Michael Campos

Como obter backlinks de qualidade para o seu site WordPress e melhorar o SEO

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos!

    The Ultimate Managed Hosting Platform

    Compartilhe

    WordPress

    Resumidamente, podemos definir os backlinks como ligações que qualquer página da internet pode receber através de domínios ou subdomínios apontados para ela. No geral, a importância de trabalhar com backlinks de qualidade está relacionado à autoridade do site.

    Os backlinks também são conhecidos como “inbound links” e “links de chegada” devido ao fato de serem posicionados de maneira estratégica em algumas partes de um determinado conteúdo.

    Amplamente falando, existem duas classificações existentes para os backlinks, abaixo falaremos melhor sobre eles:

    Backlinks internos

    Os backlinks internos é uma estratégia voltada internamente, ou seja, no mesmo domínio web, onde existem páginas que conseguem, de alguma forma, complementar uma informação sobre algum tema relacionado.

    Dessa forma, os usuários acabam conhecendo outros conteúdos produzidos pelo mesmo site, além de, claro, receber outros conhecimentos adicionais.

    Por exemplo, se você criar um conteúdo sobre piscinas, mostrando quais os principais cuidados que devem ser tomados e, principalmente, as melhores práticas para limpá-la, é possível incluir um link sobre o ralo linear piscina, que pode ser útil para alguns leitores.

    Utilizar essa estratégia é uma ótima alternativa para quem busca meios eficientes de manter o leitor por mais tempo no mesmo domínio web.

    Além disso, os backlinks internos também conseguem contribuir com a diminuição do “bounce rate”, que nada mais é do que uma das métricas mais importantes no site, afinal, trata-se da quantidade de rejeição que a sua página está recebendo.

    Backlinks externos

    Por outro lado, temos os backlinks externos. Como o próprio nome sugere, são backlinks recebidos de domínios externos a um site.

    Usar essa estratégia é interessante quando você não possui uma informação que poderia complementar com o seu conteúdo. Assim, naturalmente, usar backlinks externos acaba sendo mais conveniente, principalmente pelo fato de você não ter uma informação importante.

    Inicialmente os backlinks externos podem parecer uma estratégia apenas para o leitor ter mais conhecimento sobre o assunto que está pesquisando. Entretanto, utilizar esse método também ajuda o site referenciado a construir na internet a sua autoridade com o público-alvo.

    Consequentemente, usar backlinks externos de maneira contínua consegue também gerar mais tráfego no site.

    Obter mais acessos, principalmente para uma loja virtual que vende morsa para fresadora, por exemplo, significa mais oportunidades de venda. Contudo, mais importante do que ter vários acessos é também saber converter essas visitas em futuras vendas.

    Qual a importância dos backlinks?

    Até aqui você já deve ter notado o quão importante é usar os backlinks como parte das estratégias digitais.

    Na internet, adotar estratégias digitais é sem dúvida a base para que um site consiga manter-se na ativa no mercado. Ou seja, um gestor de um site especialista em climatizador de teto deve ter na manga as estratégias mais eficientes da atualidade.

    De todo modo, a importância dessa estratégia está relacionada diretamente com o fato de conseguir colocar o seu site nas primeiras sugestões do Google.

    Ou seja, na prática, backlinks também servem para medir o nível de autoridade e relevância que o seu site possui em um determinado assunto.

    Isso significa que, quando você possui um site de vendas, especialmente quando trabalha com produtos específicos, como filtro secador compressor, saber o nível de autoridade que você possui no mercado acaba funcionando como uma base para suas futuras estratégias.

    Ao começar os trabalhos com backlinks internos, e receber apontamentos externos de outros sites, mais o Google entenderá que o seu site possui uma qualidade de conteúdo que pode ser essencial para os usuários.

    Não demora muito para que o seu site esteja nas primeiras posições dentre as sugestões do Google ou qualquer outro mecanismo de pesquisa. Afinal, você estará tomando a atenção de vários leitores.

    No melhor cenário possível usando backlinks, o seu site começará a receber tráfego orgânico, e posteriormente irá tornar-se autoridade no assunto, assim irá se consolidar como uma das principais referências sobre o assunto trabalhado.

    Entretanto, vale a pena reforçar a necessidade de saber lidar com tamanha responsabilidade.

    Afinal, se você possui um site especialistas em peneira rotativa, por exemplo, e sabe lidar com o número de visitas, consequentemente estará criando uma imagem boa no mercado.

    Esse inclusive é um dos meios mais utilizados pelos profissionais de marketing para a criação de campanhas que possam, de alguma forma, aumentar o volume de vendas de uma empresa.

    Como conseguir backlinks de qualidade?

    Se você chegou até essa parte do conteúdo, provavelmente deve ter criado um certo interesse sobre como conseguir backlinks de qualidade. Abaixo, listamos 7 maneiras para conseguir isso. Confira:

    1. Relações públicas

    A primeira opção que você tem para conseguir backlinks de qualidade é trabalhar com relações públicas na internet.

    Na prática, trata-se de criar materiais de qualidade e, em seguida, enviar para jornalistas, blogueiros ou veículos de mídia que sejam influentes. Quando bem executado, você passa a ter acesso a backlinks de sites com um bom nível de autoridade.

    2. Links de recursos

    Uma das maneiras mais simples para obter backlinks de qualidade é através das páginas de recursos. Em resumo, são páginas que funcionam como uma lista de links. Geralmente, para ter o seu site nesta lista, basta entrar em contato com os administradores.

    3. Links quebrados

    A terceira opção é trabalhar com links quebrados em páginas dentro do nicho que você pertence. Para isso, é necessário entrar em contato com os administradores desses links e oferecer um conteúdo melhor elaborado.

    4. Solicite menções à sua marca

    Optar por esse método provavelmente significa que a sua marca já possui uma certa relevância no mercado. Se você chegou a esse ponto, provavelmente a sua marca já está sendo mencionada em alguns conteúdos, contudo nem sempre funciona dessa forma.

    Se porventura você identificar que a sua marca está sendo citada sem que um link seja adicionado ao nome, você pode entrar em contato com as pessoas responsáveis pelo site e assim solicitar que adicione o link.

    5. Links de fornecedores

    Essa opção é mais interessante para quem trabalha com venda de outras pessoas. Vários fornecedores, em seus sites, possuem páginas como “onde comprar”, portanto entre em contato com eles para colocar o seu site nesta lista.

    6. Links de associações empresariais

    Se você faz parte de uma associação empresarial, considere a ideia de solicitar que você seja mencionado na página de sua associação, que geralmente é nomeado por “membros” ou algo do tipo.

    7. Links para listas

    Trabalhar com conteúdos que possuem listas, como é o caso desse material que você está lendo, geralmente atrai a atenção de vários leitores. Felizmente esse formato pode ser usado em qualquer setor, como:

    • Melhores bares em São Paulo;
    • Melhores produtos para o seu carro;
    • 20 práticas para melhorar o seu desempenho;
    • Refletor para piscina de fibra: as 5 melhores opções;
    • 10 alimentos para contribuir com o ganho de massa muscular.

    Ou seja, é um tipo de conteúdo que naturalmente consegue chamar a atenção de várias pessoas pelo simples fato de entregar várias informações importantes.

    Como criar conteúdos atraindo links?

    Além de conseguir backlinks de qualidade, você também precisa saber desenvolver conteúdos que consiga atrair links de alguma forma.

    Essa é uma prática que se aplica para qualquer negócio, desde empresas de manutenção mecânica industrial, até outros ramos mais populares.

    Em resumo, você tem 3 opções de conteúdos que você pode trabalhar para conseguir isso, que são conteúdos interativos, estudos baseados em dados e, por fim, guias completos. Esses 3 formatos de conteúdo na prática, conseguem render bons links.

    A quantidade de links é mais importante do que a qualidade?

    Já respondendo essa pergunta que é dúvida de muitas pessoas, não. O ideal, na verdade, é trabalhar com links de qualidade, não se importe tanto em ter vários links.

    Um dos principais motivos para você priorizar ter links de qualidade, é o fato de você ter mais chances de conversões, o que é essencial inclusive para sites de venda que trabalham com compressores para pintura, por exemplo.

    Como ser autoridade no seu nicho?

    Por fim e para finalizar o artigo, elencamos 5 práticas que você deve adotar caso queira se tornar autoridade no seu nicho. São eles:

    • Saiba qual é o público que você quer atingir;
    • Crie e compartilhe conteúdos autênticos e relevantes;
    • Apresente seus resultados;
    • Faça parcerias;
    • Invista em estratégias de SEO.

    Estas são as práticas mais importantes que devem estar dentro das estratégias para tornar o seu site referência. De todo modo, ao adotá-las elas irão funcionar como uma base para manter o seu site importante para os mecanismos de busca.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, em parceria com o site D Soft Design, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade