Michael Campos

Como evoluir a taxa de conversão no e-commerce

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    Para quem possui um negócio existem diversas taxas a serem analisadas, voltadas ao controle de estoque, os gastos relacionados à produção e contrato de fornecedores, entre outros. A que mais se destaca, porém, é a taxa de conversão, apontando o seu sucesso.

    Um índice que demonstra se existiu um avanço no número de vendas, se essa taxa se encontrava em um nível de estabilidade ou até mesmo se existe uma possível queda nos negócios. Um conjunto capaz de definir as estratégias envoltas em um negócio.

    Logo, é possível afirmar que a taxa de clientes convertidos é um indicativo que está além do sucesso financeiro de um empreendimento, apontando também o fluxo frequente de consumidores, ajudando na definição de investimentos relacionados ao projeto.

    Isso porque após perceber um certo aumento no número de vendas de balões para aniversário, o negócio responsável por esses itens de decoração pode trabalhar com uma expansão do seu catálogo de produtos, de forma a ampliar os seus empreendimentos.

    O mesmo vale para uma situação contrária, no qual uma queda nos índices de venda, uma consequência direta não apenas do trabalho da empresa, mas também da situação política e econômica do seu mercado, pode indicar um momento de cautela para os negócios.

    No qual um movimento de expansão, contando com todos os gastos relacionados, pode se apresentar como uma transação de risco, capaz de prejudicar os negócios atuais já atribuídos a uma empresa.

    Sendo assim, a taxa de conversão se destaca como uma das mais importantes a serem analisadas por um negócio, podendo ser verificada por meio de profissionais capacitados ou por programas, como um software de facilities.

    O importante é estar sempre atento à relação dos clientes com a sua empresa, a começar pela compreensão sobre como esse tipo de taxa é calculada.

    A taxa de conversão dentro do mercado digital

    A taxa de conversão, responsável por medir a relação entre potenciais consumidores e o número de compras finalizadas, tem uma grande importância para o mercado tradicional, no entanto, dentro do universo digital, essa relevância torna-se ainda maior.

    Através das plataformas digitais, e da grande adesão do público ao ambiente das redes sociais, a relação de contato entre as empresas e a sua audiência tornou-se muito mais segmentada e constante, de acordo com o tempo gasto pelos usuários nesses locais.

    Se por um lado atualmente é mais fácil atingir um público, através de anúncios na internet, é importante lembrar que o mesmo acontece com os seus concorrentes, fazendo com que a taxa de usuários alcançados e o de clientes convertidos tenha uma grande diferença.

    O grande desafio das empresas hoje na internet é justamente reduzir essa distância da melhor forma possível, garantindo que a maior parte dos clientes que visualizaram uma propaganda ou entraram em seu site de fato concluam uma compra.

    Justamente o que é analisado por uma taxa de conversão, que calcula a relação entre a quantidade de vendas e o índice de visitante em uma loja virtual dentro de um período de tempo, valendo também para alguns serviços, como um curso de comissário online.

    Para quem busca uma definição clara sobre a sua taxa de conversão, esse valor pode ser definido através de um cálculo específico, com o número de vendas dividido pelo total de visitas, com esse resultado sendo multiplicado por 100, para chegar a uma porcentagem.

    Uma taxa que será responsável por definir todas as ações a serem tomadas em um negócio, seja para expandir as suas atividades ou lucros, ou para identificar um problema que precisa ser remediado, para que esse negócio tenha um futuro próspero no mercado.

    Logo, trabalhar com a manutenção e crescimento desses índices pode fazer com que um serviço de outsourcing de impressoras conte com um progresso em suas atividades, alcançando novos clientes e fidelizando os atuais.

    E para atuar com o desenvolvimento desses índices, é importante operar com estratégias personalizadas, elaboradas justamente visando uma melhor performance dos seus negócios.

    Como ampliar sua taxa de conversão no e-commerce

    O mercado digital cresce cada vez mais, tanto pelo lado dos clientes, que reconhecem a praticidade desse tipo de compra, como pelos comerciantes, que encontram nas plataformas digitais um caminho mais fácil de se tornarem empreendedores.

    E para esses negócios, o número de clientes convertidos é tão importante como para um estabelecimento comercial tradicional, respondendo a necessidade do público por brindes personalizados para comprar, ou qualquer que seja o seu produto comercializado.

    Para isso é primordial seguir alguns procedimentos, tais como:

    Conhecer o seu público

    Para que um projeto tenha sucesso com o seu público, em primeiro lugar é importante conhecer essa audiência, como os seus interesses e suas necessidades, de forma a responder a isso, garantindo que ele responda aos seus objetivos de compra.

    A internet ajuda a realizar um melhor mapeamento dessa audiência, através dos dados coletados por meio das interações entre os usuários, fora as informações voluntariamente oferecidas pelo público, ao criar um perfil dentro de um site.

    Invista no e-mail marketing

    E com a coleta desses dados, com destaque para o endereço de e-mail, é possível construir um conteúdo personalizado, capaz de afetar em um nível maior os clientes em potencial que recebam esse tipo de comunicação.

    É importante também trabalhar com clientes anteriores, já cadastrados em seu sistema de compras. Como uma empresa de letreiro, que decide por se reconectar com seus clientes antigos, de forma a fidelizar a relação com eles, aumentando a sua taxa de conversão.

    Mantenha o seu site atualizado

    Se uma plataforma digital se apresenta como o principal meio de comercialização dos seus produtos e serviços, é essencial que ela conte com um ambiente receptivo, assim como na organização de vitrines e prateleiras para um estabelecimento presencial, por exemplo.

    É importante então trabalhar com um site integrado, que informe o real número de produtos disponíveis, contanto também com um maior acesso realizado por meio dos aparelhos móveis, com um site responsivo ou mobile friendly, que se adapta às telas do celular.

    E quando se pensa em um ambiente digital, também é importante informar os índices de segurança dessa plataforma, de forma com que o cliente se sinta confiante em realizar compras de diferentes tamanhos, como canetas de brindes ou a nível unitário.

    Opere com diferentes métodos de pagamento

    As mesma evoluções tecnológicas que permitem um negócio se estabelecer de forma online, também trouxeram um grande número de inovações financeiras, sendo possível para um negócio trabalhar com soluções de pagamento como:

    • Cartão de crédito;
    • Cartão de débito;
    • Boleto;
    • Transferência bancária.

    A maior novidade nesse sentido são as transferências via PIX, uma solução apresentada pelo Banco Central. Quanto maiores forem as opções oferecidas por um negócio, maiores são as chances de um cliente finalizar essa compra.

    Realize promoções

    Para que um cliente seja melhor atraído aos seus negócios, além de conquistar novamente a atenção daqueles que realizaram alguma compra anteriormente, a realização de promoções e descontos pode trazer esses clientes de volta aos seus empreendimentos.

    Além de cupons e descontos progressivos, ligados ao número de produtos consumidos, também se destaca a possibilidade de oferecer frete gratuito, a partir de um certo valor de compra, o que pode levar a um número maior de vendas dentro de uma mesma compra.

    Analise os problemas de conversão

    Antes de se pensar em uma solução para aumentar a sua taxa de conversão, é preciso conhecer a fundo os problemas que podem estar diminuindo o seu número de vendas. Funcionários capacitados e softwares especializados podem ajudar nessa análise.

    Tudo de forma a encontrar a melhor resolução para o seu problema, como um fornecedor de etiqueta para balança, que precisa demonstrar melhor os seus produtos, através de imagens e vídeos em alta qualidade sendo compartilhados em suas redes sociais.

    Uma relação capaz de aprimorar os resultados de clientes convertidos dentro de um negócio.

    Quando essa taxa pode ser considerada boa?

    E se a taxa de conversão é tão importante para um negócio, é ideal para um empreendedor conhecer quando os seus resultados estão alcançando um índice positivo para o mercado, ou até mesmo acima, de acordo com o sucesso do seu negócio.

    Para isso é essencial conhecer o nível médio de vendas alcançado pelos seus concorrentes dentro do seu setor de negócios, usando de tais índices como base para as decisões acerca do seu empreendimento.

    Além da comparação com os seus próprios índices, monitorando a situação da sua taxa mensal de conversão em relação aos meses anteriores, confirmando se houve um aumento ou diminuição desse valor de clientes captados.

    Quanto maior forem esses índices, maior pode ser o sucesso do seu negócio, contando com um número relevante de clientes atingidos pelas suas atividades comerciais, comprovando a prosperidade do seu empreendimento dentro de um mercado competitivo.

     

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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