Michael Campos

Como o marketing 5.0 é impactado pelas mudanças nas tecnologias de comunicação e consumo?

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    Em resumo, podemos dizer que o marketing 5.0 é a evolução do marketing marcado pelo poder da sua tecnologia que é direcionada à qualidade de vida e bem-estar das pessoas. 

    Atualmente, estamos acostumados com o fato de que a era digital está no centro de nossas vidas e, consequentemente, a tecnologia também. 

    Diante desse contexto, o marketing 5.0 chega com a intenção de contribuir para o bem da humanidade, deixando ainda mais fácil, por exemplo, a busca por informações sobre produtos usados para progressiva sem formol, afinal, a informação está a apenas um clique. 

    Inicialmente, o conceito foi explicado no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. 

    É interessante pontuar que Kotler é considerado como um dos principais autores e estudiosos do marketing moderno. Mais do que isso, muitos o consideram como uma referência para profissionais que trabalham com marketing. 

    É através dos pensamentos de Kotler, que boa parte dos profissionais de marketing conseguem, por exemplo, desenvolver estratégias para criar mais visibilidade para um residencial para idosos. 

    A obra foi publicada em inglês em janeiro de 2021 e, por esse motivo, a pandemia possui uma presença muito forte no material. 

    Nesse contexto, os negócios aceleraram sua digitalização, diferentes setores da economia foram afetados pela chegada do Coronavírus. Desde uma loja de roupas até lojas que vendiam produtos específicos, como uma envasadora de líquidos

    Com isso, não demorou muito para que os especialistas pudessem observar a mudança de comportamento dos consumidores. 

    Dito isso, quando o assunto é sobre marketing 5.0, automaticamente, estamos falando também sobre tecnologia que, por sua vez, nos trouxe uma série de ferramentas úteis para a área de marketing. 

    No conceito do marketing 5.0, estas tecnologias entram em nossas vidas com o objetivo de transformar, ao menos um pouco, a nossa realidade, como um aparelho de luz pulsada que é usado para transformar a autoestima, e a realidade de uma pessoa, removendo manchas na pele. 

    Em outras palavras, através da visão desse tipo de marketing, o futuro está relacionado diretamente com o metaverso e seus elementos, que são:

    • Inteligência Artificial (IA);
    • Processamento de linguagem Natural (PLN);
    • Sensores e robótica;
    • Realidade aumentada (AR);
    • Internet das Coisas (IoT);
    • Blockchain.

    Portanto, o marketing 5.0 traz consigo a necessidade das empresas liberarem todo esse potencial que é proporcionado pela tecnologia, e aplicá-las em suas estratégias e operações de marketing. 

    Qual o papel da tecnologia na sociedade tecnológica?

    Se o assunto é sobre marketing 5.0, também devemos falar sobre a sociedade 5.0, que por sua vez, foi criada em 2016 pelo governo japonês. Em resumo, trata-se de uma visão sobre como o país deveria ser no futuro. 

    Para que você entenda melhor, a sociedade 5.0 é marcada por tecnologias de inteligência artificial e pela hiperconectividade. São dois elementos que conseguem mudar facilmente as estruturas sociais e industriais. 

    Como você provavelmente deve saber, tanto a tecnologia quanto a hiperconectividade, são aspectos que conseguem facilitar significativamente a vida das pessoas, e ao mesmo tempo, agregar valor em algo. 

    Entretanto, algumas vezes esses recursos podem afetar os relacionamentos familiares e, também, profissionais, ditando um ritmo que não conseguimos acompanhar. 

    Ou seja, mesmo que a tecnologia seja um recurso usado por empresas que trabalham com espaço para eventos, por exemplo, é necessário saber lidar com ela. 

    Por exemplo, sabe aqueles aplicativos de entrega de comida? Frequentemente, eles enfrentam contestações dos entregadores, além das plataformas de hospedagem que são criticadas nas cidades por provocarem gentrificação. 

    Podemos citar também as redes sociais, afinal, se você deixar de acompanhá-la por um ou dois dias, terá a sensação de que está por fora de tudo. 

    O mesmo vale se você está acompanhando o preço de um aspirador de carros, por exemplo, em um ou dois dias, o valor dele pode mudar rapidamente. 

    Os filtros também não passam despercebidos, isto porque são efeitos que criam uma realidade maquiada e conseguem, facilmente, afetar a saúde mental das pessoas. 

    Como último exemplo, podemos citar o uso de dados pelas empresas, que eventualmente são processadas por violar a privacidade das pessoas, abrindo brechas para ataques cibernéticos. 

    Portanto, é visível que, diante destes exemplos, a tecnologia e a hiperconectividade nem sempre foram recursos que foram capazes de oferecer o bem para a população. 

    Dessa forma, o conceito de sociedade 5.0 prevê que as tecnologias inteligentes fossem aproveitadas de melhor forma em diversos âmbitos sociais, para que a vida das pessoas pudessem, de fato, serem melhores. 

    Ou seja, o marketing 5.0 também é um conceito que segue essa linha, só que através da perspectiva das empresas, que também possuem liberdade para ajudar a construir esse modelo de sociedade mais inclusiva e sustentável. 

    Quais as características do marketing 5.0?

    De acordo com os autores do marketing 5.0, o conceito é uma evolução composta por cinco elementos. São eles:

    • Marketing baseado em dados;
    • Marketing preditivo;
    • Marketing contextual;
    • Marketing aumentado;
    • Marketing ágil. 

    Para que você possa entender melhor com esses elementos fazem parte do marketing 5.0, abaixo, explicaremos melhor. Confira:

    Marketing baseado em dados

    Durante um determinado período, as ações e campanhas de marketing costumavam ser elaboradas baseando-se na criatividade dos profissionais e observações superficiais do comportamento e preferência do público. 

    Contudo, com o passar dos anos, essa forma de trabalhar passou a ser considerada obsoleta, deixando de apresentar os resultados que eram esperados. Logo, uma mudança no setor se tornou necessária. 

    Trabalhar com marketing 5.0 é trabalhar com dados, conhecido também como data-driven marketing. Por sua vez, esse processo consiste em fazer a coleta e a análise de informações sobre o público-alvo e clientes, que podem ser extraídas de fontes internas ou externas. 

    Marketing preditivo

    Já o marketing preditivo tem o objetivo de possibilitar a construção de análises que possam ajudar a prever os resultados das ações antes que elas sejam, de fato, lançadas para o público. 

    Essa característica do marketing 5.0 é interessante pelo simples fato da empresa poder ter uma ideia se a campanha será, ou não, um sucesso. Nesse elemento, existem três frentes importantes, que são: cliente, produto e marca. 

    Marketing contextual

    Chegamos no elemento considerado como principal da versão 5.0 do marketing. Seu propósito é reconhecer e aprender com o cliente, condições que possam facilitar a criação de interações personalidades. 

    Mais uma vez falamos sobre a Inteligência Artificial, que por sua vez, é uma das maneiras de atingir esse objetivo, solução que é possível extrair dados e informações e aplicar os fatores do marketing contextual, que são: gatilhos e respostas. 

    Marketing aumentado

    Em seguida temos o marketing aumentado, que consiste no uso da tecnologia como ferramenta para que a equipe da empresa tenha um nível de produtividade maior. 

    O objetivo por trás desse marketing, é utilizar soluções digitais que têm comportamentos e ações similares e baseadas nas humanas, como chatbot, por exemplo.

    Um recurso muito usado até mesmo por lojas virtuais que vendem quebra cabeça de madeira, justamente para obter um relacionamento melhor com seus clientes. 

    Aplicar o chatbot é, de fato, um recurso muito utilizado pelas empresas pelo fato de possibilitar o estreitamento do relacionamento com os clientes. 

    Além disso, utilizar o chatbot é uma ótima alternativa para que as empresas possam coletar informações mais detalhadas sobre o público de uma determinada marca, os canais de comunicação que são usados por eles e outros pontos que podem ser essenciais para estratégias. 

    Marketing frágil

    Por fim, temos o marketing frágil, que nada mais é do que uma metodologia ágil de gestão de projetos que visa a formação de equipes descentralizadas, autônomas e multifuncionais. 

    De um modo geral, podemos dizer que times que trabalham através deste formato, tendem a se adaptar com mais facilidade às mudanças e entregar mais valor em menos tempo. 

    Estes são, portanto, os elementos que compõem o marketing 5.0 e que são, naturalmente, suas características. Agora, vamos entender melhor como a tecnologia vem influenciando o relacionamento com os consumidores:

    Impacto da tecnologia no relacionamento com o cliente

    Como você pôde notar, criar um relacionamento com o cliente nos dias de hoje ficou ainda mais fácil, graças à tecnologia e a automação de processos, para tornar a jornada de compra do consumidor ainda mais satisfatória. 

    Trabalhar com perfis nas redes sociais pode funcionar como um canal de comunicação com os clientes, afinal, trata-se de um dos recursos tecnológicos mais difundidos entre as empresas. 

    Além disso, não podemos deixar de citar a utilização dos chatbots, que por sua vez, é um recurso capaz de personalizar o atendimento ao cliente na hora que ele precisar de um suporte. 

    Portanto, os chatbots conseguem atuar tanto na área interna, quanto externamente, contribuindo com a comunicação da empresa. 

    Considerações finais

    Neste artigo, procuramos reunir todas as informações relacionadas ao marketing 5.0, e seus respectivos impactos. 

    Contudo, é importante pontuar a necessidade das empresas estarem abertas para os recursos tecnológicos, afinal, o tempo já nos mostrou que quem se recusa em investir em inovações, posteriormente, pode não ver resultados satisfatórios. 

    Ou seja, é preciso estar sempre pronto para se adaptar com os comportamentos gerados no marketing 5.0, para que a sua empresa não fique para trás no cenário competitivo. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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