Michael Campos

Como obter destaque nos negócios com a utilização correta do CTA

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    Durante a jornada do consumidor, o mesmo percorre etapas de interesse pelo produto, pesquisa e é levado à compra por meio da etapa final com utilização correta do CTA.

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    O CTA vem de uma sigla em inglês Call To Action que significa “Chamar para a ação” e diz respeito a frases criadas para efetivamente induzir a compra ao cliente. Usando termos persuasivos e estrategicamente posicionados, o resultado é uma ação.

    Por exemplo, se você possui uma empresa de envelopamento de veículos e deseja aumentar o contato dos clientes pelo chat, pode aplicar CTAs como “Tire suas dúvidas” ou ainda “Seja atendido agora”.  

    Neste artigo apresentaremos, inicialmente, as fases do modelo AIDA e como o CTA se enquadra, dicas de como produzir um CTA de valor e quais os benefícios pode trazer a um empreendimento.

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    Modelo AIDA

    O modelo AIDA identifica os estágios cognitivos pelos quais um indivíduo passa durante o processo de compra de um produto ou serviço. É um funil de compra onde os compradores vão e vêm em cada estágio, para apoiá-los na compra final.

    Traçando a jornada do cliente através da Conscientização, Interesse, Desejo e Ação, é talvez o modelo de marketing mais conhecido entre todos os utilizados no marketing. 

    Conscientização

    Neste momento inicial a campanha deve gerar consciência de marca ou afiliação com seu produto ou serviço. É o período em que o cliente deve perceber que tem uma necessidade e que sua empresa pode saná-la.

    Interesse

    Em um segundo tempo, gera-se o interesse nos benefícios de seu produto ou serviço o suficiente para encorajar o comprador a começar a pesquisar mais.

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    Desejo

    A terceira etapa, do desejo, é o período no qual o consumidor desenvolve um apreço pelo seu produto ou serviço através de uma ‘conexão emocional’, resultado do conhecimento acerca da personalidade da sua marca. O cliente é movido de ‘gostar’ para ‘querer’.

    Ação

    Nesta etapa, da ação, você deve mover o comprador para interagir com sua empresa e dar o próximo passo, ou seja, baixar um folheto, fazer uma ligação, ingressar no boletim informativo ou participar de um bate-papo ao vivo, etc.

    Nesta etapa está presente a CTA (Call To Action) que traz importantes benefícios à efetivação da compra como veremos a seguir.

    CTA – Call To Action

    Uma chamada à ação ou um CTA é uma diretiva escrita usada em campanhas de marketing e faz parte da etapa de ação dentro do modelo AIDA. Ajuda a incentivar os visitantes do site a realizarem a ação desejada. Uma frase de chamariz pode assumir diferentes formas:

    • Hiperlink de texto;
    • Botão;
    • Texto simples sem link;
    • Sidebar (semelhantes a anúncios).

    Um bom CTA pode ajudar no cansaço das decisões e dar sentido ao seu conteúdo. Mesmo que seja apenas uma frase de duas palavras, os usuários precisam de alguma orientação para saber o que fazer a seguir.

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    Imagine que você presta serviços como piloto de aviação comercial e deseja aumentar o contato dos clientes pelo chat. Botões contendo frases como “Fale agora com um atendente” pode ser interessante.

    5 dicas para otimizar o uso de CTA

    Como vimos, o CTA é essencial visando finalizar com maestria a jornada do consumidor orientando-o à ação. Contudo, muitos não sabem como fazer a utilização correta dessa ferramenta. Confira agora 5 dicas para otimizar seu uso e ampliar o público.

    1. Pense em qual estágio do funil seu cliente está

    É importante analisar inicialmente, em que momento da compra seu cliente se encontra dentro do modelo AIDA. Se o conhecimento sobre o seu produto ainda é superficial, pensar em oferecer teste grátis pode ser uma péssima ideia.

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    Nesta fase é interessante oferecer conteúdos para educar seu cliente e permitir que ele entenda o que você faz e porque seus produtos podem ser importantes para ele.

    Se você vende túnel inflável para campo de futebol e seu cliente não tem conhecimento sobre, pense em CTAs que o levem a conhecer primeiro o produto como “saiba mais”.

    2. Estabeleça a persona e seu nível de conhecimento

    Estabelecer a persona, ou público-alvo, é essencial antes de qualquer ação. Saber sobre características como faixa etária, sexo, comportamento, estilo de vida e local de morada são pontos importantes para criar uma boa CTA.

    Além disso, é importante saber qual o nível de conhecimento desse público a respeito do produto para direcionar as frases e os conteúdos a serem veiculados.

    Se você é um distribuidor de etiqueta adesiva é importante pensar em quem vai querer comprar seu produto, como supermercados, por exemplo.

    3. Use palavras de ação fortes

    Escrever CTAs curtos e fortes não só é mais persuasivo, mas também é necessário devido aos limites de caracteres nos anúncios. Comece com um verbo (“comprar”) e siga com um advérbio (“agora”) ou um assunto (“ebook”) ou ambos.

    Imagine que você vende camisetas personalizadas para uniformes. Uma CTA interessante para aumentar o clique nos anúncios pode ser “compre agora com 50% de desconto”.

    Use o texto em torno de sua frase de chamariz para reduzir distrações (ou seja, remova links desnecessários, imagens, etc.) e favoreça a ansiedade (adicionando a isenção de responsabilidade, por exemplo).

    4. Provoque emoção ou entusiasmo

    Se você deseja evocar uma resposta emocional em seus usuários, opte por um CTA mais longo. Você precisará incorporar mais modificadores para obter o efeito desejado, seja pelo acréscimo de valores de desconto, adjetivos ou brincadeiras com o cliente.

    Por exemplo: supondo que você tenha uma gráfica e queira aumentar as impressões específicas em 3D você pode veicular frases como “50% de desconto hoje na impressão 3D” ou ainda “alta qualidade e preço baixo na sua Impressão em 3D”.

    Desta forma, o consumidor tende a tomar alguma atitude por estar instigado de algum modo, seja ele positivo ou negativamente.

    5. Crie um senso de urgência

    O medo de perder (FOMO – Fear of missing out) é uma coisa muito real e é algo que os profissionais de marketing podem usar a seu favor. 

    Utilizar uma linguagem urgente pode tornar os visitantes mais propensos a agir com medo de que, se não o fizerem, perderão uma oportunidade. Por exemplo: “Compre e ganhe um carregador portátil personalizado brinde, apenas HOJE”.

    Locais para veiculação de CTA

    Em suas campanhas de marketing, você pode usar CTAs em locais onde seu público está. Isso pode incluir sites, campanhas de e-mail, redes sociais, anúncios e vídeos. Confira dicas para veiculação em cada um.

    Site

    Quando as pessoas visitarem seu site, certifique-se de que haja CTAs em diferentes seções, como sua página inicial, dando às pessoas ampla oportunidade de clicar e fazer uma compra. Inclua CTAs em postagens de blog que você escreve para sua empresa. 

    Campanha de e-mail 

    Usando sua lista de e-mail, envie uma boa quantidade de e-mail para seus assinantes. Coloque CTAs no corpo do e-mail.

    Redes sociais

    Coloque anúncios patrocinados nas redes sociais, como o Facebook, que tem um botão “Saiba mais” para as empresas incluírem em seus CTAs.

    Anúncios

    Para esses casos, deve-se pensar no uso de textos curtos e de palavras estrategicamente bem posicionadas, a fim de obter uma CTA que vai junto aos anúncios, efetiva.

    Vídeos

    Dentro de vídeos é possível colocar CTA por meio da fala ou descrição, estimulando o seu consumidor a ir para outra página de interesse. As CTAs, nesse caso, podem funcionar como rótulos personalizados que indicam a origem de algo que você quer mostrar.

    Benefícios do CTA às vendas

    O CTA traz diversos benefícios às vendas incluindo a destruição do cansaço e confusão da decisão, aumento do público e de vendas, direcionamento das ações e aumento de conversão do site.

    Destruição do cansaço e da confusão da decisão

    A declaração diretiva simples de CTA diz ao seu cliente em potencial o que fazer e para onde ir em seguida, tornando a jornada muito clara. Uma frase de chamariz eficaz elimina a confusão, permitindo que o visitante do site execute as próximas etapas apropriadas.

    Aumento do público e vendas

    Os CTAs servem como um ponto de alavancagem para suas necessidades como negócio. O que quer que seja mais importante para você no momento pode se tornar um apelo à ação. De postagens em mídias sociais a artigos e páginas de destino estáticas.

    Direcionamento das ações do seu leitor

    Quando cada parte do conteúdo tem uma frase de chamariz clara, não há dúvidas quanto à intenção do conteúdo, e o leitor não deixa de clicar por causa da confusão ou apatia. Seu conteúdo cria empolgação e seu CTA permite que o leitor se aprofunde no assunto.

    Aumento de conversão

    Os CTAs estratégicos podem ajudá-lo a orientar seus visitantes durante a jornada de compra e impactar diretamente suas taxas de conversão, fazendo com que seu cliente aja do modo desejado, seja indo a outro site ou acessando seu conteúdo novo.

    Essas dicas irão te orientar a elaborar o melhor CTA possível para seu negócio. Siga as instruções e comece hoje mesmo a revisar ou elaborar o CTA de suas campanhas.

     Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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