Michael Campos

Como manter sua marca relevante no mercado

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    Ter uma marca relevante no mercado é mais do que importante, é necessário para o empreendedor que trabalha ativamente na construção de um negócio que sirva não só para render mais, mas para agregar valor à vida das pessoas.

    Hoje, vivemos em uma geração onde tudo se tornou automatizado, com isso as pessoas conseguem comprar e vender com uma grande facilidade e acessibilidade, o que trouxe ainda mais benefícios para quem vende e quem compra.

    A chegada da internet e das redes sociais mudaram por completo a forma como as marcas são construídas e desenvolvidas no mercado, mas mesmo com tanta tecnologia, a relevância de uma empresa ainda continua sendo o seu principal pilar.

    Falar sobre isso é importante, pois muitos pensam que abrir uma marca e desenvolvê-la é algo simples e rápido, mas não, se trata de um processo que exige muito dos empreendedores e que precisa ser feito com muita calma e profissionalismo.

    Para que a melhor empresa de impermeabilização do mercado nos dias atuais, chegasse nesse nível, foi preciso muito mais do que apenas esforço, mas estratégias e canais de comunicação que a levou a esse cenário possível.

    No meio de tudo isso, muito se fala sobre a relevância de uma marca no mercado, mas são poucos os empreendedores que realmente entendem a importância disso e trabalham para que esse aspecto da marca seja construído de forma natural.

    Tendo isso em vista, hoje iremos falar mais sobre o que é uma marca relevante, as vantagens que isso traz para o empreendedor e para os clientes, e como você pode trabalhar para melhorar a relevância do seu negócio.

    Entenda o que é ser uma marca relevante no mercado atual

    Muito se discute sobre o que é ser uma marca relevante no mercado atual, pois muitos pensam que uma marca relevante é aquela com milhões de seguidores ou que fatura milhões de reais por mês, mas na verdade uma marca relevante está longe de ser isso.

    A melhor empresa que oferece serviços de conserto de aquecedor elétrico é relevante não pelos números que possui, mas pela qualidade do que oferece, que é mais importante do que muitos milhões.

    Isso porque, quando uma marca fatura muito, não quer dizer que as pessoas que compram dela realmente gostam do produto ou serviço adquirido, e isso prova que nem sempre muitas vendas impactam positivamente a realidade dos clientes.

    Muitas vezes a pequena marca que vende apenas dez ou vinte produtos por semana ou no mês possui mais relevância do que muitas marcas grandes, pois entende que o importante não é sua quantidade, mas a qualidade.

    Quando um empreendedor entende isso, ele passa a trabalhar com essa visão e entende que cada venda que faz ajuda na construção da relevância de seus marca, que nenhum dinheiro poderá comprar e nenhum concorrente apagar.

    Vantagens de manter a relevância da marca

    Partindo para as vantagens da construção de uma relevância de marca, existem diversas que podem ajudar tanto as empresas quanto os consumidores que desejam comprar puxador de porta. Confira abaixo algumas delas:

    Mais oportunidades de vendas

    A primeira delas é justamente o aumento das chances de vendas, pois o empreendedor e a marca terão ainda mais oportunidades de vender o seu produto ou serviço quando eles fazem parte de uma marca que é relevante.

    Sabemos bem que as vendas são necessárias para a sobrevivência de uma marca, pois são elas que trazem o faturamento para a empresa, por isso, quando se tem uma marca relevante, se tem mais oportunidades de gerar faturamento com qualidade.

    Autoridade no segmento

    Outra vantagem que vale a pena destacar é a construção da autoridade da marca, que podemos entender como a construção do poder do seu negócio no mercado, fazendo com que todos conheçam a sua marca e reconheçam que ela é a melhor no segmento.

    Hoje, contamos com a melhor marca de capacho personalizado, a melhor marca de tênis e muitas outras que são vistas como autoridades no que fazem e no que vende, tudo isso só é possível porque são marcas que construíram uma boa relevância.

    Constantes resultados

    E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os constantes resultados gerados por esse fator, pois uma marca que é relevante também é uma marca que produz diversos resultados, não importa o dia, a hora ou o lugar.

    Isso porque a marca não depende de circunstâncias ou momentos específicos, ela sabe que em qualquer época a sua marca continuará sendo a melhor, pois a relevância não possui data de validade quando bem cuidada, e isso traz resultados frequentes.

    Tais vantagens estão à disposição de todo e qualquer tipo de negócio que entende a importância que é ter uma marca relevante no mercado e não mede esforços para que isso aconteça da melhor forma e o mais rápido possível.

    Dicas de como manter uma marca relevante no mercado

    Partindo para a prática, chegou o momento de conhecer algumas dicas para que você mantenha a sua marca relevante no mercado, assim como faz a melhor marca de concreto polido há anos. Confira:

    Conheça bem o seu público

    A primeira delas é conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que fazem parte do grupo de potenciais clientes da sua marca e que possuem mais chances de comprar o seu produto ou serviço.

    Quanto mais você conhece o seu público-alvo, mais personalizado consegue ser o relacionamento entre marca e consumidor, o que gera em sua marca não só mais relevância, mas também uma maior satisfação por parte do cliente.

    Agregue valor ao seu produto/serviço

    Além disso, também é importante que você agregue valor ao seu produto ou serviço, ou seja, que apresente e divulgue ele no mercado não só como um simples produto ou serviço, mas como uma solução para os problemas do seu público.

    Por exemplo, um serviço de gerenciamento de obras não é só um serviço, mas a solução dos problemas de quem não está conseguindo cuidar de sua obra sozinho. Dessa forma, o mercado vê a sua marca com mais relevância, sabendo que ela é diferente das outras.

    Produza conteúdo de qualidade

    E é claro que a produção dos conteúdos também deve ser uma das partes mais importantes de todo esse trabalho, pois é através dessa ação que muitos podem vir a conhecer a sua marca, ainda mais quando falamos disso dentro da internet.

    Seja através de artigos em seu site, anúncios pagos, vídeos para as redes sociais ou quaisquer outros formatos de conteúdo, eles devem oferecer ao público algo que também seja relevante e coincida com a qualidade da sua marca, agregando informações valiosas.

    Invista na inovação

    Por fim, mas longe de ser menos importante, não podemos nos esquecer do investimento em inovação, uma das principais formas de garantir que a sua marca seja relevante no mercado e vista com bons olhos.

    Seja uma nova forma de oferecer o seu aluguel de andaime ou até mesmo um novo sistema de pedidos para a sua loja de roupas, hoje temos diversas opções de inovações à disposição para que você escolha a melhor para o seu negócio.

    Essas são algumas dicas essenciais para que você consiga construir e também manter a relevância da sua marca no mercado, entendendo que para isso não é preciso dispor de milhões de reais e nem grandes recursos.

    A importância das redes sociais para uma marca ser relevante

    Para finalizar o conteúdo, não podemos deixar de mencionar sobre a importância das redes sociais nos dias atuais quando o assunto é a construção de relevância para uma marca, afinal de contas, estamos falando de um dos principais meios de comunicação atuais.

    Por mais que ainda existam pessoas que achem que as redes sociais não são importantes para isso, é preciso entender que o conjunto delas conta com mais de 500 milhões de usuários ativos todos os dias, são muitas e muitas pessoas.

    Isso nos mostra que, se uma empresa que trabalha com portaria virtual, por exemplo, deseja criar relevância para a sua marca, nada melhor do que estar no lugar onde milhões de potenciais clientes também estão.

    Hoje, as pessoas confiam muito mais em marcas que possuem perfis nas redes sociais, pois isso traz mais intimidade e acessibilidade para o público, fazendo com que ele veja a empresa com bons olhos, e o empreendedor pode apostar em diversas redes, como:

    • Instagram;
    • YouTube;
    • TikTok;
    • Facebook;
    • WhatsApp;
    • Twitter;
    • LinkedIn.

    O importante é entender que as redes sociais já não são mais apenas uma febre do mercado, mas ferramentas essenciais para ajudar na construção do sucesso de uma marca e em tudo de bom que ela pode fazer no mercado.

    Considerações finais

    Dessa forma, será mais do que possível não só construir, mas também manter uma ótima relevância da sua marca no mercado, entendendo como isso é importante para o sucesso do seu negócio e pode ser crucial no futuro da sua empresa.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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