Michael Campos

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave

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    Realizar uma pesquisa de palavras-chave eficaz é essencial para gerar tráfego e conversões nos sites das empresas. Além disso, é uma das atividades de SEO mais importantes para o posicionamento nos buscadores.

    Com base nisso, um dos erros mais comuns na hora de construir um negócio online é não escolher as palavras-chave certas para o seu nicho.

    Algumas pessoas ignoram totalmente esse aspecto e com isso, perdem milhares de pesquisas por mês, que é o mesmo que perder milhares de leads interessados.

    Mas isso não é tudo, ou seja, não se trata apenas de saber identificar as palavras-chave que trazem mais tráfego, mas também de usar as palavras-chave que ajudarão a aumentar a taxa de conversão da sua empresa de capachos.

    Afinal, a conversão está diretamente ligada à lucratividade que uma empresa pode ter. Logo, é algo que toda empresa de qualquer segmento deve se preocupar em realizar em suas estratégias de marketing digital.

    Vamos ver agora a importância das palavras-chave para as estratégias digitais de todo negócio, e como você pode escolher as melhores, mais adequadas, e que mais beneficiam o seu nicho ou segmento. Confira! 

    Palavras-chave: o que são e por que são importantes?

    As palavras-chave são os termos ou frases de pesquisa que as pessoas digitam na barra do Google para encontrar informações e respostas a uma pergunta ou problema específico.

    Por exemplo, uma empresa de perícia de engenharia deve pensar em fornecer conteúdos para seu site e blog, e com isso, é preciso fazer buscas de palavras-chave que o público-alvo mais procura no segmento.

    Ou seja, ainda em relação ao exemplo acima, essas palavras-chave podem ser desde ‎”obras e serviços”, ‎até “laudo de perícia” ou “laudo de consultoria”, por exemplo.

    Nesse sentido, a pesquisa de palavras-chave é uma etapa básica de qualquer estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca) que visa otimizar o posicionamento de um site para obter mais tráfego.

    Lembrando que as palavras-chave também são importantes para a estruturação do SEO On-Page (otimizações feitas dentro da página do site).

    Logo, ao fazer um site para uma empresa de reforma de fachada, também será preciso estruturar bem as palavras-chave na construção dele. 

    Isso ajudará para que um usuário interessado nos serviços e produtos da empresa encontrem o site mais rapidamente ao pesquisar os termos que foram estruturados na página. 

    Como as palavras-chave são usadas pelos usuários?

    Os usuários usam mecanismos de pesquisa para encontrar informações, produtos ou um site que possa atender a necessidades específicas de maneira rápida e eficiente.

    Para isso, o usuário escreve uma palavra-chave, como “manutenção de telhados industriais” na barra de pesquisa com a intenção de encontrar uma série de conteúdos relacionados a esse tipo de pesquisa.

    Para fazer uma busca e selecionar palavras-chave eficazes é preciso primeiro tentar entender a psicologia por trás da pesquisa de usuários, pois são os usuários que “impõem” um padrão e tendência nas palavras-chave que as empresas devem incluir nas estratégias.

    Afinal, são eles que realizam as pesquisas e buscam soluções nos mecanismos de busca como Google e Bing. 

    Para você entender melhor, vamos imaginar que uma determinada empresa de engenharia está lançando uma nova metodologia para implantação e elaboração de laudos de instalações elétricas no mercado.

    Essa metodologia inovadora é chamada de “X”. De fato, levará algum tempo para que esse serviço inovador “X” se torne popular em seu mercado-alvo.

    Com isso em mente, é preciso pensar de forma bem lógica que, se ninguém conhece “X”, ninguém vai pesquisar “X” no Google.

    Mas então, qual palavra-chave se deve escolher para posicionar esse novo serviço inovador?

    Afinal, como citado acima, são os usuários que “impõem” uma tendência de pesquisa e é, portanto, a partir das pesquisas que eles fazem que é preciso estruturar as campanhas. 

    Vamos voltar ao exemplo do “X” e pensar como ele deve ser encontrado pelos usuários e potenciais clientes, visto que ainda é um produto desconhecido no mercado. 

    Basicamente, de forma bem simples, é preciso investir em palavras-chave genéricas relacionadas ao produto “X” – excluindo seu nome porque ainda é desconhecido.

    Ou seja, fazer vários conteúdos com palavras-chave relacionadas ao produto, que podem ser desde “gerenciamento de obras e projetos“, “instalações elétricas”, “sistemas e equipamentos elétricos”, entre outras opções. 

    Logo, toda vez que uma determinada empresa quer divulgar um novo produto, é necessário utilizar essa estratégia de promover diversos conteúdos com palavras-chave genéricas, e dentro desse conteúdo, falar sobre a novidade que se quer divulgar. 

    O segredo para o sucesso desse tipo de otimização de SEO está em entender que tipo de pesquisa os usuários potencialmente interessados ​​em adquirir aquele produto específico irão realizar.

    Dicas para fazer pesquisa de palavras-chave

    Como vimos, as palavras-chave desempenham um papel fundamental no marketing digital, pois representam a ferramenta ideal para atrair visitantes que podem se transformar em clientes.

    Agora vamos entender como fazer suas pesquisas de palavras-chave e escolher as melhores. Confira:

    Conheça o público-alvo a ser segmentado

    Essa é uma parte que muitos subestimam, mas é o primeiro passo para alcançar o sucesso de uma campanha de SEO.

    Ou seja, se você entender bem qual é o seu público, vai entender quais são as maiores necessidades dele e será fácil mapear o que eles mais pesquisam na internet.

    Logo, a definição de palavras-chave também será bem mais fácil, aumentando assim as chances de obter um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa. 

    Portanto, invista em conhecer bem seu público-alvo, quais são seus hábitos, sonhos, desejos, quais produtos ele usa, o que ele gosta, o que ele pensa, o que ele procura online, entre diversos outros gostos.

    Faça uma lista dos serviços que você oferece

    Antes mesmo de começar a procurar palavras-chave, você precisa entender quais serviços/produtos sua empresa oferece.  Ou seja, para isso, você pode fazer uma lista dos serviços e produtos oferecidos ao público-alvo. 

    Este exercício é muito importante, porque muitas empresas nunca refletem conscientemente sobre os diferentes serviços e produtos oferecidos. Por exemplo, uma fábrica de placas de sinalização pode oferecer todos esses produtos:

    • EPI´s;
    • Fita demarcação de solo;
    • Iluminação de emergência;
    • Cones de sinalização.

    Sem dúvida muitas pessoas e empresas que estão procurando por equipamentos de sinalização, irão digitar um desses termos nas pesquisas. É por isso que é crucial entender todos os serviços oferecidos como ponto de partida.

    Uma dica importante para complementar essa estratégia é anotar as palavras-chave obtidas numa folha de papel ou no Excel, para depois avaliar os volumes de pesquisa e finalmente escolher as melhores.

    Analise a intenção local 

    Outro aspecto indispensável na hora de realizar as pesquisas de palavras-chave é escolher com base na intenção local, ou seja, para pessoas que procuram especificamente serviços ou produtos na área em que estão.

    O próximo passo é entender se as pessoas que procuram os serviços identificados o fazem com a intenção de encontrar alguém que os ofereça localmente.

    Isso é importante porque o Google utiliza a localização para mostrar resultados personalizados. Dessa forma, sua empresa poderá ser facilmente encontrada por potenciais clientes da região.

    Ou seja, empresas locais que se classificam entre os resultados da pesquisa possuem bem mais chances de gerar vendas. 

    Por exemplo, se você pesquisar por “sistema de caixa para restaurante em sp” poderá ver uma lista de mapas e algumas atividades locais com base nos resultados da pesquisa, confirmando assim que essa palavra-chave tem uma intenção local.

    Verifique seus volumes de pesquisa

    Outra questão essencial na pesquisa de palavras-chave é sobre os volumes de pesquisa precisos para palavras-chave, que se refere a quantidade de pesquisas que um determinado termo recebe. 

    De fato, quando se trata de SEO, os volumes de pesquisa são muito importantes. Lembrando que, mesmo que o volume de pesquisa seja muito baixo, você ainda deve criar conteúdos com elas para visitantes que pesquisam essas palavras de baixo volume.

    Utilize o buscador do Google

    A ferramenta de busca para as palavras-chave mais pesquisadas no Google é o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads. 

    Uma vez logado no Google Ads, vá para a seção Ferramentas, depois para “Planejador de palavras-chave” e, finalmente, selecione “Encontrar novas palavras-chave e obter dados de volume de pesquisa”.

    Assim, uma vez que você tenha as palavras-chave para trabalhar e as intenções de pesquisa associadas e volumes de pesquisa, é só utilizar em suas estratégias de marketing de conteúdo.

    Esse aspecto é muito importante para garantir que os resultados das estratégias sejam positivos. 

    Certamente, com essas dicas, você com certeza irá conseguir estruturar bem suas campanhas, baseadas nas melhores palavras-caches que o público-alvo mais pesquisa.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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