Michael Campos

Como promover campanhas promocionais dos seus produtos

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    Criar campanhas promocionais é um passo assertivo para o sucesso. A maioria das marcas consegue compreender a importância do marketing promocional e como utilizá-lo para alavancar cada vez mais suas vendas com uma consultoria de TI para pequenas empresas.

    O marketing tem passado por uma série de desafios, em grande parte pela velocidade com que o mercado tem mudado depois do início do processo de transformação digital. Com recursos cada vez mais avançados, é preciso ser ousado e inovador.

    Uma das principais necessidades do mercado atual é gerar resultados positivos com tempo e recursos reduzidos, por isso é muito importante destacar sua marca da concorrência, uma vez que ela está cada vez mais acirrada.

    O perfil do consumidor como um todo também mudou, e hoje você tem um cliente muito mais exigente, que quer conhecer mais e entender melhor suas atividades, produtos ou serviços, o que acaba gerando a necessidade de uma comunicação mais efetiva para vender um sistema de gestão empresarial.

    Oferecer experiências realmente positivas para os consumidores é a maneira mais assertiva de conquistar um posicionamento adequado e conseguir uma estrutura de qualidade dentro de suas ações. Esse perfil ajuda a identificar uma série de elementos importantes para isso.

    O marketing promocional age então como uma ponte entre consumidor e marca, tendo como seu principal objetivo incentivar mais interações entre as duas pontas da negociação. Com isso, a ideia é conseguir um fortalecimento de sua marca.

    Posicionar-se adequadamente no mercado pode atrair muitos benefícios, desde novos clientes e mais autoridade até a fidelização de seus consumidores, ideal para conseguir resultados mais efetivos em suas ações de marketing como um todo.

    Para esse tipo de ação, é possível utilizar uma série de itens que podem ser considerados importantes para o uso no dia a dia com a identidade visual de sua empresa de balões personalizados, criando uma identificação e chamando a atenção do cliente com itens como:

    • Brindes;
    • Amostras grátis;
    • Ofertas;
    • Promoções.

    Dessa forma, você consegue aproveitar para incentivar o consumidor a consumir seu produto trabalhando diretamente com a promoção de sua marca, garantindo uma efetividade maior para esse tipo de ação.

    Uma empresa de bebidas que deseja se tornar reconhecida no mercado precisa fazer mais do que ficar em uma prateleira qualquer. Neste caso, uma ação de degustação chamará a atenção do cliente, garantindo muito mais conversões para sua companhia.

    Esse é um exemplo básico, mas existem diversas formas de aplicar o marketing promocional e promover campanhas efetivas, que apresentem resultados verdadeiramente positivos para a empresa de sistema comercial que os está aplicando.

    Além disso, é preciso ter alguns cuidados especiais quando estiver lidando com o Marketing Promocional. Isso porque a pesquisa e o planejamento estratégico são cruciais para otimizar esse tipo de interação.

    Do contrário, você pode acabar não conseguindo impactar o público certo, e gerar um gasto de tempo e de dinheiro em uma ação que não terá a funcionalidade desejada. Por isso, você deve estar pronto para lidar com esse tipo de ação.

    Determinar os objetivos de uma campanha de marketing digital é um passo fundamental. Assim, você conseguirá direcionar adequadamente as ações para a meta que está tentando alcançar com impressão digital a laser, compreendendo que tipo de resultado pode ser oferecido.

    Marketing promocional e merchandising

    Para muitos empreendedores, estes são conceitos que se misturam, e podem gerar confusão na hora de fazer seu planejamento estratégico. Para entender melhor, é importante se atentar aos conceitos de cada um destes elementos.

    O Merchandising é uma forma de promover um produto, marca ou serviço, e o Marketing promocional acaba sendo englobado dentro deste conceito, como uma das possibilidades de ação para sua empresa.

    Normalmente, o merchandising atua em três diferentes frentes: a primeira é o ponto de venda, onde é possível criar um contato direto com o consumidor e aumentar suas chances de engajamento com ele.

    A segunda é fora do ambiente da empresa, ou seja, em ações de marketing tradicional e o impacto que estas ações geram, seja em propagandas de tv e rádio, em jornais ou outdoors. Qualquer forma de impactar o público fora da loja se engloba nesta categoria.

    A terceira aplicação é muito mais nova, e lida diretamente com o mundo digital. Fortalecer uma empresa de ar condicionado hoje em dia é impensável sem ações voltadas para a internet. 

    De todo o tempo que uma pessoa comum tem de atividades em seu dia, a maior parte é conectado.

    Por isso, as ações digitais têm ganhado cada vez mais espaço, tanto em blogs e sites próprios da empresa quanto com o apoio de profissionais da área, como os digital influencers

    Estas pessoas têm um forte impacto em suas audiências e podem conquistar resultados positivos.

    Estes dois conceitos acabam se unindo para propor uma estrutura melhor de atendimento, aumentando o potencial de uma empresa de conquistar um público maior, conseguindo assim novas oportunidades de negócio e aumentar suas chances de conversão.

    A conexão entre um consumidor e a marca é uma das formas mais eficientes de trabalhar com um fornecedor de software na atualidade, e todas as ferramentas que você tiver para esse tipo de ação devem ser realizadas da melhor maneira possível.

    Vantagens do Marketing promocional

    Agora que você conhece um pouco melhor sobre o marketing promocional, é o momento de entender o tipo de benefício que uma campanha como estas pode atrair para sua empresa. Dessa forma, você consegue se estruturar de forma muito mais efetiva.

    Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e nem sempre você conseguirá o mesmo resultado que outras empresas, ainda que esteja atuando no mesmo segmento e tentando as mesmas estratégias.

    O ideal nestes casos é conseguir adaptar-se para otimizar cada vez mais estas ações, garantindo uma estrutura de atendimento adequada que possa ampliar seu potencial de engajamento.

    Atrair mais clientes

    Um dos principais motivos pelos quais uma empresa faz campanhas de marketing promocional é para atrair mais clientes. 

    Com o advento da internet, isso se tornou ainda mais importante, uma vez que várias empresas de atualização de firmware de qualidade oferecem seus serviços ali.

    Quando a empresa consegue formular uma venda, ela gera duas métricas para avaliar, o CAC e o ROI. O primeiro é uma sigla para Custo de Aquisição do Cliente e o segundo Retorno sobre Investimento.

    O CAC refere-se a todos os custos para conseguir converter o cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o encerramento do negócio. Isso engloba uma série de itens como ações de marketing, custo de profissionais envolvidos e outros.

    O ROI é o valor que o consumidor paga no produto, que deve ser maior do que o CAC para que a empresa consiga algum tipo de lucro com essa negociação. 

    O uso do Marketing promocional é muito importante para você conseguir divulgar seu material de maneira mais espontânea.

    Fidelização

    A fidelização é outro ponto muito importante para esse tipo de marketing. Como a ideia é pautada na criação de uma relação de confiança, as chances de este consumidor voltar a comprar com você é muito grande.

    Um cliente fidelizado oferece diversas vantagens para a empresa. Em um primeiro ponto, ele gera um CAC ainda menor, uma vez que já chega na negociação interessado no produto. Além disso, um cliente fiel é um promotor de sua marca.

    Ele irá desejar compartilhar sua experiência com seus amigos e familiares, apresentando sua companhia e os benefícios que conseguiu ao negociar com você. Isso acaba abrindo portas para muitos novos clientes.

    Diferencial competitivo

    Em um mercado em que a competição cresce mais a cada dia, é importante saber se destacar. As ações de marketing promocional podem ser o grande diferencial para você conseguir aparecer mais aos olhos dos consumidores.

    Quanto melhor for sua campanha, com ações que aproximem o consumidor e ajudem-no a entender a qualidade de seu produto, maiores são as chances de você ficar na cabeça desse cliente.

    Neste caso, quando ele for consumir um produto ou serviço que você oferece, sua marca será o primeiro item que ele lembrará, garantindo assim que efetuará a compra com sua empresa e aumentará a qualidade de suas operações.

    Considerações finais

    Utilizar uma estratégia assertiva é um dos principais meios de fazer com que sua empresa se destaque no mercado. Ganhar esse tipo de posicionamento pode ser trabalhoso, mas é muito recompensador.

    Por isso, empresas que conseguem trabalhar adequadamente com o público e oferecem estratégias diferenciadas como o marketing promocional acabam se tornando liderança dentro de seu nicho de atuação.

    Trabalhar com este modelo de marketing é uma excelente maneira de aumentar seu engajamento e conseguir sucesso nos principais meios de comunicação com o consumidor.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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