Michael Campos

Como o social commerce pode impulsionar seu negócio

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    A estratégia conhecida como social commerce tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, em grande parte pelas mudanças significativas que aconteceram no formato como os consumidores estão buscando produtos ou serviços, como os de uma empresa de brindes promocionais.

    O mundo tem passado por um importante processo de mudança conhecido como transformação digital. Neste processo, diversos avanços tecnológicos tem se popularizado e começado a tomar parte no dia a dia do usuário comum.

    Essa mudança gerou algumas alterações importantes dentro do conceito de mercado e de como o consumidor padrão reage frente a determinadas situações. O perfil reativo dos clientes do passado deixou de ter espaço no mercado.

    Em seu lugar, um novo tipo de cliente surgiu, mais exigente e interessado nas informações que a empresa pode oferecer sobre sua necessidade ou urgência.

    Na verdade, muitos clientes estão até dispostos a pagar mais por um serviço que ofereça uma experiência de qualidade com etiquetas para código de barras.

    Por isso, as empresas tiveram que começar a se adaptar para manter seu posicionamento no mercado, e em alguns casos até mesmo ampliar suas vendas ao atrair um público novo.

    A experiência do usuário tornou-se um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia de marketing, uma vez que é o norte para a negociação de qualquer tipo de empresa.

    As equipes de marketing e de vendas começaram a tentar entender melhor o consumidor e suas peculiaridades para criar estratégias efetivas, e foi assim que surgiu o social commerce.

    Isso porque graças a internet e principalmente aos dispositivos móveis como smartphones e tablets, as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas. Desse tempo, grande parte dele é usado em redes sociais.

    Estas plataformas de interação ganharam o carinho do público geral, e nas principais redes sociais é possível encontrar milhões de usuários conectados o tempo todo, de todas as partes do mundo.

    Estar em contato com estas pessoas através das redes sociais é uma excelente maneira de destacar seu potencial, em grande parte por conta da proximidade com os clientes que buscam comunicação visual para empresas e da resposta rápida oferecida por eles.

    O social commerce nada mais é do que todo esse processo de promoção e até mesmo venda de produtos e serviços usando as redes sociais. O mercado notou a importância desse tipo de atividade, e hoje é possível encontrar diversas empresas nas principais redes.

    Através de compartilhamento e criação de conteúdo relevante, é possível angariar diversos clientes para uma interação mais próxima, oferecendo novas oportunidades de entrar em um relacionamento entre consumidor e marca.

    As próprias redes sociais notaram o impacto mercadológico de vender usando essas plataformas, e a maioria oferece recursos exclusivos para que empresas de totens de autoatendimento e pessoas interessadas em negociações possam ofertar produtos e serviços.

    Esse tipo de ação ajuda a tornar a experiência do usuário ainda mais completa, uma vez que ele nem mesmo precisa sair da rede social em que se encontra para efetivar uma compra que ele deseja.

    O mercado digital está em constante crescimento, e cada vez mais pessoas se abrem para a possibilidade de comprar online. Dispositivos de segurança e ferramentas internas nas redes sociais têm ajudado muito nesses casos.

    Isso porque um usuário que está na rede social fazendo uma compra acaba entendendo que a credibilidade da rede está em jogo na transação, e sente-se muito mais confiante e confortável de comprar um produto ou serviço como contabilidade para empresas.

    Como o social commerce funciona?

    O processo de social commerce não é complicado, mas demanda um certo tempo para você conseguir avaliar os resultados desse tipo de estratégia. O primeiro passo para conseguir uma boa estrutura de vendas é fazer as pessoas conhecerem sua empresa.

    Para isso, você pode usar a estratégia de produção de conteúdo, trazendo para a internet materiais relevantes que tenham um impacto direto nas pessoas, normalmente soluções para suas dificuldades.

    Esse tipo de material pode ser realizado de diversas maneiras, como por exemplo:

    • Publicações em texto;
    • Áudios e podcasts;
    • Produção Audiovisual;
    • Imagens e fotografias.

    Independente do tipo de mídia que você escolha, ele deve conversar diretamente com seu público. Dessa maneira, é importante entender em quais redes sociais você pretende trabalhar para identificar o melhor formato de produção.

    Conforme você começa a apresentar um conteúdo interessante e inovador, começa a atrair o público e gera uma relação de proximidade, uma vez que as pessoas tem uma resposta muito mais rápida sobre um sistema de automação comercial usando as redes.

    Esse momento é importante para você apresentar seu produto ou serviço, além de ensinar as pessoas sobre ele e as vantagens de consumí-lo. Educar as pessoas é uma das principais maneiras de atrair sua simpatia.

    Dessa forma, seu público saberá o que esperar de seu empreendimento, o que auxilia muito no momento do atendimento e garantirá que as possibilidades de venda aumentem consideravelmente.

    O fato de muitas redes sociais inserirem um botão de compras em publicações facilitou muito o processo de negociação, em grande parte porque o cliente já é direcionado diretamente para seu e-commerce ou pode comprar ali mesmo.

    Entretanto, é preciso ter atenção a alguns detalhes importantes antes de utilizar esse tipo de ferramenta. 

    Em um primeiro ponto, ela muitas vezes é exclusiva para contas comerciais, o que indica que você deve criar um cadastro adequado para usufruir os benefícios da rede social.

    Além disso, algumas redes limitam certas funcionalidades até você ter uma quantidade maior de seguidores, o que pode ser conquistado com o trabalho inicial de captação de clientes através da produção de conteúdo sobre seu software de call center.

    Esta regra é importante para evitar golpes e pessoas mal intencionadas que podem tentar usar estes recursos para prejudicar os usuários das redes. É do interesse das empresas e das plataformas de serviço que esse tipo de ação seja completamente funcional.

    Por isso, todos os recursos que buscam ampliar a segurança das transações são muito bem aceitos por todas as partes envolvidas na negociação. Ainda que você demore um pouco mais para começar a vender usando as plataformas sociais, a espera vale a pena.

    Outro ponto importante para levar em conta com relação a redes sociais é a capacidade de os usuários darem opiniões imediatas sobre a empresa. Dessa forma, você consegue um feedback rápido e prático.

    Bons feedbacks podem ser compartilhados no perfil da empresa, garantindo mais credibilidade e autoridade para a companhia uma vez que usuários comuns da rede social estão endossando a experiência de compra de um sistema de gestão para franquias.

    Diante disso, é importante que a companhia seja ativa na rede social e comunicativa com seu público. Estes elementos costumam ter um forte impacto em ações futuras da empresa.

    Vantagens do social commerce

    Agora que você consegue compreender um pouco melhor como o social commerce funciona, é importante entender as vantagens que esse tipo de negociação oferece para as empresas e porque cada vez mais pessoas a estão utilizando.

    O primeiro e mais importante ponto é a aproximação no relacionamento entre consumidor e marca. Esse tipo de intimidade é muito importante para garantir a fidelização de seus clientes e transformá-los em verdadeiros amigos.

    Quanto mais você se aproximar de seus consumidores fiéis, maiores as chances de eles agirem como promotores da marca. Isso porque desejarão compartilhar suas experiências com suas redes de amigos e familiares.

    Dentro das redes sociais, esse tipo de compartilhamento pode desencadear um processo de viralização. Isso significa que as pessoas dentro da rede de contatos de seus clientes podem compartilhar em seus próprios perfis as informações sobre a empresa.

    Esse tipo de ação faz com que a publicação cresça exponencialmente, ganhando muito mais visibilidade nas plataformas digitais.

    Outro grande benefício de usar esse tipo de estratégia é otimizar a experiência do usuário. Esse é um dos elementos cruciais para vender hoje, quando as pessoas buscam qualidade constantemente.

    O mercado está cada vez mais competitivo, e a maioria das empresas oferece produtos ou serviços de qualidade e um bom atendimento. A experiência do usuário torna-se um diferencial que pode fazer você conquistar de fato os consumidores.

    Considerações finais

    O social commerce pode oferecer uma série de benefícios para qualquer empresa que decida iniciar o trabalho com esse tipo de formato. É importante entender que é necessário muito mais do que a simples presença nas redes para conseguir bons resultados.

    Por isso, as empresas que decidem transformar-se e sair na dianteira desse tipo de ferramenta conseguem encaixar-se com muito mais facilidade as mudanças necessárias para a criação de um ambiente virtual de qualidade para seus clientes.

    As empresas que praticam o social commerce acabam se tornando referência em suas áreas de atuação, garantindo a liderança em um mercado cada vez mais concorrido.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

     

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade