Michael Campos

Como melhorar a experiência do usuário com webinar

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    Com um webinar você engaja seu público de forma interativa e eficaz, e ainda amplia sua taxa de conversão. 

    Webinars são formatos de conteúdos bastante versáteis e cada vez mais utilizados em planejamentos de marketing digital, podendo aumentar exponencialmente suas vendas.

    Neste artigo vamos discutir como você pode melhorar a experiência do usuário com a prática de webinars. Continue lendo para conferir.

    O que é webinar?

    É muito provável que você já tenha ouvido falar e até participado de um webinar. Tratam-se de seminários online, geralmente transmitidos ao vivo e que falam sobre um tema específico.

    É um ótimo formato de conteúdo para a geração de leads, e quando comparado a um e-book, por exemplo, é muito mais barato de ser feito.

    No caso de webinar ao vivo feito por uma empresa de envidraçamento de varandas em São Paulo a vantagem só aumenta, pois é um conteúdo que não sofrerá atrasos e mudanças bruscas.

    Existem alguns motivos implícitos para os webinars se destacarem tanto, como ser uma ótima forma de passar o conhecimento de diretores e especialistas da empresa, que dificilmente conseguem tempo para escrever no blog ou produzir outro tipo de conteúdo.

    Além disso é um formato que pode ser reaproveitado para dar origem a outros formatos, como e-books, postagens no blog, infográficos, apresentações no SlideShare, podcasts, entre outros.

    Embora as palavras “transmissão ao vivo” possam assustar um pouco para algumas pessoas, garantimos que seguindo alguns passos sua empresa poderá ousar e ter um retorno interessante por esse canal.

    Quais são os benefícios de realizar um webinar?

    Quando entendemos a jornada do consumidor, fica claro como o processo de vendas não é algo simples. No entanto, o webinar pode ser uma excelente ferramenta para sua empresa de elétrica industrial avançar nos diferentes estágios da jornada, com benefícios bastante variados.

    Explorando essas vantagens suas vendas tendem a aumentar. A seguir pontuamos alguns dos benefícios dos webinars para que você possa acrescentar essa estratégia ao seu planejamento de marketing digital. Acompanhe!

    Melhora no reconhecimento de marca

    Que a internet está repleta de informações e conteúdos relacionados aos mais variados temas é um fato. Você precisa encontrar uma forma de destacar sua empresa das demais.

    Produzindo webinars seu reconhecimento de marca tende a ter um aumento significativo, valendo e muito a elaboração do projeto. Quando você abordar assuntos relevantes para a sua persona, é natural aumentar o interesse em sua marca de forma natural. 

    Quanto melhor for a produção do seu webinar, mais conhecida ficará sua empresa, mas vale lembrar que sempre que você for produzir algum conteúdo você deve pensar em atingir diretamente a persona do seu negócio.

    Alcance uma audiência maior

    Segundo uma pesquisa realizada pela Adobe, 91% dos usuários que se cadastram em um webinar acompanham a transmissão ao vivo ou assistem à gravação posteriormente.

    Portanto, ao criar uma campanha e desenvolver ela de maneira certeira com o objetivo de promover o conteúdo que você está criando para sua empresa de piso para tenda, a tendência é que você alcance uma porcentagem ainda maior.

    Geração de mais engajamento

    O estudo da Adobe que citamos, mostrou também que o engajamento durante os webinars é consideravelmente alto, mais da metade do público, cerca de 54%, participa de pesquisas durante a transmissão ou deixa comentários no chat. 

    Você pode ampliar esse engajamento com o incremento de conteúdos interativos aos seus webinars, gerando uma relação ainda mais significativa com os seus leads.

    Posicionamento da marca como autoridade

    Um benefício ao implementar corretamente a criação de conteúdos no formato de webinar é que sua marca acaba se posicionando como uma referência em sua área de atuação.

    De forma gradativa seus consumidores passarão a confiar mais no seu produto, serviços e soluções que sua empresa fabricante de etiquetas oferece, com um resultado direto na performance em vendas

    Como melhorar a experiência do usuário com webinar?

    Agora você já conhece as vantagens que o webinar pode trazer para sua empresa e para o ciclo de vendas. Pontuamos a seguir algumas dicas para você melhorar a experiência do usuário ao máximo com os webinars.

    São dicas simples, mas que têm relação direta com a performance que você deve ter em cada uma das suas apresentações.

    Definição dos objetivos para cada webinar

    Antes de você começar a promover e apresentar o webinar da sua fábrica de redes de proteção anti pássaros, você deve ter um objetivo muito bem definido. Pense sobre o propósito de oferecer esse tipo de conteúdo e o que seu público se interessa.

    Pensando nesse propósito, fica mais fácil escolher a abordagem, a linguagem e o formato da sua transmissão. Tendo um objetivo estabelecido e a partir dele, você pode definir o conteúdo que será apresentado durante a transmissão do seu webinar. 

    Ter todo esse trabalho estratégico antes da transmissão, ajuda a aumentar a eficiência do seu webinar, garantindo um maior impacto nos seus leads.

    Não enganar os participantes

    Não importa a relevância dos números de engajamento, um fator essencial para aumentar as vendas com os webinars é jamais enganar os participantes.

    Segundo estudos o tempo médio de atenção do consumidor é de 8 segundos, então comece o webinar com o assunto que é mais importante. Não arrisque perder sua audiência devido a um assunto irrelevante, e saiba no que focar e onde você pode falar mais.

    Seu objetivo deve ser abordar o que pode ser valioso para aqueles que estão assistindo à transmissão. Saiba que um webinar que dura cerca de 30 minutos e gera bastante engajamento pode ser muito mais vantajoso do que um material longo que cansa o público.

    Não focar em vender, mas sim em informar

    Para aumentar as vendas com webinars aproveite ao máximo o conceito de marketing de conteúdo. Não fique preocupado apenas em vender o produto ou serviço, como um balão inflável gigante, mas sim em entregar informações relevantes ao seu público.

    Não insista naquilo que você quer vender, concentre-se nas soluções que você pode oferecer.

    Oferecendo um conteúdo relevante e útil, o consumidor passará a confiar ainda mais em sua marca. Podemos dizer que é um trabalho focado em fidelização, que pode levar ao aumento nas vendas e na melhora da performance da empresa.

    Interação com público

    Como já mencionamos, os participantes de um webinar costumam interagir durante as transmissões. O seu trabalho é aproveitar isso ao máximo, valorizando o interesse do público no tema escolhido.

    Isso não deve se restringir apenas a ler e responder comentários. É extremamente importante fazer com que os participantes se sintam parte da conversa. Ofereça conteúdo extra e abuse da interação, sempre encorajando a audiência a interagir em cada webinar.

    Mensuração da performance

    Concluindo a história de como deve ser um bom webinar, é essencial monitorar a performance do seu conteúdo.

    Usando métricas bem definidas, você pode identificar quais webinars geraram os melhores resultados, podendo entender o que gera mais engajamento do público. Ao mensurar a performance, o objetivo é melhorar o que você entrega para o usuário de forma consistente.

    Acompanhando de perto os resultados de cada webinar, fórmulas de sucesso podem ser criadas e erros podem ser evitados. Com bons indicadores você aprende mais sobre cada palestra feita, possibilitando a sua fábrica de camisetas promocionais entender como melhorar.

    Por que fazer um webinar?

    Não existe uma resposta certa aqui e tudo depende de seus objetivos, pois os webinars podem ser usados para os mais diferentes propósitos. 

    Como um webinar com um tema mais amplo, para atrair e gerar leads, ou um tema mais avançado, para avançar seus leads no funil de vendas. Pode ser ainda uma demonstração ao vivo do seu produto (live demo) para converter leads avançados em clientes.

    Ou, por fim, ser um webinar focado nos seus clientes, com o objetivo de fazer marketing de relacionamento e garantir a retenção desses clientes.

    São as necessidades da sua empresa de projeto de estrutura metálica para galpão e a sua criatividade que vão definir o tema a ser abordado, mas vale lembrar aqui os desafios de fazer um webinar:

    • Definir o tema;
    • Conseguir participantes;
    • Agendamento dos participantes;
    • Gerenciamento do projeto;
    • Criação do conteúdo/divulgação;
    • Convocatório.

    Com esse check-list em mãos, você vai perceber como valerá o esforço, e como você pode destacar sua empresa com os webinars.

    Considerações finais

    Como você pode ver, aumentar as vendas com os webinars não é uma tarefa tão complicada, basta ser estratégico. Tendo uma estratégia bem definida, você será capaz de aproveitar os benefícios que esse tipo de transmissão ao vivo pode lhe oferecer.

    Lembre-se sempre de informar e educar o público, cativando, para poder fazer com o que o público possa realizar as ações estipuladas pela marca. 

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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