse tipo de estrutura para atendimento é um processo lento, mas que depois de estabelecido acaba sendo muito importante para que a empresa consiga determinar ações específicas de pós-venda, agilizando ainda mais esse processo.

    Para isso, você pode tomar algumas atividades que ajudam a entender melhor suas posições e como você deseja trabalhar com o pós-venda.

    Follow up

    O termo, que significa em uma tradução livre “acompanhamento”, é parte importante do processo de pós-venda. Trata-se de retomar a comunicação com clientes que estão a um tempo sem consumir seus produtos ou serviços de mão de obra qualificada e especializada.

    Vale lembrar que o follow up não é uma estratégia de vendas, e nem deve ser aplicado em consumidores que acabaram de fechar negociações com você. Trata-se de retomar contato e abrir uma nova janela de comunicação.

    Existem diversas maneiras de fazer esse tipo de atividade, sendo as pesquisas de satisfação as mais comuns. Além de retomar o diálogo, o consumidor pode dar dicas e sugestões do que pode melhorar em sua empresa.

    Seja respeitoso, e acima de tudo, entre em contato somente por canais autorizados. Tentar entrar em contato com o cliente sem que ele esteja esperando pode ter um impacto negativo em suas estratégias.

    Por isso, é importante que você consiga abrir o diálogo sem oferecer nenhum tipo de produto ou serviço, garantindo que você terá uma estrutura adequada para suas ações e garantindo uma abertura maior para conseguir falar com seus consumidores sobre a empresa e novidades que ela tenha a oferecer.

    Lançamento de novos produtos

    Outra forma importante de manter um bom pós-venda é apresentando suas atualizações e novidades para os consumidores. Muitas vezes, o cliente de terceirização de TI está satisfeito com o que consumiu, mas sente que é hora de atualizar-se.

    Quando você apresenta seus novos produtos e serviços, pode instigar no usuário o desejo de consumir mais e melhor, garantindo uma estrutura adequada de comunicação a longo prazo com seus clientes.

    A segmentação é muito importante para apresentar os detalhes cruciais desse tipo de comunicação. Isso porque ele poderá apresentar as preferências de seus consumidores, seus desejos e necessidades.

    Por conta disso, é importante que você consiga aplicar seu conhecimento de forma efetiva, garantindo uma estrutura de qualidade para suas ações.

    Faça parcerias

    Todo consumidor gosta de ter algum tipo de vantagem. Os descontos e promoções estão entre os principais elementos que fazem um cliente se interessar pela empresa. Por isso, quanto mais você consegue oferecer benefícios para o consumidor, melhor.

    As parcerias garantem que você manterá a comunicação visual para empresas, oferecendo seus produtos e serviços, mas também apresentará um material diferenciado para aqueles que consomem em sua empresa.

    Esse tipo de ação valoriza muito o usuário, que sente que é importante para a companhia a ponto de ele ganhar benefícios com estas ações.

    Ética e respeito

    Um dos pontos mais importantes para qualquer empresa é agir de forma ética e respeitosa com o consumidor. Ele é um parceiro de negócios, e merece toda a atenção que você pode fornecer com sua empresa.

    Não seja uma pessoa inoportuna na comunicação, e nem deixe informações pouco relevantes tomarem conta de seus canais de contato. É preciso respeitar os limites do cliente e os limites da ética para conseguir um resultado adequado em suas mãos, aumentando as chances de sucesso.

    Considerações finais

    Com um pós-venda eficiente, as chances de você conseguir fidelizar um cliente são muito grandes. Por isso, é muito importante saber a melhor maneira de fazer esse tipo de interação e garantir resultados muito mais efetivos para sua empresa.

    Quanto mais você consegue trabalhar com estes recursos, melhor posicionada sua empresa ficará no segmento em que atua, tornando-se uma liderança no mercado e aumentando exponencialmente suas oportunidades de negócios.

    Um consumidor fidelizado sempre será um parceiro da empresa, contando para suas redes de amigos e familiares sobre a experiência que ele teve com sua companhia e o quanto as outras pessoas deveriam experimentar também.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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