Michael Campos

Como fazer uma gestão de tempo eficaz

Guia de Investimento
Guia de Investimento

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos em primeira mão!

    Compartilhe

    O tempo é algo cada vez mais valioso em nossa vida, quantas vezes nos deparamos com meses e anos que passam tão depressa que quase não vimos, assim realizar uma gestão de tempo é algo cada vez mais necessário para aproveitar e viver de fato da melhor forma possível.

    Nosso tempo pode ser considerado quase uma moeda de troca diante do mundo em que vivemos, onde de fato quase tudo é pago através do tempo em que disponibilizamos.

    Um exemplo claro disso são os trabalhos que realizamos, onde disponibilizamos 8 horas do nosso dia para esse trabalho, passando boa parte da nossa semana nesse local, e em consequência desse tempo recebemos um salário ao final do mês.  

    Isso se aplica desde uma empresa de placas de sinalização de trânsito aos meios mais distintos, sendo um processo em que nos deparamos praticamente durante toda nossa vida.

    Com isso, fica cada vez mais claro o quanto realizar uma gestão de tempo é algo que devemos buscar de uma forma constante, tendo uma boa qualidade de vida e evitando com que os anos passem sem que de fato ocorram mudanças significativas através dos nossos planos e ações.

    Afinal de contas, se nós não prezamos pelo nosso tempo, nossa vida passará e diversos planos não serão alcançados, por isso é essencial conhecer a gestão de tempo e conseguir estabelecer essa ação em sua vida.

    Pensando nisso, o texto nos leva justamente ao próximo ponto, destacando a significação e o conceito dessa gestão e como ela pode ser importantíssima e um elemento chave para a sua vida.

    O que é a gestão de tempo?

    A gestão de tempo está associada com uma maior eficácia através das ações que precisam ser executadas, conseguindo de fato através dessa gestão fazer os trabalhos necessários em menor tempo e principalmente enxergar que os esforços estão valendo a pena.

    Por exemplo, uma pessoa que trabalha em uma empresa de manutenção elétrica industrial, ao se deparar com uma gestão de tempo eficaz em sua vida, as atitudes tomadas após essa gestão gera uma organização e uma eficiência primordial em sua rotina profissional e pessoal.

    Por isso, estabelecer essa gestão de fato gera um cenário totalmente animador diante das suas obrigações e afazeres, fazendo com que a pessoa esteja sempre pronta e com uma organização essencial diante desse processo.

    Um exercício simples a ser realizado para dar uma introdução a essa gestão, é pensar sobre as tarefas em seu dia que devem ser realizadas primeiro e o tempo necessário para cada uma.

    Com isso, se adquire essa disciplina e gestão de uma forma prévia, pensando justamente onde os esforços devem ser voltados e o tempo necessário para cada um, assim gerando um ajuste constante diante dessas ações e otimizando ao máximo seu tempo.

    Ao ter de uma forma clara em sua mente a definição e o conceito de gestão de tempo, vamos ao encontro do próximo ponto, para entender a importância dessa gestão na sua vida e na da sua empresa de balões infláveis para propaganda.

    Importância da gestão de tempo

    Quando pensamos na gestão de tempo na vida de uma pessoa, esta ação está relacionada com uma organização e com uma eficiência diante das tarefas a serem realizadas.

    Um exemplo dessa gestão de tempo na vida de uma pessoa, são os planejamentos realizados, destacando desde o tempo para a realização de atividades físicas, ao tempo em seu serviço de distribuidor de etiquetas adesivas.

    Assim, ao estabelecer urgência as atividades que demandam mais tempo e fazer com que se tenha uma forma eficaz de lidar com cada compromisso, se adquire cada vez mais seriedade e comprometimento diante de todos os momentos.

    Já quando pensamos nesse recurso no âmbito das empresas, essa ação se mostra essencial diante dos seus gestores e colaboradores, com isso fazendo com que os trabalhos sejam realizados com a máxima eficiência, tornando cada processo mais produtivo.

    Ao de fato não estar diante de um ambiente onde o tempo parece muito mais curto e a correria faz parte de praticamente todos os momentos, os funcionários e colaboradores se sentem muito mais animados e motivados ao ter essa organização a disposição.

    Com o tempo mais organizado se tem uma leveza no ambiente de trabalho, proporcionando esse crescimento e fazendo com que se tenha um espaço para o amadurecimento de ambos, gerando estratégias cada vez mais convincentes e impactantes.

    Vamos imaginar que uma empresa deseja vender mais de 10.000 peças de brindes personalizados para feiras a cada mês, ao ter uma gestão de tempo eficaz, essa meta se mostra cada vez mais próxima da empresa, justamente devido à organização e o foco diante desse processo.

    Por isso, é essencial ter em mente o impacto e o diferencial estabelecidos através de uma boa gestão de tempo, destacando essas melhorias desde uma pessoa em sua rotina e afazeres, a uma empresa em todos os seus setores e equipes.  

    Pensando nisso, o texto nos direciona ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando como a era digital influencia na gestão do tempo.

    Como a era digital influencia a gestão do tempo 

    Com a era digital e a cultura do imediatismo tomando cada vez mais proporção conforme os anos, a influência da gestão de tempo através desse universo se mostra ainda mais desafiadora.

    Se estabelecer uma gestão de tempo já é um desafio e tanto através da sua prática e da organização necessária, através da era digital essa gestão se tornou um desafio ainda maior.

    Com o bombardeio de informações praticamente a todo o momento diante do universo digital, as distrações estão presentes através dos meios mais distintos, dificultando o foco e a organização através desse processo.

    Por exemplo, quantas vezes nos deparamos com uma série de obrigações e tarefas a serem realizadas e ao ter um contato com o meio digital através dos nossos celulares, as horas passam e essas tarefas acabam sendo adiadas, assim demonstrando de fato esse aumento da procrastinação e a falta de gestão de tempo através de cada ação.

    Com isso, ter uma gestão de tempo em sua vida se mostra um movimento cada vez mais necessário e essencial, se diferenciando dos demais e se destacando mesmo em um momento nada favorável para essa organização.

    Além disso, ao realizar uma boa gestão de tempo, o meio digital se mostra como um dos principais aliados, tendo essas informações de uma forma mais prática, auxiliando nas tarefas e principalmente gerando essa facilitação através de cada processo.

    Portanto, uma pessoa que trabalha em uma fábrica de camisetas promocionais e entende a necessidade dessa gestão em meio a esse mundo em que vivemos, desenvolve um diferencial e uma eficiência única através dos seus trabalhos e das práticas em sua vida.

    Logo, ao ter a noção da influência do meio digital e o quanto esse processo de gestão se tornou cada vez mais necessário, continue acompanhando o texto e entenda como realizar essa gestão de tempo de uma forma eficaz. 

    Como realizar uma gestão de tempo eficaz

    Diante dessa amplitude de informações e ao entender a importância e necessidade de realizar uma gestão eficaz, uma das principais dúvidas que surgem é justamente em como realizar esse processo e ter bons resultados através da sua implantação.

    Mas fique tranquilo! Pensando nisso destacamos em tópicos algumas ações e movimentos para realizar uma gestão eficaz e se ver diante desse cenário positivo. Confira!

    • Priorize as tarefas essenciais;
    • Faça um planejamento claro e eficiente;
    • Se organize para realizar atividades parecidas em sequência;
    • Defina prazos e metas a serem seguidas;
    • Esteja preparado para os imprevistos;
    • Evite a procrastinação e mantenha uma eficiência e foco;
    • Evite realizar mil e uma tarefas ao mesmo tempo;
    • Evite reuniões e momentos desnecessários;
    • Organize as pausas necessárias.

    Assim, ao ter esses pontos a disposição se tem um direcionamento através das ações a serem estabelecidas para ter uma gestão de tempo eficaz e funcional, auxiliando e proporcionando benefícios para as empresas.

    Logo, as ações através desses pontos destacados se mostram cada vez mais diretas e impactantes, tendo essa espécie de passo a passo e alguns pré-requisitos para ter êxito e não contar com possíveis transtornos através desse processo.

    Portanto, fica ainda mais visível o quanto é fundamental contar com essa gestão de tempo em sua vida e em sua fábrica de caixa de papelão ondulado, tendo ações mais diretas e conseguindo ser eficiente através de cada passo.

    Com isso, para finalizar continue acompanhando o texto e entenda os principais erros cometidos na gestão do tempo. 

    Principais erros cometidos na gestão de tempo 

    Como um ditado conhecido diz “nem tudo são flores”, alguns erros são comuns ao tentar estabelecer essa gestão de tempo e podem gerar possíveis transtornos e situações preocupantes através desse momento.

    Por isso, é essencial redobrar a atenção e ter o entendimento através desses possíveis riscos, buscando evitá-los e conseguir ter uma eficácia através dessa implantação.

    Os riscos mais comuns através dessa implantação da gestão de tempo são, não ter objetivos definidos, subestimar o tempo de execução de uma tarefa e distrair-se com facilidade.

    Logo, o foco desde uma empresa de camisas de silicone a pronta entrega às mais diversas pessoas e negócios, devem estar voltados justamente a esses pontos, visando evitar possíveis erros e ter sucesso através da gestão de tempo.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Compartilhe:

    publicidade

    social

    publicidade